Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Um esboço do Diálogo Teológico entre
a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católico-romana

Tradução: Ecclesia

1963 - O Patriarca Ecumênico Athenagoras declara a intenção da Igreja Ortodoxa de um diálogo sério durante a «Segunda conferência Pan-Ortodoxa de Rhodes».

1964 - Encontro do Papa Paulo VI e Patriarca Athenagoras em Jerusalém.

Publicação da encíclica «Unitatis Redintegratio» na qual a Igreja Católica-romana reafirma seu compromisso de prosseguir o Diálogo Ecumênico.

1965 - Os anátemas mútuos são suspensos.

1967 - O Patriarca Athenagoras I e Papa Paulo VI declaram publicamente a intenção de um «diálogo na caridade» entre as duas igrejas.

1979 - Papa João Paulo II e Patriarca Ecumênico Demétrio anunciam a abertura do diálogo teológico entre as duas igrejas.

1980 - A primeira sessão plenária da Comissão Internacional Comum para o Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e Católica-romana. Encontro em Patmos - Grécia, e estudo em torno do tema: «Eclesiologia e sua relação com o Mistério da Eucaristia e da Santíssima Trindade».

1982 - A Comissão Comum publicou seu primeiro documento oficial: «O Mistério da igreja e do Eucaristia à luz do mistério do Santíssima Trindade» (Munich, Alemanha)

1987 - A Comissão Comum publica o segundo documento: «Fé, Sacramentos e a unidade da Igreja» (Bari, Itália)

1988 - O terceiro documento comum é produzido: «O Sacramento da Ordem na Estrutura Sacramental da Igreja» (Valamo, Finlândia)

1990 - Os trabalhos foram iniciados pelo Comitê de Coordenação Comum em torno do documento «Eclesiologia e sua relação com o Mistério da Eucaristia e da Santíssima Trindade», mas à pedido da Igreja Ortodoxa as discussões foram interrompidas , voltando-se o foco à questão do «Uniatismo».

1993 - A Comissão Comum emitiu o documento «Uniatismo: Métodos da União no passado e no presente na busca da Comunhão Plena» (Balamand, Líbano).

2000 - O Comissão Comum encontrou-se em Baltimore - EUA onde discutiu o tema «A Eclesiologia e as implicações canônicas do Uniatismo».

2005 - A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica-romana concordam em retomar o diálogo teológico.

2006 - A Comissão Comum encontrou-se em Belgrado, Sérvia onde discutiu-se o texto intitulado: «A Eclesiologia e as conseqüências canônicas da natureza Sacramental da Igreja: Conciliaridade e autoridade na Igreja, em três níveis da vida da Igreja: local, regional e universal».

2007 - Encontro em Ravena ...

Fonte:

Site do Patriarcado Ecumênico

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas