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Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018: «Sinaxe dos três Santos Hierarcas: Evangelho Jo 10: 9-16] Evangelho de Jesus†Cristo, segundo o Evangelista São João. Divina Liturgia Kondakion da Festa Êmulos dos apóstolos na sua vida e doutores do universo Prokimenon Por toda a terra espalhou-se a sua voz, Os céus narram a glória de Deus; [Hb 13: 7-16] Epístola ao Hebreus. Aleluia Aleluia, aleluia, aleluia! Deus é admirável nos seus santos, Bendizei o Senhor nas vossas assembléias, [Mt 5: 14-19] Evangelho de Jesus†Cristo, segundo o Evangelista São Mateus.
Os três Santos Hierarcas![]() esde há quase nove séculos, os cristãos do Oriente celebram no dia 30 de janeiro, numa única festa, os três santos bispos e doutores: Basílio, o Grande, Gregório, o Teólogo (ou Nazianzeno) e João Crisóstomo. No calendário bizantino os três hierarcas possuem também uma festa em dias separados: São Basílio é comemorado no dia 1° de janeiro, aniversário de sua morte (379), juntamente à festa da Circuncisão de N.S. Jesus Cristo; São Gregório, o Teólogo, como é apelidado no Oriente o bispo de Nazianzo morto no ano 390, é comemorado em 25 de janeiro; e São João Crisóstomo em 13 de novembro e 25 de janeiro, dia em que foram trasladadas as suas relíquias de Cumana (onde morreu exilado em 407) para Constantinopla, na presença do Imperador do Oriente, em 438.
A festa conjunta dos três santos, no Oriente bizantino, remonta ao ano 1084. Os três têm atributos próprios e são distinguidos assim: de Basílio, louvavam-se sua inteligência excepcional e sua austeridade exemplar; de Gregório se louvava a sublime teologia expressa em estilo elegante; de João Crisóstomo, louvava-se a excepcional eloqüência e a força convincente de seus discursos. Embora haja entre eles essas qualidades diferentes a fé, o amor à Igreja e a determinação em transmitir seus ensinamentos eram idênticos. A maior parte dos textos litúrgicos do dia lembra «os Três Grandes Luminares» juntos, mas em algumas partes se evidenciam as qualidades específicas de cada um, nomeadas individualmente. A importância da festa é ressaltada também porque, se a data cai num domingo de Pré-Quaresma ou em outro dia liturgicamente importante, a festa é transferida para outro dia da semana. Com os numerosos atributos que elogiam os três santos poder-se-ia fazer uma litania: — Três astros que juntos brilham no universo. — Anjos terrestres e homens celestes. — Colunas e alicerces da Igreja. — Sustentáculo dos fiéis e flagelo dos hereges. — Médicos das enfermidades espirituais e corporais. — Pastores que nutriram com ensinamentos divinos. — Instrumentos do Espírito que anunciam a verdade. — Oradores do Verbo de Deus. — Trombetas sonoras da divina pregação. — Campeões da Trindade. — Baluartes da verdadeira fé. — Três verdadeiros Apóstolos após os Doze de Cristo. — Rios por onde correm as águas vivas do Éden. — Doutores divinos e universais. — Padres Teóforos. — Tochas para o mundo e força vital para os pobres. — Teólogos da palavra de ouro. — Combatentes fortes e invencíveis. — Exploradores da profundeza do Espírito... E poder-se-ia continuar, porque a inspiração poética e a forte imaginação dos orientais são bem evidentes nesses textos litúrgicos. Em alguns trechos se faz alusão às qualidades específicas de cada um dos três santos: Basílio «espírito eminente» possui um nome régio; Gregório é o «epônimo da teologia» e «quebrou as cadeias da heresia com a sabedoria da sua doutrina»; João Crisóstomo «de nome bem escolhido...»«"pregou incessantemente» e é «árvore de vida com frutos de imortalidade». O número «três» dos santos comemorados conjuntamente relembra com freqüência a Trindade dos quais foram eminentes servidores. Fonte: DONADEO, Madre Maria. O ANO LITÚRGICO BIZANTINO. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1998 (1ª Ed.), pp. 161-163. |
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