Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos

Livro de Visitas

1/6/2003
18:52:16

Olá queridos amigos. Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês! Sou católico romano e catequista também, entrei neste site para conhecer melhor a Igreja ortodoxa pois vou falar sobre ela para meus catequizandos. Estou maravilhado com a riqueza de sua liturgia,história e tradição, pena que nós católicos romanos conhecemos tão pouco sobre vocês, pois poderíamos aprender muito com vocês. O site está ótimo e muito bem elaborado. parabéns! João Alessandro.

4/6/2003
09:33:02

Pe. João, Parabéns por este magnífico trabalho. É o melhor site sobre Ortodoxia que já vi em língua portuguesa. É realmente um instrumento de conhecimento e atualização da Verdadeira Igreja de Cristo. Um Abraço! Rodrigo Petrovsky.

5/6/2003
03:18:08

Dear friends, On this day of the Ascention I congratulate you with the work for Orthodoxy you are doing in Brasil! As World Fellowship of Orthodox Youth we are pleased to see the energy and dedication of your youth. Keep the flame burning! Hildo Bos Acting President of SYNDESMOS, the World Fellowship of Orthodox Youth.

7/6/2003
10:30:18

Pe. João, estamos muito felizes em saber que nós fazemos parte desta Comunidade Ortodoxa São João. Ficamos lisongeadas pelo site, realmente está maravilhoso. Com ele poderemos realmente aperfeiçoar nossos conhecimentos sobre a Ortodoxia. Que Deus abençoe a TODOS! Abraços. Polyana e Julia! São José/ SC.....juliacrech@zipmail.com.br e polyana.rech@bol.com.br

9/6/2003
09:34:57

Fiquei muito feliz por acessar esta Home Page que nos diz o que de fato é a Igreja Ortodoxa. Muitos ainda pensam em se tratar de uma pequena Igreja. Este site coloca a Igreja Ortodoxa em seu devido lugar na História. Aqui no Brasil ela é pouco conhecida por ser tão pouco divulgada. E a hierarquia tem responsabilidade sobre isto. Os padres e Bispos não podem ficar preocupados somente com seus membros étnicos esquecendo que a Igreja Ortodoxa não é somente para os descendentes. Ela é para o Povo de Deus independentemente de raça, etnia, etc. Por isso ao ver esta iniciativa de propagação da Igreja Ortodoxa no Brasil, fico mais tranqüilo e feliz. Somos antioquinos, gregos, ucranianos, poloneses, russos..., mas antes de tudo somos cristãos e estamos no Brasil. É dever espalhar atodos esta mensagem, esta proposta a nossos irmãos. Parabéns aos responsáveis pela Home-Page e que sigam a diante deste projeto. Theodoro Arthopoleios São Paulo - SP.

9/6/2003
09:44:40

Je suis heureuse pour la eglise ortodoxe en Bresil. Felicité a tout aux bresilienes. Souras Sens France.

9/6/2003
18:56:31

Agapitoi mou philoi. Parabéns pelo site. A teologia do Oriente é uma benção para todo o Cosmos! Padre Teodoro A. C. de Oliveira Reitor do Seminário Greco-Melquita - S. Paulo.

10/6/2003
14:08:45

Prezado Padre João Sperandio Que Deus abençoe o trabalho da Igreja Ortodoxa Ucraniana, a cada dia que visito este site vejo novidades e hoje pude ver a livraria virtual que estão desenvolvendo. A Igreja de Cristo precisa evangelizar e o site a cada dia esta mais rico e com mais atrativos para segurar os Internautas nos estudos de ortodoxia. Um grande abraço a todos e Cristo e a Mãe de Deus estejam entre nós Elder C. Sandim.

13/6/2003
00:15:04

Boa Noite! Tenho acompanhado a evolução desse site e fico bastante satisfeito com seu crescimento. Acredito firmemente que se a Igreja Ortodoxa acredita na retidão de sua fé desde os primórdios da Igreja ela tem a obrigação de ser cada vez mais missionária e pregar o evangelho a "todas" as nações, especialmente aquelas que tradicionalmente não são Ortodoxas. O que ao meu ver não implica em perder contato com suas raízes e tradições que são muito importantes. Que Deus os abençoe! Mauricio M. Muniz.

13/6/2003
09:10:50

Caros irmãos no Senhor, que alegria em ver tantas riquezas da Igreja do Oriente sendo disponibilizadas para tantas pessoas que apreciam as riquezas que vem da Igreja Bizantina. Bendito seja o Reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos. Amém. Sei que desta fonte onde estas informações estão sendo colhidas (a tradição da Igreja) correm rios de água viva, sabedoria e a tradição. Continuem nos dando esta água ela é preciosa e nos mata a sede de conhecimento. A Igreja de Deus é a Igreja de Roma, é a Igreja de Constantinopla, é a Igreja da Rússia, etc... Este site carrega em seu nome o propósito a que foi destinado pelo Senhor Deus. "Ecclesia" significa Igreja no seu sentido mais puro e primitivo. Coragem, não tenham medo, sigam adiante. Parabéns!

13/6/2003
09:13:09

Expensive brothers in the Cristh, who joy in seeing as many wealth of the disponibilizadas Church of the East being for as many people that they appreciate the wealth that come of the Bizantina Church. Bendito is the Kingdom of the Father and the Son and the Espirito Saint, now and always per the centuries. Amen. I know that of this source where these information are being harvested (the tradition of the Church) runs alive water rivers, wisdom and the tradition. They continue in giving the this water it is precious and in the bush the knowledge headquarters. The Church of God is the Church of Rome, is the Church of Constantinopla, is the Ireja of the Russia, etc... This site loads in its name the proposito the one that was destined by Mr. Deus. "Ecclesia" means Church in its purer and primitive direction. Courage, does not have fear, follows ahead. Congratulations Dr. Felipe Assis de Mônaco RJ - RJ.

13/6/2003
09:25:24

De começo peço perdon por mi portugues mui fraco. Pero pienso que mi vontade de transmitir esta mensaje es superior. De pronto fico grato a Dios por lo sitio "ecclesia" desde Brasil. A Iglesia Ortodoxa en Brasil está caminando mui bien e no rumo correcto. Que maravilla entrar en vostro sitio e contemplar riquesas que antes estabam escondidas como tesoros. É a hora de abrir os tesouros e espalhar a lo mundo. Afinal Jesuscristo é para todos nosostros. Juan Pablo Lucas Argentina.

14/6/2003
09:28:21

Olá! Gostei muito do site! Possui um grande conteúdo que me ajudará a conhecer muito mais a Igreja Ortodoxa! Só me resta dizer parabéns e muito obrigado por terem feito este magnífico trabalho! Um forte abraço e que a Paz do Senhor esteja com todos! Anderson. (Canoas-RS) amdann@pop.com.br

16/6/2003
10:40:39

Tenho somente que agradecer a Igreja Ortodoxa por nos dar este presente: um site que nos informa a fé da igreja de rito bizantino. Fico maravilhado cada vez que visito pelas constantes novidades. Pelo esforço, pela dedicação, pelas atualizações meus agradecimentos sinceros. Pe. Felipe Bourbon POA - RS.

19/6/2003
19:40:46

Pe. João, o site ficou brilhante, uma fonte esplêndida para pesquisa e conhecimento da Santa Igreja Ortodoxa. Parabéns e um forte abraço! Jorge Luiz Slobodaniuk - (Canoas-RS)

23/6/2003
10:05:10

A reformulação da Galeria e Sinaxe ficou mais ágil e mais compreensível. Gostaria de saber por que a Igreja Russa não consta neste site, da mesma forma que a Igreja da Polônia está ausente. Parabéns ao Bispo pela visita ao Patriarca Ecumênico. Gostei muito das fotos. Também é muito elogiável as frases em grego da Bíblia que nos fazem ir à fonte das Sagradas Escrituras sem interpretações ou traduções absurdas que aparecem em tantas edições. Pedro Henrique de Las Casas - Fraiburgo/RJ.

23/6/2003
11:02:06

Ho guardato il Web site della chiesa ortodossa nel Brasile e molto felice quindi. Pace a tutti. Paolo Scaranaro. Veneto - Itália.

20/7/2003
11:13:37

Bom Dia Padre João, Gostei muito das fotos do Dia Nacional da Juventude, ficaram ótimas. Rezo para que os jovens de nossa comunidade criem o interesse pela nossa igreja e possam levar adiante este trabalho maravilhoso que o sr faz com tanto carinho. Gostaria que o sr Divulgasse o trabalho da irmandade feminina para que todas as pessoas tenham conhecimento e vejam a importância deste trabalho que a cada dia torna-se melhor e perseverante. Parabéns pelo ótimo trabalho realizado nesta Home-Page. Abraços Danielle Dias - Daninha@matrix.com.br

22/7/2003
00:38:17

Prezado Padre João, muito obrigado por este site, um dos melhores sobre a Ortodoxia em língua portuguesa. Estou começando a tomar contato com a Igreja Ortodoxa, através da comunidade ucraniana em São Caetano do Sul - SP (Paróquia São Valdomiro Magno, dirigida pelo nosso querido Padre Nicola Millus), e fico muito feliz em conhecer um pouco melhor os meus irmãos, freqüentemente espalhados por cidades freqüentemente bem distantes umas das outras. Fiquei encantado com o grau de organização e de zelo missionário de nossa Igreja, que já está explorando de maneira excelente esse instrumento de difusão da fé que a Internet pode ser e já é. Que Deus o ajude a aperfeiçoar ainda mais esta página, Padre. Se me permite, sugiro a criação de um grupo de discussão virtual sobre a Ortodoxia - há alguns muito bons e bastante ativos, mas não conheço nenhum em português. Seria uma ótima maneira de aproximar e pôr em contato os fiéis e interessados dispersos pelo Brasil, por Portugal e pelo mundo lusófono. Com os melhores votos, e novamente grato, Felipe Ortiz - fatortiz@yahoo.com

29/7/2003
10:43:19

Caros irmãos Ortodoxos, Parabéns pela contribuição em fornecer em língua portuguesa tão preciosas informações sobre a Ortodoxia. Sempre me senti atraído por conhecer a Igreja Ortodoxa e, este site, está muito bem elaborado. Sou sacerdote da Igreja Episcopal Carismática do Brasil e reitor da Paróquia São Mateus (www.psmateus.com), situada no bairro de Boa Viagem, na cidade do Recife-PE. Oro para que o Espírito Santo fortaleça e desenvolva cada vez mais a Ortodoxia no Brasil e nas Américas. Fraternalmente, Pe. Antonio Eça de Seixas Júnior.

29/7/2003
11:45:34

Parabéns pelo site. Muito rico em conteúdo teológico. Os textos da BIBLIOTECA estão dignos de elogio. Soube deste site através da Revista Super Interessante do mês de julho. Gostei muito e vou recomendar a meus amigos como fonte de pesquisa. José Celino Tramontini Londrina - PR

30/7/2003
15:51:38

Pe. João Manuel Sperandio, Paz. Tenho visitado com freqüência o ecclesia, não posso deixar de parabenizá-lo é sem dúvida alguma o melhor site ortodoxo em língua portuguesa, o mais sóbrio e o de melhor conteúdo. Abraços, Pe. Matheus Fernando, Regina e Talita manda lembranças.

2/8/2003
17:21:11

Olá amigos! Sou webmaster de um site sobre Ortodoxia, que é www.ortodoxia.com.br . Achei este site em uma pesquisa e estou gostando muito, bem completo e bonito. Gostaria de entrar em contato o mais rápido possível com seu webmaster. Rafael Daher webmaster@ortodoxia.com.br

3/8/2003
03:00:52

Parabenizo os senhores Padres e responsáveis pelo conteúdo deste site. Encantador e edificante os textos da secção espiritualidade, especialmente "A Deificação na Teologia, Espiritualidade e Liturgia Cristã-Oriental", o mais recente. Olhando as fotos da Basílica de Cristo Salvador na Rússia fiquei perplexo...não tinha idéia que que ela houvera sido destruída pelos comunistas... Luciano Schaeffer. Santa Maria-RS

6/8/2003
16:31:37

Prezados irmãos, sou melquita católico e gostaria de parabenizá-los pelo sitio e pelas interessantes matérias e fotos nele contidas. Que em um dia próximo possamos ver a Santa Igreja Ortodoxa e a Santa Igreja Católica como um só rebanho do Único Pastor do Universo: Jesus Cristo! Felicidades a todos! Everton - São Paulo SP

6/8/2003
19:22:27

Caros padres, vendo o que o maldito comunismo fez com a santa Basílica de Cristo Salvador e ver como hoje ela está, comprovo o pensamento de que o comunismo embora com mais de 80 anos de mortes e mentiras nunca vencerá a Verdade Única: Nosso Senhor Jesus Cristo!

7/8/2003
16:00:18

Estimados Hermanos en Cristo: Su página me ha parecido muy interesante e instructiva, en lo personal desconocia la existencia de la Eparquia Ucraniana para America del Sur presente en Buenos Aires. Si quieren una foto de la Parroquia ucrnaiana de Buenos Aires, pueden dirigirse a mi sitio web, donde pueden encontrar la foto en la siguiente direccion:
http://www.geocities.com/pro_ortodoxia/08/imagen/ing_0001.jpg Les comento que soy el Padre Gorazd, un hieromonje de la Metropolis Ortodoxa Autonoma de Europa Occidental y las Américas, (cuya historia estuvo en algun momento ligada a esa Jurisdicción) y resido en la ciudad de Buenos Aires, Rep Argentina. Les digo que quedo a su entera disposicion para lo que necesiten. Un Fuerte Abrazo en Cristo Padre Gorazd -hieromonje

11/8/2003
11:38:33

Deixo meu agradecimento pelo rico material exposto neste site. A tradição oriental da UNA,SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA Igreja de Cristo deve ser conhecida por todos. Este site nos dá esta oportunidade de conhecer estes tesouros. Jesus Cristo nos orientou que falássemos pelos telhados; este site superou os limites do telhado para evangelizar através de meios digitais. À Igreja Grega, Antioquena, Russa, Ucraniana parabéns pela iniciativa. Mario José de Campos Salles Rio Preto - SP

13/8/2003
20:24:07

Parabéns pelo Site [...] Raul José de Negreiros - GAMA - DF - BRASÍLIA

17/8/2003
21:54:49

Obrigada pela oportunidade de travar contato com a comunidade ortodoxa no Brasil. Como profissional de história o site me proporcionou grandes esclarecimentos. sem contar que, simplesmente, adorei o canto coral que nos saúda ao entrarmos em ecclesia. já difundi o site para alguns amigos interessados nos assuntos da fé cristã. Jordana Peixoto da Costa jota-peixoto@ig.com.br

18/8/2003
13:26:53

Hi. I'm Victor from Moscow. I'm an orthodox christian, though my English is very poor and don't speak Portuguese.... I'd like to find orthodox friends from Brasil. My icq number 225046068 Best wishes.

20/8/2003
14:41:27

Prezados Senhores, sou Professor de Estética e Cultura Oriental aqui em S.Paulo e devo fazer algumas constatações: a Igreja Ortodoxa guarda sob sua responsabilidade um precioso arsenal de cultura. Os mais belos ícones e signos religiosos cristãos estão no Oriente em suas Igrejas e Mosteiros. Os Padres e Bispos estão sempre com suas vestes apropriadas, isto é, a batina preta. A batina é sinal de esvaziamento; a cor preta significa ausência de cores, um total desprendimento. No entanto carregam em suas funções algo de divino representado pelas cruzes penduradas sobre a batina. Desta forma o preto e dourado fazem parte deste conjunto harmônico em que o Divino e o humano se encontram. Digo tudo isto pois vejo que as cores do site ECCLESIA estão agora, em muitas páginas, portando as cores Preta e Dourada. Parabéns por esta magnífica idéia. O Ouro e o preto, o Divino e o Humano, o esvaziamento e a plena glória marcam suas presenças no ECCLESIA. Julio de Tróia Masarfuyt.

21/8/2003
22:55:02

Fiquei muito tocado com este site da Igreja Ortodoxa. É um conjunto de beleza artística literária e litúrgica. Tudo converge para a oração. As músicas, as fotos, tudo isso nos leva a uma meditação no Deus da vida, o Deus de Jesus Cristo. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Abraços a todos. José Pereira - SDB (Salesiano de Dom Bosco)

24/8/2003
18:19:49

Caros irmão, Gostei muito do site da Igreja ortodoxa. Gostaria de saber se na liturgia de vocês é celebrada a solenidade de Cristo Rei do Universo? Gostaria também de saber se vocês tem um ícone de Cristo Rei? Costumo fazer estudo e aprofundar meus conhecimentos sobre essa devoção que tem crescido muito também na Igreja católica apostólica romana. Obrigada pela atenção. Bendito seja Deus para sempre. Mosteiro de Maria Imaculada e de S. Bento Ir. Emmanuella osb - Palmas - TO.

31/8/2003
12:44:00

Parabéns pelo trabalho maravilhoso Pe. João. O site é realmente muito bom. Acho que a Igreja só tem a crescer com todo esse belo trabalho. Fabio Kozievitcz Benvenuti- JES.

1/9/2003
10:45:49

Caros Senhores, mais do que Igrejas Irmãs somos igrejas consangüíneas, pois o mesmo Sangue de Jesus Cristo corre nas veias da Igreja Católica de Roma e nas Igrejas Ortodoxas. Somos uma só Igreja, pois somos o mesmo Corpo Místico de Cristo alimentados pelo mesmo Espírito Santo. Parabéns pelo site. Pe. Ronold Feliciano, RJ.

2/9/2003
14:17:27

Gostaria de parabenizar a todos aqueles que, de alguma forma, ajudaram a criar este 'site' maravilhoso. É realmente gratificante encontrar uma página 'web' no Brasil, que esteja tão bem focada na religião Ortodoxa. Parabéns a todos, Eduardo Pazikas

5/9/2003
19:51:14

Pe João, parabéns pelo site. Muito sucesso nessa caminhada rumo à difusão da Palavra. Que Deus o ilumine! Dos amigos da Central de Comunicação.

17/9/2003
18:20:43

Sou católico Romano, da Administração Apostólica S.João Maria Vianey e gostaria muito de parabenizar a todos os responsáveis pelo site ECCLESIA. Deixo meu abraço a todos e registro meu desejo que um dia possamos voltar a plena unidade, tão desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Leonardo Sperança - Campos RJ

25/9/2003
20:30:42

Salud y Paz. Les envio un calurso saludo desde Costa Rica. Les felicito por su pàgina en Internet. Aunque soy un Catòlico Romano, guardo mucho aprecio y cariño por mis hermanos Ortodoxos. Atte. Jorge Villalobos Vargas jorviva@yahoo.com

28/9/2003
04:19:42

Estou começando a conhecer a igreja ortodoxa agora, atraída pelos ícones, e estou encantada! O site é perfeito! Maria Izabel Besse.

9/10/2003
04:06:06

Penso que são importantes, para educação religiosa, a citação de frases como: a) O PODER ETERNO DE DEUS Ex.3-15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu poder eterno, e minha lembrança de geração em geração. b) O ENSINO DE DEUS João 6-45. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. Ricardo Neme Nasralla.

13/10/2003
08:42:25

Que o Corpo Místico de Cristo possa um dia, voltar a respirar com os seus "dois pulmões", o Oriental e Ocidental, para a maior glória de Deus!

13/10/2003
13:33:07

Excelente site. Muito bem estruturado e com bom conteúdo sobre a Igreja Ortodoxa. Como sugestão seria interessante alguns links falando dos santos, questões teológicas importantes (Concílios Ecumênicos - história/textos), reaproximação entre a igreja oriental e a igreja ocidental. Mais uma vez meus parabéns! ps. e mais e mais ícones!!!!

13/10/2003
14:06:46

Gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do site. Penso que as igrejas ortodoxas deveriam se abrir mais ao publico brasileiro. Acredito que por sermos um pais muito religioso e de maioria católica romana (vossos irmãos históricos), a aceitação das pessoas seria boa. Gostaria de saber mais sobre a Igreja Ortodoxa (Teologia, liturgia, sacramentos). Certa vez, li que ha diferenças entre as Teologias Ortodoxas e Romana no que diz respeito a escatologia, destino da alma após a morte e culto aos santos, porém não dizia quais eram essas diferenças. Se alguém puder me ajudar... Deus vos abençoe e que esse site cresça cada dia mais. João Marcos jota_eme@terra.com.br

22/10/2003
12:59:58

Parabéns irmãos ortodoxos, como é bonita vossa fé. Um dia ainda estaremos unidos em uma só igreja e um só pastor. Suas matérias são riquíssimas. Fico sempre muito contente quando vejo um ícone em que estão presentes Sua Santidade o Patriarca Bartolomeu e Sua Santidade o Papa João Paulo ll. Sou católico de Rito Bizantino tenho 33 anos e, ainda um dia verei os dois pulmões respirando junto novamente (Roma e Constantinopla). Que a Santa mãe de Deus (Theotokos) nos ilumine para que este dia chegue logo. Deus os abençoe.

24/10/2003
16:34:37

Gostaria de parabenizar a Igreja Ortodoxa Russa pelas belíssimas informações disponíveis neste site. Estive hoje em contato por telefone com o Pe. Paulo da Paróquia Ortodoxa Russa de Santa Zenaide no Rio de Janeiro. Gostaria de agradecer a total atenção dispensada. Sou Católico Apostólico Romano e me interessei muito pela vossa Igreja. Saudações em Cristo, Helio Cosme e-mail: heliocosme@universiabrasil.net

29/10/2003
15:33:22

Muito bom. Adorei as fotos da comunidade. Gilberto/SP.

30/10/2003
17:37:37

Cada vez mais o site se apresenta melhor. Parabéns. Leopoldo Miranda - RS.

31/10/2003
06:39:09

Congratulacionnes por su sitio sobre la Iglesia Ortodoxa in America. És necessario que la ortodoxia cresca muito enla Latino America, com faces latinoamericanas. Necessito saber onde estan las parroquias de la OCA en nostra continente latino americano. Felicitacionnes a todos Carlos Arruda- Panama.

31/10/2003
18:12:07

A Igreja Ortodoxa na América tem sua autocefalía reconhecida por muitas igrejas canônicas, principalmente as do Leste Europeu. O seu não reconhecimento por parte de outras poucas não fazem dela uma Igreja herética ou sismática, uma vez que seus hierarcas são legitimamente ordenados por outros hierarcas canônicos, normalmente por Bispos e Metropolitas ligados ao Patriarcado de Moscou. Aqueles que não querem ver nela uma igreja autocéfala ou autônoma não acusam-na de não canônica uma vez que para eles ela é uma apenas uma Metropólia ou Eparquia de uma Igreja Mãe (a de Moscou). O tempo solidificará este reconhecimento unânime. Mesmo assim segue ela, servindo a Deus , levando a Ortodoxia de nossa fé cristã aos muitos povos americanos provenientes de varias partes do mundo que acharam aqui uma terra e um povo onde não se fazem acepção de pessoas por pertencer a culturas ou etnias diferentes das suas. Querer restringir a fé ortodoxa a poucas etnias é barrar o projeto de Deus: “Ide a todo mundo e Evangelizai” Bernardo Silveira - SP

31/10/2003
21:01:19

Consciente de que este espaço não é um fórum de debates de opiniões, quero fazer eco às palavras de nosso irmão Bernardo Silveira de São Paulo parabenizando os administradores de ecclesia pela coragem de mostrar a todos nós brasileiros a beleza da fé ortodoxa, sem restrições étnicas, de um modo compreensível a nós, latino-americanos. A Igreja Ortodoxa na América (OCA) é de fato uma Igreja Missionária, com foco na Evangelização dos povos, independentemente de etnia. É o que falta em nosso Continente Sul Americano e no Brasil, onde lamentavelmente, ela ainda não está presente, e as várias tentativas de abertura das Igrejas Ortodoxas aos brasileiros não foram bem sucedidas por falta talvez de uma jurisdição com autonomia para fazê-lo. Mais uma vez, parabéns ECCLESIA! Ricardo

1/11/2003
08:39:13

Uma Igreja viva se caracteriza pelas freqüentes ações missionárias e a preocupação inerente à sua natureza: levar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos, sem distinção. Para isto é necessário ser ousado, confiante e as vezes pioneiro. Aqueles que se enquadram neste ultimo podem pagar o preço da incompreensão, do isolamento e da estranheza por parte dos que estão fechados em seu ostracismo cristão. Todas as religiões surgidas desde o aparecimento do homem, seguem a trilha de espalhar a todos os cantos a sua crença, a sua fé, pois acreditam nisto e querem que muitos outros também sejam agraciados por esta fé. O cristianismo se espalhou rapidamente no mundo porque houve os missionários que deram a sua vida pela evangelização. Os primeiros foram os apóstolos que, mesmo sob a perseguição, viajavam para levar o que o Mestre lhes ensinou. Graças a São Paulo o cristianismo se espalhou pela Europa oriental e ocidental. Cirilo e Metódio, Santos da Igreja levaram este tesouro aos povos eslavos e arredores. A Igreja Latina fez este trabalho levando sua profissão às Américas por primeiro. Se hoje observamos um número cada vez maior de novas crenças sendo alojadas em comunidades é porque o espírito missionário da Igreja está em crise ou não se sabe fazer missão. Levar a Fé Ortodoxa Cristã àqueles que ocupam terras não ortodoxas é um desafio. Pois as comunidades ortodoxas já instaladas não se abrem ao novo, ao pioneirismo pois tem medo de perder a tradição étnica. Os valores étnicos de fato não devem ser perdidos ou esquecidos, mas isto não deve atrapalhar a MISSÃO da Igreja. A Igreja Ortodoxa na América organizou-se com esta preocupação: levar a fé cristã ortodoxa aos não étnicos, sem medo de perder nada, somente ganhar almas para Deus. Prof. Luis Arruda – Minas Gerais

2/11/2003
20:55:51

Angelo Protzek........O site é maravilhoso, muito bom. Sou descendente de ucranianos e adoro nossa cultura, mesmo tendo 21 anos.

3/11/2003
07:44:48

Aos amigos brasileños, Gracia por lo sitio de la Iglesia ortodoxa na America. Mui bonita. Rezemos todos por sus intenciones. Luis Alcantara - Mexico

3/11/2003
19:20:47

Durante não poucos séculos as Igrejas do Oriente e do Ocidente seguiram por caminhos próprios, unidas contudo pela fraterna comunhão de fé e vida sacramental. (...) Não se deve esquecer que as Igrejas do Oriente têm desde a origem um tesouro, do qual a Igreja do Ocidente herdou muitas coisas em liturgia, tradição espiritual e ordenação jurídica. Nem se deve subestimar o fato de que os dogmas fundamentais da fé cristã sobre a Trindade e o Verbo de Deus, encarnação da Virgem Maria foram definidos em Concílios celebrados no Oriente. Para preservar esta fé muito SOFRERAM e ainda SOFREM aquelas Igrejas. (...) Também é conhecido de todos com quanto amor os cristãos do Oriente realizam suas cerimônias litúrgicas, principalmente a Eucaristia. (...) Por isso, pela celebração da Eucaristia do Senhor, em cada uma dessas Igrejas, a Igreja de Deus é edificada e cresce e pela concelebração se manifesta a comunhão entre elas. (...) Essas Igrejas, embora separadas (de Roma) tem VERDADEIROS SACRAMENTOS, principalmente, em virtude da Sucessão Apostólica, o SACERDÓCIO e a EUCARISTIA. Estas são notas/citações do Concílio Vaticano II, Documento oficial da Igreja. Lamentavelmente, nem todos os padres conhecem ou fingem não conhecer estas verdades definidas em Concílios. À Igreja Ortodoxa nossa admiração e sejam muito bem-vindas à América do Sul. Ensinem-nos estes tesouros, estas riquezas espirituais e litúrgicas para nós que estamos tão necessitados de espiritualidade. Aloísio Chagas – São Paulo

6/11/2003
11:59:50

Estou conhecendo a Ortodoxia agora e muito satisfeito com o que tenho lido. Agradeço a todos os organizadores do site por este maravilhoso trabalho. É uma pena que a página da Juventude Ortodoxa do Brasil ainda não esteja no ar. Há alguns dias mandei uma carta à JOB e aguardo resposta. Nos dias de hoje existe uma diversidade de denominações cristãs, porém não possuem a mesma firmeza na doutrina como vejo na Igreja Ortodoxa. Rodrigo de Amurim dos Reis.

7/11/2003
02:53:05

Padre João, excelente su web en hora buena. Creo que podriamos ayudarnos mutuamente ¿No le parece? para la unidad de los verdaderos Ortodoxos vengan de donde vengan. Suyo en Cristo. Padre Juan Bautista fatherjuanbautita@hotmail.com

8/11/2003
04:57:56

¡Gloria sea a Jesucristo! ¡Gloria para Siempre! Me dá gusto el entusiasmo por propagar la verdadera Iglesia de Cristo en tierras Latinoamericanas; espero podamos coperar y hacer todo por la Gloria de Dios. Felicidades por este web site y los invito a conocer http://www.ortodoximx.4t.com/ . El indigno Subdiácono Antonio Exarcado de México - Orthodox Church in America.

8/11/2003
23:31:21

O "Site" é um instrumento super importante para nós "Cristãos Ortodoxos", pois não dispomos de materiais eclesiásticos referente a "Fé Ortodoxa". assim sendo, julgo o presente Site de suma importância para as comunidades de origem ortodoxa.

10/11/2003
09:01:21

Rev. Pe. João e amigos do "ecclesia": visando ter um espaço de discussão a respeito de Ortodoxia, foi criado o Grupo "A-Ortodoxia-Brasil" para intercâmbio de informações. Basta enviar um e-mail para: a-ortodoxia-brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br e participar conosco. Com amor em Cristo! Rodrigo Petrovsky.

16/11/2003
08:12:43

Importantes informações estão circulando no grupo de discussões "A Ortodoxia no Brasil" sobre as cúpulas nas Igrejas Ortodoxas. Sugiro que seja disponibilizado para todos através de um artigo, neste Web site. Grato, Luis Medeiros.

17/11/2003
09:01:17

Bom dia amigo! O site é lindo, funcional e contém muita e boa informação. Parabéns! Antunes e Preta Severo.

18/11/2003
16:40:47

Gostaria de saber por que os padres ortodoxos usam barba? É uma obrigação usá-la ou é um costume cultural e étnico. Se for, por que no Brasil os padres ortodoxos as tem, se isto não faz parte de nossa cultura. Como iniciar uma ortodoxia latina, importando tradições culturais sem base canônica para um país tropical ? Olavo Pixel - São Paulo.

18/11/2003
17:01:11

Boa tarde! Após conhecer a Ortodoxia e estudando-a profundamente sinto-me mais cristão, mas, infelizmente, não há no Estado do Pará nenhuma paróquia Ortodoxa. Jorge Luis - Ananindeua, Pará.

19/11/2003
17:06:14

Sou descendente de ucranianos da 4º geração. Moro em Blumenau-SC. Nasci em uma pequena vila ucraniana chamada Iracema - SC. Sempre que posso vou visitá-la ... é muito linda, amo demais aquela Vila... na verdade adoro dizer que sou ucraniana ... Quem sabe vcs., futuramente poderiam estar fazendo um pequeno documentário???

22/11/2003
16:31:45

O Senhor Rei do Universo, o Filho de Deus feito Homem é nosso Deus e Salvador. Quem é este Rei da Glória ? É o Deus Forte e Poderoso. Nós cristãos ortodoxos glorificamos este Rei e a Ele prestamos nossa Adoração. "Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade..." Que este Rei seja amado por todos. Amém. Luis Frutzchert - Blumenau -SC.

25/11/2003
03:25:40

"Vamos louvar Katarina, protetora do Sinai, noiva de cristo e nossa auxiliadora. Com a espada do Espírito ela silenciou a sabedoria dos maus. Ela foi coroada como uma mártir e pede misericórdia por todos nós."

25/11/2003
08:19:05

Mártir e Virgem, Santa Catarina de Alexandria, cristã dos primeiros séculos da Igreja, deu sua vida para não renegar sua fé. Com sua eloqüência converteu a outros antes de seu ultimo adeus. Protetora dos filósofos e dos sábios, mulher espiritualizada, jovem defensora das virtudes soube com singeleza e amor chamar a outros para conhecer o Salvador, o Filho de Deus. Parabéns a todos os catarinenses, fiéis e devotos de Santa Catarina de Alexandria. Maria Luiza Lopes - SP.

25/11/2003
08:22:03

Gostei muito do texto apresentado na SINAXE sobre Santa Catarina de Alexandria. Imensamente feliz fiquei ao saber que aqui no Brasil existe uma relíquia desta Santa tão amada no Oriente cristão. Sugiro que exponham algumas fotos sobre a capela Bizantina em Honra a Santa Catarina de Alexandria. Luiz Matos Dardagnan - MG.

25/11/2003
11:29:09

Meu nome é Catarina em homenagem a esta grande Santa da Igreja. Procurei muitas vezes livros sobre sua vida. Encontrei sua biografia resumida em inglês. Hoje ganhei um presente: o "ECCLESIA" me possibilitou que eu pudesse conhecer sua vida e tradição. Um dia irei visitar sua capela em Florianópolis e tocar em sua relíquia. Obrigado por este presente de aniversário. Santa Catarina , rogai por nós. Catarina Mendes - Paraná.

25/11/2003
11:34:46

A Tradição Ocidental da Igreja em seu calendário após a reformulação do mesmo, tirou esta grande Santa e Virgem da Igreja, das comemorações. Lamentável, pois ela é venerada no Oriente de forma espetacular. O povo do Oriente nutre por ela verdadeiro amor e piedade. Mas como Deus é providente, fez com que a Igreja Ortodoxa e Bizantina preservasse incólume esta tradição. O Monte Sinai, onde seu corpo está preservado, é uma Igreja Oficial da Ortodoxia e tem lá o seu Arcebispo. Como o Ocidente pode desprezar esta História??? Parabéns a todos os catarinenses e as "Catarinas" que vivem no mundo. Tchau. Vanderlei Koupuskulos - SP.

02/12/2003
03:34:40

Hoje somente quero agradecer por tamanho empenho e dedicação de nossos padres responsáveis pelo "ECCLESIA". Não podem, os Reverendos Padres, imaginar quão importante para a Ortodoxia no Brasil é este trabalho de Evangelização que fazem com amor. Sou um visitante permanente do site e até agora não consegui acessar todas as páginas, dada a quantidade de informações valiosas apresentadas. Gostaria de apresentar minha gratidão pelos subsídios homiléticos, contendo tropários, prokímenon, leituras, etc. para cada Liturgia. Essas informações são importantes e muito procuradas. Expresso minha admiração pela novidade em listar todos os Patriarcas de Constantinopla, até os dias de hoje. Que a Panaghia e todos os Santos vos abençoe! Luiz Teixeira - SP.

02/12/2003
05:59:41

Estimados irmanos de Brasil e de todo lo continiente de sudamerica. Permiteme elevar um cantico de louvor a Dios por tantas gracias e beneficios. Vostro sitio "ecclesia" es una fonte de riquezas por la Iglesia. Sigam firmes. Estamos con ustedes. Mario Pranches - Argentina.

