Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Patriarcado Ecumênico
 
 
 

S. S. Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla - Nova Roma, visita pelo primeira vez o México.

Patriarca Ecumênico Bartolomeu I iniciou no dia 08 de fevereiro sua primeira visita ao México, onde foi recepcionado pelo Presidente Vicente Fox e por S. Emncia. Arcebispo Athenagoras, Metropolita do México e toda América Central, às 14 horas, no aeroporto da cidade de Toluca.

Em circular emitida pelo Arcebispo Athenagoras, tal visita tem especial importância teológica e eclesiológica, sobretudo no momento presente, “em que o diálogo católico-ortodoxo se encontra vivendo sua plenitude em prol da paulatina restauração da unidade entre nossas Igrejas”. A Visita do Patriarca é histórica e constituirá uma oportunidade para fortalecer a presença cristã no mundo ocidental, que se encontra ameaçado por “tradições estranhas as nossas raízes e a nossa consciência cultural” pois “ elas podem destruir o perfil de identidade de nossa civilização cristã.”

Clique para ampliar
«S.S. Bartolomeu I com Dom José Guadalupe Martín Rábago»

O Patriarca chegou a cidade mexicana de Toluca, procedente do Panamá, respondendo a um convite que fez o Presidente Fox, no ano passado.

O Porta-voz da Presidência do México, Ruben Aguilar, comunicou a imprensa que o governo “dá boas vindas ao Patriarca Bartolomeu I e considera que sua visita de cinco dias ao México é muito importante, já que o Patriarca representa milhões de fiéis da Igreja Ortodoxa no mundo”. Frisou também que “Sua Santidade tem lutado pela unidade da Igreja, pelo ecumenismo e pela tolerância religiosa, pela paz no mundo, justiça e dedica seus esforços na luta pela preservação do Meio ambiente”. A visita do chefe da Igreja Ortodoxa ao México “constitui um fato importante no fortalecimento das relações de colaboração do Estado e as Igrejas Ortodoxas no país”, enfatizou Aguilar, porta voz da Presidência. Recordou que a Constituição consagra o México como um Estado laico e que garante e respeita a liberdade de culto e as diversas práticas religiosas.

Clique para ampliar
«S. Santidade Bartolomeu I, na Conferência Episcopal do México»

No dia 08 de fevereiro, as 17 horas, S. S. o Patriarca Ecumênico se reuniu com a Conferencia Episcopal Mexicana que mostrou-se satisfeita com o encontro, frisando que tal visita permitiu consolidar a unidade entre os cristãos no México. Bartolomeu I se reuniu por cerca de uma hora com vinte bispos da Conferência cujo presidente é Dom José Guadalupe Martin Rábago e com o Núncio Apostólico no país, Dom Giuseppe Bertello.

Após o encontro, o Secretário Geral da Conferência Episcopal do México, Dom Carlos Aguiar Retes, afirmou que o encontro foi muito emocionante e histórico, pois “permitiu aos bispos do México ter uma consciência maior sobre os trabalhos de unidade que se vem realizando por ambas as Igrejas”. Segundo o Bispo, com “atitude tão positiva”, o Patriarca afirma que “existe também pelo lado da Igreja Ortodoxa firmes propósitos de se caminhar a passos firmes à unidade entre as Igrejas pois, a unidade da Igreja é uma necessidade vital para o cristianismo. Tal encontro nos dá uma sensação, uma percepção espontânea de sua importância e creio que ficamos muito satisfeitos e contentes.”

Clique para ampliar
Clique para ampliar
«Divina Liturgia presidida por S. Santidade Bartolomeu I, concelebrada por S. Emcia. Metropolita D. Stephan da Estonia, S. Emcia Metropolia D. Meliton da Filadelfia, S. Emcia. D. Timoteo, Arcebispo de Creta, S. Emcia Metropolita D. Athenagoras da America Central, S. Emcia Metropolita D. Antonio da Igreja Antioquina e S. Excia. D. Alejo, Bispo do México (OCA)»

No mesmo dia as 19 horas S. Santidade Bartolomeu I foi recepcionado pelo Arcebispo Antonio Chedraui, Metropolita da Igreja Ortodoxa de Antioquia, em sua residência oficial.

No dia 09, o Patriarca discursou no Fórum Universal do Poliforum Cultural do México sobre tema do Meio Ambiente, organizado pela Secretaria do Meio ambiente. Às 14 horas, o embaixador da Grécia daquele país ofereceu um almoço na residência oficial. Às 20:00h., S. Excia. o Presidente da República do México, Sr. Vicente Fox Quesada, recebeu S. Santidade em sua Residência Oficial dos Pinos, com um jantar. No dia 10, foi recebido pelo Governador do México, Sr. Henrique Pena Nieto; pelo embaixador da Turquia no México, Sr. Ahmet Sedat Bangouglu e pelo embaixador da Grécia Sr. Alexander Migliaressis. As 19:00h., reuniu-se com todo o Clero Ortodoxo do México, na Sede da Metropólia Grega.

No dia 11 de fevereiro, às 10:30h., celebrou oficio litúrgico em Honra à Theotokos na Basílica de Santa Maria de Guadalupe, padroeira da América Latina. Após o ofício reuniu-se com a juventude e com diversos líderes religiosos daquele país. Às 13:00h., S Emcia. o Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo Primaz do México e o Conselho Inter-religioso do México ofereceram um almoço ao Patriarca e comitiva, no Hotel Sheraton. As 17h30, teve vez a celebração das Grandes vésperas.

Dia 12 de fevereiro, na Catedral rtodoxa Grega Santa, às 8:30h. haverá celebração de Laudes e às 10:30h. a Divina Liturgia Patriarcal. Logo após será oferecido um almoço para a comitiva patriarcal, fiéis e visitantes estrangeiros. As 20:30h., no Teatro do Palácio de Belas Artes do México, haverá uma apresentação do Ballet Folclórico homenageando o Patriarca Ecumênico.

S. Santidade Bartolomeu I deixa a cidade do México no próximo dia 13 de fevereiro, às 10:30h.


Fonte:

Arcebispado Grego Ortodoxo do México
Conferência Episcopal do México.1

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas