August 1, 2015

» Atualidades:

«SANTO ESTÊVÃO, PROTOMÁRTIR E ARQUIDIÁCONO» -

quarta-feira, dezembro 26, 2012

«SINAXE DA THEOTOKOS» (Santa Mãe de Deus) -

quarta-feira, dezembro 26, 2012

MENSAGEM DE S. B. JOÃO X DE ANTIOQUIA -

quarta-feira, dezembro 26, 2012

SANTA NATIVIDADE DO SENHOR -

segunda-feira, dezembro 24, 2012

DOMINGO ANTES DO NATAL OU DA «GENEALOGIA» -

domingo, dezembro 23, 2012

«PRIMAVERA ÁRABE» DEVIA SER CHAMADA DESTRUIÇÃO ÁRABE, DIZ ARCEBISPO ORTODOXO -

sábado, dezembro 22, 2012

MENSAGEM DE NATAL DE DOM TARASIOS -

sexta-feira, dezembro 21, 2012

MENSAGEM DE NATAL DE BARTOLOMEU I, PATRIARCA ECUMÊNICO -

sexta-feira, dezembro 21, 2012

SAUDAÇÃO DE NATAL EM 110 IDIOMAS -

quarta-feira, dezembro 19, 2012

NATAL UCRANIANO: COSTUMES, TRADIÇÕES E SIGNIFICADOS -

quarta-feira, dezembro 19, 2012

NOVO PATRIARCA DA IGREJA BÚLGARA SERÁ ELEITO EM FEVEREIRO -

terça-feira, dezembro 18, 2012

JOÃO X É O NOVO PATRIARCA DE ANTIOQUIA -

segunda-feira, dezembro 17, 2012

PATRIARCA ECUMÊNICO EM MÔNACO -

quinta-feira, dezembro 13, 2012

BARTOLOMEU I É CHAMADO DE “PATRIARCA VERDE” POR ATIVISMO AMBIENTAL -

quarta-feira, dezembro 12, 2012

A MENINA DE DEUS -

segunda-feira, dezembro 10, 2012

«10º DOMINGO DO EVANGELHO DE LUCAS» -

sábado, dezembro 8, 2012

CONCEPÇÃO DE SANT’ANNA, MÃE DA THEOTOKOS -

sábado, dezembro 8, 2012

MORREU IGNACIO IV, PATRIARCA DE ANTIOQUIA -

quarta-feira, dezembro 5, 2012

«14º DOMINGO DO EVANGELHO DE LUCAS» -

sábado, dezembro 1, 2012

BENTO XVI APELA À UNIDADE ENTRE CATÓLICOS E ORTODOXOS PARA RESPONDER A QUESTÕES DA HUMANIDADE -

sexta-feira, novembro 30, 2012

O ESPÍRITO SANTO NA REVELAÇÃO E NA IGREJA

Pe. Dumitru Staniloae

O Espírito Santo, introduzindo a energia divina nas profundezas da criatura, suscita, ao mesmo tempo, na medida em que esta energia vem inteiramente de Cristo, uma sensibilidade para Deus, pela presença e ação divinas na vida humana e no mundo. “Sem o Espírito Santo, escreve santo Atanásio, somos estranhos a Deus e estamos longe d’Ele. Pelo Espírito participamos de Deus. Pois estar em Deus não depende de nós, mas do Espírito que está em nós e habita em nós, enquanto o conservamos em nós pela confissão (da fé)” (Or. III contra Arianos, PG 26, 373). No Espírito Santo e, por conseguinte, em Cristo, Deus deifica a criatura, porque o Espírito a faz transparente a Deus. “N’Ele (no Espírito), nota de novo santo Atanásio, o Verbo glorifica a criatura e, deificando-a, apresenta-a ao Pai. Mas, Aquele que unifica a criatura com o Verbo não podia ser ele mesmo uma criatura” (Ep. Ad Serapionem, PG 26, 589).

Esta sensibilidade é, em primeiro lugar, a capacidade que a alma recebe de perceber Deus para lá de tudo. Mas aquele que se torna sensível a Deus, torna-se igualmente sensível aos seus semelhantes: vê Deus neles, e vê-os em Deus. Tal sensibilidade por Deus torna, pois, o homem plenamente humano.

O primeiro grau dessa sensibilidade é a fé. À medida que ela se desenvolve, a intuição da realidade transcendente, mas simultaneamente omnipresente de Deus não cessa de aumentar no homem. Aquele que tem tal sensibilidade vê Deus em toda a parte, em todas as coisas. Implantada na alma pelo Espírito, esta sensibilidade é, alternadamente, ora pelo Espírito Santo, ora pelo homem. Este sentimento de estar sempre e em todo o momento na presença de Deus impele a uma oração incessante […] Continue lendo…

 

 

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