August 4, 2015

07 - Julho

ss-cosme-e-damiao

01 de Julho: Santos Cosme e Damião, médicos, mártires, +303

Os Santos Anárgiros (que não aceitam dinheiro) eram irmãos e originários de Roma. Estudaram medicina, não como uma profissão lucrativa, mas como uma missão filantrópica. Estes santos não aceitavam dinheiro, de pobres ou ricos, como pagamento por seu trabalho. Mas dedicavam-se, preferencialmente, ao atendimento aos pobres, pois, como diziam, «uma cabana tem mais necessidades que um palácio». Mas, quando curavam algum rico enfermo e este insistia em lhes retribuir com algum dinheiro, os santos indicavam um pobre que estivesse enfermo para que o dinheiro fosse levado a ele. E Deus abençoava o ofício destes santos médicos com extraordinária e milagrosa…






traslado-das-preciosas-veste-da-theotokos

02 de Julho: Traslado da preciosa veste da Ss. Theotokos em Vlajerna

Na época do Imperador Leão I (457-474), dois irmãos empreenderam uma peregrinação à Terra Santa, hospedando-se na casa de uma viúva de idade já avançada. Nesta casa havia um pequeno altar improvisado e os dois irmãos tomaram conhecimento de que ali muitos milagres aconteciam. Insistiram então com a mulher para que lhes contasse como isso acontecia. A mulher, por fim, revelou que guardava num cofre um presente da Santa Mãe de Deus (Theotokos). Nossa Senhora, disse ela, no transcurso de sua existência, era assistida por duas mulheres virgens que a ajudavam. Antes da sua Dormição, a Mãe de Deus ofereceu…






s-anatolio

03 de Julho: Santo Anatólio, Patriarca de Constantinopla

São Flaviano morreu como conseqüência dos maus tratos que havia recebido na assembléia conciliar de Éfeso. Anatólio, que foi eleito para sucedê-lo na sede de Constantinopla, foi consagrado pelo monofisita Dióscoro de Alexandria. Santo Anatólio, que era de Alexandria, tinha se destacado durante o Concílio de Éfeso como adversário do nestorianismo. Pouco depois de sua consagração episcopal, Santo Anatólio reuniu um sínodo, em Constantinopla, no qual ratificou solenemente a carta dogmática («o Tomo»), que São Leão tinha enviado a São Flaviano, encaminhando uma cópia desta carta a cada um dos seus metropolitanos, bem como uma condenação à Nestório e Eutiques,…






s-andre-de-creta

04 de Julho: Santo André de Creta, Arcebispo de Gortina

André nasceu em Damasco, em meados do século VII. Apesar da eloqüência que possuía na sua idade madura, conta-se que até o momento da sua primeira comunhão, que recebeu aos sete anos, quase não falava. Aos quinze anos de idade, mudou-se para Jerusalém, razão pela qual recebe, algumas vezes, o título de Santo André de Jerusalém. Nesta cidade se tornou monge no Monastério de São Savas, e no Monastério do Santo sepulcro recebeu as ordens menores do leitorado e do subdiaconato. No ano 685, o Patriarca de Jerusalém, Theodoro, o enviou à Constantinopla para reiterar a adesão de sua Igreja…






s-athanasio-athonita

05 de Julho: Santo Atanásio, o Athonita

Santo Atanásio foi o organizador dos monastérios no Monte Athos (situado num prolongamento da Península Calcídica, da qual se desprendem três faixas montanhosas que adentram no Mar Egeu). Nasceu em Trebizonda, por volta do ano 920, filho de um Antioquino e recebeu no batismo o nome de Abraão. Fez seus estudos em Constantinopla, onde se tornou professor. Enquanto exercia nesta cidade o ofício de professor, conheceu São Miguel Maleinos e seu sobrinho Nicéforo Focas. Este último tornou-se, mais tarde, seu protetor, ao ocupar o trono imperial. Abraão tomou o hábito no monastério que São Miguel dirigia, em Kimina de Bitínia,…






s-sisoe

06 de Julho: São Sisoé, o Grande

São Sisoé, que viveu no século V, foi um monge no deserto do Egito onde brilhou por sua espiritualidade, suas qualidades intelectuais, humildade e filantropia. Seu nome se propagou rapidamente entre os fiéis, e recorriam a ele para pedir sua benção e buscar seus conselhos espirituais. Abaixo, alguns de seus ensinamentos: Um irmão, ao ter sido maltratado, levantou-se e veio ao Pai Sisoé e disse: «Meu irmão me maltratou e eu quero vingar-me». Então, o pai Sisoé lhe suplicou: «Não, meu filho, isto não cabe a ti, mas a Deus!» Mas ele insistiu: «Não descansarei até que me vingue dele»….






s-kiriaki

07 de Julho: Santa Kiriaki, a Grande Mártir

Santa Kiriaki (Dominga, em português), era filha de Doroteo e Eusébia. O casal não tinha filhos, e pedia insistentemente a Deus que lhes concedesse um. Deus ouviu seus rogos e Eusébia concebeu uma filha. A menina nasceu num domingo, e por isso lhe deram o nome de Kiriaki (Dominga, em português). Durante a perseguição de Diocleciano, seus pais foram presos e, em seguida, submetidos a interrogatório, torturados e decapitados pelo Duque Loisto. Kiriaki foi levada ao César Maximiano e, dali, para o soberano de Bizínias, Ilariano, que lhe disse que a sua beleza era para prazeres e não para torturas….






s-procopio

08 de Julho: São Procópio, Mártir

São Procópio foi o primeiro dos mártires da Palestina. Era um homem cheio da graça divina que, desde menino cultivou-e casto, exercitando-se na prática das virtudes. De tal modo exercia domínio sobre o corpo, a ponto de convertê-lo, por assim dizer, num cadáver. Porém, a força que sua alma encontrava na palavra de Deus dava vigor ao seu corpo. Sobrevivia a pão e água, alimentando-se somente a cada dois ou três dias. Em certas ocasiões prolongava seu jejum por uma semana inteira. A meditação da palavra de Deus absorvia sua atenção dia e noite, sem a menor fadiga. Era amável…






s-pancracio

09 de Julho: São Pancrácio, Bispo e Mártir

Era natural de Antioquia e viveu na época dos apóstolos. Ainda jovem, foi com seus pais à Jerusalém e lá se batizou. Logo após a morte de seus pais, Pancrácio desejava dedicar-se de alma inteira a Cristo e à propagação de seu Evangelho. No entanto, como fazê-lo se herdara toda a riqueza de seus pais? A resposta Pancrácio encontrou nas próprias palavras do Senhor: «Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!» (Mt 19:21) De fato, Pancrácio pôs em prática esta exigência: libertou os escravos, repartiu todos…






10-julho

10 de Julho: Os Santos 45 Mártires de Nikópolis

Estes santos foram martirizados no início do século 4º, na época do imperador Licínio, na cidade de Nikópolis, na Armênia. Entre eles, encontravam-se Daniel, Mauricio, Antonio e Leão, os mais conhecidos e líderes espirituais do grupo. Após tomarem conhecimento de um decreto contra os cristãos publicados por ordem do imperador Licínio, os Santos Mártires se apresentaram diante do imperador e confessaram sua fé. Licínio, depois de escutá-los, interrogou-lhes por que não adoravam aos deuses (pagãos), ao que responderam: «Cristo nos ensinou a não prestarmos adoração a deuses que não existem». Ouvindo a resposta, Licínio ordenou que amarrassem pés e mãos…






11-julho

11 de Julho: Santa Olga, Igual-aos-apóstolos

No ano 862, os eslavos de Novgorod chamaram Riurik para que assumisse seu governo. Dois de seus companheiros, Ascold e Dir, deixaram Novgorod rumo ao Sul do país em busca de fortuna. Às margens do rio Dnieper, avistaram a cidade de Kiev e a conquistaram. De Kiev, no ano 866, partiram para Constantinopla. O imperador Miguel III e o Patriarca Fócio, depois do ofício de Vésperas na Igreja de Vlajern, saíram em procissão às margens do rio Bósforo, elevando a Deus as suas orações. Durante a procissão, as vestes da Virgem submergiram nas águas do Golfo. O mar, até aquele…






12-julho

12 de Julho: Santos Proclo e Hilário, mártires (c. 110)

Estes santos viveram nos anos do imperador Trajano (98-117). Eram originários de uma aldeia próxima de Anquira, chamada Kalipi. Proclo era tio de Hilário, e estavam unidos, não somente por laços sanguíneos, mas também pelo amor a Cristo. Trabalharam intensamente na edificação de uma vida espiritual melhor e, assim, poder iluminar aos judeus e idólatras. As incansáveis atividades dos santos era do conhecimento de todos naquela região e, chamando a atenção do governador Máximo que, então, ordenou que Proclo fosse encontrado e aprisionado. Logo, após um breve julgamento, Proclo foi condenado à morte. Quando era conduzido pelas ruas da cidade…






