October 21, 2014

BARTOLOMEU-NATANAEL E OS APÓSTOLOS DE HOJE

s-silouan

Depois da Ascensão do Senhor, os apóstolos voltaram, como está escrito no Evangelho, com uma grande alegria (Lc 24,52). O Senhor conhecia a alegria que lhes dava e a alma deles experimentou intensamente essa alegria. A sua primeira alegria foi conhecer o verdadeiro Senhor, Jesus Cristo; a segunda amá-Lo; a terceira conhecer a vida eterna e celeste; e a quarta alegria desejar a salvação para o mundo, tal como para si próprios. E, por fim, sentiram uma grande alegria por conhecerem o Espírito Santo e verem como operava neles. Os apóstolos percorriam a terra e falavam ao povo do Senhor…

Read More

«Vinde a Mim, todos»

s-silouan

Se os homens soubessem o que é o amor do Senhor, acorreriam a Cristo em multidão, e todos seriam reconfortados com a Sua graça: a Sua misericórdia é inexprimível. O Senhor ama o pecador arrependido e aperta-o contra o peito com ternura: «Meu filho, onde estavas? Há muito que te espero.» O Senhor chama a Si todos os homens com a voz do Evangelho, e essa voz ressoa pelo mundo inteiro. «Vinde a Mim, todos vós que sofreis, e encontrareis descanso; vinde e bebei da água viva, vinde e compreendei que vos amo; se não vos amasse, não vos chamaria;…

Read More

«Se tivésseis fé como um grão de mostarda»

s-silouan

Dantes, pensava que o Senhor realizava milagres apenas em resposta às orações dos santos, mas agora compreendi que o Senhor também realiza milagres pelo pecador, desde que a alma deste se humilhe; porque, quando o homem aprende a humildade, o Senhor escuta as suas orações. Muitos, por inexperiência, dizem que determinado santo fez um milagre, mas compreendi que é o Espírito Santo que habita no homem que realiza os milagres. O Senhor quer que todos sejam salvos e que vivam eternamente com Ele, e é por isso que ouve as orações do homem pecador, que se Lhe dirige para o…

Read More

Não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva

s-silouan

(Ez 33,11) O Senhor ordenou-nos: «Amai os vossos inimigos» (Mt 5,44) Mas como podemos amá-los, quando eles fazem o mal? Ou como amar os que perseguem a santa Igreja? Quando o Senhor caminhava em direção a Jerusalém e os Samaritanos se recusaram a acolhê-lo, João, o Teólogo, e Tiago estavam prontos para fazer descer o fogo do céu e aniquilá-los com ele. Mas o Senhor disse-lhes com bondade:  «Eu não vim para arruinar os homens, mas para os salvar» (Lc 9,54-56; texto recebido grego). Assim, também nós não devemos ter senão um único pensamento: que todos sejam salvos. A alma…

Read More

Fora de mim, nada podeis fazer

s-silouan

Os apóstolos viram o Senhor na sua glória quando ele foi transfigurado sobre o Monte Tabor; mas, mais tarde, na hora da sua paixão, eles fugiram com medo. Tal é a fragilidade do homem. Em verdade, somos bem desta terra; mais: desta terra pecadora. Por isso o Senhor disse: «Sem mim, nada podeis fazer». E é mesmo assim. Quando a graça está em nós, somos verdadeiramente humildes; então a nossa inteligência é mais viva, e somos obedientes, doces, agradáveis a Deus e aos homens. Mas quando perdemos a graça, secamos como um sarmento cortado da videira. Se alguém não ama…

Read More

Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso

s-silouan

Senhor misericordioso, como é grande o teu amor por mim, pecador! Permitiste-me que te conhecesse; deste-me a provar a tua graça. «Saboreai e vede como o Senhor é bom» (Sl 33,9). Deixaste que eu saboreasse a tua bondade e a tua misericórdia, e insaciavelmente, dia e noite, a minha alma é atraída por ti. A alma não pode esquecer o seu Criador, porque o Espírito divino lhe dá forças para amar aquele que ela ama; Não pode saciar-se, mas deseja sem cessar o seu Pai celeste. Feliz a alma que ama a humildade e as lágrimas e que odeia os…

Read More

Quiseste que ela se tornasse nossa mãe quando estava perto da cruz de Jesus

s-silouan

Oh! como é bom, quando a alma está toda cheia do amor de Deus, como tudo se enche de doçura e de alegria! Mas, mesmo então, não escapamos às aflições e, quanto maior é o amor, maiores são as aflições. A mãe de Deus nunca pecou, nem por um só pensamento, nunca perdeu a graça, mas também ela teve de suportar grandes aflições. Quando estava ao pé da cruz, a sua pena era grande como o oceano. As dores da sua alma eram incomparavelmente maiores do que as de Adão ao ser expulso do Paraíso porque o seu amor era,…

Read More

Quando vier, o Espírito de verdade guiar-vos-á para a verdade completa

s-silouan

Se quiseres rezar no teu coração e não fores capaz, contenta-te com dizer a oração com os lábios e mantém o teu espírito atento ao que dizes. Pouco a pouco, o Senhor te dará também a graça da oração interior e saberás então rezar sem distrações. Não procures realizar a oração do coração através de meios técnicos; prejudicarias o teu coração e, no fim, estarias a rezar só com os lábios. Reconhece a ordem da vida espiritual: Deus concede os seus dons à alma humilde e sincera. Sê obediente, conserva a moderação em tudo, no alimento, na palavra, em toda…

Read More

Disse-vos isto para que encontreis em mim a paz

s-silouan

Não foi o próprio Senhor quem disse: «O Reino de Deus está em vós» (Lc 17,21)? É agora que começa a vida eterna. Peço-vos, meus irmãos, fazei a experiência! Se alguém vos ofender, vos caluniar, vos roubar o que vos pertence, mesmo se for um perseguidor, rezai a Deus dizendo: «Senhor, nós somos todos tuas criaturas, tem piedade dos teus servos e conduz-lhes o coração à penitência». Então, sentirás a graça na tua alma. Naturalmente que, ao princípio, tens de fazer algum esforço para amares os teus inimigos; mas o Senhor, ao ver a tua boa vontade, ajudar-te-á em todas…

Read More

Não vos inquieteis quanto à vossa vida

s-silouan

O Senhor disse aos seus discípulos: «Dou-vos a Minha paz» (Jo 14, 27). É a Deus que temos de pedir esta paz de Cristo, e o Senhor a dará a quem Lha pedir. E, quando a recebermos, devemos velar santamente por ela, e fazê-la crescer. Aquele que, nas suas aflições, não se abandona à vontade de Deus não poderá conhecer a misericórdia de Deus. Se fores atingido pela infelicidade, não te deixes abater; recorda-te de que o Senhor te olha com bondade. Não admitas este pensamento: «Poderá o Senhor olhar para mim, agora que O ofendi?», porque o Senhor é…

Read More