October 21, 2014

10 - Outubro:

01 de Outubro: Santo Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

02 de Outubro: São Cipriano, hieromártir († 304) e Santa Justina, virgem e mártir († 304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

03 de Outubro: São Dionísio Areopagita, hieromártir († c.90) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

04 de Outubro: Santo (Abba) Amon, Padre do deserto -

segunda-feira, outubro 1, 2012

05 de Outubro: Santa Karitina, mártir († 304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

06 de Outubro: São Tomé, apóstolo (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

07 de Outubro: Santos Sérgio e Baco, mártires (†t 297/304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

08 de Outubro: Santa Pelágia, a penitente (II metade do séc. V) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

09 de Outubro: São Tiago, filho de Alfeu, apóstolo (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

10 de Outubro: Santos Eulâmpio e sua irmã Eulâmpia, mártires (início do séc. IV) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

11 de Outubro: São Filipe, um dos 7 diáconos, apóstolo [dos 70] (séc. 1) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

12 de Outubro: São Simeão (ou Simão), o Novo Teólogo († 1022) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

12 de Outubro: Santos Probo, Táracos e Andrônico, mártires († 304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

13 de Outubro: Santos Carpos, bispo; Pápilos, diácono; Agatonica e Agatodoros, mártires († c.250) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

14 de Outubro: Santos Nazário, Gervásio, Protásio e Celso, mártires († c. 66) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

15 de Outubro: São Luciano, presbítero da Igreja de Antioquia, hieromártir († 312) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

16 de Outubro: São Longino Centurião, mártir (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

17 de Outubro: Santo Oséias, profeta (séc. VIII a.C) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

18 de Outubro: São Lucas Evangelista -

segunda-feira, outubro 1, 2012

19 de Outubro: Santo Profeta Joel (séc. VI a.C) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

10 - Outubro

01-home

01 de Outubro: Santo Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I)

Homem de coração obediente, submisso aos divinos mandamentos. Isto Santo Ananias mostrou quando, aparecendo a ele, Deus lhe ordenou: «Encontra Saulo!» Saulo era o terror dos cristãos de sua época. Ananias, obedecendo ao mandato de Deus, foi ao encontro de Saulo na casa de Judas. «E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando». (At 9,10-11). Chegando…

02-home-s-cipriano

02 de Outubro: São Cipriano, hieromártir († 304) e Santa Justina, virgem e mártir († 304)

São Cipriano era um homem nobre e muito rico, filósofo em Cartagena da Líbia e viveu nos anos do imperador Décio. Converteu-se à fé cristã já adulto, aos quarenta anos de idade, tendo vivido até então como um pagão. Conta-se que depois de sua conversão, encontrou a paz e a felicidade, o que sempre havia buscado, mas que, por diversas circunstâncias, não havia podido alcançar. E esta felicidade, entre outras coisas, a viu clara ao entregar sua vida aos pobres do Evangelho. Esta é a principal constante na vida de todos os santos. Tal era o prestígio que Cipriano desfrutava…

03-s-dionisio-areopagita-home

03 de Outubro: São Dionísio Areopagita, hieromártir († c.90)

São Dionísio é mencionado no livro dos Atos dos Apóstolos juntamente com sua esposa Damarás. Converteu-se ao cristianismo através das pregações do Apóstolo São Paulo, quando este visitou Atenas na Grécia. Conhecedor da filosofia grega, Dionísio era um dos conselheiros da suprema corte de justiça, conhecida também por Comitê Aerópago. Diz-se que no dia da crucifixão do Senhor em Jerusalém, Dionísio viu um eclipse solar , fenômeno desconhecido da astronomia daquela época. Tal fato fez com que Dionísio dissesse: «Ou Deus está ofendido, ou o fim do mundo está próximo»! Quando São Paulo passou por este centro cultural de Atenas…

