July 29, 2015

» Atualidades:

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA HELÊNICA S.E. SR. KAROLOS PAPOULIAS AOS GREGOS DA DIÁSPORA POR OCASIÃO DAS FESTAS DE FIM DE ANO -

sexta-feira, dezembro 30, 2011

«SINAXE DA THEOTOKOS» (Santa Mãe de Deus) -

segunda-feira, dezembro 26, 2011

«VAI CHAMAR-SE FILHO DO ALTÍSSIMO […] E REINARÁ ETERNAMENTE» -

domingo, dezembro 25, 2011

SANTA NATIVIDADE DO SENHOR -

sábado, dezembro 24, 2011

MENSAGEM DE NATAL DO METROPOLITA -

quinta-feira, dezembro 22, 2011

MENSAGEM DO PATRIARCA PARA A NATIVIDADE DE 2011 -

quinta-feira, dezembro 22, 2011

ALEMANHA: DIÁLOGO ECUMÊNICO -

quarta-feira, dezembro 21, 2011

DOMINGO ANTES DO NATAL OU DA «GENEALOGIA» -

sábado, dezembro 17, 2011

FALECEU NO CHILE SR. MIGUEL POLITIS -

quarta-feira, dezembro 14, 2011

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DE LUCAS: A Igreja comemora neste domingo «os Ancestrais do Senhor» -

sábado, dezembro 10, 2011

FESTA DA CONCEPÇÃO DE SANT’ANNA, MÃE DA THEOTOKOS -

sexta-feira, dezembro 9, 2011

A ESTRADA QUE LEVA AO TEMPLO -

quinta-feira, dezembro 8, 2011

COMIPAZ REÚNE-SE NA IGREJA ORTODOXA GREGA EM CÓRDOBA – ARGENTINA -

quarta-feira, dezembro 7, 2011

ORTODOXOS E CATÓLICOS UNIDOS NA DEFESA DOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS -

terça-feira, dezembro 6, 2011

HOJE A IGREJA COMEMORA SÃO NICOLAU -

terça-feira, dezembro 6, 2011

NA GEÓRGIA, IGREJA CONSTRUÍDA SOBRE ROCHA DE 40 METROS PASSA POR REFORMA -

domingo, dezembro 4, 2011

O «DÉCIMO DOMINGO DE LUCAS» -

sábado, dezembro 3, 2011

ARCEBISPO AMFILOHIJE NO BRASIL -

quinta-feira, dezembro 1, 2011

BENTO XVI AO PATRIARCA BARTOLOMEU I: «TESTEMUNHEMOS UMA FÉ CAPAZ DE UNIR A HUMANIDADE» -

quarta-feira, novembro 30, 2011

30 DE NOVEMBRO: COMEMORAÇÃO DO APÓSTOLO SANTO ANDRÉ, «O PRIMEIRO CHAMADO» -

quarta-feira, novembro 30, 2011

BARTOLOMEU I ENVIA MENSAGEM AOS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA DE DURBAN

20-11-2011-patriarca-bartolomeu-africa

Durban (RV) – Está em andamento desde segunda-feira, em Durban, na África do Sul, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, fez um apelo em favor de uma solução responsável a este preocupante fenômeno. “Somos todos responsáveis pelo futuro de nosso Planeta e da vida humana. As mudanças climáticas afetam todos os povos e nações. Nenhum de nós pode permanecer como um simples expectador” – sublinha Bartolomeu I numa mensagem enviada aos participantes da 17ª Conferência Internacional sobre clima. O Patriarca recorda como os encontros precedentes realizados em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, e…

Read More

PATRIARCA ECUMÊNICO: “EQUILÍBRIO DESTRUÍDO”

patriarca-verde

CONSTANTINOPLA/Istambul (Turquia), 01 set (VerboNet) – Não se pode calar a destruição que por “avidez” o homem causa ao meio ambiente. Uma mensagem forte de denúncia lançado pelo Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, para a Jornada de Salvaguarda da Criação que também o Patriarcado ecumênico celebra hoje 1º de setembro em sintonia com o início de seu Ano Litúrgico. O Patriarca abraçou há bastante tempo a bandeira da promoção de uma cultura de respeito pelo meio ambiente. É chamado “Patriarca Verde” pelos seus esforços em defesa do meio ambiente, envolvendo nesta causa teólogos, ambientalistas e cientistas, mas, sobretudo, os…

Read More

Livros de bronze seriam a maior descoberta de todos os tempos e falam de Nosso Senhor Jesus Cristo

001-440x330

Numa gruta de Saham, Jordânia, localizada numa colina com vista ao Mar da Galiléia, foram encontrados 70 livros do século I da era cristã que, segundo as primeiras avaliações, contêm as mais antigas representações do cristianismo. Os livros têm a peculiaridade de serem gravados em folhas de bronze presas por anéis metálicos. O tamanho das folhas vai de 7,62 x 50,8 cms a 25,4 x 20,32 cms. Em média, cada livro tem entre oito e nove páginas, com imagens na frente e no verso. Segundo o jornal britânico Daily Mail, 70 códices de bronze foram encontrados entre os anos 2005 e…

Read More

Uma visita de pêsames

Chernobyl

No dia do vigésimo quinto aniversário do acidente na central atômica de Tchernobil o patriarca de Moscou e de toda a Rússia Cirillo vai visitar o local da tragédia e rezar por todos que tombaram aí. A sua visita à Ucrânia, a realizar-se no período de 25 a 27 de abril, será símbolo de consolidação de vínculos fraternais e da unidade espiritual da Rússia e da Ucrânia. As cerimônias comemorativas, dedicadas a 25 anos da catástrofe na central atômica de Tchernobil, irão começar com um repique do sino que será dado a 1 hora e 23 minutos da noite de…

Read More

Descoberta na Geórgia provável relíquia de São Máximo, o Confessor, e seus companheiros

georgia-achado

A única relíquia de São Máximo, o Confessor, conhecida até agora, era a mão direita que lhe foi cortada após seu segundo julgamento, e que está conservada no Monastério de São Paulo, no monte Atos. Porém, outra tradição muito antiga, na Geórgia, informava que seus restos mortais estavam enterrados sob o altar da igreja do mosteiro construído em sua homenagem, na região próxima onde ele foi preso e morto. O Arcebispo local, Dom Stephano Kalaidjisvil, decidiu então contratar uma equipe de arqueólogos da Universidade de Tblisi para orientar as escavações sob o altar da igreja do monastério dedicado a São…

Read More

Grego Cipriota ganha Prêmio Nobel de Economia em 2010

christopher-pissarides

Christopher Pissarides, Professor de Macro-Economia da London School of  Economics and Political Science (Escola de Economia e Ciência Política de Londres), uma das mais conceituadas universidades do mundo, recebe este laurel como o terceiro Prêmio Nobel destinado para gregos. Os outros dois são de Literatura, os poetas Zeferis (1965) e Elytis (1979). (Nota n° 05-2010, enviada por Constantino Comninos (professor), Cônsul Honorário da Grécia em Curitiba (PR – SC – RS). BIOGRAFIA: Christopher Antoniou Pissarides (em grego: Χριστόφορος Αντωνίου Πισσαρίδης, nascido em 20 de fevereiro de 1948) é um economista cipriota de nacionalidade britânica. Seu maior interesse de pesquisa é na área da macroeconomia, especialmente a economia…

Read More

ACHADAS EM ROMA AS PINTURAS MAIS ANTIGAS DOS APÓSTOLOS

Encontram-se nas catacumbas de Santa Tecla, perto da Via Ostiense Por Carmen Elena Villa ROMA, terça-feira, 22 de junho de 2010 (ZENIT.org) – Em um dos ramais das catacumbas de Santa Tecla foi descoberto recentemente um importantíssimo tesouro da arqueologia sacra: as pinturas mais antigas dos apóstolos (final do século IV). Estão representados Pedro, Paulo, André e João. O achado, que foi revelado depois de 2 anos de investigações e anunciado no ano passado no L’ Osservatore Romano, foi apresentado oficialmente hoje em uma coletiva de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra e do Conselho Pontifício para…

Read More