November 24, 2014

11 - Novembro:

1º de Novembro: Ss. Cosme e Damião, taumaturgos, anárgiros e mártires e sua mãe Teodota (início do séc. IV) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

02 de Novembro: Ss. Aquindinos, Pegásio, Elpidoforo, Anempodiste e Afthonio, mártires († c. 350) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

03 de Novembro: São Aképsimas, José e Aítalas, mártires († 378) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

04 de Novembro: São Joanício, o Grande mártir, mon. de Olimpo (†846) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

05 de Novembro: Santos Galacião e sua esposa Episteme, mártires (início do séc. IV) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

06 de Novembro: São Dimitrianos, bispo de Khytri – Chipre -

quinta-feira, novembro 1, 2012

07 de Novembro: 33 Santos Mártires de Melitina (início do séc. IV) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

08 de Novembro: Sinaxe dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel e todos os incorpóreos celestes -

quinta-feira, novembro 1, 2012

09 de Novembro: São Nectário de Éguina, Metropolita de Pentápolis († 1920) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

10 de Novembro: Ss. Olímpio, Herodião, Sosípatro, Tércio, Erasto e Quarto, apóstolos [dos 70] (séc. I) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

11 de Novembro 2009: Santos Menas, Victor, Vicente, Stefania e Teodoro, mártires (séc. I-II) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

12 de Novembro: São Nilo do Sinai, mon. († 430) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

13 de Novembro: São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla († 407) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

14 de Novembro: São Felipe, apóstolo (séc. I) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

15 de Novembro: Santos Gorias (Esl.: Gurij), Samonas e Habib, mártires (início do séc. IV) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

16 de Novembro: São Mateus, Apóstolo e Evangelista (séc. I) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

17 de Novembro: São Gregório, o Taumaturgo, bispo de Neo-Cesaréia († c. 275) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

18 de Novembro: São Platão, mártir († 305) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

19 de Novembro: Santos Barlaam e Heliodoro, mártires (?) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

20 de Novembro: São Gregório, o Decapolita, mon. († 842) -

quinta-feira, novembro 1, 2012

11 - Novembro

01

1º de Novembro: Ss. Cosme e Damião, taumaturgos, anárgiros e mártires e sua mãe Teodota (início do séc. IV)

Os santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã. Seguindo o exemplo de vida de sua mãe e em imitação a Nosso Senhor, os gêmeos tornaram-se homens justos e virtuosos. Ao alcançarem a idade a adulta, aprenderam medicina e as artes da cura e, por sua virtude, receberam do Espírito Santo o dom de curar as enfermidades do corpo e da alma através de sua oração. Por amor a Deus e ao próximo eles jamais…

02

02 de Novembro: Ss. Aquindinos, Pegásio, Elpidoforo, Anempodiste e Afthonio, mártires († c. 350)

Os santos Aquindinos, Pegásio, Elpidoforo, Anempodiste e Afthonio, eram dignitários da corte do Imperador persa Sapor II (310-381). Tendo aderido clandestinamente à fé cristã, foram denunciados pelos invejosos pagãos ao imperador quando este empreendeu uma onda de perseguição contra os cristãos. Intimados a comparecerem diante do imperador para julgamento, confessaram pública e destemidamente sua fé na Santíssima Trindade. O imperador ordenou, portanto, que fossem cruelmente chicoteados, esperando que assim, renegassem sua fé. Por duas vezes os executores ficaram esgotados e tiveram de ser substituídos, enquanto que, da boca dos santos mártires não se ouvia sequer um gemido. O imperador, impressionado…

03

03 de Novembro: São Aképsimas, José e Aítalas, mártires († 378)

Santo Aképsimas era bispo, José era sacerdote e Aítalas diácono. Os três confessaram sua fé em Cristo, enfrentando o martírio na época do imperador Sapor II da Pérsia.  Aképsimas morreu sendo cruel e violentamente golpeado. José também foi submetido a torturas e morreu martirizado. Aítalas foi espancado e pendurado de cabeça para baixo até que deu o seu último suspiro no ano 330 da Era Cristã. O sangue e sacrifícios dos santos nos recordam as palavras do livro do Apocalipse, 16, 6: «Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber;…

