Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e Exarcado da América do Sul
 
 
 

Descerramento e bênção dos mosaicos da Igreja Espírito Santo de Olivos - Argentina e lançamento do livro «Los Niños Leen la Biblia».

o último domingo, 26 de outubro de 2008, na cidade de Olivos, Argentina, foram inaugurados os mosaicos da Igreja do Espírito Santo. Pela manhã, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo TARASIOS, Metropolita de Buenos Aires e Exarca da América do Sul, assistido pelo pároco, Revdo. Pe. Demetrio Mygdalis. A Igreja ficou repleta de fiéis e muitos tiveram de se acomodar do lado de fora para acompanhar a celebração da Divina Liturgia. A cidade de Olivos se preparou para este acontecimento histórico, providenciando a interrupção do trânsito nas ruas do entorno da Igreja.

Um grande número de fiéis, autoridades eclesiásticas e civis se fizeram presentes ao evento: o Embaixador grego na Argentina, Sr. Michael B. Christides; o Cônsul Grego na Argentina, Sr. Constantinos Constantinou; o Agregado marítimo da Embaixada da Grécia, Sr. Apostolos Venizelos; o Bispo Dom Luis Montenegro, representando S. Excia Revma. Dom Jorge Casaretto, Bispo de San Isidro;  Sr. Guillermo Tarapow, Diretor Coordenador da Casa de San Luis; Dr. José Camilo Cardoso; Sra. Ourania Limberis, Professora de letras gregas; o Sr. Jorge Papas, Coordenador do Ministério da Educação e Assuntos Religiosos da Grécia na América Latina. Representando a  Sociedade  Bíblica Americana, o Sr. Nikos Garbidakis acomapanhado de sua esposa; Tom Durakis e esposa; os Arcontes: Sr. Odiseas Georgalos, Sr. Kosta Keheyioglou, Sr. Zisis Dimoulas; membros do Conselho Metropolitano: Antonio Fovakis e Jorge Dimu; membros da União Ortodoxa de América Latina, colaboradores da Arquidiocese, membros de las coletividades e instituições.

Ao encerrar a Divina Liturgia, os celebrantes e a multidão de fiéis se dirigiram para a frente da Igreja onde se deu o Descerramento e o Ofício Religioso da Bênção dos mosaicos. O Arcebispo convidou para estar ao seu lado a autora dos mosaicos, a renomada  mosaicista Lorena Costantini, enquanto recordava palavras de S. Santidade, o Patriarca Ecumênico dirigidas para aquela ocasião: ...«O embelezamento da Casa de Deus através dos ícones sagrados e adornos é, principalmente, uma inspiração aos que acorrem a ela, rumo ao caminho da santificação e perfeição. Assim, expressamos nossa paternal alegria por este evento, felicitando a mosaicista e aos benfeitores desta linda obra, bem como  V. Eminência, a quem  desejamos muitos anos de vida extensivos a seus colaboradores e companheiros» .

 As famílias Proios, Stamadianos, Kostalas, Polijronopoulos, Kassimis e Kehayioglou foram convidadas para descerrar com o Arcebispo Tarasios o véu que cobria os mosaicos. S. Eminência, dirigindo a palavra aos presentes, enfatizou: «Cada pessoa é uma peça do mosaico da vida. Cada pessoa que está aqui é uma peça deste mosaico que compõe a comunidade ortodoxa grega na América do Sul, a qual, com humildade, fui consagrado para ser seu líder espiritual. Cada pessoa é uma peça desse mosaico que nos trará a salvação, se aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador».

Após  a bênção, todos se dirigiram ao salão do Clube Alemão, na mesma cidade de Olivos, para a recepção e almoço festivo com a Comunidade. Antes do almoço, porém, deu-se o lançamento e apresentação do livro «As crianças lêem a Bíblia». Já no local, o Reverendo Pe. Demetrio Mygdalis  deu boas-vindas a todos agradecendo a presença das autoridades convidadas e dos muitos que vieram de  longe para prestigiar o evento. O  Embaixador grego na Argentina, Sr. Michael B. Christides, tomando a palavra destacou a importância do livro  para os jovens e crianças no processo de formação religiosa, afirmando não se tratar de um simples livro de leitura.

O Patriarca Ecumênico dirigiu uma mensagem, lida pelo pároco, na qual expressava: «o estudo da Sagrada Escritura, desde a infância, através de adequadas publicações, oferece um grande beneficio às almas inocentes; iluminará desde cedo as mentes de nossos preciosos e   pequenos amigos, e auxiliarão na condução de seus passos pelo caminho da honra, da sinceridade, da humildade e do amor».

Representantes da Sociedade Bíblica Americana e da Sociedade Bíblica Grega, Srs.Tom Durakis e Nikos Garbidakis, destacaram o evento como muito importante para a formação cristã de todos, felicitando a Arquidiocese Ortodoxa Grega pela iniciativa de sua divulgação: «A Sociedade Bíblica Americana e a Sociedade Bíblica Grega felicitam a Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul pela apresentação e divulgação do livro 'As crianças lêem a Bíblia'. A missão  da Sociedade Bíblica Americana é compartilhar a Palavra de Deus com cada homem, mulher e criança, numa linguagem adequada ao entendimento de cada um deles. Foi uma honra ter feito parte deste projeto, ajudando a trazer estas histárias da Bíblia às crianças de língua espanhola, não só aqui na América do Sul, mas também em todo o mundo.  É  nossa sincera esperança que esta Bíblia para as crianças sirva como um recurso valioso no  ministério pastoral da juventude desta Arquidiocese».

Por fim, o Exarca da América do Sul, o Arcebispo TARASIOS, concluiu a parte das elocuções dizendo: «Abrindo as páginas do Livro 'As crianças lêem a   Bíblia', e lendo os relatos selecionados, entendemos o privilégio cristão: conhecer que somos perdoados, e que o perdão nos chega através de Jesus Cristo. Ele ordenou aos Seus discípulos a irem «a todo o mundo para proclamar a Boa Nova» (Mc 16:15), a todos fazer discípulos, multiplicar os sinais da graça de Deus, difundir esta metanoia, esta transformação radical» [...]

As crianças integrantes do Coro Metropolitano entoaram canções gregas que foram ensaiadas e dirigidas pela Sra. Elena Xipolitakis. O Coro foi composto pelas crianças dos Institutos Incorporados à Coletividade Helênica Sócrates, União Helênica Poloponense «O Gueros Tu Moria» e da Coletividade Helênica Panteleimon.

Ao final, todos os presentes, especialmente as crianças, foram presenteadas com um exemplar do livro «As crianças lêem a Bíblia», autografado pelo Arcebispo Tarasios.

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas