BARTOLOMEU I ENVIA MENSAGEM AOS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA DE DURBAN

20-11-2011-patriarca-bartolomeu-africa

Durban (RV) – Está em andamento desde segunda-feira, em Durban, na África do Sul, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, fez um apelo em favor de uma solução responsável a este preocupante fenômeno. “Somos todos responsáveis pelo futuro de nosso Planeta e da vida humana. As mudanças climáticas afetam todos os povos e nações. Nenhum de nós pode permanecer como um simples expectador” – sublinha Bartolomeu I numa mensagem enviada aos participantes da 17ª Conferência Internacional sobre clima. O Patriarca recorda como os encontros precedentes realizados em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, e em Cancún, no México, em 2010, não conseguiram obter um acordo jurídico entre nações ricas…

PATRIARCA ECUMÊNICO: “EQUILÍBRIO DESTRUÍDO”

patriarca-verde

CONSTANTINOPLA/Istambul (Turquia), 01 set (VerboNet) – Não se pode calar a destruição que por “avidez” o homem causa ao meio ambiente. Uma mensagem forte de denúncia lançado pelo Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, para a Jornada de Salvaguarda da Criação que também o Patriarcado ecumênico celebra hoje 1º de setembro em sintonia com o início de seu Ano Litúrgico. O Patriarca abraçou há bastante tempo a bandeira da promoção de uma cultura de respeito pelo meio ambiente. É chamado “Patriarca Verde” pelos seus esforços em defesa do meio ambiente, envolvendo nesta causa teólogos, ambientalistas e cientistas, mas, sobretudo, os representantes das confissões cristãs e das religiões do mundo. “Não podemos ficar calados – escreve…

Livros de bronze seriam a maior descoberta de todos os tempos e falam de Nosso Senhor Jesus Cristo

001-440x330

Numa gruta de Saham, Jordânia, localizada numa colina com vista ao Mar da Galiléia, foram encontrados 70 livros do século I da era cristã que, segundo as primeiras avaliações, contêm as mais antigas representações do cristianismo. Os livros têm a peculiaridade de serem gravados em folhas de bronze presas por anéis metálicos. O tamanho das folhas vai de 7,62 x 50,8 cms a 25,4 x 20,32 cms. Em média, cada livro tem entre oito e nove páginas, com imagens na frente e no verso. Segundo o jornal britânico Daily Mail, 70 códices de bronze foram encontrados entre os anos 2005 e 2007 e as peças estão sendo avaliadas por peritos na Inglaterra e na Suíça. A…

Uma visita de pêsames

Chernobyl

No dia do vigésimo quinto aniversário do acidente na central atômica de Tchernobil o patriarca de Moscou e de toda a Rússia Cirillo vai visitar o local da tragédia e rezar por todos que tombaram aí. A sua visita à Ucrânia, a realizar-se no período de 25 a 27 de abril, será símbolo de consolidação de vínculos fraternais e da unidade espiritual da Rússia e da Ucrânia. As cerimônias comemorativas, dedicadas a 25 anos da catástrofe na central atômica de Tchernobil, irão começar com um repique do sino que será dado a 1 hora e 23 minutos da noite de 26 de abril, – momento exato da explosão do reator em 1986. Todos os anos…

Patriarca Bartolomeu: Ciência e fé por uma «ética do ambiente»

patriarca-ecumenico-entrevista

Ciência e fé devem colaborar para estruturar juntas uma »ética do ambiente» por Ervino Martinuz | Verbonet PARIS (França), 14 abr (SIR) – Ciência e fé devem colaborar para estruturar juntas uma “ética do ambiente” porque sem “uma radical conversão do coração”, toda medida de prevenção e conservação da natureza seria “ineficaz”. Voltou a falar da catástrofe nuclear de Fukushima no Japão o Patriarca Bartolomeu I, apresentando ontem em Paris seu último livro publicado pelas “Editions du Cerf” com o título “A la rencontre du mystère”. O Patriarca – reconhecido mundialmente pelo seu compromisso em defesa do meio ambiente – encontra-se nestes dias na França onde está realizando uma serie de encontro e de palestras. Ontem,…

Descoberta na Geórgia provável relíquia de São Máximo, o Confessor, e seus companheiros

georgia-achado

A única relíquia de São Máximo, o Confessor, conhecida até agora, era a mão direita que lhe foi cortada após seu segundo julgamento, e que está conservada no Monastério de São Paulo, no monte Atos. Porém, outra tradição muito antiga, na Geórgia, informava que seus restos mortais estavam enterrados sob o altar da igreja do mosteiro construído em sua homenagem, na região próxima onde ele foi preso e morto. O Arcebispo local, Dom Stephano Kalaidjisvil, decidiu então contratar uma equipe de arqueólogos da Universidade de Tblisi para orientar as escavações sob o altar da igreja do monastério dedicado a São Máximo. Estas escavações descobriram a ossada de três pessoas em um primeiro nível e,  num…

Grego Cipriota ganha Prêmio Nobel de Economia em 2010

christopher-pissarides

Christopher Pissarides, Professor de Macro-Economia da London School of  Economics and Political Science (Escola de Economia e Ciência Política de Londres), uma das mais conceituadas universidades do mundo, recebe este laurel como o terceiro Prêmio Nobel destinado para gregos. Os outros dois são de Literatura, os poetas Zeferis (1965) e Elytis (1979). (Nota n° 05-2010, enviada por Constantino Comninos (professor), Cônsul Honorário da Grécia em Curitiba (PR – SC – RS). BIOGRAFIA: Christopher Antoniou Pissarides (em grego: Χριστόφορος Αντωνίου Πισσαρίδης, nascido em 20 de fevereiro de 1948) é um economista cipriota de nacionalidade britânica. Seu maior interesse de pesquisa é na área da macroeconomia, especialmente a economia do trabalho, o estudo do crescimento econômico e da política econômica. Pissarides recebeu o Prêmio…

ACHADAS EM ROMA AS PINTURAS MAIS ANTIGAS DOS APÓSTOLOS

Encontram-se nas catacumbas de Santa Tecla, perto da Via Ostiense Por Carmen Elena Villa ROMA, terça-feira, 22 de junho de 2010 (ZENIT.org) – Em um dos ramais das catacumbas de Santa Tecla foi descoberto recentemente um importantíssimo tesouro da arqueologia sacra: as pinturas mais antigas dos apóstolos (final do século IV). Estão representados Pedro, Paulo, André e João. O achado, que foi revelado depois de 2 anos de investigações e anunciado no ano passado no L’ Osservatore Romano, foi apresentado oficialmente hoje em uma coletiva de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra e do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi. As catacumbas de Santa Tecla se encontram na Via Ostiense de…

Armênio, especialista em calendários, é contra a idéia da Associação Mundial de Calendários de deixar de usar o calendário gregoriano em 2012

24 de Março de 2010 — A idéia apresentada à ONU pela Associação Mundial de Calendários, sobre a alteração do calendário gregoriano em 2012, foi concebido para destruir o núcleo espiritual da humanidade. Este é ponto de vista expresso pelo astrônomo, especialista em calendários, doutorando em ciências físicas e matemáticas, Grigor Brutyan, na entrevista que concedeu ao jornal «A Voz da Armênia». O especialista armênio é categoricamente contra as idéias do seu colega americano, Wayne Richardson, diretor da Associação Mundial de Calendários. Na entrevista, ele enfatizou que a renúncia ao calendário gregoriano constitui o próximo ataque dos «teóricos da globalização» objetivando a destruição dos valores tradicionais. «Cada pessoa tem sua nacionalidade, sua religião e sua tradição. Mas dizem eles:…

Patriarca Cirillo I, de Moscou, critica tentativas de reformar os princípios éticos do cristianismo

05 de março de 2010 [Bogoslov.Ru) O Patriarca Cirillo I, máximo hierarca da Igreja Ortodoxa Russa, censurou ontem, 04 de março «a reforma dos princípios éticos do cristianismo», tendência que se manifesta segundo ele, na bênção de uniões homossexuais ou incentivo a abortos. «Se a Igreja perde o seu vigor é como se o sal perdesse a sua força », disse o Patriarca ao se reunir hoje com os estudantes e professores da Universidade Nacional de Investigação Nuclear – MIFI. Os maiores problemas na história da Igreja, em sua opinião, se apresentaram quando se alterou o equilíbrio entre «atualização» dos valores e a «preservação» do núcleo que «deve ser salvaguardado, independentemente das circunstâncias». Por sua natureza,…