04

04 de Novembro: São Joanício, o Grande mártir, mon. de Olimpo (†846)

São Joanício, que viveu desregradamente em seu tempo de juventude, alcançou, mais tarde, pela penitência, tal grau de santidade, que foi chamado «o Grande», sendo venerado como um dos mais ilustres monges de sua época. Era natural de Bitínia e, desde muito pequeno, ocupava-se do ofício de pastor. Aos dezenove anos entrou para a guarda militar de Constantino Copronymus. Deixando-se levar pela tendência da época, o futuro santo chegou a dar seu apoio aos perseguidores das imagens sagradas (iconoclastas), mas foi afastado do erro e de sua vida dissoluta e reconduzido à luz da verdade por um santo monge, passando…

05

05 de Novembro: Santos Galacião e sua esposa Episteme, mártires (início do séc. IV)

Galacião e Episteme viveram no século III. Os pais de Galacião, Clitofon e Leucipa, viviam em Emessa, na Síria. Durante muito tempo sofreram por não terem filhos. Leucipa, numa certa ocasião, prestou amavelmente auxílio a um eremita cristão de nome Onofre, protegendo-o de seus perseguidores e foi recompensada com a graça da fé. Deus atendeu suas preces concedendo-lhe que ficasse grávida, o que fez com que Clitofon também aderisse à fé. Tendo nascido o filho, perceberam que sua tez era branca como a neve e, por isso, deram-lhe o nome de Galacião (ou Galakteão). Com o passar do tempo Galacião…

06

06 de Novembro: São Dimitrianos, bispo de Khytri – Chipre

Dimitrianos nasceu no povoado de Sika, em Chipre. Seu pai era um sacerdote altamente reverenciado no local. Ele se casou muito jovem, mas sua esposa morreu três meses depois e Dimitrianos tomou o hábito no monastério de Santo Antônio. Logo se tornou famoso por seu espírito piedoso e seu dom de cura. Após ser ordenado sacerdote foi eleito abade do monastério, governando-o com grande prudência e santidade. Quando a sede de Khytri (antiga Citerea, atual Kyrka) tornou-se vaga, Dimitrianos foi eleito seu bispo. O santo estava então com quase quarenta anos e não se sentia atraído pelas responsabilidades e ocupações…

07

07 de Novembro: 33 Santos Mártires de Melitina (início do séc. IV)

Hieron, Hesykhios, Nikander, Athanasias, Mamant, Barakhios, Kallinikos, Theagenes, Nikon, Longinos, Theodore, Valerios, Xanthos, Theodoulos, Kallimakhos, Eugene, Theodokhos, Ostrykhias, Epiphanios, Maximian, Ducitios, Claudian, Theophilos, Gigantios, Dorotheos, Theodotos, Castrikhios, Anyketos, Themelios, Eutykhios, Hilarion, Diodotos e Amonites. Estes santos foram martirizados durante o reinado dos imperadores Diocleciano e Maximiano (284-305). O primeiro deles, Hieron de Tyana da Capadócia, cujo pai morreu ainda jovem, foi educado por sua mãe, Stratonoki, tornando-se um jovem gentil e um bom cristão. O mesmo se pode dizer de seus dois irmãos, Matronianu e Antonio. Mesmo tendo adquirido uma educação de elevado nível, ocupava-se com o trabalho agrícola. Os…

08

08 de Novembro: Sinaxe dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel e todos os incorpóreos celestes

O Arcanjo Miguel É um dos anjos superiores e está intimamente relacionado com o destino da Igreja. As Escrituras Sagradas nos ensinam que, para além do mundo físico, há um mundo espiritual habitado por seres espirituais, bons e sábios, e que se chamam anjos. Em grego a palavra “anjo” significa Mensageiro. São assim denominados nas Escrituras Sagradas porque Deus, através deles, comunica sua vontade aos homens. Como é a vida dos anjos no mundo espiritual onde habitam, e em que consiste sua missão? Sabemos muito pouco e, ademais,  não estamos em condições de compreende-lo. O mundo angelical é muito diferente do nosso mundo material, não…

09

09 de Novembro: São Nectário de Éguina, Metropolita de Pentápolis († 1920)

São Nectário: o Santo do afeto e do perdão Não deixará, a Santa Igreja Ortodoxa de Cristo de gerar  santos até o final dos tempos. A Igreja se rejubila pelos santos que se revelam em nossos dias, e hoje, em especial, pelo dulcíssimo néctar da vida virtuosa, o vaso precioso dos dons do Espírito Santo, o fiel e inspirado São Nectário, bispo de Pentápolis. Este homem santo nasceu em 1º de outubro de 1846, em Silibría da Trácia Oriental, recebendo o nome de Anastásio. Seus pais eram Demóstenes Kefalás e Maria. Sua mãe, Maria, era uma fiel devota, e quando…

10

10 de Novembro: Ss. Olímpio, Herodião, Sosípatro, Tércio, Erasto e Quarto, apóstolos [dos 70] (séc. I)

Os seis santos faziam parte  do grupo dos setenta apóstolos do Senhor. As Sagradas Escrituras se refere a eles no capítulo 16 da Epístola de Paulo aos Romanos. A maior parte deles foram Bispos da Igreja de Cristo e se tornaram modelos de prática do Evangelho. «Cuidem, como pastores do rebanho de Deus que está sob vossos cuidados, e sejam exemplos para o rebanho, não por obrigação, nem por interesse por dinheiro, mas por desejo de servir, como quer Deus. Não sejam tiranos com os que estão sob vossos cuidados, mas sejam exemplos para o vosso rebanho. De fato, os…

11

11 de Novembro 2009: Santos Menas, Victor, Vicente, Stefania e Teodoro, mártires (séc. I-II)

Durante o reinado do imperador Marco Aurélio (anos 161-180) na cidade de Damasco, na Síria, um cristão de nome Victor, nascido na itália,  desempenhava o ofício de guerreiro. Quando o imperador ordenou a perseguição aos cristão, o chefe do exército, Sebastião, exigiu de Victor que abjurasse sua fé em Cristo e oferecesse sacrifício aos ídolos locais. «És um guerreiro imperial e, como tal, é teu dever cumprir suas ordens», disse Sebastião. «Não», respondeu Victor. «Agora sou guerreiro do Rei Celestial e somente a Ele devo obediência, e desprezo aos repugnantes ídolos». Sebastião, ouvindo isto, deu ordens para que Victor fosse submetido a torturas. Os…

12

12 de Novembro: São Nilo do Sinai, mon. († 430)

Entre os discípulos de São João Crisóstomo havia um, de nome Nilo, que ocupava um alto cargo em Constantinopla. Era casado e tinha dois filhos. Quando estes já se encontravam crescidos, Nilo sentiu-se fortemente chamado à vida eremítica, entrando em acordo com sua esposa para que ambos deixassem a vida do mundo. Seu filho, Teódulo, partiu com ele e se estabeleceram junto aos monges de Monte Sinai. Daí, Nilo escreveu cartas de protesto ao imperador Arcádio quando este ordenou o desterro de São João Crisóstomo de Constantinopla. Tempos mais tarde, os árabes saquearam o monastério, mataram muitos monges sinaítas, levando como…

13

13 de Novembro: São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla († 407)

São João Crisóstomo nasceu na cidade de Antioquia, cresceu no meio da multidão sem se deixar contaminar por ela. Conheceu os pobres e desafortunados e soube amá-los como eram. Sua família era culta e possuía muitos bens. O pai de João, oficial de alto nível, morrera jovem. Desde criança foi educado pela mãe, mulher admirável que, aos vinte anos, sacrificou sua juventude, renunciou a novas núpcias, para dedicar-se inteiramente a seu filho. João recebeu o Batismo mais ou menos aos dezoito anos de idade. Concluídos de forma brilhante os seus estudos de cultura geral, retórica e filosofia, renunciou a uma carreira que se apresentava…

14

14 de Novembro: São Felipe, apóstolo (séc. I)