04-home

04 de Outubro: Santo (Abba) Amon, Padre do deserto

Diz-se que Santo Amon foi o primeiro dos Padres do Egito, e que fundou um monastério em Nitria, tornando-se um dos mais célebres ermitães do deserto. Depois da morte de seus pais, que eram pessoas de muitas posses, seu tio e outros parentes obrigaram o jovem a se casar. Nessa época Amon estava com vinte e oito anos de idade. Lendo para a sua esposa os louvores de São Paulo, no estado de virgindade, conseguiu convencê-la a viver com ele em absoluta continência durante 18 anos. Amon se mortificava severamente, preparando-se para a austeridade da vida do deserto. Passava dias inteiros…

29-home

05 de Outubro: Santa Karitina, mártir († 304)

Karitina trabalhava como empregada na casa de um homem muito rico chamado Claudio. Quando o governador Dometio (290) soube que Karitina era cristã, ordenou que fosse presa e, mais tarde, que a trouxessem a sua presença para ser interrogada. Claudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Claudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu: «Lembra-te…

06-home

06 de Outubro: São Tomé, apóstolo (séc. I)

Era um dos doze apóstolos do Senhor e pertencia a uma família de pescadores. Após ter ressuscitado, Cristo apareceu aos discípulos e Tomé não estava presente.  Tomé desconfiava, por não ter visto o Senhor, de que fosse verdade a aparição. O Evangelho de São João relata: Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado,…

07home

07 de Outubro: Santos Sérgio e Baco, mártires (†t 297/304)

Diz-se que estes santos eram oficiais do exército romano na fronteira com a Síria. Sérgio era o comandante da escola de recrutas e Baco seu subalterno. Ambos gozavam do prestígio do imperador Maximiano, até o dia em que este se deu conta de que sempre, enquanto ia ao templo de Júpiter oferecer sacrifícios os dois soldados ficavam à porta. Imediatamente os mandou chamar para que tomassem parte da cerimônia. Como se negassem a obedecer, o imperador ordenou que suas insígnias militares fossem retiradas e que fossem vestidos com roupas femininas e levados assim por toda a cidade. Depois os desterrou…

08-home

08 de Outubro: Santa Pelágia, a penitente (II metade do séc. V)

Pelágia, a penitente, era uma belíssima bailarina de Antioquia, que encantava os homens com sua dança e os ornamentos luxuosos que usava e que ostentava sua riqueza e sua vida promíscua. Numa ocasião, o patriarca de Antioquia convocou o Sínodo dos Bispos ante a Basílica de São Juliano, o mártir, onde costumava a pregar o honorável bispo de Edessa, São Nono. Pelágia passou pelo pórtico naquela ocasião, cavalgando um cavalo branco, rodeada de admiradores, com os braços e ombros descobertos, como se vestiam as cortesãs daquela época, e lançando olhares provocativos. São Nono interrompeu sua pregação, enquanto os outros bispos…

09-home

09 de Outubro: São Tiago, filho de Alfeu, apóstolo (séc. I)

I – São Tiago, dito «o Menor», um dos doze apóstolos, era filho de Alfeu e primo de Jesus. É identificado nos Evangelhos como «irmão do Senhor», termo esse usado pelos povos semitas para designar um grau de parentesco próximo (Mc 6,3 e Mt 13,55). Teve muita influência na comunidade de Jerusalém. Foi testemunha da Ressurreição de Jesus (I Cor 15,7) e é o provável autor da «Epístola de Tiago»; foi com ele que Paulo, depois de convertido, se foi encontrar em Jerusalém (Gl 1,18). São Tiago teve um papel importante no Concílio de Jerusalém (At 15,13-29). Morreu mártir por…

10-home

10 de Outubro: Santos Eulâmpio e sua irmã Eulâmpia, mártires (início do séc. IV)

Estes santos viveram na época do imperador Maximiliano. Santo Eulampio era um jovem cristão que fugiu da cidade durante a perseguição e se refugiou numa caverna. Seus companheiros lhe enviaram a Nicomédia em busca de alimentos. Eulampio se deteve numa rua a ler o edito de perseguição contra os cristãos. Quando um soldado o viu e chamou a atenção dos demais para a sua presença, começou a correr. Naturalmente, sua atitude despertou suspeita e Eulampio foi perseguido, capturado e levado à presença do juiz. O magistrado repreendeu aos guardas por haver apreendido o jovem e, ordenando que desatassem suas mãos,…

11-home

11 de Outubro: São Filipe, um dos 7 diáconos, apóstolo [dos 70] (séc. 1)

Filipe era um dos sete diáconos mencionados no livro dos «Atos dos Apóstolos». Foi um dos escolhidos pelos apóstolos em Jerusalém para assistir e atender aos mais pobres membros da igreja, de modo que a comunidade era unificada entre os Palestinos Nazarenos e os judeus Helenitas que vinham a Jerusalém de outras partes do Império Romano. O diácono também ajudava os apóstolos nos seu deveres de modo a permitir que eles tivessem mais tempo para pregarem. Conforme os “Atos dos Apóstolos” Filipe foi o primeiro Nazareno a pregar na Samaria,convertendo o Simão Magnus (8:5-13) e na volta, na estrada de…

12a-home

12 de Outubro: São Simeão (ou Simão), o Novo Teólogo († 1022)

Simeão o Novo Teólogo é o último dos três santos da Igreja Ortodoxa que teve o título de teólogo, dando-lhe o título de “novo”, provavelmente para distingui-lo de outro Simeão contemporâneo. Simeão era um poeta que encarna a tradição mística. Ele escreveu que os seres humanos podem e devem experimentar Deus diretamente. Ele nasceu na Galácia, estudou em Constantinopla e foi designado como cortesão no atendimento aos imperadores Basil e Constantino Porphyrogenitus. Ele abandonou sua vida de cortesão para se retirar para um mosteiro com a idade de 27 anos. Mais tarde tornou-se abade do mosteiro de São Mammas de…

12-home

12 de Outubro: Santos Probo, Táracos e Andrônico, mártires († 304)

Os Santos Mártires Probo, Táracos e Andrônico foram martirizados por Cristo no ano 304, na cidade de Tarso da Silícia. Diante da proposta dos pagãos para que oferecessem sacrifícios aos ídolos, Táracos, o mais velho dos três, que era militar, respondeu que ele só ofereceria sacrifício ao Único e Verdadeiro Deus. Vendo a firmeza dos santos em confessar a verdadeira fé, o procônsul os entregou para serem torturados. «Enquanto o meu corpo padece», – disse São Probo aos idólatras torturadores, «a minha alma é curada e revigorada». Os algozes então passaram a sofisticar ainda mais as suas formas de tortura,…

13-home

13 de Outubro: Santos Carpos, bispo; Pápilos, diácono; Agatonica e Agatodoros, mártires († c.250)

Os santos mártires Carpos, bispo de Phiatirea, Pápilos, diácono, Agatodoros e Agatonica, sua irmã, sofreram o martírio por amor a Cristo durante o tempo de perseguição aos cristãos, Sob o imperador Décio, no século III. O governador do distrito onde os santos viveram tomou conhecimento de que Carpos e Pápilos não celebravam as festas pagãs. Deus então ordens para prender os transgressores, não sem antes tentar persuadi-los da veracidade do culto pagão romano. Os santos contestaram que não lhes era apropriado prestar adoração a falsas divindades. O juiz, então, ordenou que fossem acorrentados e conduzidos através da cidade. Em seguida,…

14-home

14 de Outubro: Santos Nazário, Gervásio, Protásio e Celso, mártires († c. 66)

Os pais de Nazário, Africanos e Perpetua, conta-se que eram discípulos do Apóstolo Paulo, quem os introduziu na fé e os batizou. Nazário ficou orfão muito jovem e, numa sociedade corrompida os ensinamentos da fé cristã, como os que formaram o jovem Nazário, o protegeu e colocou em destaque as suas virtude. O Santo manteve-se incorruptível, como dizia o Apóstolo Pedro: «…] purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro» (1ª Epístola de Pedro 1,22). O Santo não só manteve-se íntegro e honrado…

15-home

15 de Outubro: São Luciano, presbítero da Igreja de Antioquia, hieromártir († 312)

Luciano nasceu em Samosata, na Síria (235-312), de pais cristãos, como ele também o foi desde muito pequeno. Logo depois da morte de seus pais, repartiu sua herança com os pobres, passando a se dedicar ao estudo das Sagradas Escrituras, pois que conservava em seu coração as palavras do apóstolo São Paulo: «Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, defender, corrigir e guiar para o bem». Ou seja, toda a Escritura foi inspirada por Deus, sendo por isso proveitosa para ensinar a verdade, comprovar os erros, corrigir aos que pecam e educar na virtude. Tendo alcançado…

16-home

16 de Outubro: São Longino Centurião, mártir (séc. I)

O Santo Mártir Longino era um centurião, chefe de um regimento de soldados romanos a quem havia sido ordenado levar a cabo a condenação à morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando Pilatos emitiu a ordem de execução de Jesus por crucifixão, Longino desconhecia de quem se tratava, estando, por isso, presente durante toda esta tragédia. Em sua alma, no entanto, não havia lugar para a hipocrisia dos fariseus, tampouco para a frieza dos soldados romanos. Dirigiu um olhar em profundidade para a Vítima, observou a sua altivez,  a modéstia e a tranquilidade que dela emanava. Logo depois que o…

17-home

17 de Outubro: Santo Oséias, profeta (séc. VIII a.C)

O santo profeta Oséias, filho de Beeri (Berí) da Tribo de Isacar, viveu e pregou no Reino de Israel no tempo próximo a sua destruição. O início de suas atividades proféticas corresponde ao final do reinado de Jeroboão II (782-752), aproximadamente no ano 740 750 a.C., até a queda de Samaria em 722. Eram tempos de decadência espiritual do povo de Israel, crescimento da idolatria e dissolução moral. A pressão da beligerante Assíria provocava a instabilidade política de Israel e frequentes  ataques. O profeta Oséias acusava energicamente seus contempiorâneos por seus vícios e, em particular, pelos repelentes costumes pagãos copiados…

18-home

18 de Outubro: São Lucas Evangelista

[singlepic id=346 w=320 h=240 float=left]São Lucas nasceu, provavelmente, em Antioquia da Síria. Foi amigo e companheiro de São Paulo, apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. Pertencente a uma família pagã, Lucas converteu-se ao cristianismo. Segundo São Paulo, era médico:  «Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas» (Colossenses 4,14). A Tradição assinala que Lucas foi também pintor. Recebeu, indubitavelmente, uma excelente educação em geral, o que se deduz também pela qualidade do grego que…

19-home

19 de Outubro: Santo Profeta Joel (séc. VI a.C)

[singlepic id=347 w=320 h=240 float=left]Joel foi o primeiro profeta que deixou anotações de suas pregações. Ele profetizava em Judá durante os reinados de Joás e Amasias, cerca de 800 anos antes de Cristo. Chamava-se a si mesmo de Petuel. Eram tempos de tranqüilidade e bonança. Jerusalém, o Sion, o templo e os serviços religiosos estavam constantemente na boca do profeta. Porém, nas catástrofes sofridas por Judá (uma seca e, sobretudo, um terrível ataque de gafanhotos) o profeta viu o início do juízo de Deus caindo sobre o povo judeu. O principal vício combatido pelo profeta era o cumprimento formal, sem…

20-home

20 de Outubro: Santo Artêmio, megalomártir

Artêmio era um distinto político bizantino e fiel cristão. Constantino, o Grande, reconhecendo seus talentos morais e políticos, o nomeou duque de Alexandria. Quando Artêmio soube que Juliano torturava os cristãos em Antioquia, lembrou-se do salmo de David: «Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça». (Salmo 50,14). Assim foi que Artêmio, com a força que Deus lhe concedeu, foi para Antioquia e, ao chegar, pode comprovar pessoalmente as perseguições ilegais aos cristãos, censurando a atitude de Juliano. Este, não esperando por uma reação como esta de um…

21-home

21 de Outubro: Santo Hilarião, o Grande, mon. († 371)

Hilarião nasceu na cidade de Tabatha, ao sul de Gaza. Seus pais eram pagãos idólatras. O jovem fez seus estudos em Alexandria onde teve o primeiro contato com a fé cristã e, aprofundando-se nela, aos 15 anos de idade foi batizado.  Tendo ouvido falar a respeito de Santo Antão, decidiu visitá-lo no deserto onde permaneceu durante dois meses observando atentamente o modo como vivia o ermitão. Depois, sentindo o desconforto pela presença de uma multidão de peregrinos que vinham de todos os lugares ao encontro do Santo para buscar conselhos espirituais, curas para seus enfermos e libertação de possesos, retornou…

22-home

22 de Outubro: Santo Abércio, bispo de Hierápolis († c. 170)

Abércio Marcelo viveu no segundo século, na Frigia Salutaris, e era bispo de Hierópolis.  Aos setenta anos de idade realizou uma peregrinação a cidade de Roma e, retornando desta viagem, passou pela Síria, Mesopotâmia, visitando lá a cidade de Nísibis. Por todos os lugares por onde passou encontrou fervorosos cristãos que haviam sido purificados pelo batismo e se nutriam do Corpo e do Sangue de Cristo. O santo bispo, através de sua pregação e milagres, levou tantos à conversão que lhe foi dado o título de «Igual-aos-apóstolos». Sua fama chegou aos ouvidos do imperador Marco Aurélio que mandou que viesse…

23-home

23 de Outubro: São Tiago, «irmão» do Senhor, bispo de Jerusalém, apóstolo [dos 70], mártir († 62)

Antes de tudo, é necessário que se distinga São Tiago, irmão do Senhor, do apóstolo Tiago, filho de Alfeu, um dos Doze, cuja memória a Igreja celebra em 9 de outubro. São Tiago, cuja festa comemoramos no dia de hoje, é o que os mencionado em (Mt 13,15) e (Mc 6,3) como um dos 4 irmãos do Senhor. Os outros três são: José, Simão e Judas. Acerca da relação entre estes «irmãos» com o Senhor Jesus Cristo houve, desde o início, várias explicações, as mais relevantes são duas: ou eram filhos de uma prima de Maria, ou, mais provavelmente, eram…

24-home

24 de Outubro: Santo Aretas, Megalomártir

Aretas nasceu no sexto século VI, de família nobre, em Etiópia. Quando se converteu ao cristianismo, foi distinguido por sua dedicação e seus trabalho em favor dos pobres. A ele juntaram-se homens e mulheres, formando um grupo que ensinava a Palavra de Deus. Este grande trabalho que realizavam na Igreja de Etiópia incomodou os fanáticos e idólatras que logo reagiram prendendo Aretas e seus colaboradores. Aretas, com idade já avançada, foi pressionado de todas as formas para que abjurasse sua fé em Cristo, e o santo contestou, dizendo:Ao longo de toda a minha vida eu cometi muitos pecados». E prosseguiu:…

25-home

25 de Outubro: Santos Marciano e Martírio, mártires († 358)

O Santos Mártires Marciano e Martírio serviam na Catedral de Constantinopla como leitor e subdiácono, respectivamente. Ocupavam-se ainda das tarefas de notário e secretário do Patriarca de Constantinopla, Paulo, o Confessor, nos anos do imperador ariano Constantino (337-349). Os Santos receberam uma excelente educação e eram exímios defensores da fé ortodoxa. Quando o Patriarca Paulo de Constantinopla não aceitou estar de acordo com os arianos, foi exilado pelo imperador na Armênia onde foi afogado pelos arianos daquela região. Então, Marciano e Martírio seguiram ainda com maior firmeza sua fé na doutrina ortodoxa, tendo sempre em mente as palavras do Senhor:…

26-home

26 de Outubro: São Demétrio de Salônica, Megalomártir, († c. 306)

Este glorioso e milagroso santo nasceu na cidade de Salônica (Norte da Grécia) ,de pais devotos e de descendência nobre. Era filho único de pais estéreis que recorreram a Deus pedindo que um filho lhes fosse dado e, portanto, era especialmente amado e educado. Seu pai era comandante militar em Salônica, e depois de sua morte, o imperador o promoveu ao mesmo posto em substituição ao pai. Ao fazê-lo, o imperador Maximiano, um adversário de Cristo, recomendou especialmente a Demétrio perseguir e exterminar os cristãos de Salônica. Demétrio, não só desobedeceu ao imperador, mas também confessava e pregava abertamente na cidade o…

27-home

27 de Outubro: São Nestor, mártir († 306)

Nos tempos do martírio de São Demétrio, vivia em Constantinopla um jovem de nome Nestor, que aderiu à fé cristã através dos ensinamentos de São Demétrio. Naquela época, o imperador Maximiano, inimigo de Cristo, ordenou que se promovessem vários jogos e entretenimento para o povo. O favoritos do imperador era uma vândalo de nome Liaeo um vândalo, um homem de tamanho e força comparável à Golias. Como gladiador imperial, Liaeo desafiava para duelo todo o tipo de homem, e a todos os que o enfrentaram ele os matava, e seus massacres deleitavam o imperador idólatra em sua sede de sangue….

28-home

28 de Outubro: Festa da Proteção da Santíssima Theotokos (Mãe de Deus)

A festa do Santo Manto Protetor da Theotokos foi instituída para recordar a visão que Santo André teve, da Mãe de Deus que, durante o cerco dos inimigos de Constantinopla, no século X,  cobria com seu homoforion (longo manto ou véu) os cristãos na igreja de Vlaherna. Por volta das quatro horas da manhã, o beato vislumbrou uma majestosa mulher que vinha das portas reais da Igreja apoiada por São João Batista e São João, o Teólogo, precedida e seguida por uma multidão de santos que entoavam hinos e cânticos religiosos. Santo André aproximou-se de seu discípulo Epifânio e perguntou-lhe…

agia_anastasia_farmakolutria_632

29 de Outubro: Santa Anastásia, a romana, monja e mártir († séc. IV?)

Nasceu em Roma, de pais nobres, e ficando órfã aos três anos de idade foi levada a um monastério de mulheres, próximo a Roma, onde a abadessa era uma monja de nome Sofia, uma mulher de vida espiritual de elevado nível. Aos dezessete anos a jovem Anastásia, de beleza incomum, já era conhecida pelos cristãos de toda a vizinhança como uma grande asceta, causando admiração aos pagãos.  Probo, administrador pagão da cidade, impressionado com sua beleza, enviou soldados com ordem de trazê-la à sua presença.  A boa abadessa Sofia instruiu Anastásia sobre como perseverar na fé e resistir ao engano adulador…

30-home

30 de Outubro: Santos Zenóbio e Zenóbia, mártires (início do séc. IV)

Zenóbio e Zenóbia eram irmãos e viveram na cidade de Kilikias, na Ásia Menor, sendo herdeiros de uma grande fortuna. Zenóbio estudou medicina e, não apenas prestava seus serviços como médico aos desamparados, como ainda compartilhava de sua riqueza. Testemunhava assim com obras a sua fé cristã, não apenas aos demais cristãos de sua época, como também aos pagãos e idólatras. Estes últimos, observando a sua conduta para com os mais desvalidos da sociedade, eram atraídos ao cristianismo. Ao tomar conhecimento disto, o prefeito Lysias ordenou que Zenóbio fosse detido. Em sua presença,o santo declarou sua fé e contou-lhe o…

31-home

31 de Outubro: Santos Eustáquio, Apeles, Ampliato, Urbano, Aristóbulo e Narciso, apóstolos [dos 70]

Estes santos eram todos do grupo dos setenta apóstolos do Senhor. «Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem» (2Cor 2,15). Eustáquio foi o primeiro bispo de Bizâncio e, depois de 16 anos de atividade apostólica, pregando zelosamente o evangelho de Cristo e convertendo muitos pagãos à fé verdadeira, repousou em paz. Apeles foi eleito e ordenado bispo de Heraclea onde, por sua vida e pregação, promoveu à conversão muitos pagãos à fé cristã. Ampliato tornou-se o bispo de Odysupoleos (Diospolis) e Urbano foi bispo da Macedônia e, por terem…