PATRIARCA ECUMÊNICO BARTOLOMEU: “CORAÇÃO DO HOMEM DEVE MUDAR”

Patriarca Ecumênico Bartolomeu I

Halki, 26 de Junho de 2012 – “Se não houver uma mudança fundamental e compacta no coração do homem, o mundo vai continuar enfrentando o risco constante e crescente de um desastre ambiental irreversível”. É o alerta lançado pelo Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, encerrando a “Cúpula sobre a responsabilidade global e a sustentabilidade ambiental”, nos últimos dias, na ilha de Halki, na Grécia.

Em três dias de encontro, ambientalistas, cientistas, jornalistas, teólogos e acadêmicos confrontaram-se com especialistas de todo o mundo sobre temas envolvendo biodiversidade, conservação, energia, mudanças climáticas, economia e inovação.

O Patriarcado organizou o evento em parceria com a Southern New Hampshire University, um dos ateneus mais renomados no mundo no campo da formação ao desenvolvimento econômico respeitoso do homem e do meio ambiente através de “inovadores programas de alta tecnologia”.

O encontro de Halki segue uma série de outros oito simpósios internacionais realizados desde 1995 em lugares como os Rios Amazonas, Danúbio, Mississipi e países da região ártica.

Ao encerrar o simpósio, o Patriarca ecumênico de Constantinopla reiterou que todas as crises do mundo, inclusive a ambiental, têm raízes no coração do homem. Para Bartolomeu, “qualquer possibilidade de inverter as mudanças climáticas e o processo de extinção dos recursos do planeta requer uma mudança de valores e sistemas de crença”. (RV)

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.