Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos

Livro de Visitas

12/9/2005
09:58:29

Olá! Gostaria de saber sobre vocações. Existe algum convento ou algo parecido para mulheres. Como são despertadas as vocações religiosas?. Agradeço pela atenção obrigada! Rosilene Gonçalves.

12/9/2005
14:56:40

Gostei do novo tipo de Página. Os senhores estão melhorando os meios de informação sobre a Igreja da Ucrânia. Um grande abraço, Pe. Paulo e Pe. João, do amigo, Gilberto.

13/9/2005
15:58:40

Estou há alguns meses encantado com a teologia oriental. Fui vocacionado da igreja romana e estou dialogando com a igreja da Síria aqui em Recife-PE. Hoje sou casado e continuo vocacionado pelo sacerdócio. Realmente, este site nos abre profundamente a cabeça para as Igrejas Ortodoxas. Parabéns aos prezados senhores pelo excelente trabalho!

13/9/2005
19:44:21

Sou Cristão e muito interessado pelos assuntos. Considero-me um discípulo de Cristo

14/9/2005
09:45:55

Parabéns pelas belíssimas ícones. Onde posso obter mais ícones ortodoxas? Deus seja louvado pelo belíssimo site. Em Cristo, Pe. Wladimir só Deus.

14/9/2005
19:26:39

Parabéns pela maneira de expressar o conteúdo no site. Muito fácil de acessar, bonito e muito objetivo. Também as figuras usadas para ilustrar os temas foram muito bem escolhidas, pois logo chama a atenção de quem visita o site.

14/9/2005
23:23:57

Que Deus, Rico em Misericórdia, acolha a alma de S. Excia. Revma. Dom Alexander, verdadeiro missionário da Ortodoxia em terras luso-hispânicas. Homem de visão, evangelizou e divulgou a fé e os ensinamentos da Igreja Ortodoxa através de seu site, muito recorrido e procurado por nós, internautas. Que seu trabalho continue, e que nós, cristãos ainda neste mundo, recebamos dele, agora, a proteção celestial. Que sua memória seja eterna! Luis Prantos - São Paulo.

15/9/2005
00:52:09

Li com pesar a noticia do falecimento do Bispo Alexander Mileant, que muito contribuiu para a divulgação da fé cristã ortodoxa na América do Sul. Isto de modo particular pela Internet. Espero que como justo tributo este site venha a ter também uma página da Igreja Ortodoxa Russa na Diáspora. Eterna seja a memória do Bispo Alexander Mileant. Mauricio - Blumenau - SC.

19/9/2005
18:45:49

Primeiro, parabéns pelo site. Segundo, tenho um ícone e gostaria de saber maiores informações sobre ele. Gostaria também de enviar uma foto para vocês que entendem do assunto.

22/9/2005
09:04:36

Onde posso encontrar, na Internet, informações sobre as crenças, dogmas, etc. da Igreja Ortodoxa? Estou muito interessado. Obrigado, Ricardo. Juiz de Fora - MG.

[...]

23:03:48

Olá irmãos ortodoxos (ou não). Estou mais uma vez aqui visitando este site maravilhoso que fala da nossa santa e amada Igreja Ortodoxa. Fiquei muito contente em participar de uma missa (em português) na paróquia que estou começando a freqüentar aqui em São Gonçalo-RJ. O incenso, a liturgia em si, a Eucaristia, a veneração da Santa Cruz, como é bom um lugar sereno, no silêncio de DEUS. Vou ser um divulgador da nossa Igreja aqui no RJ. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo! Deus abençoe a todos. Visite uma igreja ortodoxa, veja a diferença. Abraços. Alberto-RJ.

24/9/2005
19:24:00

Adorei este site porque, quando entrei nele, estava precisando ficar um pouco mais perto de Deus e dos seus ensinamentos. Parabenizo a todos e que Deus esteja em cada um de nossos corações.

26/9/2005
17:02:05

Queridos irmãos, paz de Cristo! Este site é uma bênção para todos os cristãos. Todos os dias eu e minha família entramos nele... Parabéns! E assim a gente vai vivendo o mandamento de Jesus QUE TODOS SEJAM UM!!! Um abraço de carinho e amor fraternal, URBANO MEDEIROS (MAESTRO).

26/9/2005
17:04:55

Olá! Eu estudei muito sobre a Igreja Ortodoxa e outras e já visitei a igreja de São Gregório o Iluminador, que é Armênia e de liturgia Armênia. Li tudo e concordo com suas explicações, e passei a amar a santa Igreja Ortodoxa. Eu gostaria de conhecer melhor e participar de uma comunidade ortodoxa. Mas gostaria de saber onde fica a comunidade católica ortodoxa em São Paulo - Capital? Felipe Wanderley de Carvalho e-mail: wanderleydecarvalho@yahoo.com.br

26/9/2005
19:19:14

Sou católico apostólico romano, sei que há pouca diferença entre as duas igrejas irmãs; Paulo diz que a igreja não é dele, nem de Cefas, nem de Apolo e sim do nosso Senhor Jesus. O ritual da missa quase não tem diferença, mais a pergunta é essa? quando Lutero rebelou-se com a igreja, deixou para traz tudo o que tinham lhe ensinado. Da Bíblia tirou 07 livros, não sei em relação a Nossa Senhora, a mãe de Jesus, que os protestantes dizem que ela não é mais virgem e teve filhos carnais com José. Falam que nós adoramos os santos "por causa da imagens". Até que ponto a Igreja que vem desde o ano 33, suporta essas heresias: falam que o centro da Bíblia é o salmo 118,8, pois se baseiam no livro de Isaías que são 66 capítulos. No mais só tenho a louvar a Deus por estar em sintonia com os irmãos católicos ortodoxos. Amém.

27/9/2005
18:17:27

Salve!!! Parabéns pelo brilhante trabalho neste meio. Deus seja louvado por tudo isso. Assim vocês não somente estão divulgando as riquezas da Igreja Ortodoxa, mas de toda a Igreja Oriental. Parabéns. Pe. Metodio, OSBM.

28/9/2005
18:32:18

Caros irmãos, Ao criar, expressando sua satisfação, Deus se alegrava e via que tudo era bom. Depois que criou o homem, viu que tudo era muito bom. cada vez que entro neste site, sou tentado a plagiar o elogio divino. Não o farei ainda, pois sei que que é um site que se aperfeiçoa a cada etapa,e que nos surpreende. Por isso, hoje, apenas agradeço pelo esforço e dedicação empenhados neste trabalho de evangelização. Continuem assim. Armando Freitas de Bragança - RJ

29/9/2005
13:14:22

Onde eu posso achar mp3 do canto bizantino e gregoriano? med_martin@oi.com.br . Roberto

29/9/2005
19:15:47

Igreja é Cristo no meio de nós. Após 50 dias, dia de Pentecostes em que o Espírito Santo desceu para 120 pessoas, isto é, para todas as nações, seja do Oriente ou do Ocidente, veio para toda criatura. Como Ele disse, ide pelo mundo afora batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, católicos ortodoxos e católicos romanos, devem estar mais unidos, pois que as seitas estão se proliferando, haja visto não ter dirigente espiritual, que vem desde o tempo de Lutero, causador maior dessa divisão. Não quero entrar no bojo da questão do cisma de 1054, questão dos concílios, questão papal. O que nos vale é a integração das igrejas-irmãs, e trazer de volta os irmãos separados, visto que; até a bíblia alteraram, retirando os 07 livros, não acatando os livros dos judeus da dispersão. Não aceitam a virgindade da Mãe do nosso SENHOR, não aceitam os santos, mas, que Deus nos una cada vez mais, como disse Jesus no livro de João 17, "... que todos sejam um".

29/9/2005
19:35:27

Pe. André e Pe. Pavlos, parabéns pelo site! Está muito lindo, adorei o som que nos é transmitido e, assim, me sinto ainda mais presente na Fé Ortodoxa. A cada dia me sinto ainda mais uma cristã ortodoxa. Abraços Polyana - Comunidade Ortodoxa São João - São José.

1/10/2005
09:02:15

Venho expressar minha felicidade por ser um cristão ortodoxo. Venho de uma geração de família ortodoxa, mas nunca fui alguém interessado em me aprofundar na História da Igreja, com suas doutrinas, dogmas,etc. Como acontecem com muitos era ortodoxo por cultura. Depois que o ECCLESIA fez parte de meu cotidiano, deixei de lado a comodidade e passei e ser um ortodoxo não mais por pura etnia e cultura, mas por adesão pessoal e convicta. Sei que muitos, aqui no Brasil, nos acusam de ser "sectários", "separados", pois, pelo menos na teoria, se dizem professar e experienciar a fé católica da Igreja de Roma. Hoje, tenho material suficiente para me defender dessas tolices, pois um ortodoxo antes de tudo, é um cristão católico e apostólico, mesmo de sua sé não esteja em Roma, pois nossa fé e historicidade ultrapassam fronteiras. Será que ser "sectário" é guardar a fé recebida dos apóstolos, de maneira incólume, sem mudar ou transformá-la para atender objetivos humanos? Será que ser "separado" é venerar os Santos Mártires do cristianismo primitivo e moderno, com devoção e respeito? Será que ser "sectário" é venerar a Mãe de Deus, a "Theotokos", com amor filial, e a ela prestar as homenagens mais sublimes que o coração humano possa fazer? Será que ser "sectário" é se preparar antes com orações e jejuns à cada Eucaristia que se recebe, tamanho é o respeito pelo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo? Descobri que as devoções aos santos ícones e os "kyrie eleison" rezados me fizeram não um sectário, mas um cristão ortodoxo, e assim quero permanecer sendo eternamente. Pedro Filipo Antares - S.P

2/10/2005
15:37:55

Venho parabenizar este site, pois gosto muito das informações que ele nos esclarece. Que Deus abençoe a todos Xavier. São Paulo.

