MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA HELÊNICA S.E. SR. KAROLOS PAPOULIAS AOS GREGOS DA DIÁSPORA POR OCASIÃO DAS FESTAS DE FIM DE ANO

karolos-papoulias

23 de Dezembro de 2011 Meus queridos compatriotas, O ano que deixaremos no passado foi pleno de dificuldades e desafios. Apesar dos passos dados em direção ao enfrentamento da crise financeira que atormenta nosso povo em todos os níveis, todos sabemos que o caminho que ainda temos a percorrer é um subida e precisa esforço contínuo de todos os cidadãos gregos. Durante essas difíceis circunstâncias, somos chamados, Gregos do exterior e do centro metropolitano, a apoiar de maneira coordenada, o esforço nacional para que possamos superar a crise e entregar às próximas gerações de Gregos um futuro melhor. Hoje, mais do que nunca, a Pátria precisa de vocês, Gregos do exterior, que com o vosso…

A ESTRADA QUE LEVA AO TEMPLO

catedral-cristo-salvador-436x330

A Catedral de Cristo Salvador foi construída com doações de toda a população da Rússia durante quase meio século. Em suas paredes foram inscritos os nomes dos heróis que morreram na guerra de 1812. E foi destruída em um só dia. Por decisão das autoridades soviéticas o Templo memorial foi explodido há 80 anos, em 4 de dezembro de 1931. Em 2000 ele foi restabelecido totalmente. E isso foi possível graças à consolidação da sociedade civil da nova Rússia. Nos anos 30, no local do templo explodido estava prevista a construção de uma espécie de Torre de Babel com a estátua de Lenin em cima. Mas não conseguiram construir (o terreno cedeu várias vezes) e,…

ORTODOXOS E CATÓLICOS UNIDOS NA DEFESA DOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS

oikoumene

O objetivo foi delineado na conferência ecumênica convocada pelo Patriarcado de Moscou MOSCOU, terça-feira 6 dezembro, 2011 (ZENIT.org) – A solidariedade ecumênica entre católicos e ortodoxos deve ter como objetivo não secundário a defesa dos irmãos perseguidos na fé. É uma das questões levantadas durante a Conferência Internacional organizada pelo Patriarcado de Moscou sobre a discriminação e opressão de cristãos. Durante a conferência surgiu a possibilidade de um “constante acompanhamento do que acontece no mundo”, de uma melhor comunicação mútua entre as várias igrejas, a fim de entender sempre mais e mais “a importância de rezar uns pelos outros”. Durante o encontro ecumênico monsenhor Erwin Josef Ender, enviado de Roma, pôs em destaque a ligação…

NA GEÓRGIA, IGREJA CONSTRUÍDA SOBRE ROCHA DE 40 METROS PASSA POR REFORMA

georgia-436x330

Padre aguarda o fim das obras para se mudar para o local Se as pessoas vão às igrejas para se aproximar de Deus, os fiéis da pequena Chiatura, na Geórgia, podem se considerar mais próximos do céu. Isso porque a 10 quilômetros da cidade está a igreja de Katskhi, construída sobre uma rocha de 40 metros de altura. A construção foi erguida entre os séculos 6 e 8 d.C., mas não se sabe ao certo quem foram seus fundadores. Atualmente, o templo está sob os cuidados do padre Maxim e passa por uma grande reforma, financiada por fiéis do mundo inteiro. O religioso, que desde 1993 sonha em morar no topo da rochedo, espera a…

ARCEBISPO AMFILOHIJE NO BRASIL

Sua Eminência Dom Amfilohije Protopresbítero Pe.  Dr. Alexis Peña-Alfaro,  Arcipreste Rafael Carlos Frederico Santos, Arcipreste Pe. Elias Ned Cavalcanti Lima e Abade Pedro Siqueira

Depois de visitar as comunidades da Igreja Sérvia na Argentina, da recém constituída Diocese de Buenos Aires e Américas do Sul e Central, sob o Patriarcado Ortodoxo da Sérvia, Sua Eminência Dom Amfilohije,  Arcebispo de Cetinje e Metropolita de Montenegro desembarcou no Brasil para uma programa de visitas aos ortodoxos sérvios em nosso país. Já no dia 24 e 25 de novembro  S. Eminência reuniu-se com alguns imigrantes na cidade de São Paulo, iniciando seus primeiros contatos em vista da construção de um templo da Igreja Sérvia na maior cidade brasileira, planejado há mais de 30 anos para esta cidade. Ainda em São Paulo visitou o clube Sérvio-brasileiro fundado há mais de meio século (1949) e que reuniu, durante décadas, os imigrantes da fé ortodoxa da região da ex-Iugoslávia.  Graves dificuldades enfrentadas nos…

