August 31, 2015

08 - Agosto:

01 de Agosto: os Sete Santos Irmãos Mártires Macabeus -

quarta-feira, agosto 1, 2012

02 de Agosto: Trasladação das relíquias de Santo Estevão, Protomártir e Arquidiácono -

quarta-feira, agosto 1, 2012

03 de Agosto: Santo Estevão, Papa de Roma -

quarta-feira, agosto 1, 2012

04 de Agosto: Os Sete Santos Jovens de Éfeso (c. 250) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

05 de Agosto: Santa Nonna de Nazianzo, a Justa -

quarta-feira, agosto 1, 2012

06 de Agosto: «Transfiguração de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo» -

quarta-feira, agosto 1, 2012

07 de Agosto: Ss. Mártires Domécio, o persa e seus dois discípulos († 363) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

08 de Agosto: Santo EMILIANO, o Confessor – bispo de Cízico († C. 815-820) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

09 de Agosto: São MATIAS, apóstolo -

quarta-feira, agosto 1, 2012

10 de Agosto: Santos LOURENÇO arquidiácono, SIXTO II, Papa de Roma, e HIPÓLITO -

quarta-feira, agosto 1, 2012

11 de Agosto: SÃO NIPHON II, Patriarca de Constantinopla -

quarta-feira, agosto 1, 2012

12 de Agosto: Santos FÓCIO e ANICETO, mártires († 305) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

13 de Agosto: Trasladação das relíquias de São MÁXIMO, o Confessor († 680) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

14 de Agosto: São Miquéias, profeta (séc. VIII a.C.) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

15 de Agosto: Festa da Dormição da Theotokos -

quarta-feira, agosto 1, 2012

16 de Agosto: Trasladação de Edessa para Constantinopla da imagem «Aquiropita» de Nosso Senhor Jesus Cristo (944) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

17 de Agosto: Santo Mártir Myron o Presbítero (+ 250) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

18 de Agosto: Ss. Floro e Lauro, mártires (séc. II) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

19 de Agosto: Ss. André, o general e seus 2593 companheiros soldados, mártires (fim do séc. III) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

20 de Agosto: Santo Profeta Samuel (c. 1010 a.C.) -

quarta-feira, agosto 1, 2012

08 - Agosto

agosto-01

01 de Agosto: os Sete Santos Irmãos Mártires Macabeus

Macabeu era o segundo nome de Judas, o terceiro filho de Matatias, que foi o primeiro chefe dos judeus na rebelião contra o imperador sírio Antíoco Epifânio. Posteriormente, o nome foi aplicado a todos os familiares e descendentes de Matatias e àqueles que os seguiram na revolta contra o rei da Síria. Entre eles estavam os santos que a Igreja comemora neste dia. Os Macabeus são os únicos mártires do Antigo Testamento que são comemorados pela Igreja. Os judeus se rebelaram porque Antíoco queria lhes impor a religião grega, mas o pretexto para que eclodisse a revolta foi a perseguição…






agosto-02

02 de Agosto: Trasladação das relíquias de Santo Estevão, Protomártir e Arquidiácono

A Igreja instituiu esta segunda festa do Santo Protomártir Estevão para comemorar a descoberta de suas relíquias junto às de Gamaliel, Habib e Nicodemos, pelo sacerdote Luciano, em Gamala da Palestina, em dezembro do ano 415. Segundo relato atribuído a Luciano, fora revelado em sonho, a ele e ao monge Migecio, o lugar onde podiam encontrar as relíquias do Santo Protomártir. Tendo sido descobertas conforme a revelação, foram solenemente trasladadas para Jerusalém pelo arcebispo João, juntamente com os bispos Eleutério de Sebaste e Eleutério de Jericó. Posteriormente, por volta do ano 428, durante o reinado do imperador Teodósio, o Jovem…






agosto-03

03 de Agosto: Santo Estevão, Papa de Roma

Santo Estevão nasceu em Roma por volta do ano 253 e foi o sucessor do Papa São Lúcio I.  O acontecimento mais marcante de seu episcopado foi a controvérsia sobre a validade do batismo administrado pelos hereges. São Cipriano e os bispos africanos sustentavam a invalidade de um batismo em tais condições, defendendo que, ao converter-se um herege à ortodoxia, deveria rebatizado. Muitos bispos da Ásia também compartilhavam desta  mesma opinião. Santo Estevão defendeu a validade do batismo administrado sob a fórmula prescrita pela Igreja, mesmo que administrado por hereges. Firmiliano de Cesaréia da Capadócia combateu duramente a esta posição defendida por…






agosto-04

04 de Agosto: Os Sete Santos Jovens de Éfeso (c. 250)

Em meados do século III, na época do imperador Décio [201-251], teve início as perseguições, torturas e assassinatos de cristãos, dentre os quais estavam os sete jovens de Éfeso: Maximiliano, Eksacustodianus (Constantino), Iamblichus, Martiniano, João, Dionísio e Antonino, que se negaram a abjurar sua fé em Cristo. Depois de venderem todos as suas propriedades e repartir o dinheiro com os pobres, deixaram a cidade e se esconderam em cavernas até que cessassem as perseguições. Entretanto, as mãos de Décio rondavam continuamente a caverna. Sentindo a proximidade do perigo, os jovens suplicaram durante toda a noite a Deus para levasse seus espíritos…






agosto-05

05 de Agosto: Santa Nonna de Nazianzo, a Justa

Santa Nonna nasceu no final do terceiro século no seio de uma família cristã. Seus pais, Philotatos e Gorgônia, educaram-na, desde cedo, na fé cristã. Era uma das tias de Santo Amphylokhios, Bispo de Iconium (23/11). Jovem, casou-se com Gregório, um rico proprietário de terras e governador da região de Nazianzo da Capadócia, na Ásia Menor, membro dos Hypsistarianos, uma seita pagã judaica que prestava culto, entre outros ídolos, ao fogo. Nonna teve uma filha de nome Gorgônia, e dois filhos, Gregório e César. Pedia insistentemente a Deus em suas fervorosas orações que concedesse a graça da conversão à verdadeira…






agosto-06

06 de Agosto: «Transfiguração de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo»

Para a igreja Ortodoxa, a festa da «Transfiguração (Metamórphosis) de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo» é uma das 12 solenidades do calendário litúrgico. Isso traduz toda a teologia da divinização do homem. A teologia oriental insiste sobre a graça incriada, participação na luz que envolveu o Cristo no Tabor, «Graça deificante, emanação do Espírito Santo que vem a iluminar a Esposa para torná-la nupcialmente conforme ao Esposo», como escreve C. Andronikov, acrescentando: «A Transfiguração, festa teleológica por excelência, nos permite aguardar a Páscoa e prever o porvir para além da parusia.» A referida festa parece ter surgido como…






agosto-07

07 de Agosto: Ss. Mártires Domécio, o persa e seus dois discípulos († 363)

O santo mártir Domécio era de origem persa e viveu no século IV, nos anos do imperador Constantino, o Grande. Foi instruído na fé cristã por um cristão de nome «Uaros» e, quando os seus familiares ficaram sabendo, voltaram-se contra Domécio que se viu então obrigado a abandoná-los. Domécio ficou escondido na cidade de Niziba (na Mesopotâmia), na fronteira bizantina, e depois de receber o batismo num dos monastérios, foi tonsurado monge e lá permaneceu isolado. Mais tarde, transferiu-se para o monastério dos Santos Sérgio e Baco, na cidade de Theodosiopolis, onde se aperfeiçoou em grande nível nas suas virtudes…






agosto-08

08 de Agosto: Santo EMILIANO, o Confessor – bispo de Cízico († C. 815-820)

Santo Emiliano foi perseguido e torturado por causa de sua fé. O apóstolo São Paulo, pretendendo pôr em destaque a importância da confissão de nossa fé em Cristo, afirmou: «Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé» (Hb 4,14). Sim, temos um grande Αρχιερέα, que já passou pelos céus e adentrou o eterno fim aonde nos espera, Ele que não é um simples homem, mas o Filho de Deus. Assim, estejamos firmes nesta fé n’Ele, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Um exemplo disto foi Santo Emiliano, que viveu…






agosto-09

09 de Agosto: São MATIAS, apóstolo

O Santo Apóstolo Matias era natural de Belém e um dos descendentes da tribo de Judá. Desde a sua infância em Jerusalém, dedicou-se à meditação da Lei de Deus através do estudo dos livros sagrados e, sob a orientação de São Simeão, o Receptor de Deus, foi instruído na vida e nas virtudes. Em tudo, procurava ser agradável a Deus, seguindo estritamente o caminho dos Divinos Mandamentos. Matias foi contado entre os setenta e dois outros discípulos que «o Senhor designou e enviou, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de…






agosto-10

10 de Agosto: Santos LOURENÇO arquidiácono, SIXTO II, Papa de Roma, e HIPÓLITO

São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sixto II e de seus companheiros.  O seu culto remonta ao século IV. Preso, foi intimado a comparecer diante…






agosto-11

11 de Agosto: SÃO NIPHON II, Patriarca de Constantinopla

SÃO NIPHON II ocupou o Trono Patriarcal de Constantinopla por 3 vezes: a) 1486-1489. b) 1497-1498 e c) 1502.  Era natural do Peloponeso, na Grécia, e seus pais se chamavam  Manuel e Maria. Seu nome secular (vida civil) era Nicolau e, certa vez, influenciado por um certo monge Antônio, de um monastério de Epidauros, tornou-se ele também monge recebendo o nome de Niphon.  Depois da morte do seu pai espiritual  Niphon foi para o Castelo de Nardas onde conheceu um outro monge da Santa Montanha (Monte Athos), retirando-se logo depois ao Monastério da Virgem Maria em Ajrida. Quando o monge Zacarias foi…






agosto-12

12 de Agosto: Santos FÓCIO e ANICETO, mártires († 305)

Os santos mártires Fócio e Aniceto, seu sobrinho, eram naturais de Nicomédia da Bithynia. Quando Diocleciano (235-284) começou a planejar as perseguições aos cristãos, planejando criar na cidade uma praça de execução para pôr medo aos que se sentissem movidos à fé e, diante do senado, prioferiu insultos contra eles, Aniceto, que estava presente naquele momento, não só não se deixou intimidar como reagiu valorosamente, afirmando-se cristão e, dirigindo-se ao imperador disse: «Então pensas que agindo deste modo, pondo-se contra os cristãos e insultando-os com palavras desrespeitosas,  possas ter qualquer êxito? Saiba que os cristãos constituem hoje a porção mais…






agosto-13

13 de Agosto: Trasladação das relíquias de São MÁXIMO, o Confessor († 680)

Chama-se São Máximo, «O CONFESSOR» em razão de seus trabalhos e sofrimentos que padeceu pela fé cristã.  Máximo foi um dos mais destacados teólogos do século VII, verdadeira coluna e  luminar da Ortodoxia contra a heresia monotelita. Nasceu no ano 580 em Constantinopla. Ainda jovem entrou para o serviço da corte chegando a ser o principal dos secretários do imperador Heracleo. Porém, depois de algum tempo, renunciou ao cargo (provavelmente porque o imperador defendesse certas opiniões heréticas), e tomou o hábito monacal em Crisópolis (atual Skutari). Ali escreveu algumas de suas obras de mística e foi eleito abade. No ano 638…






agosto-14

14 de Agosto: São Miquéias, profeta (séc. VIII a.C.)

Natural de Moreset-Gat em Hebron, um pequeno povoado ao sul de Jerusalém, Miquéias foi um profeta bíblico que profetizou durante os reinados de Joatão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá, sendo assim contemporâneo de Isaías, outro profeta bíblico. Tendo vivido na época das invasões assírias sobre os reinos da Samaria e de Judá, os seus vaticínios são dirigidos contra ambos os reinos, aos quais ameaça com o castigo por intermédio dos assírios. Sobre Miquéias há referências no livro do profeta Jeremias (Jr 26, 18), quando quiseram matar Jeremias por causa de suas previsões sobre a destruição de Jerusalém….






agosto-15

15 de Agosto: Festa da Dormição da Theotokos

«Hoje, a arca santa e viva do Deus vivo, aquela cujo seio tinha trazido o seu próprio Criador, repousa no templo do Senhor, templo não construído pela mão do homem. David, seu antepassado e parente de Deus, dança de alegria (2 Sm 7,14); os anjos dançam em coro, os arcanjos aplaudem e as potestades dos céus cantam a sua glória…» [S. João Damasceno, «Segunda homilia sobre a Dormição». A última grande festa do ano litúrgico bizantino (que termina no dia 31 de agosto) é Mariana: Dormição da Santíssima Mãe de Deus (Theotokos), Kóimesis no grego e Uspénie no eslavo eclesiástico,…






agosto-16

16 de Agosto: Trasladação de Edessa para Constantinopla da imagem «Aquiropita» de Nosso Senhor Jesus Cristo (944)

Segundo a tradição, o primeiro ícone de Jesus Cristo surgiu durante sua vida terrena. Faz-se referência a esta imagem como a «Sagrada Face», ou melhor, «O ícone não feito por mãos humanas».  A tradição relata que, durante o tempo do Salvador, Abgar, o governante de Edessa, sofria de lepra. Embora nunca tenha visto o Salvador, Abgar acreditava em Jesus como o Filho de Deus por ter ouvido falar sobre os grandes milagres realizados por ele, e lhe teria escrito uma carta pedindo para que fosse curá-lo, a qual enviou à Palestina através do seu próprio retratista e pintor Ananias, tendo…






agosto-17

17 de Agosto: Santo Mártir Myron o Presbítero (+ 250)

São Myron viveu no ano 250, sob o imperador Decio (249-251), membro de uma família de boa e confortável posição social. Sentia um profundo amor por Cristo e, esse mesmo amor fez despertou nele a vocação ao sacerdócio. Tornando-se presbítero em Achaeia (Grécia), passou a dedicar-se inteiramente ao cuidado atencioso dos pobres, viúvas e órfãos. Myron era um homem humilde e muito bondoso com todas as pessoas, mas também corajoso na defesa dos seus filhos espirituais. Uma vez, na festa da natividade de Cristo, estava celebrando o divino ofício quando o governador local Antípatas entrou na igreja com seus soldados…






ss-floro-e-lauro

18 de Agosto: Ss. Floro e Lauro, mártires (séc. II)

Os Santos Mártires Floro e Lauro eram irmãos gêmeos e muito unidos pela fé e amor a Cristo. Naturais de Bizâncio, tinham como mestre e pai espiritual comum São Proklo. Depois da morte de São Proklo, Floro Lauro saíram de Iliria e foram morar na cidade de Ulpiana onde exerceram a profissão de construtores e, na medida de suas possibilidades, pregavam o Evangelho. Nesta cidade encontrava-se um sacerdote idólatra de nome Meratios. Seu filho, Atanásio, desde muito pequeno, havia perdido a visão de um de seus olhos, sem que tivessem encontrado uma solução nas ciências médicas de seu tempo. Este…






agosto-19

19 de Agosto: Ss. André, o general e seus 2593 companheiros soldados, mártires (fim do séc. III)

Santo André foi um dos comandantes do exército de Galerius, enviado por Diocleciano contra os persas. Durante uma batalha, André invocou o nome de Cristo, pois tinha ouvido dizer que era um poderoso protetor, exortando também a seus homens para que fizessem mesmo. O pelotão de André triunfou e a vitória foi atribuída à invocação do nome de Cristo.  Depois disso, o capitão e alguns dos seus homens tomaram a decisão de se tornarem cristãos, pelo que foram denunciados a Antíoco, seu chefe imediato. Não sabendo que medida tomar, nesse caso, Antíoco escreveu a Galerius que, relutante em desmoralizar os…






profeta-samuel

20 de Agosto: Santo Profeta Samuel (c. 1010 a.C.)

