Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos

Livro de Visitas

12/4/2006
10:29:32

Estou muitíssimo feliz em haver encontrado farto material sobre a Igreja Ortodoxa neste site. Gostaria de saber se existe a possibilidade de conseguir arquivos com alguns dos responsos mais utilizados, cantados em português, pois reconheço que fazem parte de uma tradição cristã milenar e que é possível resgatá-los a fim de aprimorar o movimento de convergência litúrgica em direção às nossas raízes pré-confessionais. Fico grato se alguém puder me ajudar.

13/4/2006
00:57:58

Olá, caros irmãos e irmãs em Cristo! Meu nome é Ronnan, moro em Recife - PE e gostaria de deixar uma mensagem de paz e soberanidade para os irmãos ortodoxos que cultivam esta Igreja tão bonita e tão espiritualizada que é a Católica Ortodoxa, Grega ou Russa. Que Deus os abençoe, irmãos, e que a Virgem lhes acompanhe. Com um forte abraço, deste católico-romano. Feliz Páscoa!

14/4/2006
12:02:00

Olá irmãos, PAZ E BEM! Gostaria de saber mais informações sobre o Akathistos. Há aproximadamente dois anos recebi uma partitura do Pe. José Mário daqui de Natal (RN). Acrescentei um pequeno arranjo instrumental para flauta, oboé, violino, violoncelo e piano (teclado). O Pe. José Mário presidiu a cerimônia e tocamos e cantamos na Igreja do Bom Jesus das Dores. Estamos pensando em gravar um CD com o Akathistos (cantado de pé). É realmente um belo culto de louvor à Santíssima Virgem. Por favor, nos ajudem a divulgar melhor e corretamente o Akathistos. Parabéns pelo site. Eugênio Lima de Souza NATAL/RN

14/4/2006
20:49:19

A Paz de Cristo esteja com meus irmãos ortodoxos! Oro para um dia estarmos todos num só rebanho, sob o único Pastor, Cristo Jesus. Maria nos conduza sempre ao coração de seu Filho Jesus. Shalom! Álvaro Amorim, Comunidade Católica Shalom, Fortaleza, Brasil - alvaroshalom@yahoo.com.br

14/4/2006
21:07:56

Cristo ressuscitou! Aleluia! Verdadeiramente ressuscitou! Domingo, dia 16, nós católicos romanos celebraremos a Páscoa. Os católicos ortodoxos a celebrarão no próximo Domingo, dia 23. Se as datas são diferentes, Cristo é o mesmo! Feliz e santa Páscoa a todos nós! Odilon Borges.

15/4/2006
18:59:41

Estive lendo a declaração oficial do Santo Sínodo da Grécia de 1.933, acerca da Maçonaria, tema sempre muito caro as Igrejas Cristãs em especial a Católica, que tem atacado veementemente a maçonaria. A grande desconfiança é pelo fato das Lojas "ACEITAREM" entre seus membros, cidadãos que professem qualquer religião. Não seria isto a verdadeira fraternidade? A maçonaria somente não aceita entre seus membros aqueles que se declarem Ateus. Todo homem tem que acreditar em um princípio criador " Deus" para que também acredite nele, na família, na sociedade na vida etc. Sou cristão e Maçom, e de maneira alguma isto interfere na minha fé e na filo maçônica. Amauri Valle Mestre Maçom Machadinho do Oeste - Rondônia

19/4/2006
14:27:56

"Cristo ressuscitou dos mortos, pela morte venceu a morte, e deu a vida aos que estão nos túmulos!" Queridos irmãos feliz Páscoa! .....Siéin dién', iegóje sotvorí Gospód', vozráduiemsia i vozveselímsia vón'! ... "Este é o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos nele!"... Todos nós brademos: Cristós anésti, alithós anésti!... Khristós voskrésie, voístinu voskrésie!..."Cristo ressucitou, verdadeiramente ressucitou!" Aleluia! Com o Senhor, ressuscitemos para uma vida nova, sob a melodia da Boa Nova pascal. Feliz Páscoa a todos, um abraço, Fábio S. Wagner.

21/4/2006
09:55:09

Este site é uma bênção!!! Lutemos com todo amor pela Unidade dos Cristãos. Ofereço meus sofrimentos e cruzes por esta causa. Sou músico sacro! Abraços e preces, Urbano Medeiros - C. P: 170 - CEP 35660-970 - Pará de Minas - MG.

21/4/2006
13:48:53

Quando oro pela unidade dos cristãos, oro para que haja "um só rebanho e Um Só Pastor". Sim, mas, o rebanho que eu entendo são TODOS os CRISTÃOS e o Pastor, Cristo, o Senhor. Por isso, faço minhas orações por todos os cristãos para que, embora na diversidade das denominações a que pertencem, membros da Igreja de Cristo, permaneçam unidos no Amor do Senhor. Abraços fraternais a todos! Nicolau Hneda nicklausmail@yahoo.com.br

21/4/2006
13:57:54

O amor de Deus Pai Onipotente possa abençoar aos queridos e amados no Senhor (os cristãos ortodoxos). Fico muito feliz por este site com tanto conteúdo enriquecedor, que nos alimenta com as coisas do alto. Já visitei a Catedral Metropolitano Ortodoxa Antioquina de São Paulo e Participei da Divina Liturgia que, para mim, foi algo esplendoroso, fiquei encantado com a liturgia e o cuidado com que os sacerdotes a celebram. Sou católico de rito antioquino (Igreja Siríaca Malankar Católica, que tem sua sede em Trivandum no Estado do Kerala na Índia. Nosso arcebispo maior é Sua Beatitude o Cardeal Patriarca Mor Moran Cirill Baselios - Arcebispo de Trivandum dos católicos malankares (Infelizmente no Brasil não temos paróquias de nosso rito). Resido em Itapecerica da Serra e freqüento o Santuário Diocesano de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia (Padre Alberto Gambarini) pertencemos a Diocese de Campo Limpo, cujo bispo é Dom Emílio Pignnoli. Fico muito triste por estarmos separados. Gostaria muito de ver nossas igrejas unidas para honrar o Nome de de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que o nosso Deus Onipotente possa nos unir ainda em sua única Igreja. Tenho 27 anos, espero viver o suficiente para presenciar este fato tão marcante para a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica que ele mesmo fundou com o seu total despojo para nos salvar e nos unir em uma só Igreja. Que Deus os abençoe abundantemente. Eric Mainoik [...]

21/4/2006
18:37:45

Feliz Páscoa aos irmãos ortodoxos! Que o Cristo Ressuscitado renove em nós o espírito da unidade verdadeira, da fraternidade, da paz! Xpucmoc Bockpec! Abraços. Nicolau Hneda - Curitiba - Pr

22/4/2006
12:30:26

Desejo a toda comunidade católica apostólica e ortodoxa uma Feliz Páscoa da Ressurreição. No próximo ano, por coincidência do calendários, nós católicos romanos celebraremos juntos com os católicos ortodoxos a Páscoa de Jesus ! Deus seja louvado ! Odilon Borges - Rio de Janeiro.

22/4/2006
23:38:21

SÃO JORGE, na elegância de seu cavalo branco, carregando o escudo da fé, milhares de fiéis se juntam em oração e fazem o coro da aleluia na alvorada que desperta a fé, de um santo que defendeu a fé, com a dignidade de um cavaleiro, que deu sua vida pela Fé de Jesus Cristo... São Jorge, tua vida foi um mistério, Nossa Senhora, fez um rosário de estrelas te dando de presente, pois ela sabia de tua missão, que era defender a fé de seu filho, e proteger a vida de seus perigos... Guerreiro da paz, amigo de quem te procura, de Nossa senhora, carregas a benção que em nome de Jesus, vás abrindo caminho com tua lança, para que nossos inimigos não nos alcancem... Cada vitória tua em nome da fé de Jesus Cristo é a lenda de uma verdade, que nos lembra de nossas lutas contra o e egoísmo, o orgulho e o medo do cotidiano. Temos em tua fé o escudo, para enfrentar os desafios de nosso destino... São Jorge, assim como venceste em tuas lutas, dá forças para nossas vidas, mostrando-nos o caminho da fé. Tu que trocaste a espada pela Cruz de Cristo, ferindo o dragão da mentira; deixaste tua fé como exemplo de amor a Jesus Cristo... São Jorge, no dia que entrei em tua capela, uma multidão ansiosa aguardava sua vez para depositar as flores que perfumam teu templo, deixando teu altar da fé, ornamentado com a beleza divina da devoção... São Jorge, em nome de Jesus e da santa lágrima milagrosa de Nossa Senhora, afaste-nos das armadilhas do inimigo, abre-nos o caminho da fé com teu escudo, leve nossos medos na garupa de teu ginete, que conhece o caminho da casa de Deus... Neste dia especial em que todo Universo se lembra do dia de tua vitória, a humanidade representada pela fé de tua devoção por nosso Senhor Jesus Cristo, agradece em oração pela misericórdia do teu amor, fazendo o dia amanhecer na alvorada colorida que explode em louvor a tua fé.... Rogério Miranda, poeta da paz poetadapazrj@yahoo.com.br  www.rogeriomiranda.prosaeverso.com

23/4/2006
01:49:35

Muito bonito... bem cuidado... Deus vos abençoe! Professor Rodrigo rodrigo.jacui@terra.com.br

23/4/2006
08:39:55

O site é muito importante para a união dos povos e uma visão ecumênica da religião. Sou um homem de pouca fé, mas me considero um humanista e um ser humano que cultiva uma religiosidade explícita. Pela paz entre os homens e o respeito a vida, tanto dos animais como dos vegetais. Leônidas Arruda.

25/4/2006
00:12:17

Sou anglicano e tenho muita curiosidade em conhecer os irmãos ortodoxos. Contudo, esta página é muito esclarecedora. Ainda assim, gostaria de deixar uma sugestão: seria possível disponibilizar os textos em pdf? Se for possível, agradeço muito.

26/4/2006
02:50:23

Irmãos Ortodoxos ! Orem pela minha conversão =] A Paz de Cristo para todos que visitam este site ! Eduardo Ramirez - Rio de Janeiro - principedagama@gmail.com

26/4/2006
17:17:04

Cristo ressuscitou verdadeiramente como disse: Aleluia! Irmãos amados, como é bom vivermos esta experiência plena de Ressurreição em nossas vidas, consagradas só para Ele, o doce Esposo de nossas almas. Cada dia é novo dia, cada Eucaristia é Páscoa, cada momento com o Senhor é passagem da morte para a Vida. Este é um privilégio dos que vivem na fé, pela fé. Nossos corações se alegram por nossa amizade, cantando juntos a Ressurreição. Feliz Páscoa! Na Paz, no Amor de Jesus e na Alegria de Maria! Aleluia! Ir. Bernardo da Esperança - S.E. e comunidade do Mosteiro da Esperança.

27/4/2006
09:04:03

Paz de Cristo! Queridos irmãos, gostaria de entrar em contato com irmãos daqui de Brasília! rodrigo_lucasm@yahoo.com.br

27/4/2006
19:26:26

Caríssimos irmãos, quero parabenizá-los por este excelentíssimo site, muito completo, com muita e variadas informações. Gostaria de receber iformações sobre Santa , por exemplo, sua biografia. Talvez por ser uma santa pouquíssimo conhecida, não encontrei nenhuma informação sobre esta santa na Internet, ou apenas raras imagens. Se houver algum site onde existam informações sobre a mesma, obrigada pela atenção.

28/4/2006
15:46:18

Por que o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa não aceita um diálogo ecumênico com o sucessor de São Pedro, Bento XVI? Eu acho que deveria ter um diálogo entre as duas igrejas. Muito obrigado!!! CRISTO RESSUSCITOU. ALELUIA!!!

28/4/2006
18:45:17

Será que ninguém poderia me dar uma oportunidade de ser padre ortodoxo? Eu acredito na minha vocação, porém é preciso que mais pessoas acreditem nela para que eu possa realizá-la. Meu nome é Ricardo e meu telefone é (34) 9139-9279. Espero que um bispo bondoso possa olhar por isso e me ajudar, por favor. Obrigado pela atenção.

29/4/2006
14:51:51

Cristo ressuscitou verdadeiramente como disse: Aleluia! Irmãos amados, como é bom vivermos esta experiência plena de ressurreição em nossas vidas, consagradas só para Ele, o doce esposo de nossas almas. Cada dia é um novo dia, cada Eucaristia é Páscoa, cada momento com o senhor é passagem da morte para a vida. Este é um privilégio dos que viveram na fé, pela fé. Nossos corações se alegram, por nossa amizade, cantando juntos a Ressurreição. Feliz Páscoa! Na Paz, no Amor de Jesus e na Alegria de Maria! Aleluia! Ir. Bernardo da Esperança S.E e Comunidade do Mosteiro da esperança. e-mail. Ir.bernardo@mosteirodaesperanca.com.br  mosteiro@mosteirodaesperanca.com.br

29/4/2006
15:50:19

Este site é uma maravilha. Através dele pude obter material para estudo sobre a História da Igreja. Meu sonho é participar de uma missa na Igreja Ortodoxa. Sou do interior de Pernambuco e só tem igreja em Recife. Que pena, me respondam porque são tão poucas? Um forte abraço de seu irmão católico-romano. Eu amo todos vocês.

30/4/2006
20:52:53

Hoje aprendi muito navegando neste site, achei maravilhoso e as músicas são lindas, uma melodia super gostosa. Conheci um pouco mais sobre a Igreja Ortodoxa e o quanto ela é linda e profunda. Obrigado pela oportunidade e estou aguardando mais novidades, tais como: como ser um monge ortodoxo? PAZ E BEM!

1/5/2006
12:07:22

Eu quero simplesmente deixar um testemunho do que aconteceu comigo. Meu nome é Wilkerson e vejam só o que o Senhor fez comigo: tinha um vazio em meu coração e não sabia, estava sentindo algumas dores e com a respiração muito ruim. Mesmo assim eu, minha mãe e meu pai fomos para São Luis. Quando fiz os exames recomendados pela doutora, nem gosto de lembrar dos resultados. Eu tinha que fazer uma cirurgia. Então voltamos para casa e começamos a fazer uma campanha de oração. Fomos novamente a São Luis e, felizmente, todos os exames deram normal, e hoje eu louvo o Nome do Senhor. Amém!

1/5/2006
23:41:52

Amigos e amigas ortodoxos, quero lhes parabenizar pelo maravilhoso site através do qual pude me aproximar da Igreja Católica Ortodoxa e ampliar meus conhecimentos teológicos. Aqui em Pernambuco temos uma paróquia da Igreja Autocéfala da Polônia no município de Olinda. Eu nunca estive lá [...] No catolicismo romano existe uma Ordem Beneditina que lembra um pouco a Ortodoxa. Se alguém tiver a oportunidade de ir a uma missa na Igreja de São Bento em qualquer cidade do Brasil vai perceber que os cânticos são gregorianos. Seria bom que nossos irmãos ortodoxos, episcopais, russo-católicos se unissem mais conosco. Somos uma igreja universal e, como cristão, será um momento maravilhoso. RONNAN - Recife/PE

3/5/2006
11:43:47

Olá, me chamo Edsullivan André, tenho 20 anos, é a primeira vez que visito este site, e desde já quero parabenizá-los pela tão boa argumentação que esse site nos propõe. Simplesmente achei fabuloso, ele tem tudo o que uma pessoa precisa para tirar dúvidas a respeito do cristianismo ortodoxo. Aqui em Santos, SP, existem várias igrejas ortodoxas, mas nunca cheguei a visitá-las. A partir de agora vou começar a participar. Gostaria de propor-lhes uma sugestão: seria muito bom para o site e também para os internautas que este site disponibilizasse um fórum para discussões religiosas, é claro, sobre a ortodoxia cristã, principalmente para aqueles que não conhecem, pois geralmente passamos a criticar aquilo que não conhecemos. Seria assim uma oportunidade de nos conhecermos melhor, discutir mais a respeito do assunto, tirar dúvidas dos iniciantes, trocar artigos, seria muito benéfico para ambas as partes. Enfim, é apenas uma sugestão. Qualquer coisa enviem-me um e-mail: edmadonnismo@yahoo.com.br

4/5/2006
08:47:00

Bom dia, meu nome é Renato, sou católico apostólico romano. Gostaria de parabenizá-los, é muito lindo este site. Gostaria muito de receber uma foto do bispo Kallistos Ware e instruções de como rezar corretamente o rosário ortodoxo. Eu sou seguidor da AVVD. Gostaria de saber, se vocês pudessem interceder a favor de mim por um pedido que fiz a Jesus. "Ter um encontro pessoal com Ele." E eu sei que vossa espiritualidade é muito grande. Obrigado irmãos.

5/5/2006
20:37:11

Olá... Bem eu tive poucas oportunidades de conhecer a Igreja Ortodoxa, porém o pouco que conheci me fez sentir muito inspirado por vocês e admirar a Ortodoxia. Espero que haja a conciliação entre Igreja Ortodoxa e a Igreja Romana. Que o Espírito Santo triunfe sobre todos nós! Obrigado!

6/5/2006
19:14:50

Que a Graça e a Paz de Cristo estejam conosco! É o que eu espero um dia dizer sobre ortodoxos e nós, católicos (romanos), pois somos um só povo, uma só raça, isto é, o Povo de Deus. Que a Sempre Virgem Maria, nossa Mãe interceda para que voltemos a caminhar juntos na santa vontade do Pai. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente ressuscitado. Um grande abraço. Flávio Jr. (noviço da Comunidade Católica Shalom)

6/5/2006
19:31:54

Olá! Mais uma vez, irmãos, sou da Comunidade Católica Shalom, e nós usamos muito os ícones em nossas orações, pois sabemos e experimentamos da graça que é a oração com os ícones. Gostaria que vocês me mandassem tudo sobre a espiritualidade, o que são, como rezar com os ícones etc., para este e-mail: liturgiash.natal@hotmail.com . Desde já agradeço. Benedicamus Domine! Christus ressurectus est! In veritas ressurectus!

8/5/2006
10:45:23

Sou professora de História, venho de uma família tradicionalmente evangélica e sempre tive admiração pela liturgia da Igreja Católica Ortodoxa. Sempre recomendo aos meus alunos visitarem este site maravilho. Gostaria de saber se em Salvador (BA) existe Igreja Ortodoxa. Um abraço e parabéns pela página.

8/5/2006
12:31:41

Eu adorei este site. Ele realmente é muito edificante. Tenho uma pergunta: por que não existem tantas igrejas ortodoxas assim como as católicas romanas?que a paz de cristo nosso Senhor e Salvador esteja com todos. Gilberto - gilbertoitapetim@hotmail.com

9/5/2006
11:27:44

Acharás certamente que é difícil rezar se não souberes como o fazer. Cada um de nós deve ajudar-se a rezar: em primeiro lugar, recorrendo ao silêncio, porque não podemos pôr-nos em presença de Deus se não praticarmos o silêncio, tanto interior como exterior. Fazer silêncio dentro de nós mesmos não é fácil, mas é um esforço indispensável. Só no silêncio encontraremos um novo poder e uma verdadeira unidade. O poder de Deus tornar-se-á nosso, a fim de realizarmos todas as coisas como devem ser realizadas; o mesmo no que respeita à unidade dos nossos pensamentos com os seus pensamentos, das nossas orações com as suas orações, das nossas ações com as suas ações, da nossa vida com a sua vida. A unidade é o fruto da oração, da humildade, do amor. É no silêncio do coração que Deus fala; se te colocares diante de Deus no silêncio e na oração, Deus falar-te-á. E saberás então que não és nada. Só quando conheceres o teu nada, o teu vazio, é que Deus pode encher-te dEle mesmo. As almas dos grandes orantes são almas de grande silêncio. O silêncio faz-nos ver cada coisa com outros olhos. Precisamos do silêncio para tocar as almas dos outros. O essencial não é o que dizemos, mas o que Deus diz - o que Ele nos diz, o que diz através de nós. Nesse silêncio, Ele nos escutará, falará à nossa alma e escutaremos a sua voz. (Madre Teresa de Calcutá)

10/5/2006
16:36:09

Sou católica, mas também sou Ortodoxa, porque todos somos cristãos!!!

12/5/2006
02:23:19

Olá, meu nome é José Ricardo Hafkin de Abreu, freqüento a igreja de Canoas - RS. Tenho uma dúvida e uma sugestão que são: Quantos nós cristãos ortodoxos somos no Brasil, de todas as jurisdições? Deveriam por um link da igreja ortodoxa ucraniana da Ucrânia! jrja@terra.com.br

12/5/2006
15:57:06

Olá Professora de História do Comentário 733, perdoe-me por chamá-la assim, mas o nome da senhora não foi postado na mensagem; portanto, me desculpe! Sou Ortodoxo, do Patriarcado Sérvio, sou baiano e moro em Salvador (BA). Infelizmente, ainda não há nenhuma jurisdição canônica ortodoxa em Salvador. Caso a senhora deseje mais informações, me escreva gan_raphael@yahoo.com.br . Abraços. Acácio (Salvador, BA).

13/5/2006
00:44:18

Site muito bom. Navego nele já há algum tempo - (2004). Neste tempo conheci várias músicas (as que são executadas no site) Existe algum (ns) CD (s) com tais músicas que poderia comprar? Como? Com quem?

13/5/2006
12:34:17

Excelente este site. principalmente por haver muitos ícones!!!!!! Fascinante!!!!!!! Ass: Roberto!!!! E-mail: camileles@yahoo.fr

14/5/2006
04:43:20

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Parabéns pelo excelente site; ele nos dá uma visão rica da Igreja Ortodoxa e nos convida ao fortalecimento de nossa fé. Gostaria de me corresponder com algum religioso ou fiel ortodoxo que pudesse me dar orientações e tirar dúvidas sobre os temas religiosos. Muito grata e que a Paz do Cristo esteja com todos. Verasuzac@uol.com.br

18/5/2006
09:22:06

Gostaria de saber o endereço de igrejas ortodoxas em Porto Alegre - RS. E-mail: helenakindler@yahoo.com.br . Obrigado. Magda Helena

20/5/2006
02:14:37

Olá, gostei muito desta página, os ícones são maravilhosos. Sou católica romana e gostaria de saber um pouco sobre a Igreja Ortodoxa. Deus abençoe a todos! Maria do Carmo - Rio de Janeiro.

21/5/2006
11:30:34

Cristo Ressuscitou! Em Verdade Ressuscitou! Com relação ao comentário da Mensagem 721, o Patriarca de Moscou mantêm sim um dialogo com o sucessor de Pedro. Entretanto, para que os hierarcas se encontrem, será necessário que Roma colabore com as questões que insistem em ficar "pendentes" por parte do Vaticano, de modo que o encontro seja realmente um símbolo da Fraternidade Cristã e não um mero encontro diplomático para tirar fotos e divulgar pelos jornais! Rostislav Petrovsky / Auckland - NZ www.orthodox.net.nz

21/5/2006
12:44:31

Eu queria parabenizar, pois o site mostra a Igreja Ortodoxa de uma forma muito bem explicada. Parabéns!

21/5/2006
23:18:31

Parabéns por este maravilhoso site!

24/5/2006
15:33:30

Redenção e Misericórdia na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amei conhecer a doutrina católica ortodoxa, muito bonita e interessante. Sou católico-romano e pertenço a Renovação Carismática Católica. Deus abençoe a todos os ortodoxos! quem sabe, um dia, as duas Igrejas serão uma. Amém! Vando Farias - Paudalho/PE vandorcc@hotmail.com

25/5/2006
23:28:57

Como cristão ortodoxo, estou parabenizando pelo site que é uma fonte viva de informações sobre a Ortodoxia Cristã. Como sugestão pediria que a página Sinaxe tivesse uma seqüência dentro do Calendário Litúrgico Eclesial. Em Cristo Senhor, José Edson Ferreira de Barros - Igreja Sérvia - Recife-PE

26/5/2006
14:17:19

Parabéns pela ótima página!

26/5/2006
14:47:07

Cumprimento pelo site. Estou lendo e pesquisando muito no material exposto. Continuarei lendo. Obrigado. Assim como o comentário 739 (se não me engano) também estou interessado nas belas músicas que são exibidas no site. Existe um maneira de adquirir um CD com estas músicas? martinhosonntag@hotmail.com

26/5/2006
23:28:34

Sinto falta da Igreja Ortodoxa: Sou batizada... sinto falta da minha igrejinha em Recife... de Dom Crisóstomo... Bernadete Soriano - Itabuna-BA, em 26 de maio de 2006.

27/5/2006
17:31:51

Andei pesquisando e visitando o site e adorei! A cultura bizantina ortodoxa é demais! Sou católica apostólica romana e adoraria manter contato com vocês. Conhecer novas culturas e religiões sempre aumenta nosso conhecimento. Deus abençoe vocês e Maria também! Beijos, Catarina.

30/5/2006
16:03:21

Meus parabéns pelo trabalho de evangelização! Sou católico e admiro muito a Igreja Ortodoxa. Gostaria de saber mais sobre a liturgia.

1/6/2006
10:23:45

Sou um seminarista da Igreja Católica Apostólica Romana e gostei muito do material sobre os ícones. Estão de parabéns.

2/6/2006
11:59:09

Desde criança sempre tive muito interesse em São Nicolau, herança de meu avô e de minha mãe, de origem alemã. Gostei muito das informações e, que bom seria, se a presença de São Nicolau viesse a suplantar o comércio pagão do papai-noel! Julio Keunecke de Mendonça. ij4939@yahoo.com.br

2/6/2006
22:25:15

Por favor fundem uma Igreja ortodoxa em fortaleza - CE. As igrejas ortodoxas daqui são muito distantes. Precisamos de vocês aqui. Meu e-mail: nazaacacio@yahoo.com.br . Nazareno Acácio.

2/6/2006
22:29:01

Quero ser padre ortodoxo, mas não tem igreja ortodoxa em fortaleza. Preciso de ajuda nesse campo. Tenho 26 anos. Meu e-mail: nazaacacio@yahoo.com.br

4/6/2006
14:43:36

Eu acho que o Ecclesia tem um bom conteúdo, mas está mais pra um site romano do que ortodoxo. Como esse site é ecumênico, não sei como aceitam tal heresia, e ainda a propagam...

5/6/2006
08:58:58

Abri pela primeira vez e gostei do que vi. A mim não importa se é ortodoxo ou romano, o que importa é o que você vai aprender com o conteúdo e levar para sua vida, reformulando seus conceitos, quebrando velhos paradigmas. Que DEUS esteja junto de nós, SEMPRE!

5/6/2006
14:20:11

Olá Queridos e amados irmãos ortodoxos. Meu nome é Alexandre, sou católico de rito armênio - Patriarcado de Cilícia dos Armênios Católicos, nosso chefe espiritual é Sua Beatitude o Cardeal Patriarca Nerses Pedros de XIX - em plena comunhão com a Santa Igreja Católica e Sua Santidade o Papa Bento XVI. Fiquei muito feliz por encontrar este site dedicado às Igrejas Ortodoxas Bizantinas. O conteúdo é riquíssimo, em literatura, teologia e arte. Parabéns, e que o Senhor nos una novamente na Única Igreja que Ele mesmo fundou com o Seu Sangue. Um grande abraço, Deus os abençoe - Alexandre - Catedral de São Gregório, o Iluminador - Exarcado Armênio Apostólico - São Paulo.

6/6/2006
16:15:13

Olá, sou a neta do Anatolyj Schtscherbak e bisneta do Nikolay Schtscherbak e dias atrás adicionei um apelo aqui no livro de visitas querendo encontrar minha tia avó Olga Schtscherbak que hoje teria por volta dos 70 anos. O ultimo contato do meu avô com a irmã dele foi quando ele tinha por volta de uns 5 anos, depois nunca mais viu a irmã e a mãe. Ainda tenho esperança de que esteja viva, se não morreu em plena Segunda Guerra Mundial. Da primeira vez em que fiz esse apelo felizmente meu avô (68) estava vivo, mas no dia 26 de abril faleceu. Ainda tenho esperanças de encontrar ela ou alguma outra pessoa de sua família ou também Yury Schtscherbak que talvez possa ser seu irmão por parte de mãe!!!!! Por favor, peço a todos os que verem esta mensagem e, por ventura conhecerem Yury, ou até mesmo a Olga, que por favor entre em contato comigo. Gostaria muito de realizar esse sonho que, infelizmente, não é mais do meu avô, e sim meu (visto na última vez a irmã na Ucrânia) Tenho 3 anos e meu e-mail é pame_tomadinha@hotmail.com

8/6/2006
12:00:07

Graça e Paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos os irmãos no Senhor! Estou encantado com o site, parabéns! Ele nos proporciona um encontro com o nosso Deus. Meu nome é Marcio Ayoub, Sou Católico Maronita (Patriarcado de Antioquia dos Maronitas). Tenho um grande sonho e espero que o Senhor Jesus abra os corações dos homens e nós possamos novamente ser a IGREJA UNA, SANTA CATÓLICA E APOSTÓLICA e até que ele volte novamente e definitivamente, possamos testemunhar tudo o que ele operou em nossas vidas. Deus os abençoe. Marcio - Catedral de Nossa Senhora do Líbano (Patriarcado de Antioquia dos Maronitas - em plena comunhão com S. Santidade Bento XVI e a santa e amada Igreja Católica. [Romana]

8/6/2006
19:08:27

Professora. de História do Comentário 733. Boa noite! Eu sou o Padre Rafael da Paróquia Ortodoxa da Santíssima Trindade no Grande Recife, Patriarcado da Sérvia, Diocese do Leste da América e América do Sul do Bispo Sr. Dom Mitrophan Kodic. Há pouco tempo visitei Salvador e estive com um fiel da Igreja chamado Acácio(gan_raphael@yahoo.com.br ) que tem um grande interesse em reunir pessoas para fazermos uma explanação sobre a Igreja e seus objetivos, inclusive fundar uma paróquia na Salvador de todos os Santos! Se estiver interessada, também, entre em contacto com o Acácio ou conosco (arcipresterafael@globo.com ) Teremos o maior prazer em ajudá-la. Em Cristo Padre Rafael.

9/6/2006
14:12:15

Bendito seja o Reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos. Amém! Sempre que posso visito este site. Meu nome é Luiz Alan, sou católico de rito caldeu (Patriarcado de Babilônia dos caldeus católicos) nosso chefe espiritual é S. Beatitude o cardeal patriarca Emannuel Delly III, Patriarca de Babilônia dos caldeus católicos, estamos em comunhão com a Santa Sé Apostólica de Roma e S. Santidade, nosso querido e amado Papa Bento XVI, sinal de unidade da Santa Igreja Católica [Romana]. Fico triste por estarmos separados (ortodoxos bizantinos, as igrejas da Grécia, Rússia, Geórgia, Antioquia, Jerusalém, Bulgária etc., e também as antigas igrejas orientais: Apostólica da Armênia, Siríaca Ortodoxa, Copta Ortodoxa, Ortodoxa da Etiópia e também os queridos irmãos da Igreja Assiríaca. Ao escutar este canto maravilhoso entoado pelos monges do Monte Arhos, penso que o Senhor Jesus fica feliz, mas ao mesmo tempo triste por ver os seus filhos divididos e não em comunhão como ele sempre desejou, como disse em sua Oração sacerdotal: ... "Como Tu, ó Pai estás em Mim e Eu em Ti, que também eles estejam em Nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste" (Jo 17, 21). Oro ardentemente para que o Senhor possa reunir seus filhos na única Igreja que Ele mesmo fundou para continuar a Sua missão. Possuo um site dedicado aos ritos orientais católicos. Ficaria muito feliz se os visitantes deste site também o visitassem. Que o Senhor da Messe os abençoe profundamente e que a Theotokos possa cobri-los de abundantes bênçãos. Saudações do irmão em Cristo Jesus - Luiz - Catedral Patriarcal Apostólica da Transfiguração do Senhor - Bagdá - Iraque - www.igrejascatolicasorientais.com

10/6/2006
23:37:25

Nasci em 14.12.1967, homem, português. Desde muito novo que adoro todos os santos. Cada qual com a sua mensagem. E todos com o mesmo espírito de vida. Não sei bem porque, mas a sua sabedoria expressa me fascina. Tem algo que me enriquece o meu espírito. Já sofri grandes acidentes, já tive paralisado dois membros inferiores, Internado vários meses a fio no hospital, com várias intervenções cirúrgicas, com anestesia geral etc. ... até ao ponto de ser alertada a minha família que a qualquer momento eu poderia não resistir a uma embolia pulmonar contraída. Sempre quando recuperava os meus sentidos encarava a situação normal, alegre.... Encontrava-se uma força dentro de mim extra, sem explicação, a qual me dava força de ultrapassar todas as situações com muita alegria, fazendo-me esquecer as dores. Alem destes acontecimentos já passei por vários casos anormais para o ser humano. Neste momento que estou a enviar a minha mensagem, só queria comunicar que sou um homem normal. Como se nada disto tivesse acontecido. Faço tudo normalmente: trabalho, pratico desporto etc., tenho uma vida normal como qualquer ser humano. Todas as pessoas, familiares, amigos, vizinhos e conhecidos, conhecendo a minha vida ficam admirados. Expressando: “foi um milagre!" Eu cá continuo a adorar a Deus e a viver com a alegria de todos os Santos. Vou ficar por aqui, mas muito fica por dizer... Até sempre, “nós não estamos sós". Não vou deixar a minha morada porque o meu corpo tem morada a minha alma não.

11/6/2006
22:28:21

Convite! Convidamos os estimados irmãos a participar do nosso grupo Igreja Ortodoxa. Grupo para o estudo e debate sobre a Igreja Ortodoxa. O grupo é aberto a Cristãos Ortodoxos de todas as jurisdições e também a não Ortodoxos. Grupo formado por leigos para debater sobre a Santa Igreja Ortodoxa. Observamos freqüentemente, que há cristãos que não conhecem as verdades básicas da sua fé ortodoxa, ou confundem-nas com outras crenças religiosas e filosóficas que prevaleceram no passado e ainda prevalecem hoje. Em razão disto criamos o grupo Igreja Ortodoxa, onde pretendemos discutir as principais questões ligadas à ortodoxia cristã, seus fundamentos, documentos, santos e questões que se apresentam na atualidade. Junte-se a nós nesta empreitada e ajude a consolidar um projeto ortodoxo no Brasil. Todos são convidados a participar, sempre respeitando a dignidade dos participantes e das instituições.

14/6/2006
12:52:51

Caros irmãos em Cristo, Paz! Peço suas orações por um amigo e admirador do Cristianismo Oriental, o Maestro Urbano Medeiros. Esse abençoado "melode" está enfermo, e dias atrás sofreu um acidente de carro e está com o lado direito do corpo paralisado. Rezemos por ele e por seu restabelecimento. Obrigado a todos, Fábio S. Wagner.

15/6/2006
09:47:44

A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós e com toda sua Igreja Católica e Apostólica! Me chamo Lucas Oliveira e sou vocacionado Jesuíta da Igreja Católica Apostólica Romana e fico muito feliz por este site existir, pois nos demonstra que a nossa Santa Igreja Católica, Romana ou Ortodoxa, têm a mesma origem: Nosso Senhor Jesus Cristo! Que o Cristo, que é Um Só Senhor, possa nos unir e nos tornar uma só Igreja, Católica e Apostólica, para que seja cumprida a Sua Palavra: "Que todos sejam Um" Que a Toda Santa possa nos abençoar e estender o seu manto sobre toda a Igreja de Seu Filho. Amém

15/6/2006
09:50:39

Graça e Paz! Gostaria de participar do Grupo da Igreja Ortodoxa. Como eu faço? Eu sou Lucas Oliveira SJ: lucassagrado@hotmail.com  Obrigado.

16/6/2006
15:10:10

Amados irmãos da Santa Igreja Ortodoxa, fico muito feliz sempre que visito este site, pois vivo intensamente o céu e a bem-aventurança celestial com este hino magnífico. Meu nome é Eric Demolay (católico de rito bizantino) Igreja Ucraniana Católica - Eparquia São João Batista - Curitiba. Nosso chefe espiritual é S. B. o Cardeal Arcebispo Husar - arcebispo de Lviv dos ucranianos católicos e nosso sumo pontífice é S. Santidade o Papa Bento XVI. Tenho muitos amigos ortodoxos e compartilho com todos eles a mesma fé, pois temos todos os sacramentos compartilhados. Infelizmente, ainda estamos divididos (pelos pecados dos homens, pois no plano de Deus não há divisão). Acredito que um dia, pela Providência Divina, estaremos participando da mesma e santa Liturgia. Percebi que temos um site dedicado ao cristianismo oriental. Fico contente pois vejo com alegria que os cristãos orientais estão cada vez mais conhecidos e levando a Palavra do Nosso Deus. Parabéns aos idealizadores deste site e também ao site das santas igrejas católicas orientais. Possa o nosso Deus nos unir novamente na Barca de Pedro. Um grande abraço e Deus os abençoe. Eric Demolay - Catedral São João Batista - Eparquia Ucraniana Católica - Curitiba - PR.

16/6/2006
20:23:09

Ijui, Rio Grande do Sul - Brasil - 17 de junho de 2006. Saudações! Sou professor de História na Universidade de Ijui - UNIJUI- Uma aluna concluinte do curso de História, nascida no município de Campina das Missões, decidiu estudar a comunidade ortodoxa daquele município, originada de um grupo de imigrantes russos e que se mantém firme e coesa enquanto uma comunidade religiosa e étnica. Eu, como professor e orientador da pesquisa da nossa aluna, a tenha estimulado muito para que realize a pesquisa apesar de nosso escasso conhecimento sobre o cristianismo ortodoxo e, sobretudo, sobre este grupo de imigrantes russos. Mas não saber não é razão para não buscar o saber. Daí porque vos peço ajuda sobre os seguintes assuntos: 1 - Sobre a história da Igreja Ortodoxa; 2 - Sobre a Igreja Ortodoxa no Brasil; 3 - E, especialmente, sobre os imigrantes russos ortodoxos que vieram para o Rio Grande do Sul e se fixaram na região do Santa Rosa, na localidade que hoje se chama Campina das Missões, município desmembrado de Santa Rosa. Agradeço muitíssimo vossa atenção e podem crer que, além de uma simples pesquisa acadêmica, está a vontade de conhecer outras faces do cristianismo e, sobretudo, a convivência ecumênica. Meu e-mail dinartebelato@uol.com.br  ou belato@unijui.tche.br  Tel. residencial: 0xx 55 3332 3019 Dinarte Belato - Professor de História.

19/6/2006
16:12:18

Tenho, com grande satisfação, descoberto as riquezas das Igrejas Orientais Ortodoxas. Não posso conceber como estes inexoráveis tesouros da cristandade ficaram obscurecidos, ou melhor ainda, estão obscurecidos pela Igreja do Ocidente de seus fiéis. Washington Luiz Peixoto vieira vieirawashington@ig.com.br  - Recife

19/6/2006
10:28:45

Através do site pude conhecer um pouco mais sobre a Igreja Ortodoxa, que parece bastante com a Igreja Católica Romana. Eu, como católico romano, fiquei encantando com tudo que vi e li no site. Além da semelhança, uma coisa que me chamou atenção: a Fé na Santa Virgem Maria, coisa comum em ambas as Igrejas. Felicidades a todos! Alan - alan_rodrigues04@yahoo.com.br

18/6/2006
19:16:17

Olá, a paz de Cristo! Gostaria muito de entrar em contato com católicos ortodoxos e maronitas de Porto Alegre - RS. Sou católico romano, mas com coração ortodoxo. Que a Santíssima Mãe de Deus de Vladimir abençoe e proteja a todos daninoble2000@yahoo.com.br

19/6/2006
22:20:27

Amados, não haja mais divisões entre nós! Portanto, humilhemo-nos sob a poderosa mão de Deus! Há um só Deus, um só Cristo, um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, uma só Igreja. O tempo é breve!
Reinai em todos os corações, Divino Coração de Jesus!
[...]
Padre Italo

19/6/2006
23:48:17

Graça e paz da parte de Nosso Senhor aos idealizadores deste site. Que alegria ao encontrar um site sobre os cristãos ortodoxos! Meu nome é Alessandro Martin, resido em Jundiaí - SP e participo da Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora do Desterro (Diocese de Jundiaí - cujo bispo é S. Emncia. Dom Gil Antônio Moreira). Sou católico de rito oriental (alexandrino - Igreja Copta Católica), no Brasil não temos paróquias de nosso rito e, sendo assim, quando vou a São Paulo, participo da Divina Divina Liturgia no rito armênio (Catedral São Gregório, o Iluminador - Igreja Armênia-Católica, em comunhão com a Igreja de Roma e o Santo Padre Bento XVI) Tudo o que li me deixou mais feliz por ser cristão oriental e principalmente católico, claro, eu não estou desfazendo de vocês, queridos e amados irmãos ortodoxos, porém vocês bem sabem o quanto é difícil ser cristão oriental (ortodoxo ou católico). Mas fico feliz em conservar a minha fé, pois o nosso Deus é simplesmente maravilhoso. Tudo em vosso site é belo e passo horas, muitas vezes, lendo seus escritos. Possa o nosso Deus abençoá-los em vosso apostolado por longos anos. Um grande abraço a todos, Deus os proteja! Alessandro - Jundiaí - SP

20/6/2006
19:41:54

Queridos e amados irmãos no Senhor! É com alegria que vos deixo esta mensagem, parabenizando-os pelo conteúdo riquíssimo do site, com tantas coisas belas de nossa vida cristã apostólica. Gostaria de saber por que a Igreja Ortodoxa Russa no Exílio não está incluída entre as Igrejas Ortodoxas e também sobre a Igreja Ortodoxa Grega adepta do Antigo Calendário. Um grande Abraço e que a Theotókos vos abençoe abundantemente - Carlos Alan - Catedral de Lisboa - Patriarcado de Lisboa - Igreja Católica Apostólica Romana.

22/6/2006
17:34:34

Ola, me llamo Elvira Voss, soy de Templey - Buenos Aires - Argentina, soy iconografa, me encanto haberme contactado con este portal y agradezco que nos permitan compartir estas bellezas sagradas.

26/6/2006
01:19:22

Maravilhoso site! Que a paz de Deus esteja com todos! Ricardo da Silva Joinville SC.

26/6/2006
13:57:40

Olá meu nome é Fabiano Bell, pela primeira vez visto este site e estou maravilhado com tanta coisa bela. Conheço bem a Igreja Ortodoxa, pois tenho grande admiração pelos cristãos ortodoxos com sua liturgia e sua vida cristã. Conheço a Catedral de São Nicolau em São Paulo (Igreja Ortodoxa Russa no Exílio) e também a Catedral Antioquina. Sou católico de rito bizantino (greco melquita - Patriarcado de Antioquia e Todo oriente, Alexandria e Jerusalém). Sonho em ver nossas igrejas unidas como sempre foi no passado. Acredito que ainda estão, porém, ainda não celebram a Eucaristia reunidas. Peço a Mãe de Deus para que sempre acompanhe nossas igrejas e que um dia estejamos unidos até a volta do Senhor. Deus os abençoe! Fabiano (Catedral de Nossa Senhora do Paraíso - SP [...]

27/6/2006
23:58:29

A paz a todos! Como sempre fico maravilhado ao visitar este site que traz tamanha riqueza da Igreja Ortodoxa. Sou católico Apostólico Romano e faço questão de visitar este site. Entendo que somos irmãos e é um desperdício não aproveitarmos as riquezas e culturas um dos outros. Tenho como base de minha espiritualidade muitas influências da Igreja Ortodoxa, da sua veneração aos ícones, dos cantos litúrgicos, da sagrada Liturgia... Que possamos nos unir em favor do cristianismo! Um abraço a todos, Elton Dias elton_guitar@yahoo.com.br

28/6/2006
18:43:58

Parabéns pela completa informação sobre a Ortodoxia. Queria agradecer também pela possibilidade que todos os cristãos tem de visitar este site e meditar sobre as duas Igrejas, a Ortodoxa e a Romana. Bem hajam os que construíram este site! pego.ana@gmail.com  (Igreja Católica Ortodoxa)

28/6/2006
18:50:08

É muito difícil encontrar portugueses ortodoxos e muito importante que estejamos unidos nesta caminhada. Deixo aqui o meu contacto: pego.ana@gmail.com

28/6/2006
19:19:53

Ainda menino fiquei sabendo da existência de outras igrejas que não eram protestantes, mas também não católicas. Procurei ler e conhecer, apesar da região onde moro não existir comunidades ortodoxas. O Concílio Vaticano II deu um tom mais elevado quando buscou mais a aproximação destas igrejas irmãs. O saudoso papa João XXIII precursor na igreja do Ocidente em buscar ecumenicamente esta amizade dos irmãos do Oriente, dizia: "Vejamos o que nos aproxima e não o que nos distancia". Também o papa Paulo VI almejava, no futuro, poder celebrar em um único cálice. O respeito às identidades e a valorização da diversidade é sinal de que temos cálice da Unidade. Arquimimo de Oliveira Cardoso Junior - Castanhal, Pará - Brasil - arqui@click21.com.br

29/6/2006
14:16:22

Caros ortodoxos, estou promovendo um encontro em Belo Horizonte com um Padre da Igreja Ortodoxa Grega (subordinado ao Patriarcado de Constantinopla), Arquidiocese de Buenos Aires, Paróquia da cidade de São Paulo/Brasil. Pessoas interessadas entrar em contato com Antônio Lima no endereço limare@oi.com.br  Cordialmente Antônio Lima

30/6/2006
19:00:40

Que a Paz de Deus reine neste site!. Que maravilhoso site, não conheço a outra igreja irmã, mas depois de tantas maravilhas que li neste site passei a querer conhecer a igreja Ortodoxa! Sou católico, professor de Educação religiosa em uma das escolas do ensino fundamental em Minas Gerais. Estarei sempre visitando. Francisco Assis do Nascimento franjac2006@hotmail.com  ou franjac2006@yahoo.com.br

1/7/2006
14:50:46

Olá, sempre entro neste site. Está muito bem formulado e gostei muito. Sou católico - rito romano aqui em minha cidade onde moro, no interior de SP. Mas tenho uma admiração e apreço pelas igrejas de rito Bizantino [...]. Gostaria que alguém me enviasse, se possível, o Credo Bizantino, assim como é recitado no rito latino e no bizantino. Espero que um dia nossas igrejas se tornem uma única, como no passado.

2/7/2006
15:19:14

Paz a todos! Como sempre fico maravilhado ao visitar este site que traz tamanha riqueza da Igreja Ortodoxa. Sou católico Apostólico Romano e faço questão de visitar este site. Entendo que somos irmãos e é um desperdício não aproveitarmos as riquezas e culturas um dos outros. Tenho como base de minha espiritualidade muitas influências da Igreja Ortodoxa, da sua veneração aos ícones , dos cantos litúrgicos, da sagrada Liturgia... Que possamos nos unir em favor do cristianismo! Um abraço a todos do irmão Jason jasonmelo@onda.com.br

3/7/2006
12:38:03

Oi, eu sou Thatiana Velasco, moro no Rio de Janeiro e não conhecia a Igreja Ortodoxa. Bem, nem sei explicar com precisão como cheguei até aqui. Mas, gostei muito do pouco que pude conhecer. Estarei sempre visitando o trabalho de vocês. A paz e até breve! thathy_velasco@yahoo.com.br

3/7/2006
19:13:32

Participo de um encontro de casal e gosto muito de visitar o site porque isto é muito importante para minha vida conjugal. A cada mensagem que leio coloco muitas coisas boas na minha vida, pois antes de participar deste encontro eu era uma pessoa totalmente diferente com minha família, hoje sou outra pessoa em Cristo. Meu nome e Antonio Eurípedes Mateus - Uberaba - MG

3/7/2006
21:40:10

Muito bom o site, ele aprofunda bem a Ortodoxia.

4/7/2006
13:23:32

Olá, entrei na Internet em busca de alguma informação qualquer sobre ucranianos no Brasil e encontrei esta ótima página. Não esperava obter tantas informações tão úteis e bem organizadas em um lugar só. Parabéns! Bárbara Nunes Rio de Janeiro.

5/7/2006
12:02:41

Sou católico romano, mas quando visito este site, me torno membro da Igreja Una Santa Católica e Apostólica. A cada dia aprendo mais com vocês, irmãos ortodoxos. Fernando Mazer - São Paulo - SP

5/7/2006
18:35:10

Muito legal, queria saber o que significa a palavra iubi em romeno. Por favor, se alguém souber, me fale. Meu e-mail: diguinhobh1@hotmail.com

6/7/2006
15:35:32

Estou há muito tempo com problemas de saúde! Saibam todos que ofereço meus sofrimentos pela Unidade de todos os cristãos, como fez a irmã Maria Gabriella Sagheddu. Abraços e orações. Maestro Urbano Medeiros - Minas Gerais

7/7/2006
14:03:15

É um dos melhores sites na matéria que conheço. Esclarece fatos sobre a Igreja do Oriente que são desconhecidos pelos cristãos ocidentais.

8/7/2006
15:21:38

Graça e Paz da Parte de Nosso Senhor Jesus Cristo! Sou Católico Romano, mas antes de tudo Cristão. As Igrejas de Roma e de Constantinopla pertencem ao mesmo tronco apostólico, fieis ao mesmo Senhor e a praticamente a mesma Tradição. O que as separam são questões políticas e culturais, que nada interferem na ortodoxia de ambas as Igrejas. Clamo ao Senhor Nosso Deus que una novamente este Manto Sagrado que é a Igreja Una Santa Católica e Apostólica. E que Oriente e Ocidente bebam novamente do mesmo Cálice formando um só corpo uma só Igreja na diversidade de dons. Amém Carlos Vinícius. (kwyny80@yahoo.com.br )

9/7/2006
10:46:56

Aniversário de quatrocentos anos da vergonhosa “União” de Brest-Litovsk, em que a pressão política, econômica e militar causou sofrimento a milhões de Cristãos Ortodoxos que viviam no lado Ocidental da Rússia, Bielorússia e Ucrânia, forçados a aceitar a falsa união com Roma. Um dos principais participantes deste violento e depravado movimento era um Bispo Ortodoxo apóstata (um de muitos, infelizmente) que se chamava Josafá Kontzevich. Não é necessário recorrer à polêmica para falar mal de Josafá Kontzevich. Sua linguagem vil, sua deslealdade, seu amor à glória e ao poder mundano e seu reconhecimento, suas violentas campanhas contra a Ortodoxia – estes fatos da história falam por nós. É surpreendente como Roma elegeu a “canonização” deste “Hitler” da religião do Oriente, como alguns historiadores Ocidentais o chamam, elevando ao estado de santo um homem que fomentou e encorajou a violência, que matava em nome da unidade da Igreja. Considerando a magnitude da brutalidade e insanidade de Josafá e sua insana intolerância, parece prudente para nós, neste aniversário da lamentável união forçada de Brest-Litovsk, olhar esta principal figura da história do Oriente Europeu. Josafá, Bispo Uniata de Polotsky e fundador da Ordem Uniata Basiliana, foi mais do que um apóstata. Foi o maior praticante da “psicologia do terror”. Ele não foi o primeiro a empregar as práticas da psicologia do terror. E nem foi o último. Os antigos Assírios, como dizem, usavam sistematicamente a intimidação para subjugar os habitantes de seu império e seu fim foi celebrado no Velho Testamento pelo profeta Naum (Naum 3,18-19). E nos tempos modernos, regimes comunistas da Europa Oriental (alguns felizmente morreram) e da China também conhecem muito bem as táticas da psicologia do terror. Mas Josafá é único, pois é o único terrorista da história que ganhou a coroa da beatificação, pois os outros déspotas ganharam apenas blasfêmias intermináveis. A campanha de terror de Josafá foi planejada e executada por apenas um propósito: desencorajar e evitar que os Cristãos Ortodoxos praticassem sua antiga fé. A partir do momento que o povo Ortodoxo não seguia mais seus Bispos, um punhado de padres, e a nobreza apóstata, Josafá e seus seguidores apóstatas escolherem conscientemente utilizar seus métodos violentos. Eles faziam isso para criar entre os fiéis Ortodoxos um sentimento de desespero e fraqueza, assim como o Marechal Petain fez séculos depois, Josafá quis impor uma religião artificial, uma teocracia na qual ele seria o administrador. Religiosos foram forçados a abandonar suas Igrejas, muitos partiram somente pelas espadas sangrentas. Por exemplo, quando os ortodoxos montavam barracas para orar, Josafá encorajava seus bandoleiros a interromper seus serviços, atear fogo nas barracas e agredir o clero e os fiéis. E com a ajuda das autoridades civis latinas, Josafá cuidou para que os padres Ortodoxos fossem exilados e para que nenhum Bispo Ortodoxo fosse Consagrado. Seu pogroma derrubou violentamente toda resistência contra a “União” de Brest, e deixou os Ortodoxos incapazes de protestar contra a dominação Papal e a perda da fé. Para concluir, as táticas de terror de Josafá não tiveram mais sucesso que as de outros déspotas degenerados. Por seus crimes contra a humanidade, este grande apóstata venenoso e pervertido foi espancado e apedrejado por fiéis furiosos, despachado para receber sua justa recompensa em 1623. Sua brutalidade recebeu desprezo até do Chanceler católico romano da Lituânia. Além disso, os fiéis Ortodoxos nunca aceitaram realmente a Unia ou os bispos apóstatas do mesmo tipo que Josafá, apesar de seus esforços covardes para ganhar tal reconhecimento, eles nunca tiveram o mesmo reconhecimento que seus conterrâneos latinos. No fim, milhares de Ortodoxos voltaram à Fé quando algumas mudanças ocorreram no século XIX, assim como muitos católicos gregos na América abraçaram a Ortodoxia após a chegada do Novo Mártir Tikhon, na época líder das Igrejas Russas no Novo Mundo. A idéia da Unia como uma ponte entre a Ortodoxia e Roma morreu com Josafá e seu testemunho violento e vulgar. Seu espírito continua vivo nos esforços dos ecumenistas latinos em reduzir a Ortodoxia a uma “filial” Oriental da Igreja latina, ou no espírito de ecumenistas Ortodoxos que desejam sujar a Fé Ortodoxa com uma falsa união com Roma, mas entre os de consciência Ortodoxa, Josafá demonstra claramente “algo podre no ecumenismo”, cujo acordos de uniões que enfraquecem os fiéis no final das contas não obtém sucesso – até mesmo seus advogados o deram uma suposta coroa de santidade com pingos do sangue dos mártires. Os Ortodoxos ecumenistas modernos devem olhar para este homem terrível e desprezível e seu futuro. A força militar Polonesa e Lituana não foi capaz de ajudar esta traição a sobreviver. Os esforços hercúleos dos ecumenistas atuais consiste em continuar este legado igualmente infame e vergonhoso em que caíram. E caso sangue escorra de sua coroa, a hipocrisia irá fluir dos malévolos louros que eles esperam conquistar cortejando, em nome da Fé, aqueles que foram seus inimigos.

10/7/2006
12:35:30

Que Deus tenha misericórdia de certos "cristãos" que continuam semeando a discórdia e a divisão, colocando-se acima do próprio Cristo, ousando emitir juízos como se fossem Deus. Bem sabemos quem é a fonte de toda divisão, de onde procede este mal que tantos estragos tem causado à Igreja de Cristo. Que Deus tenha misericórdia. Unidade! Unidade! Unidade! Há ninguém é dado o direito de semear o ódio!

10/7/2006
12:57:47

Nenhuma união da Igreja Romana conosco é possível sem que Roma renuncie todas suas doutrinas inovadoras, e nenhuma oração em comunhão pode ser restaurada sem a decisão de todas as igrejas

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas