PAPA RECEBE DISTINÇÃO DE FACULDADE DE TEOLOGIA ORTODOXA

Entregam-lhe a medalha do apóstolo Jasão, da Universidade de Tessalônica

Papa Bento XVI

(ZENIT.org) – No último dia 5 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI recebeu a Medalha de Ouro do Apóstolo Jasão de Tessalônica, por meio de uma delegação da Faculdade de Teologia da Universidade de Tessalônica, ao término da audiência geral.

A condecoração lhe foi entregue pessoalmente pelo presidente da associação de pós-graduandos e candidatos ao doutorado da universidade, Stéfanos Athanasíou, e pelo secretário-geral, Zizis Siskos.

Segundo explicaram ambos ao L’Osservatore Romano, trata-se de “um gesto de verdadeira amizade entre ortodoxos e católicos”.

“Para nós, é um reconhecimento de grande significado que, pela primeira vez, se entrega a uma personalidade fora do âmbito da Igreja Ortodoxa – afirmaram. Viemos a Roma a propósito, para encontrar o Papa e levar a cabo, juntos, um novo passo de diálogo.”

Em sua saudação aos peregrinos de língua inglesa nesta manhã, na Praça de São Pedro, o Papa se dirigiu à delegação da Universidade de Tessalônica, manifestando sentir-se “profundamente honrado” por este “cordial gesto”, que é “um sinal eloquente de crescente compreensão e diálogo entre cristãos católicos e ortodoxos”.

“Rezo para que seja um presságio de progressos ainda maiores em nossos esforços por responder em fidelidade, verdade e caridade aos convites do Senhor à unidade”, sublinhou o Papa.

A apóstolo Jasão é, segundo a tradição, um dos Setenta discípulos, e aparece no capítulo 17 dos Atos dos Apóstolos, durante a pregação de São Paulo em Tessalônica. É muito venerado pelas igrejas ortodoxas e orientais.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.