ALEMANHA: DIÁLOGO ECUMÊNICO

mons-augoustinos

Berlim (RV) – A Conferência Episcopal alemã (DBK) e a Conferência Episcopal ortodoxa voltaram a se encontrar na última quinta-feira, em Bonn, para “Intensificar a cooperação e aprofundar os pontos em comum”. As duas Conferências apresentaram um balanço positivo da recente visita do Papa à Alemanha. “Fico feliz que do lado ortodoxo, o encontro com o Papa Bento XVI tenha sido avaliado com um impulso importante na continuação do diálogo ecumênico. Já alcançamos tantos pontos em comum – afirmou o Presidente dos bispos alemães, Dom Robert Zollitsch – estamos no caminho certo”. As partes manifestaram a esperança de que a visita do Patriarca ecumênico Bartolomeu I, prevista para 2013 represente também um aspecto positivo para o…

ORTODOXOS E CATÓLICOS UNIDOS NA DEFESA DOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS

oikoumene

O objetivo foi delineado na conferência ecumênica convocada pelo Patriarcado de Moscou MOSCOU, terça-feira 6 dezembro, 2011 (ZENIT.org) – A solidariedade ecumênica entre católicos e ortodoxos deve ter como objetivo não secundário a defesa dos irmãos perseguidos na fé. É uma das questões levantadas durante a Conferência Internacional organizada pelo Patriarcado de Moscou sobre a discriminação e opressão de cristãos. Durante a conferência surgiu a possibilidade de um “constante acompanhamento do que acontece no mundo”, de uma melhor comunicação mútua entre as várias igrejas, a fim de entender sempre mais e mais “a importância de rezar uns pelos outros”. Durante o encontro ecumênico monsenhor Erwin Josef Ender, enviado de Roma, pôs em destaque a ligação…

ARCEBISPO AMFILOHIJE NO BRASIL

Sua Eminência Dom Amfilohije Protopresbítero Pe.  Dr. Alexis Peña-Alfaro,  Arcipreste Rafael Carlos Frederico Santos, Arcipreste Pe. Elias Ned Cavalcanti Lima e Abade Pedro Siqueira

Depois de visitar as comunidades da Igreja Sérvia na Argentina, da recém constituída Diocese de Buenos Aires e Américas do Sul e Central, sob o Patriarcado Ortodoxo da Sérvia, Sua Eminência Dom Amfilohije,  Arcebispo de Cetinje e Metropolita de Montenegro desembarcou no Brasil para uma programa de visitas aos ortodoxos sérvios em nosso país. Já no dia 24 e 25 de novembro  S. Eminência reuniu-se com alguns imigrantes na cidade de São Paulo, iniciando seus primeiros contatos em vista da construção de um templo da Igreja Sérvia na maior cidade brasileira, planejado há mais de 30 anos para esta cidade. Ainda em São Paulo visitou o clube Sérvio-brasileiro fundado há mais de meio século (1949) e que reuniu, durante décadas, os imigrantes da fé ortodoxa da região da ex-Iugoslávia.  Graves dificuldades enfrentadas nos…

BENTO XVI AO PATRIARCA BARTOLOMEU I: «TESTEMUNHEMOS UMA FÉ CAPAZ DE UNIR A HUMANIDADE»

patriarca-papa

Cidade do Vaticano (RV) – Bento XVI enviou uma mensagem ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, por ocasião da festa de Santo André Apóstolo, celebrada nesta quarta-feira. «O futuro da evangelização depende do testemunho de unidade dado pela Igreja e da qualidade da caridade, como nos ensinou Jesus na oração que nos deixou: ‘Que todos sejam um para que o mundo creia’. Testemunhemos uma fé capaz de unir a humanidade que passa por sérias tensões» – destaca o Papa na mensagem enviada a Bartolomeu I. O Vaticano envia todos os anos, nessa data, uma delegação ao Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em Istambul, em resposta à visita do Patriarcado a Roma na festa dos Santos Apóstolos…

APÓSTOLO SANTO ANDRÉ, O «PRIMEIRO CHAMADO»

icone-s-andre

André era irmão do Apóstolo Pedro. Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades. Naturais de Betesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genezaré (Mar de Tiberíades). «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume  entre os hebreus. Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos. Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia. Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte. Seguiu depois para Esquitia (Sul da Rússia) seguindo para Tracia. Em Argirúpolis, (atualmente, um dos bairros de…

REUNIDO O COMITÊ MISTO PARA O DIÁLOGO TEOLÓGICO ENTRE IGREJAS CATÓLICA E ORTODOXA

ss-andre-e-pedro

Roma (RV) – Está reunido em Roma desde ontem, segunda-feira, 21, até o próximo sábado, 26 de novembro, o Comitê misto de Coordenação da Comissão Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. O diálogo teológico, incentivado pela Comissão mista, enfrentou algumas dificuldades, mas não foi interrompido. O último encontro se realizou em Viena, capital da Áustria, em setembro de 2010, e foi dedicado ao estudo da questão sobre o papel do Bispo de Roma na comunhão da Igreja no primeiro milênio, a partir de um texto preparado pelo Comitê misto de Coordenação em 2008. Durante o encontro de Viena, a Comissão não foi capaz de chegar a um acordo…

PAPA RECEBE DISTINÇÃO DE FACULDADE DE TEOLOGIA ORTODOXA

papa-bento-xvi-home

Entregam-lhe a medalha do apóstolo Jasão, da Universidade de Tessalônica (ZENIT.org) – No último dia 5 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI recebeu a Medalha de Ouro do Apóstolo Jasão de Tessalônica, por meio de uma delegação da Faculdade de Teologia da Universidade de Tessalônica, ao término da audiência geral. A condecoração lhe foi entregue pessoalmente pelo presidente da associação de pós-graduandos e candidatos ao doutorado da universidade, Stéfanos Athanasíou, e pelo secretário-geral, Zizis Siskos. Segundo explicaram ambos ao L’Osservatore Romano, trata-se de “um gesto de verdadeira amizade entre ortodoxos e católicos”. “Para nós, é um reconhecimento de grande significado que, pela primeira vez, se entrega a uma personalidade fora do âmbito da Igreja Ortodoxa…

Arcebispo Hilarion Alfeyev encontra-se com o Papa Bento XVI

hilarion-bento-xvi

29 de setembro de 2011 — O papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira em sua residência de verão de Castel Gandolfo, a 30 km de Roma, Arcebispo Hilarion Alfeyev de Volokolamsk, presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou – da Igreja Ortodoxa Russa, informou o Vaticano. Seguindo a norma da Santa Sé, o Vaticano não informou detalhes do encontro por se tratar de uma visita privada, a segunda após a reunião no mesmo local de setembro de 2009. Na ocasião, Hilarion afirmou que embora desejasse um encontro entre Bento XVI e o Patriarca Cirillo, não podia prever “quando seria, nem o lugar”. Hilarion, que ocupa o cargo deixado pelo atual Patriarca Cirillo,…

IGREJAS DA EUROPA DISCUTEM COOPERAÇÃO

kek

Praga, 16 set (RV) – “Assumir várias decisões sobre o futuro da cooperação entre as Igrejas na Europa e refletir sobre como as Igrejas deveriam responder aos desafios que o mundo hoje está enfrentando”. Com este objetivo o Comitê central de Conferências das Igrejas Européia (KEK) irá se reunir em Praga de 21 a 24 de setembro a convite da Igreja hussita da Checoslováquia e do Conselho Ecumênico da República Checa. A informação foi divulgada ontem pelo organismo ecumênico europeu que reúne 120 Igrejas cristãs europeias que seguem as tradições ortodoxas, evangélicas, anglicana e vétero-católica. O comitê central é o organismo de governo da KEK e conta com 40 membros. “A tarefa deste Comitê Central –…

ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE ORTODOXA

Comunidade de Bose: Encontro de Espiritualidade Ortodoxa

Itália: Comunidade de Bose, Encontro Internacional de Espiritualidade Ortodoxa Turim, Itália, 06 setembro de 2011 (SIR) – Começa amanhã no Mosteiro de Bose (no noroeste da Itália) o XIX Encontro ecumênico internacional de espiritualidade ortodoxa que, este ano, tem o tema “A Palavra de Deus na vida espiritual”. A iniciativa está sendo promovida pelo Mosteiro de Bose em colaboração com as Igrejas Ortodoxas. O encontro reúne alguns dos maiores biblistas e mais conceituados pensadores das diferentes Igrejas Ortodoxas e deseja este ano “destacar – lê-se no comunicado – esta essencial unidade de Escritura santa e exegese no Espírito, palavra de Deus e vida espiritual, realizada com modalidades e formas diferentes entre Oriente e Ocidente, mas…