Filipe era um dos doze Apóstolos. Todos os evangelistas fazem referência a ele, porém, São João o citou mais que os outros, provavelmente, porque fosse amigo muito próximo de Filipe. Os textos evangélicos mostram que Filipe teve contato São João Batista; talvez até tenha sido um de seus discípulos e tenha ouvido da boca de João: «Eis aqui o Cordeiro de Deus!» [Jo. Santo do dia, Synaxarion, Hagiografia, Santos, São Filipe apóstolo, Santo André, 36]. Outros dos discípulos de Jesus era André, o Primeiro Chamado, conforme reconhece a Tradição. Ambos, Filipe e André, juntos, como nos revelam os capítulos 6…

15

15 de Novembro: Santos Gorias (Esl.: Gurij), Samonas e Habib, mártires (início do séc. IV)

Os santos Gorias e Samonas foram presos durante a perseguição de Diocleciano. Como eles se recusassem a render sacrifícios aos deuses pagãos, foram pendurados pelas mãos com pesos amarrados aos pés. Depois, passaram três dias no interior de um horrível calabouço, sem comer ou beber. Quando foram retirados de lá, Gorias estava agonizante. Samonas foi cruelmente torturado mais uma vez, mas permaneceu firme na fé. Ambos morreram decapitados. Mais tarde, um diácono de Edessa de nome Habib, escondeu-se durante a perseguição de Licínio, mas finalmente se entregou para também ganhar a coroa do martírio. O magistrado perante o qual compareceu,…

16

16 de Novembro: São Mateus, Apóstolo e Evangelista (séc. I)

Na época em que a Palestina era apenas uma província romana, os impostos cobrados eram onerosos e pesavam brutalmente sobre os ombros dos judeus. A cobrança desses impostos era feita por rendeiros públicos, considerados homens cruéis, sanguessugas, verdadeiros esfoladores do povo. Um dos piores rendeiros da época era Levi, filho de Alfeu, que, mais tarde, trocaria seu nome para Mateus, o «dom de Deus». Um dia, depois de pregar, Jesus caminhava pelas ruas da cidade de Cafarnaum e encontrou com o cruel Levi. Olhou-o com firmeza nos olhos e disse: «Segue-me». Levi, imediatamente, levantou-se, abandonou seu rendoso negócio, mudou de…

17

17 de Novembro: São Gregório, o Taumaturgo, bispo de Neo-Cesaréia († c. 275)

Teodoro, que mais tarde seria chamado Gregório e, por seus milagres, tornou-se conhecido como «o Taumaturgo», nasceu em Neo-Cesaréia do Ponto (Ásia). Seus pais eram de linhagem nobre e pagãos. Quando Gregório tinha catorze anos de idade, ficou órfão de pai. O jovem seguiu com sua carreira jurídica. A irmã de Gregório empreendeu uma viagem a Cesaréia da Palestina para encontrar-se com seu esposo que ocupava um cargo oficial. Gregório a acompanhou nessa viagem, bem como o seu irmão, Atenodoro, que mais tarde tornou-se bispo e muito sofreu por sua fé. Gregório planejava exercer o ofício de advogado em seu…

18

18 de Novembro: São Platão, mártir († 305)

Platão era natural de Ankara e viveu em finais do século II. Homem de alma virtuosa, realizou uma grande e importante obra no campo da evangelização, propagando e ensinando o conteúdo da fé cristã. De posição econômica privilegiada, socorria aos pobres, enfermos e necessitados em geral com importantes doações em dinheiro. Denunciado, foi levado à presença do governador Agripino, assumindo diante dele sua fé em Cristo, acrescentando ainda que trabalhava e vivia pela graça de Cristo. Agripino, percebendo tratar-se de um homem de posses, através de vários e diferentes subterfúgios buscou persuadí-lo a renegar sua fé. Depois, tentou atrí-lo apresentando-lhe sua linda e jovem sobrinha,…

19

19 de Novembro: Santos Barlaam e Heliodoro, mártires (?)

São Barlaam foi um agricultor numa aldeia localizada nas proximidades de Antioquia. Sua fé em Cristo mexeu com seus perseguidores que o mativeram durante um longo tempo na prisão antes que fosse julgado. O juiz zombou da aparência e linguagem rústicas de Barlaam, mas não  podia deixar de reconhecer e admirar suas virtudes e sua firmeza. Apesar disso, foi cruelmente açoitado, mas de sua boca não se ouviu uma única queixa. Depois, como consequência das torturas que sofreu, teve os ossos desconjuntados. Como também isso não surtisse os efeitos esperados, o prefeito o ameaçou de morte, ordenando que lhe mostrassem a espada e feixes manchados com…

20

20 de Novembro: São Gregório, o Decapolita, mon. († 842)

São Gregório viveu no século IX e era natural de Erinopolis de Decápolis, na Ásia Menor. Recebeu uma esmerada educação cristã de sua mãe Maria que, com sua fé viva em Cristo, educou seu filho de acordo com os preceitos evangélicos. Gregório foi tonsurado monge ainda jovem e buscava aperfeiçoar-se sempre, com muita luta e permanente dedicação. O que mais era notável em sua vida era o amor pela oração e o aguçado conhecimento, o que julgava essencial para manter sua mente limpa e a soberania moral da carne.  A todos os que lhe perguntavam por que se dedicava com particular empenho…

21

21 de Novembro: Apresentação da Santíssima Virgem no Templo

Esta festa da Santíssima Virgem teve início por volta do século VII, caracterizando-se pela profundidade de seu sentido histórico. O virtuoso casal, Joaquim e Ana, sendo estéreis, foram agraciados por Deus com o fruto do ventre: Maria. Quando levaram ao templo a menina de três anos, de acordo com a promessa que haviam feito, Joaquim chamou algumas virgens hebréias para que a acompanhasse com lâmpadas. A menina, Maria, adiantou-se sem nenhum temor ou vacilo e, chegando no átrio de templo, Zacarias encontrou-se com o sumo sacerdote que a tomou em seus braços e disse: «O Senhor te glorifica em todas…

22

22 de Novembro: Santos Filêmon, apóstolo [dos 70], Apfias, sua mulher e Arquipo, seu filho e Onésimo (séc. I)

Filêmon era cidadão de Colosso, na Frigia, um homem de linhagem nobre e de muitas posses que se converteu à fé cristã, provavelmente, em Éfeso, movido pela pregação do Apóstolo São Paulo, e de quem se tornou amigo pessoal.Os membros de sua família se destacavam pela devoção e piedade e, ao que parece, os cristão se reuniam em sua casa para celebrar os divinos mistérios. Entretanto, Onésimo, um dos servos de Filêmon, longe de imitar os bons exemplos que recebia, roubou seu senhor fugindo em seguida para Roma. Lá conheceu São Paulo, na prisão. O espírito de caridade com o…

23

23 de Novembro: Santos Anfilóquio, bispo de Icônio e Gregório Akragantinos († 395)

Anfilóquio foi amigo íntimo de São Gregório de Nazianzeno, seu primo, e de São Basílio, ainda que fosse mais jovem que ambos. As cartas que estes dois santos enviaram a Anfilóquio constituem a principal fonte de informação. Anfilóquio nasceu na Capadócia. Em sua juventude, foi retórico em Constantinopla onde, ao que parece, passou por dificuldades econômicas. Sendo ainda jovem, retirou-se para um lugar solitário nas proximidades de Nazianzo, juntamente com seu pai que já contava idade bastante avançada. São Gregório dava ao seu amigo um pouco de grãos em troca de alguns legumes que Anfilóquio e seu pai colhiam em…

24

24 de Novembro: Ss. Clemente, papa de Roma († 100) e Pedro, Patriarca de Alexandria († 312), hieromártires

É Santo Irineu quem nos conta que, na Cátedra de Roma, o terceiro sucessor se chamava Clemente. São Clemente I (também conhecido como Clemente Romano) ocupou o Trono da Sé de Roma entre os anos de 88 a 97. Nascido em Roma, de família hebraica, foi o sucessor de Anacleto I (ou Cleto) e autor da Epístola de Clemente Romano (segundo Clemente de Alexandria e Orígenes), o primeiro documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto. Discípulo de São Pedro, após eleito restabeleceu o uso da Crisma, seguindo o rito de São Pedro e iniciou o uso da palavra…

25

25 de Novembro: Santa Catarina de Alexandria, Megalomártir (início do séc. IV)

Catarina vem da junção: “Catha”, que significa total, e “ruin” que significa ruína: portanto, “ruína total”. Realmente, o prédio do diabo foi totalmente demolido dentro de Santa Catarina: o edifício do orgulho, destruído pela sua humildade, aquele da concupiscência carnal, pela virgindade que ela preservou, e aquele da cobiça terrestre, pelo menosprezo a todo tipo de bens mundanos. O nome Catarina pode vir ainda de “catenula”, uma pequena corrente: através de seus bons trabalhos, ela formou para si uma corrente pela qual subiu até o Céu. Esta corrente ou escada, possui quatro degraus, que são: a inocência de ação, pureza…

26

26 de Novembro: São Níkon, o Metanoíta, monge († séc. X)

São Nikon, nascido em Ponto, abandonou seus amigos de juventude para entrar no monastério de Crisopetro. Lá viveu doze anos entregue à oração e exercícios penitenciais austeros. Por causa de suas eloqüentes conferências e exortações, fruto espiritual  de sua vida monástica, motivou seus superiores a designá-lo como pregador da palavra de Deus ao povo. Assim pois, São Nikon partiu  para uma missão em Creta, que acabava de livrar-se dos sarracenos. São Nikon converteu muitos cristãos que tinham abraçado a religião islâmica. Por iniciar sempre as suas pregações coma palavra “Metanoia” (Arrependimento, conversão), o povo lhe deu este sobrenome. São Nikon…

27

27 de Novembro: São Tiago, o Persa, mártir († 764)

A segunda perseguição persa teve início por volta do ano 420, devido ao excessivo zelo do bispo Abdias. A principal vítima desta perseguição foi São Tiago que, nesta época, era bastante próximo do rei Yezdigerdo I. Quando o tal príncipe empreendeu um movimento de perseguição aos cristãos, São Tiago não tendo sido suficientemente forte para romper sua amizade, acabou por dissimular ou abandonar sua fé no Deus Único e verdadeiro que até então professava abertamente, o que causou a aflição de sua mãe e de sua esposa. Quando o rei Yezdigerdo veio a falecer, mãe e esposa acolheram São Tiago, não…

28

28 de Novembro: Santo Estevão, o Jovem, monge († 764)

Um dos mais célebres mártires da perseguição iconoclasta, Santo Estevão, o Jovem, nasceu em Constantinopla. Aos 15 anos foi confiado por seus pais aos monges do Monastério de Santo Auxencio, não muito distante de Calcedônia. Lá recebeu o ofício de comprar as provisões para o monastério. Quando seu pai faleceu, Estevão precisou ir à Constantinopla. Lá, aproveitou para vender todas as suas posses, repartindo com os pobres o dinheiro resultante da venda. Uma de suas irmãs já era religiosa. A outra partiu para Bitínia com sua mãe, retirando-se, ambas, num monastério. Ao morrer o abade João. Estêvão, com apenas 30…

29

29 de Novembro: Santos Paranomos († c.250) e Filomenos († c. 272), mártires

O Santo Mártir Paranomos foi martirizado juntamente com mais 370 cristãos no século II, época do imperador Décio que já havia assassinado muitos cristãos. Próximo do Rio Tigre existia um lugar para banhos públicos. Neste lugar, havia um chefe militar, idólatra fanático de nome Aquilino que, após oferecer sacrifiícios aos seus ídolos no templo, ordenou a Paranomes e a mais 370 cristãos que haviam sido feitos seus prisioneiros, que também eles oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos. Foram, porém, unânimes em negar a atendender tal pedido e, enquanto os idólatras rendiam sacrifiícios aos seus ídolos, os cristãos entoavam salmos, recordando as…

30

30 de Novembro: Apóstolo Santo André, o Primeiro Chamado (séc. I)

André era irmão do Apóstolo Pedro. Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades. Naturais de Betesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genezaré (Mar de Tiberíades). «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume  entre os hebreus. Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos. Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia. Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte. Seguiu…