Samuel nasceu na Palestina , época em que o sumo sacerdote era Eli, muitos séculos antes de Jesus Cristo. Ainda pequenino, foi por seus pais apresentado ao Sumo Sacerdote Elí para que o consagrasse a Deus e ao seu serviço, no Tabernáculo, onde estava a Arca da Aliança. Samuel, à medida que ia crescendo nos anos, crescia também na bondade e na obediência, estando sempre pronto a servir. Vivia com Eli e dormia junto ao Tabernáculo, e em tudo era diligente e a todos servia de exemplo. Certa noite, durante o sono, ouviu uma voz que por três vezes, espaçadamente,…






agosto-21

21 de Agosto: São Tadeu, apóstolo dos 70 (séc. I)

O apóstolo Tadeu era judeu, oriundo da cidade de Edessa. Era de um profundo conhecimento das Sagradas Escrituras tendo peregrinado por Jerusalém nos tempos do Precursor, São João Batista. Ao escutar as pregações de João e observando a vida angelical que levava o Profeta, ficou tão impressionado que se fez batizar por João. Entretanto, tendo ouvido os ensinamentos e visto os milagres realizados por Nosso Senhor Jesus Cristo, logo passou a segui-Lo. Depois da Ascensão de Nosso Senhor, retornou para a sua cidade natal, Edessa, curando muitos enfermos de lepra e, iluminando com a palavra da verdade, edificou igrejas na…






agosto-22

22 de Agosto: Santo Mártir Agatônico e seus companheiros (Zotikos, Theoprepios, Akyndinos, Severiano, Zinon e outros (+ C. 305-311)

Agatônico era de uma ilustre descendência de Hypasians, e viveu em Nicomédia. Tendo se tornado muito instruído nas Escrituras Sagradas, converteu à fé cristã muitos pagãos, incluindo um dos membros mais eminente do Senado. Foi preso pelo nobre Evtolmios que retornava de sua viagem ao Ponto, onde tinha ido perseguir aos cristãos. Em Karpi encontrou Zotikos e o matou, juntamente com os seus discípulos. Estando nesta região, tomou conhecimento sobre o príncipe que se havia convertido à fé cristã e se batizado, influenciado por Agatônico. Ordenou então que o príncipe e Agatônico fossem presos e, depois de submetê-los a castigos,…






agosto-22

23 de Agosto: São Kallinikos, Patriarca de Constantinopla (693-705)

Kallínicos foi o primeiro sacerdote da Igreja dedicada a Santa Mãe de Deus, em Blakhernae. Em 693, com a morte do Patriarca Paulo (686-693), foi elevado ao trono de Constantinopla. Durante esta época, reinava o cruel imperador Justiniano II (685-695), que empreendeu a construção de uma luxuosa fonte em seu palácio, muito próximo desta Igreja, decidindo sua demolição. Ordenou então ao Patriarca Kallinikos que desse a sua bênção para que fosse posta a baixo. O Patriarca respondeu que existia orações para a edificação de igrejas, não para a sua destruição. Quando a igreja foi demolida, com lágrimas, ele gritava: «Glória…






agosto-22

24 de Agosto: Santo Eutiques, hieromártir discípulo de São João, o Teólogo (séc. I)

São João, o Teólogo, referindo-se ao que tem o genuíno Espírito de Deus dizia: «Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus» (1 Jo 4:2). Uma destas pessoas era Santo Eutiques, discípulo de São João, o Teólogo, que provou reiteradamente em sua vida que era realmente uma pessoa de Jesus Cristo. Anunciou com muito vigor a palavra de Deus, colocou a baixo muitos templos pagãos, sofreu muitas torturas e sofreu durante um longo tempo na prisão. Finalmente, foi jogado no fogo, depois, deixado às bestas famintas, quando a…






agosto-25

25 de Agosto: São Tito, Bispo de Creta (apóstolo dos 70 – séc. I)

Tito, cujo nome é de origem latina, era grego e pagão (cf. Gl 2, 3). Ainda jovem se converteu ao cristianismo, foi batizado pelo Apóstolo São Paulo e se tornou companheiro e inestimável colaborador do apóstolo. Quando Paulo disse a Tito: «Isto deves ensinar, recomendar e reprovar com toda autoridade», fez surgir um outro grande evangelizador, que permaneceu trabalhando ao seu lado. Encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões, foi uma vez a Jerusalém para entregar a importância duma coleta em favor dos cristãos pobres. «Meu companheiro e colaborador», como escreveu o apóstolo na segunda carta aos Corintos. Companheiro dos momentos…






agosto-26

26 de Agosto: Santos Adriano e Natália, sua mulher, mártires (fim do séc. III)

Os Santos Adriano e Natália viviam na cidade de Nicomédia, região de Vifania, na Ásia Menor. Adriano era pagão e ocupava um dignitário do imperador Maximiliano Galerio (305–311), perseguidor dos cristãos. Natalia era cristã, porém em segredo. Durante a perseguição, escondiam-se numa caverna próxima à Nicoméia 23 cristãos. Tendo sido encontrados, foram levados à prisão e julgados, buscando persuadi-los a que oferecessem sacrifícios aos ídolos. Depois, foram conduzidos ao juizado para que tivessem seus nomes registrados. Ali se encontrava Adriano, que era o diretor da sala do juizado. Adriano perguntou aos cristãos que prêmio esperavam receber de seu Deus por…






agosto-27

27 de Agosto: São Fanúrio, Mártir

A biografia do glorioso Santo e Grande Mártir Fanúrio é relativamente recente. Nada pode ser dito sobre a sua origem, seus pais, o período em que viveu, onde pregou a palavra de Deus e, por último, em que reinado, ou sob que imperador ele testemunhou sua fé entregando-se ao martírio. Nenhum testemunho de sua vida foi conservado, escrito ou oral, e nada saberíamos sobre sua existência, seu nome, não fosse este acontecimento: Quando a linda ilha de Rodes (Grécia) foi conquistada pelos turcos, um de seus governadores quis reconstruir as muralhas da cidade destruídas pela guerra. Para isso, algumas cabanas…






agosto-28

28 de Agosto: São Moisés, o Etíope, anacoreta (séc. IV)

[singlepic id=273 w=320 h=240 float=left]Moisés, que era oriundo de Etiópia, foi um dos mais pitorescos dos Padres do Deserto. Em seus primeiros anos de vida foi criado como escravo por um aristocrata egípcio que, mais tarde, se viu obrigado a despedi-lo – e, surpreende-se que não o tenha matado, considerando a barbárie da época – por causa de suas inclinações ao roubo e a imoralidade. Depois disso, Moisés tornou-se um bandido e, sendo um homem muito forte e de grande estatura, logo se juntou a um bando de marginais que o elegeram como seu líder, passando a causar terror em toda a…






agosto-29

29 de Agosto: «Decapitação do Venerável Profeta e Glorioso Precursor São João Batista»

[singlepic id=294 w=320 h=240 float=left]A festa do martírio de São João Batista remonta ao século V, na França; e ao século VI, em Roma. Está ligada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Jesus. O próprio Jesus apresenta-nos João Batista: Ao partirem eles, começou Jesus a falar a respeito de João às multidões: «Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas finas vivem nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos…






agosto-30

30 de Agosto: Santo Alexandre, Patriarca de Constantinopla († 328)

[singlepic id=570 w=320 h=240 float=left]Alexandre de Bizâncio já contava setenta e três anos de idade quando foi eleito bispo de Constantinopla. Durante doze anos ele exerceu sua função episcopal, nos dias turbulentos do heresiarca Ário. Logo após sua eleição, o Imperador Constantino convocou uma reunião de teólogos cristãos e filósofos pagãos, mas como todos os filósofos quisessem falar ao mesmo tempo, o encontro tornou-se numa desordem. Então, Santo Alexandre aconselhou-os a eleger os mais autorizados entre eles para expor sua doutrina. Quando um dos oradores se encontrava na tribuna, o santo exclamou: «Em nome de Jesus Cristo, ordeno-te calar a…






agosto-31

31 de Agosto: Deposição do precioso cinto da Ssma. Mãe de Deus em Constantinopla (séc. VI)

[singlepic id=277 w=320 h=240 float=left]Sobre o evento da trasladação do precioso cinto (faixa) da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, há duas referências a respeito: pode ter sido realizada pelos reis Arcadius ou Teodósio II, e foi transferido de Jerusalém para Constantinopla, sendo depositado no interior de um nicho de ouro. Transcorridos 410 anos, o rei Leão, o sábio, abriu este nicho buscando a cura para a sua rainha que se encontrava sob a possessão de um espírito impuro. Encontrou então este precioso cinto da Santa Mãe de Deus que começou a irradiar uma luz não criada. Havia um…