3/10/2005
00:10:55

Paz e Bem caríssimos amigos! Sou católico romano, bacharel e licenciado em filo, e apreciador dos místicos. Meu primeiro contato com a espiritualidade Ortodoxa se deu através deste site. Através de minhas leituras de Raniero Cantalamessa, é que fui levado a pesquisar sobre a espiritualidade ortodoxa. Meu interesse é pesquisar como a Santíssima Trindade é vista pela teologia da Igreja ocidental e da oriental, o Espírito Santo de modo especial. Além de verificar a apropriação do mistério da vida divina, trinitária, na vida do fiel cristão tanto na vida sacramental quanto espiritual. Recomendo a todos os cristãos católicos romanos que visitem esse site. Sem perder a nossa identidade nós podemos muito aprender com a riqueza, por exemplo, dos símbolos e, sobretudo, com a realidade que emerge destes significados. Gostaria de receber, se possível e se houver é claro, uma lista bibliográfica de livros de teólogos ortodoxos que estão publicados no Brasil. Saudações e congratulações. Atenciosamente, Prof. Marcos Érico de Araújo Silva (marcos_erico@yahoo.com.br )

3/10/2005
11:02:14

A riqueza da Igreja Oriental é para a construção da sociedade toda, seja qual for a posição no hemisfério ou no credo. Thiago Augusto, Cônego Regular de Santo Agostinho.

3/10/2005
23:43:31

Adorei este site, apesar de não ter visto cem por cento, mas devagar eu abro todas. Queria uma ajuda: se alguém souber se em Curitiba-PR, tem alguma Igreja de São Cosme e Damião. Agradeço de coração a quem puder informar. arkishan@pop.com.br. Nelson.

4/10/2005
18:01:47

Como leigo católico romano, do Nordeste do Brasil. Expresso minha admiração, meu carinho e minha comunhão com os irmãos ortodoxos. bem como teço altos elogios ao seu site: dinâmico, verdadeiro, bonito, excelente, esclarecedor, catequético e digno de nota. Parabéns! Que seja além da Palavra, o Cristo Eucarístico a nos consumar N'Ele, cada vez mais, nossa união e comunhão espiritual. Continuem assim! Sebastião Santana - Sebastião Catequista: sebastiaocatequista@yahoo.com.br

5/10/2005
10:24:30

Onde posso encontrar canto bizantino e gregoriano? Até o momento só achei em um site da Rússia, por sinal, maravilhoso mesmo; uma missa completa com cantos muito lindos. Se alguém puder me dizer, ou quiser trocar, eu tenho alguns também.... med_martin@oi.com.br

6/10/2005
06:46:42

Gostaria de saber se os sacramentos da Igreja ortodoxa são válidos e reconhecidos pela Igreja Católica Apostólica Romana. Seja qual for a Igreja Ortodoxa, pois aqui em são S. Paulo tem vários segmentos. Gostaria de entender esta divisão. Grato. Meu e-mail gonlucio@bol.com.br . Lucio - S.Paulo

6/10/2005
09:09:09

Achei esse site muito completo, e sabia que a igreja de São Jorge, no centro de Belo Horizonte, não era propriamente católica, apesar de ninguém saber dar informações sobre ela. Parabéns pela organização da lista com todos os templos ortodoxos do Brasil e do mundo! Marcel Freitas - Belo Horizonte

7/10/2005
08:41:20

Amados irmãos, votos de paz e bem! Gostaria imensamente de partilhar minha música em CD (gratuitamente) com vocês. Há muitos anos que pesquiso a música oriental-cristã. Contatos por carta (correios) MAESTRO URBANO MEDEIROS C.P: 170 35660-970 PARÁ DE MINAS - MG - BRASIL p.s: peço orações pela minha saúde!

11/10/2005
12:59:53

Gostei muito e li com muito respeito. Gostaria de ter um contato mas afetivo com esta Tradição.

12/10/2005
08:45:04

Que Maria Santíssima, tão amada e venerada pela Igreja Ortodoxa, e que, aqui no Brasil, com seu rosto de cor peculiar, tão igualmente amada, possa abençoar e proteger todos os cristãos de nosso País, neste dia em que a veneramos como Padroeira deste solo.Que o amor à Mãe de Deus possa nos fazer mais unidos em Jesus Cristo, Cabeça da Igreja Indivisa, Seu Corpo Místico. Luis Acácio - Petrópolis - RJ.

13/10/2005
23:42:04

Caros irmãos em XC. Eu, Acácio, e Pedro Ravazzano somos integrantes da primeira Missão Ortodoxa em nossa cidade, Salvador - Bahia. Portanto, caso haja alguém do Grupo que resida em Salvador ou no interior baiano que tenha interesse mais aprofundado pela Igreja Ortodoxa ou desejosos de conversão, enviem e-mails para gan_raphael@yahoo.com.br  ou peuravazzano@hotmail.com . Abraços em XC. Acácio

14/10/2005
09:43:35

Toda mensagem fielmente vindo da Palavra de Deus é imprescindível na vida do ser humano...

16/10/2005
19:10:09

O site ECCLESIA é o melhor site sobre Igreja Ortodoxa que eu já encontrei na Internet (em português). A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês! Renato Batista Magrini.

16/10/2005
22:56:56

Alô amigos e irmãos em Cristo. Sou católico romano e gostei muito deste site sobre a Igreja Ortodoxa. Se seguimos a mesma doutrina, porque então não fazermos um esforço para nos unirmos cada vez mais, pois juntos, teremos mais força para evangelizar esta doutrina maravilhosa que é a fé Cristã católica. Acho muito interessante suas divulgações. Um abraço. Rubens - Marília - SP.

17/10/2005
09:49:29

Parabéns pelo site! Gostaria de saber sobre a Igreja Romena e Maronita e Oriental Sugiro ser colocado item de busca no site.

17/10/2005
18:00:46

Estava eu procurando a explicação do ícone de Santo inácio de Antioquia... então encontrei suas maravilhosas páginas. Obrigado. Pe. Luciano adversi.

18/10/2005
00:43:40

Rev. Pe. André! Este site esta cada vez melhor! Aqui no outro lado do mundo estamos iniciando um trabalho ortodoxo. A comunidade da ROCOR aqui, está ansiosa para juntar-se com o Patriarcado de Moscou. Que o trabalho missionário seja sempre abençoado! Rostislav Petrovsky - Auckland-NZ

18/10/2005
10:17:24

Sabe, minha mãe já foi católica... não que eu seja contra vocês, mas hoje, com a experiência que adquiri, após anos de estudo da bíblia, estou convencendo-me de que muitas coisas da igreja católica não estão de acordo com a bíblia.... respondam-me... estou em dúvida!!!! Israel, servo de Deus.

18/10/2005
12:43:23

Parabéns aos criadores do site, um ótimo espaço pra a propagação da fé católica, seja ela Ortodoxa ou Romana... O que precisamos é estarmos mais unidos em Cristo Jesus, e no amor de sua mãe, Maria! O que eu mais gostei foi da iconografia, é perfeito, cada imagem é como um ícone de computador, que o liga a Deus! Tudo pela unidade, entre Apostólicos Romanos e Ortodoxos; pela unidade entre Católicos e Protestantes; pela unidade entre cristãos, judeus, hinduístas, budistas, maometanos, e todos os demais homens de Boa fé!

18/10/2005
22:23:27

Sou católico e desejo muito e rezo pela unidade entre a Igreja Católica e Igreja Ortodoxa. Por favor, trabalhem muito pela unidade, com humildade e amor. Será um dia glorioso para Deus e para a Sua Igreja aquele em que juntos, ao redor de um único altar, possamos elevar juntos o Pão e o Vinho consagrados. Mauricio Ragazzo.

20/10/2005
19:40:22

Olá, que a graça de Deus esteja com todos! Gostei muito desse programa, vou passar para outras pessoas. Desde já agradeço e, aproveitando a oportunidade, venho solicitar a história, cânticos, orações, Igrejas, mensagens de São Lucas, uma vez que a comunidade que eu participo temos como padroeiro este santo. Por isso, gostaria de saber da sua vida... E-mail: parede25@hotmail.com  Diniz Cascia dos Santos Filho Coordenador da Comunidade.

22/10/2005
21:18:27

Parabenizo pelo site. Como fiel ortodoxo da Paróquia da Santíssima Trindade, Aldeia-Camaragibe/PE - Diocese sérvia do Leste da América, só me resta orar por tudo e por todos. Que este trabalho evangelizador seja cada vez mais abençoado por Deus, sob o patrocínio de Maria. José Edson Ferreira de Barros Recife/PE

23/10/2005
20:05:50

Estimado Padre André, ao navegar pelo site ecclesia, encontrei um texto sobre a concepção ortodoxa de Pentarquia, que muito apreciei, tendo-a reescrito de uma forma mais clara (com todo o respeito a seu autor e salvo oportuno juízo), bem como acrescentando-lhe o famoso Cânon 34 das Regras Apostólicas, muito apreciado nos meios ortodoxos e recentemente citado pelo Arcebispo Zizoulas, de Bérgamo, por ocasião da retomada do diálogo teológico com a Igreja Romano-Católica. Eis como segue>>: [...]

24/10/2005
10:24:00

Gostaria de saber porque São Pedro é associado à chuva? Jose Alfredo Quintanilha jaquintanilha@hotmail.com

24/10/2005
22:45:04

Boa noite a todos, a paz dos senhor Jesus! Gostaria de saber mais sobre a diferença entre os 10 mandamentos na igreja ortodoxa e na católica [romana]. Fiquem todos na santa paz do Senhor. Obs.: Existe uma Igreja Ortodoxa em Campinas, interior de São Paulo? Rodrigo - rodrigo21thc@hotmail.com

25/10/2005
22:57:43

Queridos irmãos ortodoxos, convido-os a visitarem minha comunidade no site www.clubao.com, procurar: católicos ortodoxos. Podem opinar, passar mensagens etc. Abraços a todos. Alberto-RJ

27/10/2005
10:55:59

Sou estudante do curso de História em Porto Alegre / RS e fiquei feliz ao saber que existe um site que fala sobre a Igreja Ortodoxa. Minha mãe é polonesa de Varsóvia, tem 69 anos e me ensinou a gostar de meus antepassados. Mas, confesso que sei pouco, pois eles vieram para o Brasil em 1938, ficando então sem contato com seus parentes. Gostaria de saber se há em seus registros alguém com sobrenome Zinczuk? Se for encontrado ou se souberem de outro site onde pudesse achar notícias de meus familiares, por favor, enviem para zinczuk@ibest.com.br . Gostaria de manter contato. Obrigado. Meu nome é Gabriel Zinczuk Barruffe.

27/10/2005
17:11:31

Gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa do site, bastante interessante. Verifiquei entre os colaboradores alguém com o sobrenome BAHNIUK, minha família é Bahniuk, moro em SC mas meu avô veio da Ucrânia. Caso alguém tenha conhecimento de alguém com o mesmo sobrenome, por favor me informe. marcelle.saude@terra.com.br / eriel.bahniuk@terra.com.br

27/10/2005
21:57:58

A Paz de Cristo! Sou do Paraná, gostei muito do site e estou conhecendo um pouco sobre os Ícones. Gostaria de conhecer os significados de cada Ícone, se for possível, e mandem informações... Parabéns pelo vosso trabalho... Meu endereço é edertsantana@hotmail.com . Eder Tadeu

28/10/2005
10:41:36

Paz em Cristo! Achei muito importante este site com informações sobre a igreja Ortodoxa, já que no Brasil temos pouca informação a respeito. Gostaria muito que me fosse indicado algum livro a respeito da espiritualidade, catequese e, enfim, tudo a respeito da Igreja Ortodoxa. Sem mais Ilton Elcio de Lima. E-mail: iltonlima1@hotmail.com . Paz e Bem!

28/10/2005
19:38:14

Queridos irmãos, somos de uma comunidade no Rio de Janeiro. Nossa comunidade é muito humilde mas temos a bravura de lutar sempre para manter uma boa obra de DEUS. Comunidade Ortodoxa São Pedro e São Paulo. Nosso padre Jose Luis nos ajuda muito nesta caminhada. F. 9629-0472 - Fernando. Um grande abraço. JESUS CRISTO, ONTEM, HOJE E SEMPRE!.

29/10/2005
16:00:17

Gostaria de saber melhor as diferenças entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana. victor.virginia@ig.com.br

31/10/2005
14:39:50

Sou católico romano e estou fascinado pela Igreja Ortodoxa. É tudo muito lindo!

2/11/2005
12:35:44

Sou católico romano, mas sempre gostei da Igreja Ortodoxa. Nunca tive a oportunidade de participar de uma celebração, mas gostaria, não só participar, mas tornar-me um convertido para a Igreja Ortodoxa. Gostaria de saber porque vocês não fazem missões na Bahia? marcoscamacua@ig.com

2/11/2005
14:02:33

Eu queria saber sobre o livro São Domingo. E, parabéns pelo belo site tão gostoso de se acessar. Tenha certeza de que entrarei muitas outras vezes. Um abraço. Cristina.

2/11/2005
15:46:00

Parabéns pelo site. Atende a todas as expectativas. Nilson Rio Claro - (SP) Brasil

3/11/2005
11:29:36

Olá, amigos! esta página é um ótimo trabalho. Parabéns padre João ou diria, André. Seu amigo Gilberto.

6/11/2005
13:14:19

Gostei dos cânticos (principalmente) e de todos os itens do site. Aprendi muita coisa! Obrigada, que Deus abençoe sempre. Luzinete (São Miguel Paulista - SP) luznunes@gmail.com

6/11/2005
16:23:48

Olá! Meu nome é Rafael e sou católico romano. Sou um ex-seminarista e um apaixonado pela liturgia ortodoxa como pela liturgia romana, e o site tem me ajudado muito no meu mergulho nesse novo rumo... Gostaria de aprender mais sobre as igrejas ortodoxas por favor me ajudem...!!! Obrigado! Rio, 06/11/2005. Rafael Ribeiro rrn20@hotmail.com

7/11/2005
23:25:06

Como católico apostólico romano, estudante de teologia, sinto uma imensa alegria em poder visitar tão agradável site e descobrir quanta riqueza emana da graça com Nosso Senhor Jesus Cristo inunda nossos corações; como pontifica o Salmo 117, o Senhor é o Senhor de todas as nações, que a Sua Palavra, pela graça de Seu Filho em união com o Espírito Santo, nos ilumine a todos, hoje e sempre.

7/11/2005
23:27:17

Muito bom, uma verdadeira aula de teologia para um bom católico apostólico romano.

8/11/2005
02:30:48

Glorificado seja o Nome do Senhor Jesus por estarmos aqui. Tudo a Ele, somente por Ele. Não há outro deus senão o nosso Deus Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra. Que um dia, Ele virá certamente buscar a sua noiva imaculada, sem defeitos, purificada e lavada pelo sangue do Cordeiro. Todos prostrarão diante de Sua soberania e glória.

10/11/2005
17:52:12

Parabéns aos organizadores e mantenedores deste site tão necessário para a Igreja presente no Brasil. Muitos bebem desta fonte de conhecimento sobre a organização, história, hierarquia, tradição e costumes da Igreja Ortodoxa, sejamos nós católicos, ortodoxos, evangélicos, budistas, etc. Obrigado a todos. Luis Fernando Araújo Sintra de Almeida - UFSC - Florianópolis (SC).

11/11/2005
09:02:22

O site esta muito bom.... Wallace - SP

13/11/2005
11:45:58

Sou ortodoxo de batismo e convicção e gostei muito desse site. Mas sou ortodoxo, não católico ortodoxo, apesar de respeitar e até venerar santos católicos! Por que as igrejas de São Paulo estão fora do contexto deste site, digo, as igrejas dos imigrantes russos, a igreja do exílio. A igreja da Romênia é autocéfala ortodoxa??? Atenciosamente, Nikolau - E-mail dauphine27@hotmail.co

15/11/2005
18:01:38

Parabéns pelo site, através do qual pude conhecer um pouco mais e, especialmente, sobre as igrejas cristãs, além da romana (faço curso de teologia para leigos) e estamos estudando sobre ecumenismo. Obrigado

16/11/2005
16:01:15

Meu nome é Marcelo Ribas, sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Procurando sobre a vida de Santo Antão, também passei pelo site da Igreja Ortodoxa. Sou católico apostólico romano e acredito que há um Cristo indiferente às igrejas e religiões. Como foi citado no novo testamento em Efésios, cap 4 versículos de 1 a 6, somos filhos do mesmo batismo que é Jesus Cristo. Abraço a todos.

16/11/2005
18:38:57

Gostaríamos de encontrar os 4 evangelistas. Não foi possível, mas a visita a esta página trouxe grande satisfação. Muito obrigado e que Deus abençoe. Pe. Cícero Dione - Salvador, 16 de novembro de 2005.

17/11/2005
15:56:45

Sou católico apostólico romano e encontrei informações interessantes sobre espiritualidade e fé neste site que, além de um ótimo conteúdo, possui excelente visual que nos remete às antigas catedrais. Parabéns. J.C.P.A.

17/11/2005
16:27:16

Sou vocacionado da Igreja Ortodoxa Bielo-Russa Eslava e estudo muito pelo site. Obrigado. Ricardo - MG

18/11/2005
22:43:47

A cultura ucraniana é rica e bela, porém, é preciso que os descendentes deste povo maravilhoso aprendam a valorizar seus antepassados e sintam orgulho em divulgar seus usos e costumes.

22/11/2005
23:33:00

Estão de parabéns a equipe que organizou este site, pois o conteúdo está de bom tamanho para pesquisas de auto nível, ou seja, de cunho universitário. Mais uma vez parabéns. Ass: Silvestre. De Maceió, Alagoas o paraíso das belas praias.

24/11/2005
01:18:51

O site é lindo! Parabéns! Estou muito emocionada com tudo que li sobre São Nicolau. Fátima Pinto.

25/11/2005
10:28:20

O site está ótimo. Gostaria de ver, no Sul do Brasil, a cultura resgatada com maior força. Em Itaiópolis, Papanduva e outras cidades de Santa Catarina, cidades onde há grande número de ucranianos (chamamos ucraínos), perdeu muito da sua identidade. Quase ninguém fala a língua, que não é repassada ás crianças. Em todo o estado, a dança típica aparece em uma ou outra cidade. A pintura dos ovos, somente as senhoras mais antigas sabem fazer, e os novos não aprendem com as avós/tias, etc. Acho lamentável, pois a cultura alemã se faz muito mais presente em todo o Sul, embora as duas culturas pudessem ter a mesma força. Gostaria de estar sempre recebendo informações sobre eventos, festas típicas e outros, se possível. Auristela Bauer Kolenez auristelabk@brturbo.com.br

26/11/2005
22:28:30

Sou católico apostólico romano, ex-frater e quero parabenizar a todos os irmãos cristãos ortodoxos pelo belo site desenvolvido que leva a boa mensagem cristã a todos os necessitados. Sinto uma imensa vontade em poder participar da tão agradável liturgia ortodoxa e vivenciar a riqueza e o encontro com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo que inunda os corações. Gostaria de ser padre ortodoxo, alguém poderia me ajudar? Sou coordenador pedagógico, tenho duas faculdades, pós-graduação e parte de Mestrado. Copiei os cânticos em MP3 que existem no site e, hoje, passei escutando essas grandes músicas de elevação que nos levam a Deus Pai. Com certeza aprendi muita coisa. Que o Espírito de Deus ilumine a todos, hoje e sempre! Um grande abraço. idalcir@estadao.com.br

27/11/2005
02:24:14

Sou um grande admirador da Igreja Ortodoxa Grega e do Patriarcado Ecumênico em particular. Infelizmente, em minha cidade, não existe, ao menos, uma paróquia ortodoxa em onde possa freqüentar os cultos religiosos, porém, o Senhor, um dia, haverá de prover-nos com esta benção. Felicitações a todos os cristãos ortodoxos que nos lêem.

29/11/2005
10:06:14

Meu nome é Athos, sou de São José dos Campos - SP. Um dia estava vendo um livro de geografia (Atlas), e vi na Grécia o Monte Athos. Fiquei muito curioso em conhecer um pouco mais sobre o lugar, só que esperava que houvesse fotos do lugar, mais gostei muito de saber um pouco mais sobre a história do Monte Athos. Tchau.... abraços.

19/12/2005
00:36:42

Olá sou Católico romano, sou frade da Ordem do Carmo e tenho uma especial devoção ao rito oriental, é de total transcendência. Por isto gostaria de entrar em contato com um dos participantes deste rito mande-me email: zeandro@hotmail.com Espero ansioso.

29/11/2005
13:09:45

Tenho dificuldades em encontrar material sobre a Igreja Ortodoxa, como livros, textos etc. Esse site traz material rico, vasto e profundo para o estudo e entendimento da Ortodoxia. Sem falar que é confiável, inclusive porque recebe muitas referências entre os ortodoxos Muito bom, muito bom mesmo! É a minha referência sobre a Igreja Ortodoxa.

4/12/2005
15:30:19

Gostaria de saber o site do mosteiro de São Bento na Capital Paulista. Gostaria de passar e-mail aos monges, pois meu marido tem dois primos que fazem parte de mosteiro e nós não os vemos a mais de dois anos. Obrigado desde já. Meu e-mail é: janainacarmo@pop.com.br  Por favor, quem souber o site ou e-mail dos monges me respondam. Janaina.

4/12/2005
20:14:24

Maravilhoso! Estava procurando aquelas imagens da bíblia e não encontrei. Fico emocionada com aquela do Horto das oliveiras, onde Ele orou ao Pai. Não encontrei, mas valeu, muito mesmo. Maria Zélia Pelozzi / Campinas - SP.

5/12/2005
09:46:09

Bom dia amigos! Meu nome é Gilmar Gonçalves, sou de Porto Alegre - RS. Vi uma reportagem sobre o belo trabalho de decoração em ovos de avestruz feito pela sua comunidade. Gostaria de saber como posso adquirir uma destas obras de arte, pois quero colocar em destaque na minha casa. Tenho um amigo que mora em Curitiba, funcionário da Varig, que poderá pegar para mim. Aguardo o seu contato com muita ansiedade. Atenciosamente, Gilmar Gonçalves / e-mail: ggoncalves@goodcard.com.br  Tel.: 51 32286140

5/12/2005
17:11:54

A cada visita a página Ecclesia, fico mais grata a Deus pela maravilha de sabedoria que nos instrui a cada dia. Aprendi a consultar este site com o professor Felipe Aquino. Como está rico em artigos e ensinamentos sobre nossa fé católica. Parabéns! Com carinho. Tânia Maria Zaine de Oliveira Diamantino - Barretos/SP

7/12/2005
09:16:25

Olá! Gostaria de parabenizá-los pelo bom site da Igreja Ortodoxa. Creio que seja o melhor em língua portuguesa. Sou seminarista da Igreja latina e gosto muito da iconografia da Igreja Grega. Um grande abraço a todos. Victor.

8/12/2005
01:10:34

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Uma riqueza inestimável este site. Parabéns! arnaldo.salles@ufrj.com

8/12/2005
21:47:29

PAZ E BEM! Achei fantástico o site com fotos, textos, explicações didáticas e super interessante sobre a IGREJA ORTODOXA que, para mim, pouco sabia sobre ela. Gostei de um texto que fala de São João do Apóstolo Virgem, linguagem esta nunca ouvida por mim, achei muito bom! parabéns pelo site e gostaria de receber mais noticias sobre a Igreja em meu e-mail: maseze12@zipmail.com.br  Sou de Jaú / SP um abraço - MARCO ANTONIO professor de História

9/12/2005
16:52:34

Gostaria de saber se hoje o cisma ainda faz efeitos.Se existem conflitos e desunião entre as duas igrejas.

9/12/2005
22:32:25

Um dos sites mais esclarecedores sobre o assunto, extremamente interessante. A. Bandeira Porto Alegre - RS

10/12/2005
12:57:27

Caros amigos, Paz! Meu nome é Fábio, e participo da Comunidade Russa do Ipiranga, da qual sou acólito. Gostaria de entrar em contato com a Colônia Sérvia de São Paulo, de modo especial, com o Sr. Slavako Kondic responsável pela Comunidade "Synaxis dos Santos Sérvios". Procurei-a no Brás mas, ao que parece, se mudou. Para contato, tel.: (015) 9722-2962; fabioswagner@ig.com.br .desde já lhes agradeço, Fábio.

10/12/2005
13:10:19

Caros amigos, Paz! Convido-lhes a virem conhecer e a participar da Divina Liturgia na Capela Russa Católica da Anunciação - rito bizantino-eslavo (Rua dos Sorocabanos, 150, Ipiranga - São Paulo/SP), próxima ao Monumento da Independência. No momento, estamos apenas com uma Divina Liturgia por mês, aos 1°s. domingos às 10h00; geralmente após a "Missa" há uma refeição partilhada. Para confirmar ligue para D. Ludmila: (011) 5666-8997. Um forte abraço, seu irmão em Xpto., Fábio fabioswagner@ig.com.br

10/12/2005
13:31:17

Paz a todos! É com alegria, que lhes informo que "Sua Santidade o Papa Shenuda III", Patriarca Copta Ortodoxo da "Grande Cidade de Alexandria", virá a São Paulo consagrar a igreja copta ortodoxa de São Marcos (Rua São Borja 201-Jabaquara, São Paulo/SP, próxima ao Metrô Jabaquara), além de ordenar alguns diáconos. Isso se dará nos dias 11 e 12/2/2006; Depois, o Papa Shenuda III irá a Bolívia. A Divina Liturgia em rito Copta (alexandrino) são celebradas às Quartas-feiras, às 18h30. E, aos Domingos, iniciando com a "Oração do Incenso"- um ofício litúrgico solene, às 8h00. Informações com o Pe. Aghason - (monge copta), tel.: (011) 5588-3672. Um forte abraço, Fábio.

10/12/2005
13:31:49

Copiei e colei a seguinte mensagem, pois também é minha dúvida. Date: 9/12/2005 / Time: 16:52:34 / Remote User: / Comentários 590: Gostaria de saber se hoje o cisma ainda faz efeitos. Se existem conflitos e desunião entre as duas igrejas. Irineu itg@ig.com.br

11/12/2005
23:33:56

Boa noite! Gostaria de saber endereços da Igreja Católica Ortodoxa aqui em São Paulo, especialmente na Zona Leste, vocês poderiam me enviar... Obrigada, Daniela.capelli@pop.com.br

12/12/2005
10:05:00

Gostaria de me converter, como, faço? Qual igreja existe em Belo Horizonte? graficapiresbh@aol.com  Rodolfo Pires

16/12/2005
15:55:19

Muito bom o site, entretanto, não vi o nome e nem ser mencionado o Bispo Mikael Chehade, que foi o primeiro a chegar ao Brasil e construir a catedral; por que não é mencionado?

17/12/2005
12:47:01

Hola. Soy Cristiano y gracias a Dios, ortodoxo. El conocimiento de la Iglesia Ortodoxa en Merida Yucatàn México, ha cambiado mi vida y he encontrado la felicidad y la verdad en mi fe en Cristo, y escribo estas lineas para poder tener contactos con otros hermanos. Mi nombre es Jose tello 40 años. jmtello@aol.com  Gracias, Dios les bendiga!

17/12/2005
17:45:37

Tenho acompanhado os encontros que o Papa Bento XVI tem feito com os lideres de igrejas. Recentemente reuniu-se com o líder da igreja luterana tratando de assuntos que levam a unidade de fé, (justificação pela fé) logo depois o bispo da igreja metodista ratificou o pacto de união. Gostaria de saber como seria tratado o assunto com a igreja adventista, uma vez que guarda o sábado, haverá possibilidade de união com os adventistas? Maique Rolim - Curitiba-Pr.

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas