FALECEU O METROPOLITA ORTODOXO DA ÁUSTRIA, MICHAEL STAIKOS

Metropolita Michael Staikos da Áustria

Viena (RV) – Faleceu na última terça-feira, em Viena, em conseqüência de uma grave doença, o Metropolita ortodoxo da Áustria, Michael Staikos, líder de cerca 500 mil ortodoxos austríacos. Graças à sua atuação os ortodoxos reforçaram a sua presença social e eclesial no país. Nascido em Atenas em 1946, frequentara uma escola da capital grega, para depois concluir sucessivamente os estudos de Teologia na Universidade de Tessalônica.

Em 1964 se transferiu para Viena, entrando a fazer parte do serviço da Igreja ortodoxa da Áustria, como secretário do então metropolita Tsiter. Em 1977 foi ordenado sacerdote e no dia 12 de janeiro de 1986, bispo.

Alguns anos mais tarde, em 1991, foi eleito metropolita da Áustria e exarca para Hungria pelo Santo Sínodo do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla. Sob sua presidência foi fundada em outubro de 2010 a Conferência Episcopal ortodoxa da Áustria. Dom Michael Staikos considerava o diálogo ecumênico e inter-religioso na Áustria uma tarefa central do seu ministério.

Ao anúncio da morte, mensagens de pêsames de apreço foram enviadas por lideranças religiosas e civis, entre as quais o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, que o definiu “grande coluna do ecumenismo na Áustria e além fronteira”, acrescentando que “perdeu um amigo e um irmão”. (SP)

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.