MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA HELÊNICA S.E. SR. KAROLOS PAPOULIAS AOS GREGOS DA DIÁSPORA POR OCASIÃO DAS FESTAS DE FIM DE ANO

karolos-papoulias

23 de Dezembro de 2011 Meus queridos compatriotas, O ano que deixaremos no passado foi pleno de dificuldades e desafios. Apesar dos passos dados em direção ao enfrentamento da crise financeira que atormenta nosso povo em todos os níveis, todos sabemos que o caminho que ainda temos a percorrer é um subida e precisa esforço contínuo de todos os cidadãos gregos. Durante essas difíceis circunstâncias, somos chamados, Gregos do exterior e do centro metropolitano, a apoiar de maneira coordenada, o esforço nacional para que possamos superar a crise e entregar às próximas gerações de Gregos um futuro melhor. Hoje, mais do que nunca, a Pátria precisa de vocês, Gregos do exterior, que com o vosso…

MENSAGEM DE NATAL DO METROPOLITA

arcebispo-tarasios

Encíclica PASTORAL por ocasião da celebração do Natal de S. Emncia. Revma. Dom  TARASIOS, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz da América do Sul, Exarca do Patriarcado Ecumênico De Constantinopla. 2011-natividade

MENSAGEM DO PATRIARCA PARA A NATIVIDADE DE 2011

patriarca-bartolomeu-440x330

Encíclica Patriarcal de Sua Santidade Bartolomeu I, Arcebispo de Constantinopla e Patriarca Ecumênico, para a Natividade de 2011 2011-natividade

30 DE NOVEMBRO: COMEMORAÇÃO DO APÓSTOLO SANTO ANDRÉ, «O PRIMEIRO CHAMADO»

s-andre-436

Os gregos chamam a este ousado apóstolo “Protókletos”, que significa: o primeiro chamado. Ele foi um dos afortunados que viram Jesus na verde planície de Jericó. Ele passava. O Batista indicou-o com o dedo de Precursor e disse: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo». André e João foram atrás d’Ele. Não se atreveram a falar-Lhe até que Jesus se virou para trás e perguntou: «Que procurais?» – Mestre, onde habitas? – «Vinde e vede». A Igreja deve muito a Santo André. Terá sido martirizado numa cruz em forma de aspa ou X, que é conhecida pelo nome de cruz de Santo André. «Vinde Comigo e Eu farei de vós pescadores…

Patriarca Ecumênico de Constantinopla: «A paz é uma questão de escolha»

S. Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla

Genebra, quarta-feira, 11 de maio de 2011 (ALC | CMI) – Numa encíclica que será lida nas congregações da Igreja de Constantinopla em todo o mundo no domingo, 22, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, recebe «com grande alegria» a iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para a Convocação Ecumênica Internacional pela Paz (CEIP) em Kingston, Jamaica, de 17 a 25 de maio de 2011. O Patriarca vê a CEIP como uma «conclusão adequada» da Década para a Superação da Violência, promovida pelo CMI, e como uma oportunidade de incentivar novos esforços e redes para a paz. Sua carta responde a um convite do CMI a todas as igrejas membros para que no…

Homilia para o «4º Domingo da Santa e Grande Quaresma» de S. Emncia. Revma. Dom TARASIOS, Arcebispo Metropolita de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul

arcebispo-tarasios

Neste Quarto Domingo da Grande Quaresma, no episódio que ouvimos hoje do Evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo fala e nos ensina acerca da fé. Detenhamo-nos um momento para refletir sobre isso. O pai do menino possesso se aproxima do Senhor para lhe pedir sua ajuda, dizendo: «se podes fazê-lo». E a imediata resposta do Senhor Jesus é que «tudo é possível para os que crêem». Vivemos num mundo cada vez mais cético, onde os seres humanos vão se desumanizando, onde a exploração do homem pelo homem é cada vez mais agressiva , tentando anulá-lo totalmente, destruindo a sua dignidade como imagem de Deus. Recentemente, veiculou uma notícia nos jornais, dando conta que, em alguns países da…

Homilia para o «Domingo da Ortodoxia» de S. Emncia. Revma. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolita de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul

icone-domingo-da-ortodoxia

Hoje, cume desta primeira semana da Santa e Grande Quaresma, «Domingo da Ortodoxia», Nosso Senhor Jesus Cristo segue introduzindo-nos em sua missão que empreendeu para dar-nos a Salvação. No Evangelho do Apóstolo São João, [Jo, 1, 43-51], vemos que é o Senhor que sempre toma a iniciativa de aproximar-se do homem. É assim quando ele vai à Galiléia e chama Felipe, que era natural de Betsaida, a segui-Lo. Ele diz: «Segue-me!». Felipe, por sua vez,  leva Natanael à presença do Senhor, dizendo: «Vem e vê!»  É o mesmo Jesus que vai ao  encontro de seus seguidores dos quais escolherá os que serão seus discípulos, como muito bem nos diz em seu Evangelho: «muitos serão os…

Mensagem de Quaresma de S. Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico: «A boa luta do Espírito»

patriarca-ecumenico1

CONSTANTINOPLA/Istambul (Turquia), 03 mar (SIR) – «A arena das virtudes está aberta. Os que desejarem competir podem entrar, cingindo-se com a boa luta do jejum». Esta a Mensagem do Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, dirigida aos fiéis na homilia catequética por ocasião da Santa e Grande Quaresma. Uma exortação  à prática das virtudes e à «participação aos dons imensos da graça do Espírito Santo» a que o Patriarca quis lançar na tradicional mensagem, acompanhada pelas orações de bênção e de perdão. «Através do santo sacramento do Batismo – explicou – todo cristão recebeu a graça do Espírito Santo. Se começamos a amar Deus com todo o coração, então esta graça nos transmite de modo incomensurável…

07 de Fevereiro: o «Domingo do Perdão»

icone-expulsao-do-eden-the-tree-of-knowledge

Quaresma, é o tempo em que a Graça de Deus se manifesta com maior intensidade ante nossos olhos, uma vez que a liturgia, as orações, os jejuns e a penitência contribuem muito para que sintamos em nossas vidas a misericórdia divina, o perdão que nos é dado e um convite à conversão contínua. É o tempo da espera, da meditação, do silêncio. É um tempo onde o exterior torna-se secundário diante da realeza que se descobre ao penetrarmos nossa interioridade. É tempo de parar, de refletir, de meditar, de silenciar os ruídos do dia-a-dia, para ouvir atentamente o que o Senhor nos fala. E, neste domingo, nas igrejas ortodoxas, faz-se um rito especial durante o…

Homilia de S. E. R. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul, durante a celebração da Divina Liturgia na Igreja de São Savas em Curitiba-PR, no domingo, 05 de dezembro de 2010, 10º Domingo de Lucas (Lc 13,10-17)

arcebispo-tarasios

No Evangelho da Liturgia de hoje, São Lucas relata-nos que Jesus entrou numa sinagoga e ensinava num dia de sábado, como era seu costume. «Havia ali uma mulher que, há dezoito anos, era possessa de um espírito que a detinha doente: andava curvada e não podia absolutamente erguer-se». E Jesus, sem que ninguém o pedisse, movido de compaixão, «a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença. Impôs-lhe as mãos e no mesmo instante ela se endireitou, glorificando a Deus». O chefe da sinagoga indignou-se porque Jesus curava em dia de sábado. A estreiteza de sua alma não o deixa compreender a grandeza da misericórdia divina que liberta esta mulher encurvada há tanto tempo. Aparentemente…