BENTO XVI AO PATRIARCA BARTOLOMEU I: «TESTEMUNHEMOS UMA FÉ CAPAZ DE UNIR A HUMANIDADE»

patriarca-papa

Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI enviou uma mensagem ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, por ocasião da festa de Santo André Apóstolo, celebrada nesta quarta-feira. «O futuro da evangelização depende do testemunho de unidade dado pela Igreja e da qualidade da caridade, como nos ensinou Jesus na oração que nos deixou: ‘Que todos sejam um para que o mundo creia’. Testemunhemos uma fé capaz de unir a humanidade que passa por sérias tensões» – destaca o Papa na mensagem enviada a Bartolomeu I. O Vaticano envia todos os anos, nessa data, uma delegação ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em Istambul, em resposta à visita do Patriarcado a Roma na festa dos Santos Apóstolos…

PATRIARCA ECUMÊNICO RECEBE ALUNOS E PROFESSORES DO LICEU LEONINO DE PATISSIA

DSCN0773-436x330

21/11/2011 – O LiceuLeonino (Lycée Léonin) de Patissia e o Liceu franco-turco São Bento (Saint Benoît) estão, de agora em diante, ligados por uma amizade muito particular. Não apenas porque Irmãos da escola de Istambul vieram à Grécia e ali fundaram o núcleo das Escolas maristas, mas, sobretudo, porque já faz sete anos que ocorreu o primeiro encontro escolar em que alunos gregos e turcos têm a possibilidade de se conhecerem, mutuamente, e de gozar de uma hospitalidade sincera e cordial. Os intercâmbios escolares com a histórica escola de Istambul não constituem, como pode parecer à primeira vista, uma simples abertura do Liceu Leonino para um país estrangeiro. Também não se trata de uma excursão…

PATRIARCA CIRILLO FAZ APELO EM PROL DOS CRISTÃOS NO ORIENTE MÉDIO

Patriarca Cirillo de Moscou

Damasco (RV) – Um apelo ao diálogo entre as Igrejas e entre os cristãos e muçulmanos no Oriente Médio foi feito pelo Patriarca ortodoxo de Moscou, Cirillo, nesta segunda-feira, último dia da sua visita à Síria antes de partir para o Líbano. Na catedral da Assunção em Damasco, o Patriarca Cirillo presidiu uma liturgia com o Patriarca greco-ortodoxo de Antioquia, Ignatius. “As minhas orações – disse – vão à prosperidade e à paz na Síria e à preservação das boas relações entre cristãos e muçulmanos”, que juntos devem “pedir a Deus graças para o seu povo”. Os dois Patriarcas inauguraram ainda uma exposição dedicada às relações entre as respectivas Igrejas seguida da apresentação da versão…

MOSCOU DEDICA TEMPLO A VÍTIMAS DE TERRORISMO

...

Igreja é construída em memória das vítimas do trágico atentado de outubro de 2002 O prefeito de Moscou, Sergey Sobianin, e o Patriarca de Moscou e da Toda a Rússia, Cirillo I, visitaram neste final de semana as obras da igreja que está sendo construída na capital russa em homenagem às vítimas dos terroristas que tomaram o Teatro Dubrovka há nove anos. O líder da Igreja Ortodoxa demonstrou entusiasmo pelo ritmo dos trabalhos que, a seu ver, estão bem adiantados. Já o prefeito agradeceu a todos os que estão contribuindo financeiramente para a realização da obra. O trágico episódio do Teatro Dubrovka aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro de 2002, quando 42…

Assembléia dos Bispos das Igrejas Ortodoxas na América do Sul

assembleia-dos-bispos-home

A Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul – Patriarcado Ecumênico – comunica a realização da Assembléia dos Bispos das Igrejas Ortodoxas na América do Sul e a primeira visita oficial de S. Eminência Reverendíssima Dom Atenágoras do México, entre os dias 02 e 06 do corrente mês de Novembro de 2011 em Buenos Aires – Argentina PROGRAMA: » Quarta-feira, 02 de Novembro: reunião da Comissão Executiva; » Quinta-feira, 03 de Novembro: Divina Liturgia e Primeira Sessão; » Sexta-feira, 04 de Novembro: Segunda Sessão e Conclusões; » Domingo, dia 06 de Novembro: Divina Liturgia Pontifical presidida por Dom Atenágoras, Arcebispo Metropolitano do México, Primaz e Exarca da América Central e Ilhas do Caribe, e concelebrada…