October 20, 2014

A vida em Cristo

O Salvador está sempre e totalmente presente aos que vivem nele: provê a toda necessidade deles, é todo para eles e não permite que dirijam o olhar para nenhum outro objeto, nem que busquem coisa alguma fora dele. Com efeito, não há nada de que tenham necessidade os santos, a não ser ele: ele os gera, os faz crescer e os alimenta, é luz e respiração, por si plasma neles o olhar, o ilumina por meio de si e enfim se oferece a si mesmo à visão deles. Ao mesmo tempo nutre e é alimento; é ele que concede o…

Read More

O fruto mais excelente da Redenção

Era necessário que a Virgem fosse associada a seu Filho em tudo quanto diz respeito à nossa salvação. Assim como ela O fez participante da sua carne e do seu sangue e foi gratificada em recompensa dos seus benefícios, do mesmo modo tomou parte em todos os seus sofrimentos e dores. Ele foi pregado à cruz e trespassado no peito pela lança; ela teve o coração trespassado por uma espada, como lhe tinha anunciado o santo Simeão (Lc 2, 35). A primeira, foi levada em conformidade à morte do Salvador por uma morte semelhante à sua (Rm 6, 5). Por…

Read More

Deus à nossa procura

Os sacramentos são os sinais da morte e da sepultura de Cristo. Graças a eles nós somos gerados para a vida sobrenatural, crescemos e estamos unidos duma maneira admirável ao Salvador. Por eles, segundo a palavra de S. Paulo, « temos a vida, o movimento e o ser» (Ac l7,28) O baptismo permite-nos ser e subsistir em Cristo; a santa unção confirma o novo cristão, comunicando-lhe as energias próprias para esta vida; a eucaristia prolonga esta vida e a mantém em todo o seu vigor. Resumindo, nós vivemos deste pão, nos fortificamos por esta unção, depois de termos recebido o…

Read More

Eis que faço novas todas as coisas

Quando chegou para a natureza humana o momento de se encontrar com a natureza divina e de ficar unida a ela tão intimamente que as duas não formassem senão uma só pessoa, cada uma delas devia necessariamente ter-se manifestado já na sua integridade. No que toca a Deus, Ele tinha-se revelado da maneira que convinha a Deus; a Virgem é aquela que dá à luz a natureza humana… Até parece que, se Deus se misturou com a natureza humana não na sua origem mas no fim dos tempos (Ga 4,4), foi porque, antes desse momento, esta natureza ainda não tinha…

Read More

Vinde, benditos de meu Pai, recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo

«Depois de haver completado a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da majestade divina nas alturas» (Heb 1, 3). [...] Foi, pois, para nos servir que Ele veio de junto de Seu Pai a este mundo. E o cúmulo é que não é apenas no momento em que aparece nesta terra, revestido da enfermidade humana, que Se apresenta sob a forma de escravo, escondendo a Sua qualidade de senhor; será também mais tarde, no dia em que vier com todo o Seu poder e aparecer em toda a glória de Seu Pai, aquando da Sua manifestação. Quando vier no Seu…

Read More