4/12/2003
13:41:55

Kanona pisteos ke ikona praotitos, engratias didaskalon anedixe se ti pimni su i ton pragmaton alithia; dia tuto ektiso ti tapinosi ta ypsila, ti ptochia ta plusia. Pater ierarcha Nikolae, presveve Christo to Theo sothine tas psihas imon! São Nicolau, roga a Deus por nós, pela salvação de nossas almas! Parabéns ecclesia, por nos lembrar desta grande festa e a todos os que trazem o nome deste grande santo ortodoxo! Nicolas/Florianópolis

5/12/2003
10:30:00

Parabéns pelo site. Muito diversificado e instrutivo. Reúne muito conteúdo sobre a Igreja Ortodoxa que servirá para alunos de Teologia e pessoas que estudam o Cristianismo. Maria Leopoldina de Bragança - Rio de Janeiro.

5/12/2003
14:27:54

Rezemos pela unidade entre os católicos, Romanos e Ortodoxos.

5/12/2003
16:20:13

Olá Pe. Paulo e Pe. João, a Página está muito bonita e bem feita. Consulto sempre que posso. Um forte abraço, Gilberto - São Paulo.

5/12/2003
17:43:34

Cada vez que leio sobre a Ortodoxia mais quero conhecer sobre ela. Que Deus abençoe esse trabalho maravilhoso de divulgação da Verdadeira Fé! Rodrigo Amurim. e-mail:rudigo2004@bol.com.br

8/12/2003
10:19:31

Queridos Padres, ontem estive presente na cerimônia de Casamento celebrada em Florianópolis. Foi um encontro com Deus. De fato o rito de Matrimônio da Igreja Ortodoxa supera todas as que já presenciei. Renovei meu matrimônio ao participar de tal cerimônia. Deus estava lá! Pude sentir em meu coração, tamanha foi a graça e santidade do rito bizantino. Gostei muito e espero participar de outras cerimônias neste rito que é tão rico em espiritualidade. Andreia Bonfim - Fpolis - SC.

10/12/2003
16:07:46

O que falar da Igreja Ortodoxa se não a conhecia. Agradeço a Deus e especialmente a um homem, ao meu amor, que foi um instrumento usado por Deus para fazer com que meu coração se abrisse para o conhecimento. Que maravilha é a história desta grande Igreja, que é resistente no amor de Deus, tem ícones lindos, que quando nossos olhos recaem sobre eles vêem que não são apenas pinturas, mais amor, sim, é Deus falando conosco através dos ícones. Sinto-me plena a cada dia que conheço mais sobre a Igreja Ortodoxa. Parabéns pelo site é completo, rico e espetacular. Abraço. Helen de Cássia (helenbentes@zipmail.com.br).

10/12/2003
18:22:06

Num mundo tão cheio de atrativos, pessoas se consagram inteiramente a Deus e à Igreja pelos votos monásticos. De fato isto é uma bênção. Que os novos hieromonges sejam felizes! Acacio Filopoulos - S.Paulo.

14/12/2003
15:37:46

A vida monacal na Igreja, tem sua origem na Igreja do Oriente cristão. O Monge é convidado a testemunhar a sua fé pela experiência íntima com ELE. O monastério é a igreja orante, que no silêncio eleva as orações até o Altíssimo, pelo mundo que quase não mais as faz . O monge é convidado a testemunhar o Cristo do deserto que rezava sozinho, fazia jejum e não caía em tentação. Com os novos monges a Igreja torna-se mais orante . Parabéns pela Comunidade Monástica e pelos consagrados que, corajosamente e obedientes ao chamado de Deus, abraçam esta vida íntima com o Senhor. Maria das Neves Richt - Paraná.

15/12/2003
13:22:03

Minha Alma glorifica o Senhor, porque Ele fez em mim maravilhas, Santo é o Seu Nome! Este é o sentimento que invade meu coração ao saber da fundação da Comunidade Monástica em Santa Catarina, onde serão consagrados quatro novos hieromonges. Parabéns à Igreja Ortodoxa e aos novos consagrados. Constantino Zarabentos - MG.

17/12/2003
03:02:03

Parabéns aos novos hieromonges da Igreja Ortodoxa. Que Deus os abençoe e os conserve na santidade de seus propósitos e trilhem o caminho da perfeição. Sotires Despinos - SP.

17/12/2003
10:42:27

Parabéns aos novos hieromonges e que sigam o caminho da santidade tão desejada por Deus a todos os homens. Sejam felizes rezando para que o mundo seja melhor. A Igreja Ortodoxa se alegra por este acontecimento que engrandece o cristianismo.

17/12/2003
16:22:41

OBRIGADO!!! Vocês me proporcionaram a resposta a uma pergunta que há muito é o meu objetivo principal e nunca encontrava, em jornadas por todas as igrejas. ONDE ESTÁ A IGREJA DE JESUS CRISTO? SIM, AQUELA PRIMITIVA... A QUE FOI ORGANIZADA PELOS APÓSTOLOS LÁ NO ORIENTE? A VERDADEIRA IGREJA DO DEUS VIVO? Não conseguia obter solução para este problema... Eis que busco a Igreja Verdadeira de Cristo sem as mudanças doutrinárias de homens iníquos. Vocês são A Igreja de Cristo. Sim! Aquela organizada pelos apóstolos há dois mil anos no Oriente! Gostaria de fazer parte dela. Sim, do Corpo de Cristo. Estou me mudando para o Rio de Janeiro e gostaria de saber como faço para aderir a este Corpo. Gostaria de saber como posso me filiar à Igreja Oriental ... sim, aquela que está fundamentada sobre a Pedra do Testemunho do Senhor Jesus Cristo e não sobre um bispo iníquo que somente quer poder e governo sobre toda a Terra. Quero me filiar à Igreja cuja Cabeça é Cristo e não "Papa" algum, que se assenta em um trono iníquo querendo ser Deus na Terra. Quero ser membro desta Igreja que é presidida por Patriarcas, cujo objetivo é somente levar ao mundo a Palavra do Cristo de Deus, e não governo político algum. Por favor, me respondam. Aguardo instruções com ansiedade. Fábio Luís da Cunha. e-mail: fabio3000@hotmail.com.

22/12/2003
13:15:10

Parabéns! Pe. André e Pe. Pavlos, por esta nova etapa nesta longa caminhada em nossa Comunidade. Que Deus continue a iluminá-los sempre e persistam na fé. Ficamos felizes em fazer parte desta Comunidade que aos poucos vencerá todas as barreiras. Estes são os votos da Irmandade Feminina. Abraços. Danielle Dias.

26/12/2003
18:07:42

Quero desejar a paz de Cristo a todos em especial para você que está lendo; "andei" visitando o site e gostei de coisas que aqui encontrei, como mostra o amor a Linda Santa MARIA; vi também o Prólogo do Evangelho de São João. Bem não posso comentar muito pois não aprofundei a visita. A mensagem que deixo é: que todos aqueles que crêem em JESUS e na VIRGEM SANTA MARIA, possam juntos, sem preconceito, "catequizar o mundo" em nome de DEUS, JOSÉ, MARIA e CRISTO JESUS. Peço então a união entre as IGREJAS, CATÓLICA APOSTÓLICA ORTODOXA, CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMÁTICA e OUTRAS!!! Meu nome é GEOVANINI SILVEIRA DE SOUZA, freqüento uma igreja Católica Romana (Comunidade S. Francisco de Assis) na cidade de CAMPINAS-SP da Paróquia Santa Luzia cujo pároco é o Cônego Padre José Luis. Um super ABRAÇO!!!!!!!

26/12/2003
23:45:12

Gosto muito de consultar esta Página, pois a mesma nos traz importantes informações sobre a Igreja Ortodoxa. Sou católico e rezo pela unidade entre católicos e ortodoxos. Penso que isso vai acontecer quando nos submetermos todos a Cristo, Caminho, Verdade e Vida!

27/12/2003
17:50:00

Estou emocionado por ver as fotos da Consagração Monástica de nossos queridos hieromonges, Pe. Pavlos, Pe. André, Pe. Demetrio e Diácono Miguel. Parabéns e sejam perseverantes na oração e na conquista da perfeição! Luis Medeiros - SP.

27/12/2003
18:22:05

Gostaria de expressar meu apoio e solidariedade aos novos sacerdotes-monges (hieromonges) que a Igreja Ortodoxa consagrou. [... ]. Quatro jovens não étnicos, nascidos em nossa terra, tiveram coragem de se entregar a Deus de maneira plena [ ... ] . Mario Lobvomir - S.P.

8/1/2004
10:53:45

Parabéns pelo site. A Igreja Ortodoxa está fazendo um trabalho excelente de divulgação sobre sua história, doutrina, liturgia, vida consagrada através de textos e pictures. Pedro Álvaro Nunes - Curitiba - PR

14/1/2004
21:03:35

Como Cristão Ortodoxo que sou, gostaria de dar os meus mais sinceros parabéns a este site e a todos aqueles que colaboraram, a todos os níveis, na sua construção. E digo isso porque este site permite-me ter algum contacto com esta religião e tradições que eu abracei com toda a minha fé e amor, já que no meu país de origem (Portugal), a nossa Igreja e tradições ainda estão muito pouco divulgadas, apesar de já haver algumas informações. Para finalizar (o meu discurso já foi um pouco longo)... também parabenizo o site por esclarecer aqueles que não são da mesma confissão, e por ser o melhor site da Igreja Ortodoxa de língua portuguesa. Um grande abraço e muitos parabéns, Nectários (20 anos), Porto - Portugal

20/1/2004
10:52:13

Cada vez melhor o ECCLESIA está. Muito feliz estou por este website da Igreja Ortodoxa. O Monte Atos um presente é os internautas -Francis Albert - New York - EUA

27/1/2004
13:12:31

Parabéns pela excelente e quase simultânea cobertura com fotos e textos da visita to patriarca ecumênico a cuba. Marina - Florianópolis

18/2/2004
16:45:03

A Igreja Ortodoxa, através do ECCLESIA, abre-se mais para todos os cristãos e não cristãos que, de outra forma, não teriam acesso a esta riqueza espiritual da Tradição cristã. Parabéns aos idealizadores e administradores. Jean Carlo - São José do Rio Preto - SP

23/2/2004
21:41:19

Sou católico romano praticante, mas estou encantado com a beleza do rito ortodoxo. Sou um curioso. Gostaria de visitar uma igreja ortodoxa e assistir a liturgia. Muitos sacerdotes católicos do rito latino deveriam aprender a não distorcer a liturgia a seu bel-prazer, como vem acontecendo. Que Deus aproxime nossas Igrejas-irmãs. Pedro Henrique Maitan Pelogia Santa Cruz do Rio Pardo-SP

24/2/2004
19:38:52

Parabéns pelo site que continua maravilhoso e sempre atualizado, a respeito do ecumenismo ... espero não viver para ver isso ... "O Papa é uma pessoa não grata" como diziam os monges em sua visita a Grécia os fatos históricos comprovam isso e, contra fatos não há argumentos ... A Igreja Católica já causou muito mal a humanidade e não podemos nos misturar com seu passado negro... Gostaria de deixar este desabafo registrado e, interpretem como queiram .... Um ortodoxo convicto

26/2/2004
04:50:58

É com muita alegria que descubro esse site. Sou católico romano enraizado na igreja ortodoxa. Trabalho com um monge que segue o rito oriental , temos um iconógrafo , Ir. Gabriel da esperança (já tem alguns ícones de sua própria autoria). Vejo que cada vez mais temos que nos unir em cristo para vencer as dificuldades da vida , como João XXIII fez. Espero receber mais informações sobre a igreja ortodoxa. Fiquem todos com a paz de Jesus a força do Espírito Santo e a alegria de Maria. Essa é nossa saudação.

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas