Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Patriarcado Ecumênico
 
 
 

Diocese Carpato-russa da América

Metropolita NICOLAS de Amissos
(eleito 1985)

312 Garfield Street • Johnstown, PA 15906
• Phone: 814-539-9143 • Fax: 814-536-4699
Johnstown, Pensilvânia, USA
Web site: http://www.acrod.org/

 

sta Igreja está exclusivamente nos Estados Unidos, e sua origem remonta aos descendentes dos rutenos católicos que emigraram para os Estados Unidos pela seção oriental do que foi o Império Austro-húngaro, região conhecida pelo nome de Subcárpatos ou Transcárpados; atualmente estes territórios compõem a parte ocidental da Ucrânia e o Este de Eslováquia.

Quando as comunidades greco-católicas rutenas chegaram aos Estados Unidos, no século XIX, se fizeram acompanhar por seus sacerdotes casados. A presença destes sacerdotes casados nas dioceses católicas de rito latino dos Estados Unidos encontraram forte resistência de muitos bispos latinos.

Foi por este motivo que, atendendo pedido da hierarquia católica dos Estados Unidos, a Santa Sé emitiu um decreto denominado “Cum Data Fuerit” no ano de 1929. Por este documentos ficava estabelecido que os sacerdotes recém ordenados e recém chegados aos Estados Unidos procedentes da Europa Oriental, deveriam, doravante, ser celibatários, em aberta contradição com os termos da União com Roma que garantia aos rutenos católicos o direito de manter o celibato opcional para seus sacerdotes. Isto deu origem a um generalizado desânimo no interior das comunidades católicas orientais.

Em 1937, uma assembléia de greco-católicos rutenos, inconformados com as manipulações da Santa Sé, reuniu-se em Pittsburgh, Pensilvânia sob a liderança do padre Orestes Chornock. Dentre as resoluções desta assembléia, decidiram encaminhar pedido ao Patriarca Benjamim I de Constantinopla para que fossem recebidos sob a jurisdição do Patriarcado Ecumênico, já apresentando o nome de Padre Chornock como escolhido para ser o primeiro bispo com o objetivo de constituir em seguida uma diocese sob aquela jurisdição. Finalmente Constantinopla aprovou tal pedido, e o Padre Chornock foi consagrado bispo em 1938 pelo próprio Patriarca Ecumênico. A nova diocese foi posta sob a supervisão espiritual da Arquidiocese Ortodoxa Grega dos Estados Unidos.

Um seminário foi fundado em Nova York, pouco depois de estabelecimento da nova Diocese. Depois de vários traslados, mudou-se finalmente em 1951 para Johnstown, Pensilvânia, passando a denominar-se Seminário Jesus o Salvador.

A Diocese tem sua sede em Johnstown, e atualmente conta com 75 paróquias, seis missões e cerca de 50 mil fiéis.


FONTE:

Texto: Pro-ortodoxia

Tradução por: Pe. André (João Manoel) Sperandio

Fotos: website: http://www.acrod.org/

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas