MENSAGEM DE S. B. JOÃO X DE ANTIOQUIA

patriarca-joao

CARTA PASTORAL DE S. B. JOÃO X, PATRIARCA DE ANTIOQUIA E TODO O ORIENTE, POR OCASIÃO DA NATIVIDADE DO SENHOR DE 2013   JOÃO X, pela misericórdia de Deus, Patriarca de Antioquia e Todo o Oriente Aos meus filhos em todos os extremos desta Sé Apostólica Estas festas salvíficas chegam a nós em meio a acontecimentos pelos quais nossa Igreja Antioquina deve passar. Em primeiro lugar a perda de nosso Pai e Patriarca Ignatios IV, que foi nosso Pastor com esmero e fidelidade por várias décadas. Sua memória permanecerá em nossas mentes e corações constantemente e será eterna junto a Deus, a quem ele serviu por toda a sua vida. Nossa igreja também sofre com…

«PRIMAVERA ÁRABE» DEVIA SER CHAMADA DESTRUIÇÃO ÁRABE, DIZ ARCEBISPO ORTODOXO

dom-damaskinos-mansour

A comunidade cristã da Síria, cerca de 10% da população do país, se mostra preocupada com a guerra civil no país árabe. Um de seus principais líderes, o arcebispo do Brasil, Damaskinos Mansour, esteve em Damasco na semana passada após a morte do Patriarca Ignácio IV. Nascido em Damasco há 63 anos e morador de São Paulo desde 1992, Arcebispo Mansour chegou a ser um dos cotados como sucessor. Na Síria, a comunidade cristã sempre teve uma boa convivência com o regime de Bashar Assad, mas há o temor, atualmente, de que sua substituição por um governo permeado por radicais islâmicos resulte em mais perseguição religiosa. Enquanto conversava com a Folha no escritório da catedral de…

NATAL UCRANIANO: COSTUMES, TRADIÇÕES E SIGNIFICADOS

natal-ucraniano

Neste artigo, procura-se apresentar de forma sucinta as tradições, os significados e os costumes dos ucranianos, desde a questão da data, do significado dessa festa tão popular em todo o mundo, enfatizando a preparação esmerada e a própria celebração, ao mesmo tempo muito divina e muito humana, mas também muito bela e rica nos seus detalhes, até a importância cultural e teológica da preservação dessas tradições na sociedade contemporânea já bastante secularizada. 1. DATA DA CELEBRAÇÃO DO NATAL NO RITO BIZANTINO UCRANIANO Na Igreja Católica Ucraniana no Brasil, que segue o calendário gregoriano, o Natal é celebrado no dia 25 de dezembro. Seguindo o calendário juliano, os ucranianos ortodoxos celebram o Natal no dia 6…

NOVO PATRIARCA DA IGREJA BÚLGARA SERÁ ELEITO EM FEVEREIRO

catedral-s-sophia

Sofia (RV) - O novo Patriarca búlgaro será eleito em 24 de fevereiro do próximo ano. Um Conselho especial deverá eleger o sucessor do Patriarca Maxim, falecido aos 98 anos em 6 de novembro último. O Conselho especial será composto pelos 15 metropolitas, por todos os bispos, por representantes de cada diocese escolhidos pelos fiéis – três clérigos e dois leigos por diocese -, e por representantes dos maiores mosteiros. O Patriarca será escolhido entre três candidatos indicados pelo santo Sínodo. O futuro chefe deverá ter mais de 50 anos e ser metropolita há pelos menos 5. O voto será secreto, com maioria de 2/3 dos votantes. A Igreja Ortodoxa Búlgara recordou de forma solene no…

JOÃO X É O NOVO PATRIARCA DE ANTIOQUIA

S. B. Yuhanna, X, Patriarca de Antioquia e Todo

Líbano, 17 de Dezembro de 2012 • — O santo sínodo da Igreja Greco-Ortodoxa de Antioquia elegeu nesta segunda-feira o bispo Yuhanna el Yazigi como novo Patriarca de Antioquia e Oriente, sucedendo Ignacio IV, que morreu no último dia 5 deste mês de dezembro, de um acidente vascular cerebral (AVC). Após uma reunião a portas fechadas no mosteiro de Nossa Senhora de Balamand, no norte do Líbano, 20 bispos designaram Yuhanna (João) X como o 158° Patriarca de Antioquia e Oriente O novo chefe da Igreja greco-ortodoxa declarou após a escolha que se submeterá ao evangelho e pediu aos membros de sua comunidade que “rezem pela igreja de Antioquia para que tenha uma boa imagem que…

MORREU IGNACIO IV, PATRIARCA DE ANTIOQUIA

patriarca-ignacio-iv

IN MEMORIAM! BEIRUTE, Líbano, 5 de dezembro de 2012 – O Patriarca Ignacio IV Hazim, Primaz do Patriarcado Ortodoxo de Antioquia,  adormeceu em Cristo na manhã desta quarta-feira, aos 91 anos de idade, no hospital de sua comunidade em Beirute, no qual foi internado ontem após sofrer um derrame cerebral, informou a imprensa local. Com a saúde já deteriorada havia um longo tempo, Inácio IV tinha lançado nos últimos meses inúmeros apelos pela paz na Síria e, em conjunto com os bispos católicos e líderes religiosos muçulmanos, estava intensamente comprometido com a reconciliação no país. Nascido em 4 de abril de 1920 em Muharda, perto de Hama, na Síria, ele se mudou para Beirute em…

BENTO XVI APELA À UNIDADE ENTRE CATÓLICOS E ORTODOXOS PARA RESPONDER A QUESTÕES DA HUMANIDADE

ss-andre-e-pedro

Bento XVI enviou mensagem a Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla Cidade do Vaticano, 30 nov 2012 (Ecclesia) – Bento XVI enviou hoje uma mensagem ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, na qual convida a Igreja Ortodoxa a aprofundar a “proximidade fraterna” com os católicos para responder às questões da humanidade. “O desafio mais urgente é o de saber como fazer chegar o anúncio do amor misericordioso de Deus aos homens do nosso tempo, tantas vezes distraído, mais ou menos incapaz de uma reflexão profundo sobre o próprio sentido da sua existência, tomado como tal a partir de projetos e utopias que só o podem desiludir”, escreveu o Papa. O documento foi entregue ao…

SANTA SÉ DE CONSTANTINOPLA COMEMORA SEU PATRONO

25838

PHANAR, Constantinopla-Istambul, 30 de Novembro de 2012 – Esplendor e grande magnificência marcaram, no dia de hoje, a Festa litúrgica do Apóstolo Santo André, o santo fundador e patrono do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Fiéis vindos de todo o mundo, chegaram ao Phanar – Constantinopla, para celebrar esta que é uma importante data para todos os cristãos ortodoxos. Representantes de governos dos principais países ortodoxos, bem como suas autoridades diplomáticas presentes na Turquia, hierarcas de diversas dioceses de todo o mundo, célebres personalidades do mundo empresarial, delegados de entidades e comunidades da diáspora e uma delegação do Vaticano liderada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, que levou…

DELEGAÇÃO VATICANA EM CONSTANTINOPLA

dsc_4069

CIDADE DO VATICANO (ANSA)  – Uma delegação da Santa Sé de Roma viajou nessa quinta-feira a Constantinopla-Istambul para a tradicional visita ao Patriarcado Ecumênico, para celebrar a festa de Santo André, que se comemora no dia 30 de novembro. A delegação vaticana é conduzida pelo presidente do Conselho Pontifício pela Promoção da Unidade Cristão, Cardeal Kurt Koch, que levará ao Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, uma mensagem do Papa Bento XVI. Amanhã, a delegação irá participar da solene “Divina Liturgia”que será presidida por Bartolomeu I, na igreja São Jorge do Fanar. Fazem parte da delegação da Santa Sé, monsenhor Brian Farre, secretário do ministério vaticano, Andrea Palmieri, subsecretário, e o Núncio Apostólico Dom Antonio Lucibello.

FUNERAIS E SEPULTAMENTO DO PATRIARCA MAKSIM NA BULGÁRIA

funerais-patriarca-maksim

Imagens dos funerais e sepultamento do Patriarca Maksim da Bulgária na última sexta-feira, 09 de novembro de 2012. MEMÓRIA ETERNA!