Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Roma e Constantinopla

O Concílio de Constantinopla (381)
Honra imediata

Cânon 3, Mansi, III.560 C

BETTENSON, Henri (editor). Documentos da Igreja Cristã.
São Paulo: Ed. Aste/Simpósio, 1998 - nº 131 - Pág. 146-147.

«O bispo de Constantinopla tem a primazia de honra imediatamente depois do bispo de Roma,
pois Constantinopla é a nova Roma.»

O Concílio de Calcedônia (451)
Jurisdição Paralela

Cânon 9, 28. Bright, Cânones dos Primeiros Quatro Concílios Gerais, XLI, XLVIII

[Estes cânones foram denunciados por Leão e nunca foram aceitos pelo Ocidente.]

9. O clérigo que tiver uma demanda contra outro clérigo não pode deixar o fórum de seu próprio bispo nem recorrer a tribunais seculares. Levará sua causa, em primeira instância, ao próprio bispo ou, com vênia deste, a árbitros aceitos por ambas as partes... Mas, se um clérigo tiver uma demanda contra seu bispo ou algum outro bispo, seja esta enviada ao sínodo de sua própria província1. Se um bispo ou um clérigo tiver uma demanda contra seu metropolitano, a envie ao exarca da diocese (ao metropolitano mais elevado de um grupo de dioceses) ou à cátedra da cidade imperial de Constantinopla, e aí pleiteie-se a causa.

28. Fiéis em tudo à determinação dos santos pais apostólicos e reconhecendo os cânones dos 150 bispos mais piedosos [reunidos no Concílio de Constantinopla, em 381] que acabamos de ler, determinamos e decretamos idênticas prerrogativas e privilégios a favor da santíssima cidade de Constantinopla, a nova Roma. Os pais tinham concedido por justas razões privilégios ao trono da velha Roma, pois era cidade imperial. Pelas mesmas ponderações, os 150 bispos estenderam esses privilégios ao santíssimo trono da nova Roma; estimaram com toda razão que a cidade, ilustrada pela monarquia e pelo senado, e adornada com os mesmos privilégios da velha cidade imperial, deveria receber igual distinção em assuntos eclesiásticos e, depois dela, ocupar o segundo lugar.

Semelhantemente, decretamos que os metropolitanos, e somente eles, das dioceses do Ponto, da Ásia e da Trácia (juntamente com os bispos das dioceses estabelecidas entre os bárbaros) sejam ordenados pela mencionada santíssima cátedra da santa Igreja de Constantinopla. Cada metropolitano dessas dioceses ordenará os bispos de sua província, como estabelecido pelos divinos cânones...

Nota:

[1] Naquele tempo, a unidade de organização, tanto eclesiástica como imperial, era a província, sendo a diocese um grupo de províncias. Posteriormente, estes termos foram invertidos, tomando o sentido que conservam até hoje.

 

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas