December 19, 2014

12 - Dezembro:

01 de Dezembro: São Naum, Profeta (séc. VII a.C.) -

sábado, dezembro 1, 2012

02 de Dezembro: Santo Habacuque, Profeta (séc. VII a.C) -

sábado, dezembro 1, 2012

03 de Dezembro: São Sofonias, profeta (séc. VII a.C) -

sábado, dezembro 1, 2012

04 de Dezembro: São João Damasceno, mon. († 749) -

sábado, dezembro 1, 2012

05 de Dezembro: São Savas, o Santificado, mon. († 532) -

sábado, dezembro 1, 2012

06 de Dezembro: São Nicolau, arcebispo de Mira († séc. IV) -

sábado, dezembro 1, 2012

07 de Dezembro: Santo Ambrósio, bispo de Milão († 397) -

sábado, dezembro 1, 2012

08 de Dezembro: São Patápio de Tebas, monge (séc. VII) -

sábado, dezembro 1, 2012

09 de Dezembro: Festa da Concepção de Sant’anna, Mãe da Theotokos e Santa Profetisa Ana -

sábado, dezembro 1, 2012

10 de Dezembro: Santos Mártires Mena, Hermógenes e Eugrafos de Alexandria († c. 313) -

sábado, dezembro 1, 2012

11 de Dezembro: Santos Daniel e Lucas, Estilitas, monges († 493) -

sábado, dezembro 1, 2012

12 de Dezembro: Santo Espiridião, bispo em Chipre, taumaturgo († c. 348) -

sábado, dezembro 1, 2012

13 de Dezembro: Santos Eustrácio, Auxêncio, Eugênio, Mardário e Orestes, mártires († início do séc. IV) -

sábado, dezembro 1, 2012

14 de Dezembro: Santos Tirso, Léucio, Calinico, Apolônio, Ariano e Filêmon, mártires († séc. III) -

sábado, dezembro 1, 2012

15 de Dezembro: Santo Eleutério, hieromártir e sua mãe Antia († c. 130) -

sábado, dezembro 1, 2012

16 de Dezembro: Santo Profeta Ageu († 516 a.C) -

sábado, dezembro 1, 2012

17 de Dezembro: Santos Daniel, Profeta e os três jovens: Ananias, Azarias e Misael († séc. a.C. VI) -

sábado, dezembro 1, 2012

18 de Dezembro: Santos Sebastião e seus companheiros, mártires († 288) -

sábado, dezembro 1, 2012

19 de Dezembro: Santos Bonifácio, Probo, Ares, Timóteo, Poliefctos, Eutixios e Tessalônica, mártires (séc. IV) -

sábado, dezembro 1, 2012

20 de Dezembro: Santo Inácio, o Teóforo, bispo de Antioquia, hieromártir († 107) -

sábado, dezembro 1, 2012

12 - Dezembro

01

01 de Dezembro: São Naum, Profeta (séc. VII a.C.)

Também chamado de Elcosiano (em hebreu “elgoshi”) o que provavelmente indica o nome de seu pai. A família de Naum era originária de uma aldeia que mais tarde recebeu o nome do profeta, em sua homenagem. No Evangelho, Cafarnaum é mencionada para designar a aldeia de Naum, na parte norte do Lago da Galiléia. Depois da destruição do reino de Israel pelos assírios (722 a C) os descendentes de Naum  se mudaram para Judá, onde iniciou seu serviço profético, no inicio do século VII a. C. No terceiro capitulo de seu Livro, Naum fala principalmente do castigo de Nínive, a capital…

02

02 de Dezembro: Santo Habacuque, Profeta (séc. VII a.C)

Habacuque era descendente dos Levitas, sacerdotes e servidores do Templo em Jerusalém. Viveu pouco antes da destruição do Templo e era contemporâneo do Profeta Jeremias. Seu livro se destaca pela linguagem simples, elevada e poética. Os conhecedores das Sagradas Escrituras o elogiam pela simplicidade, brevidade e pela profundidade das imagens. O profeta Habacuque ensinava que o ímpio e o injusto se perderão, enquanto os piedosos serão salvos pela fé. Com este pensamento (que os ímpios se perderão e os justos se salvarão) compõe um hino – um cântico – que descreve o Juízo Divino. «Porque, ainda que a figueira não…

03

03 de Dezembro: São Sofonias, profeta (séc. VII a.C)

Durante o longo reinado do ímpio rei Manassés (698-643 a.C), quase todos os profetas de Judá foram aniquilados ou viveram na clandestinidade. É possível afirmar que Sofonias tenha sido o primeiro profeta que levantou sua voz após meio século de silêncio dos enviados divinos. Sofonias pregou durante o reinado do piedoso Josias, rei de Judá (640-609 a. C.), vinte anos antes da destruição de Jerusalém. Os antepassados de Sofonias eram de origem nobre. Supõem-se que, induzido pelo profeta, o rei iniciou, aos poucos, uma difícil reforma religiosa, cujas bases foram lançadas na época do rei Manassás. Sofonias observava com dor…

04

04 de Dezembro: São João Damasceno, mon. († 749)

Depois que a grande cidade de Damasco, metrópole da Síria caiu sob os muçulmanos no ano 635, os cristãos foram submetidos a muitas desvantagens em ralação aos demais cidadãos, obrigados a pagar tributos aos seus dominadores árabes. Na época do Califa Abdul-Malek (685-705), todos os assuntos relacionados aos cristãos era de responsabilidade de Sérgio Mansur, homem de confiança do Califa, e que vinha de uma das importantes famílias cristãs da cidade. Por volta do ano 675, nasceu um homem temente a Deus e de muita sinceridade, nosso Santo Pai João, «a Arpa do Espírito Santo». Desde sua infância foi educado…

05

05 de Dezembro: São Savas, o Santificado, mon. († 532)

São Savas, um dos patriarcas mais renomados, entre os monges da Palestina, nasceu em Mutalaska da Capadocia, não muito distante de Cesaréia, no ano 439. Se pai era um oficial do exército. Este, sendo obrigado a partir com sua esposa para Alexandria, confiou seu filho Savas e a administração de suas propriedades a seu cunhado. Savas foi de tal modo, maltratado por sua tia que, menino, fugiu de casa aos oito anos, refugiando-se na casa de seu tio Gregório, irmão de seu pai, na esperança de que, ali, pudesse ser menos infeliz. Gregório então, exigiu que também lhe fosse entregue…

06

06 de Dezembro: São Nicolau, arcebispo de Mira († séc. IV)

São Nicolau Taumaturgo da cidade de Mira, da província de Lícia, é um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos. Ele ajuda ràpidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens. Nasceu na Ásia Menor no final do séc. III, e desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara sendo, ainda jovem, ordenado sacerdote. Após a morte dos seus pais, Nicolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe.  O…

07

07 de Dezembro: Santo Ambrósio, bispo de Milão († 397)

Santo Ambrósio nasceu em Trevere, provavelmente no ano 430. Seu pai  também se chamava Ambrósio e era prefeito da Gália e faleceu quando Ambrósio ainda era jovem Sua mãe, então, voltou a morar com a família em Roma. A mãe de Santo Ambrósio deu a seus filhos uma educação esmerada. Pode-se afirmar que a santidade de Santo Ambrósio  se deveu muito a sua mãe e sua irmã Santa Marcelina.  Aprendeu grego, chegou a ser poeta e dedicou-se a advocacia. O Bispo Euxenio, um ariano que governou a diocese de Milão durante quase 20 anos, morreu no ano 374. Para eleger…

08

08 de Dezembro: São Patápio de Tebas, monge (séc. VII)

São Patápio  era natural do Egito. Desde a sua infância  já manifestava um «espírito de amor  e temperança» ( IITm 1,7) que foi se evidenciando na medida em que crescia. Depois de compartilhar toda a sua herança com os pobres, retirou-se para o deserto  despreendendo-se de todas as coisas. Lá ocupava todo o seu tempo orando e estudando. A cada peregrino que cansado da viagem, passava por por sua casa, oferecia-lhe hospedagem e descanso para que passava por sua casa, oferecia-lhe hospitalidade para que, recuperando suas forças,  pudesse prosseguir seu caminho. Nestas ocasiões aproveitava para aconselhar espiritualmente as almas em…

09

09 de Dezembro: Festa da Concepção de Sant’anna, Mãe da Theotokos e Santa Profetisa Ana

Não se faz referências sobre a mãe da Santíssima Virgem Maria, nem nos Evangelhos, nem nos outros escritos do Novo Testamento. O que se sabe a respeito de Santa Anna nos vem dos escritos apócrifos. Segundo estas narrativas, que coincidem com a Tradição da Santa Igreja, o sacerdote Matthan, que residia em Belém, teve três filhas: Maria, Sobi e Ana. Maria, após casar-se em Belém, deu à luz Isabel, mãe de João Batista. Ana se casou com Joaquim da Galiléia; após muitos anos de casados, geraram a Santíssima Virgem Maria. A Tradição nos relata que seus pais a consagraram ao…

10

10 de Dezembro: Santos Mártires Mena, Hermógenes e Eugrafos de Alexandria († c. 313)

São Mena era natural de Atenas, de uma família idólatra. Sua esmerada formação lhe fez perceber que cultuar muitos deuses era um erro. Nem na filosofia pode encontrar algo que lhe satisfizesse, iniciando-se então nos estudos dos livros cristãos. Começou com o Evangelho onde encontrou luz e verdade para seu espírito. Tomou então a decisão de batizar-se cristão. Mais tarde o rei Maximino (311-313), sem saber que era cristão, o nomeou governador de Alexandria.  Ao ter início as perseguições aos cristãos na cidade, por ordem do  rei,  São Mena não só se negou a executar tais ordens, como dedicou-se a…

11

11 de Dezembro: Santos Daniel e Lucas, Estilitas, monges († 493)

Depois de São Simeão, primeiro e maior de todos os estilitas, o mais famoso dentre eles é São Daniel. São Daniel nasceu na aldeia de Bythar, perto da cidade de Samósata, na Mesopotâmia. Sua mãe, Marta, não teve filhos por um longo tempo e, em suas orações, fez a Deus um voto que, se tivesse um filho, iria dedicá-lo ao Senhor. Suas preces foram ouvidas e Marta deu à luz um menino, que permaneceu sem nome até a idade de 5 anos. Os pais do desejado menino consideraram que, uma vez que seu nascimento foi dádiva de Deus, também seu…

12

12 de Dezembro: Santo Espiridião, bispo em Chipre, taumaturgo († c. 348)

Santo Espiridião é muito amado na Igreja Ortodoxa. Em sua vida se recapitulam todos os ensinamentos do Evangelho. O pastor de ovelhas se converte em pastor de almas, confirma a fé ortodoxa e vence a impiedade dos hereges. Se por um lado não possuía tesouros terrenos, por outro, era imensamente rico em tesouros celestiais, pois quem se humilha será imensamente exaltado. «Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens». (1Cor 1,25). Suas santas relíquias são veneradas na ilha grega de Kerkira e permanecem incorruptas…

13

13 de Dezembro: Santos Eustrácio, Auxêncio, Eugênio, Mardário e Orestes, mártires († início do séc. IV)

Estes mártires viveram na época em que as perseguições aos cristãos, impetradas pelo imperador  Diocleciano, eram freqüentes. Eustrácio, um oficial superior, foi aprisionado pelo Duque de Lysia que, após torturá-lo cruelmente, o enviou ao prefeito Agricola, conhecido por sua crueldade aos cristãos. Este, por sua vêz, submeteu Eustrácio a novas formas de torturas, ordenando depois que se fossem calçados em seus pé sapatos de ferro com lâminas afiadas, obrigando-o a caminhar. Por fim, ainda vivo, foi jogado ao fogo. Auxêncio era sacerdote, conterrâneo de Eustrácio. O monarca tentou, com muitas promessas, persuadí-lo a renegar a fé cristã. O digno sacerdote…

14

14 de Dezembro: Santos Tirso, Léucio, Calinico, Apolônio, Ariano e Filêmon, mártires († séc. III)

Estes santos mártires viveram no século III e eram naturais de Bithynia na Capadócia. Todos de famílias distintas, eram humildes servidores do Senhor «na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido» (II Cor. 6,6). Eles se afastaram da agitação, o que não foi suficiente para se ocultarem da fama de homens muito caridosos, o que os tornou conhecidos. O prefeito Kombrikios, um fanático idólatra, percebendo que se tornavam cada vez mais conhecidos e procurados, de muitas formas tentou pôr limites ao trabalho que realizavam, o que levou Léucio ir conversar com ele e…

s-eleuterio

15 de Dezembro: Santo Eleutério, hieromártir e sua mãe Antia († c. 130)

Santo Eleutério nasceu na Grécia no século II, na época dos imperadores Cômodo e Septímio Severo. Órfão de pai, Eleutério foi criado e educado por sua mãe Antia, nos preceitos do Santo Evangelho. Antia tinha o grande desejo de visitar Roma, por ser a terra regada com o sangue dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Chegou então o dia em que pode realizar seu grande desejo e levou consigo o seu filho Eleutério. Ao chegar a Roma, conheceram o bispo que, impressionado com fé e inteligência de Eleutério o tomou sob a sua proteção. Poucos anos depois, o ordenou diácono…

16

16 de Dezembro: Santo Profeta Ageu († 516 a.C)

O Santo Profeta Ageu profetizava em Judá, na época do rei persa Dario I (522-486 a. C). Naquele tempo, sob a liderança de Zorobabel, os judeus retornaram do cativeiro da Babilônia para Judá. O sumo sacerdote se chamava Josué. Dois anos depois do regresso, os judeus começaram a construir  em Jerusalém um Templo no mesmo lugar em que, antes, se encontrava o antigo Templo de Salomão, destruído. Por causa de um desacordo com os samaritanos e outros opositores, a construção do templo foi interrompida por 15 anos até que o rei Dario ordenasse  a retomada a obra. O povo era…

17

17 de Dezembro: Santos Daniel, Profeta e os três jovens: Ananias, Azarias e Misael († séc. a.C. VI)

O Santo Profeta Daniel era um aristocrata e, possivelmente, oriundo de família real. No quarto ano do reinado de Joaquim, durante a primeira conquista de Jerusalém por Nabucodonosor (605 a.C), o jovem Daniel era prisioneiro na Babilônia. Com outros jovens de famílias abastadas, foi enviado a uma escola preparatória de serviços à corte do rei, que prepara jovens na faixa de idade entre 14 a 17 anos. Na escola estudava com 3 amigos: Ananias, Azarias e Misael. Durante vários anos os quatro se dedicaram a aprender a língua local e outras diversas ciências caldeias.  Tiveram que mudar seus nomes: Daniel…

18

18 de Dezembro: Santos Sebastião e seus companheiros, mártires († 288)

Nasceu em Milão, na Itália, entre os anos 250 e 256. De família distinta, foi agraciado pelo imperador Carinos com a nomeação para um cargo militar. Posteriormente, Diocleciano o promoveu à guarda pretoriana. Possuía um coração generoso e, em seu posto, foi frequentemente protetor dos pobres e de cristãos em geral, ajudando também a suprir as necessidades da Igreja de Roma. Por causa disso, o Papa Gaio de Roma (283-296) o nomeou defensor da igreja. Ao ter início as perseguições aos cristãos, foram presos um grupo de crentes.  Ao saber do disso, Sebastião foi até eles para apoiá-los espiritualmente e,…

19

19 de Dezembro: Santos Bonifácio, Probo, Ares, Timóteo, Poliefctos, Eutixios e Tessalônica, mártires (séc. IV)

Estes mártires viveram no terceiro século de nossa era. Aglais pertencia a uma nobre e muito rica família de Roma, e estava sempre disposta a ajudar aos mais pobres. Bonifácio era o supervisor e administrador da fortuna de sua esposa. Como Aglais, também ele era bondoso e filântropo, administrando a fortuna da esposa de forma muito honesta. Bonifacio e Aglais viviam uma união irregular. Ele, mesmo inclinado à embriaguez, era generoso para com os pobres, hospitaleiro para com os estrangeiros e compassivo com os que caíam em desgraça. Aglais apreciava ouvir as histórias dos Mártires e, acreditando no poder de…

s-inacio-de-antioquia

20 de Dezembro: Santo Inácio, o Teóforo, bispo de Antioquia, hieromártir († 107)

Discípulo dos Apóstolos, Pai dos bispos, vigoroso guerreiro na vanguarda dos vitoriosos mártires, Santo Inácio foi três vezes coroado e brilha reluzente no firmamento dos amigos de Deus. O significado de seu nome é “fogo” (ignis em latim). O amor por Cristo ardeu tão fortemente depois de seu Batismo que foi codinominado “Cristóforos” (portador de Cristo). Codinome que, sem vanglória, não titubeou  em aplicar a si mesmo, já que todos os cristãos, após o batismo, se tornam “portadores de Cristo” e revestidos do Espírito Santo. Inácio conheceu os apóstolos em sua juventude e, juntamente com Policarpo, foi iniciado nos mais…

21

21 de Dezembro: Santa Juliana de Nicomédia, mártir (início do séc. IV)

Santa Juliana era natural de Nicomédia. Filha de pais abastados, viveu durante os anos de Maximiano. Seus pais eram pagãos e Juliana, por isso, mantinha em segredo sua fé cristã. Sem consultá-la, seus pais a prometeram em casamento a um idólatra membro do Senado de nome Eleusius. Juliana não pretendia casar-se e lhe disse então que não se casaria a menos que ele obtivesse uma alta posição no governo. E quando isto aconteceu,novamente lhe impôs uma condição: deveria renunciar a adorar os ídolos e converter-se à fé cristã. Eleusius comunicou então ao pai de Juliana, pedindo-lhe que intercedesse junto a filha. O…

22

22 de Dezembro: Santa Anastásia, megalomártir (fim do séc. III)

Esta Santa Mártir, natural de Roma, era uma jovem muito gentil, rica e poderosa, filha de Pretextatus e de Fausta. Sua mãe a iniciou desde logo na fé e virtudes cristãs. Anastásia casou-se quando ainda era ainda muito jovem com um homem chamado Publius Patricius, um fanático, idólatra, de vida licenciosa e torturador de cristãos. Por isso, a santa não havia se batizado ainda, mas exercitava-se numa vida cristã muito ativa: vestia-se com roupas simples e velhas, ia às prisões para visitar os mártires cristãos que lá se encontravam em situação de sofrimento ajudando-os com comida, roupa ou dinheiro. Depois que seu marido faleceu ela passou a dedicar-se ainda com mais…

23

23 de Dezembro: Santos Dez Mártires de Creta († c. 250)

Quando foi publicado o Edito de Décio contra os cristãos, um cruel governador da Ilha de Creta deu início à perseguição. As vítimas mais distintas foram os dez mártires de Creta: Teódulo, Saturnino, Euporo, Gelásio, Euniciano, Zótico, Cleomenes, Agatopo, Basílides e Evaristo. Os três primeiros eram naturais de Cortina, a capital. Os juízes ordenaram-lhes oferecer sacrifícios para Júpiter, pois neste dia era celebrada a festa em sua honra. Eles reagiram, respondendo que jamais ofereceriam sacrifícios para um ídolo. O governador então lhes disse: «Vós, que depreciais esta grande assembléia, na qual se rende culto ao todo-poderoso Júpiter, Juno, Rea e…

24

24 de Dezembro: Santa Eugênia, mártir (fim do séc. III)

Santa Eugênia era filha de uma distinta família de nobres e tinha dois irmãos: Abita e Sérgio. Seus pais se chamavam Felipe e Claudia. Felipe era prefeito de Roma e logo foi transferido pra Alexandria com toda a sua família. Em Alexandria, Eugênia teve a possibilidade de conhecer e aprender a fé cristã, em particular, quando encontrou nas mãos de uma menina as epístolas de São Paulo. Ao ler as escrituras comentou: «Aqui dentro não existem teorias filosóficas de adoração. Destas escrituras emanam vida e esperança». Neste tempo seus pais havia comprometido Eugênica em um casamento com algum romano da…

25

25 de Dezembro: Nascimento, segundo a carne, de Nosso Senhor Jesus Cristo

Homilia de Natal de São João Crisóstomo Surpreende-me um novo e maravilhoso mistério! Meus ouvidos ressoam ante o hino dos pastores, que não entoam uma melodia suave, mas um hino celestial ensurdecedor. Os anjos cantam! Os Arcanjos unem suas vozes em harmonia! Os Querubins entoam cheios de alegria os seus louvores! Os Serafins exaltam a sua glória! Todos se unem para louvar, nesta santa festividade, surpreendendo-se ante o mesmo Deus aqui na terra, e o homem no céu. Aquele que está acima, repousa aqui embaixo pela nossa salvação; e nós, que estávamos abaixo, somos exaltados pela divina misericórdia Hoje Belém…

s-eutimio

26 de Dezembro: Santo Eutímio de Sardes († c. 825)

Eutímio nasceu em Lacônia e estudou em Alexandria. Após concluir seus estudos retirou-se para um monastério, destacando-se na vida monástica. Por suas virtudes e educação, foi eleito bispo, ocupando o trono metropolitano de Cerdenha. Como metropolita, participou do Sétimo Concílio de Nicéia (787), contra os iconoclastas.  Em Sardes, de Lidia, por sua posição favorável às imagens sagradas, Santo Eutimio foi desterrado pelo imperador iconoclasta Miguel. Mais tarde, durante o império de Teófilo, foi duramente castigado com açoites, consumando seu martírio. Faleceu por volta do ano 825. Tradução e publicação neste site com permissão de: Ortodoxia.org Trad.: Pe. Pavlos /Pe. André II…

27

27 de Dezembro: Santo Estêvão, Protomártir e Arquidiácono († 37)

Santo Estêvão pertencia a uma família judia que vivia no estrangeiro – isto é, fora da Terra Santa. Esses judeus eram chamados helenistas, pois cultivavam a cultura grega, que dominava o Império Romano. Depois que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, a Igreja começou a crescer rapidamente e surgiu a necessidade de cuidar dos órfãos, das viúvas e dos pobres em geral que haviam sido batizados. Os apóstolos incumbiram aos cristãos de escolher entre eles sete homens qualificados para cuidar dos necessitados. Depois de consagrar a estes sete homens como diáconos (ou seja, assistentes ou colaboradores) os nomearam como seus auxiliares mais próximos. Entre…

28

28 de Dezembro: Santos Mártires de Nicomédia († 303)

No século VI, quando governava Diocleciano e Máximos, havia muitos cristãos na cidade de Nicomédia. O bispo da cidade era Antimos, homem digno  que incansavelmente, noite e dia, rezava pelas almas dos fiéis. Este número expressivo de cristãos  fez aumentar a inveja dos idólatras que desejavam eliminar as igrejas cristãs, principalmente as maiores e as centrais da cidade. Planejaram então na festa da Natividade fazer uma matança de cristãos. Os cristãos como nada sabiam, reuniram-se para celebrar o Nascimento de Cristo, normalmente. O bispo Antimos, ao saber que estavam rodeados por  um exército e idólatras armados, ordenou que se celebrasse…

29

29 de Dezembro: Os Santos Meninos Inocentes, mártires, séc. I (cerca de 14.000) decapitados por Herodes

A Igreja honra como mártires este coro de crianças, vítimas do terrível e sanguinário rei Herodes, arrancadas dos braços das suas mães para escrever com o seu próprio sangue a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e merecer a glória eterna, segundo a promessa de Jesus: “Quem perder a vida por amor a mim há-de encontrará-la.” Herodes, chamado «o Grande», governava o povo judeu, dominado por Roma, na época do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Herodes era idumeo, isto é, não era um judeu pertencente à casa de David e Aarão, mas descendia de um povo que…

30

30 de Dezembro: Santa Anísia de Tessalônica, mon. e mártir (início do séc. IV)

Santa Anísia nasceu na cidade de Tessalônica, na Grécia, nos fins do século III. Seus pais eram pessoas bondosas, de muita fortuna e muito devotos. Educaram sua filha na fé cristã. Anísia tornou-se órfã muito cedo, e herdeira de muitos escravos, terras e jóias. Naquele tempo, persistiam ainda as perseguições aos cristãos. Havia um mandato do imperador Maximiano (284-305) determinando que os cristãos que não abjurassem sua fé e não oferecessem sacrifícios aos ídolos pagãos deveriam ser martirizados. Assim, qualquer pessoa poderia matar impunemente um cristão. Sabendo que era difícil os ricos entrarem no Reino dos Céus, Anísia libertou seus…

31

31 de Dezembro: Santa Melânia, a Romana (†410)

Melania (a avó de Melania, a jovem) foi uma patriota, casada com Valério Máximo, prefeito de Roma no ano de 362. Aos 22 anos de idade ficou viúva e mudou-se para a Palestina, deixando seu filho Publicola aos cuidados de tutores. Na Palestina, fundou um monastério em Jerusalém com 50 moças que se consagraram ao serviço de Deus. No monastério, Melania se entregou a uma vida austera, de orações e de caridade. Tempos depois seu filho Publicola chegou a ocupar um posto no senado romano e se casou com Albina, uma cristã, filha de Albino, um sacerdote pagão. Do casamento…