13-julho

13 de Julho: Arcanjo Gabriel

Os Anjos são superiores ao homem em sua força espiritual sendo, porém, limitados em sua sabedoria – só Deus é onipotente e onisciente. Nosso Senhor Jesus Cristo falou muitas vezes sobre dos Anjos. Segundo ele, os Anjos levaram a alma do mendigo Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22) Nas Escrituras Sagradas alguns Anjos possuem nomes próprios: o nome Gabriel significa «Força de Deus». É mencionado pelo Profeta Daniel e também pelo Evangelista São Lucas (Dn 8,16; 9,21 e Lc 1,19-26). O nome do Arcanjo Miguel é mencionado pelo profeta Daniel, pelo apóstolo Judas e pelo Apocalipse (Js 5,13; 12,1,…






14-julho

14 de Julho: Santo Áquila

Santo Áquila, natural de Ponto, na Ásia Menor, era judeu produzia tendas para o comércio. No ano 52, ele e sua esposa Priscila estavam em Corinto onde se encontrava o Apóstolo São Paulo. Eles ofereceram hospitalidade ao Apóstolo que, aceitando, permaneceu com eles durante muitos dias, dispondo-se, inclusive a ajudá-los no trabalho (At 18, 2-3). E, aderindo à fé cristã através de São Paulo, eles o seguiram, desde aquele momento, trabalhando junto com ele e enfrentando todos os perigos e riscos por pregarem o Evangelho de Cristo, como o próprio São Paulo declara em sua Epístola aos Romanos, quando afirma:…






15-julho

15 de Julho: Santos Kirikos e sua mãe Julieta

Santa Julieta era uma cristã natural de Lacônia. Ficando viúva, assim permaneceu, vivendo uma vida de absoluta dedicação à educação piedosa de seu pequeno filho Kirikos. Quanto teve início a perseguição aos cristãos por Diocleciano, Julieta tomou seu filho, mudando-se para outra cidade distante dali, para estar a salvo das perseguições. No entanto, a mão do tirano não tardou em chegar aonde se encontravam e, novamente, tomando seu filho nos braços, foi para Taurus na Cilícia. O governador Alexandre, inteirando-se sobre Julieta, ordenou que a detivessem imediatamente. Logo, por diversas vezes buscou persuadi-la a abandonar sua fé e aderir a…






16-julho

16 de Julho: São Fausto

São Fausto viveu nos anos do imperador Trajano Décio (249-251), um cruel perseguidor dos cristãos. Nestes difíceis tempos de perseguição, exílios, prisões, martírios e mortes, São Fausto, um espírito valente e pacífico, proclamava o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo por onde andava. Não tardou a ser perseguido e preso e, depois, condenado à crucifixão. Este cruel e duro castigo ele suportou com admirável integridade. Seu martírio se estendeu por cinco dias quando, finalmente, bendizendo e dando graças a Deus, São Fausto entregou o seu espírito. Tradução e publicação neste site com permissão de: Ortodoxia.org Trad.: pe. André






17-julho

17 de Julho: Santa Marina, Mártir

Santa Marina nasceu em Antioquia (na Ásia Menor, atual Turquia). Seu pai era sacerdote pagão. Através de sua «mãe de leite», Santa Marina conheceu a fé cristã. Isto, no tempo em que o imperador Diocleciano (284-305) iniciou uma perseguição contra os cristãos. Por isso, muitos cristãos tiveram de se esconder em cavernas ou nos desertos. Ao completar 12 anos, Marina se batizou. Ao tomar conhecimento disso, seu pai a renegou. Um dia, quando Marina já tinha 15 anos, encontrava-se pastoreando algumas ovelhas. Passou por este lugar o governador da região e, fascinado pela beleza da jovem, a pediu em casamento….






18-julho

18 de Julho: São (Abba) Pambo, eremita no Egito (374? 386?)

São Pambo foi um dos fundadores do conjunto de monastérios do deserto de Nitria, no Egito. Em sua juventude, foi discípulo de Santo Antônio, o Grande, companheiro dos grandes padres, Santo Isidoro e os dois Makarios, instrutor de Dióscoro e Anion, Eusébio e Eutímio, os «irmãos altos» que foram perseguidos por apoiarem o origenismo. Quando o perseguidor dos «irmãos altos», Teófilo de Alexandria, reprovou Pambo por ele não ter informado o arcebispo sobre os fatos, respondeu ironicamente: «Se não és capaz de interpretar o meu silêncio, tampouco entenderias o que dissesse com minhas palavras.» Pambo, como os demais monges de Tebaida,…






julho-19

19 de Julho: Santa Macrina, a Jovem Virgem

Macrina era a mais velha dos dez filhos de São Basílio Maior [São Basílio Maior era pai de São Basílio, o Grande, irmão de Santa Macrina e Santa Emelia]. Nascida em Cesaréia da Capadócia, por volta do ano 330, Macrina foi educada com especial esmero por sua mãe que lhe ensinou a ler e acompanhava cuidadosamente suas leituras. O livro da Sabedoria e os Salmos de Davi eram as suas obras preferidas, mas, nem por isso, descuidava de suas tarefas domésticas e de seu trabalho de fiação e costura. Aos doze anos, foi prometida em casamento, mas tendo seu noivo…






julho-20

20 de Julho: Santo Elias, Profeta

O profeta Elias nasceu em Tisbé, sudeste da Terra Santa, e foi contemporâneo do rei Acab e da rainha Jezebel. Morreu depois deles, julgando-se que ainda vivia no ano 850 antes de Cristo. Era da Tribo dos Levitas, da geração de Aarão. Algum tempo antes de seu nascimento, o reino Hebreu se dividiu em duas partes: o Reino Judeu e o Israelita. O primeiro ficou com as Tribos de Judas e Benjamim, sendo a sua capital, a cidade de Jerusalém. Ocupava a região do meio-oriente, da Terra Santa. O reino de Israel estava na região setentrional e ficou com as…






julho-21

21 de Julho: Santos Simão, o «Louco por Cristo», e João

Estes santos eram naturais de Odessa, e viveram na época do rei Justino, o Jovem. Eram dois jovens devotos, unidos por uma forte e fraterna amizade. Certa vez, foram à Jerusalém, em peregrinação à Terra Santa. Movidos de grande emoção com tudo o que viram e sentiram, abandonaram tudo e ingressaram no Monastério de Santo Erasmo, cujo Abade, naquela época, era São Tikon. Lá permaneceram até sete dias depois que foram tonsurados monges, quando decidiram então partir para o deserto. Lá permaneceram completamente isolados, vivendo uma vida de muita austeridade, de oração e jejum, por quarenta anos. Certo dia, Simão…






julho-22

22 de Julho: Santa Maria Madalena, Igual-aos-Apóstolos

Santa Maria Madalena, portadora de mirra, [Mirófora] nasceu na cidade de Magdala, às margens do Lago de Genesaré [Mar da Galileia], ao norte da Terra Santa. Desde a sua juventude era vítima de possessões que lhe causavam sofrimentos. Pela misericórdia divina, Maria teve um encontro com o Senhor, quando, pregando o evangelho, ele visitou sua cidade. Jesus se compadeceu dela e expulsou sete demônios que a atormentavam, propiciando-lhe, assim, uma cura tanto física como espiritual. Daquele momento em diante, Maria se converteu numa discípula do Divino Mestre, servindo-lhe, juntamente com outras virtuosas mulheres. Quando Jesus foi levado ante Pilatos, sendo…






julho-23

23 de Julho: Santo Apolinário de Ravena, Bispo e Mártir

Santo Apolinário foi o primeiro bispo de Ravena e o único mártir desta cidade. De acordo com as atas de seu martírio, Apolinário nasceu em Antioquia, onde foi discípulo de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, que o nomeou Bispo de Ravena. Santo Apolinário foi um dos mais conhecidos mártires da Igreja primitiva, e a grande veneração que todos tinham por este santo é o melhor testemunho de seu espírito apostólico e de sua santidade. Por suas orações, a esposa de um oficial foi milagrosamente curada e, ela com seu marido se converteram à fé cristã. A cura de um surdo,…






julho-24

24 de Julho: Santa Cristina, Mártir

Santa Cristina era a filha de um governante da cidade de Tira. Seus pais eram pagãos, mas pela providência de Deus, foi chamada com um nome que indicava o seu futuro cristão. Não havia naquela cidade, entre todas as jovens, uma mais bela e graciosa do que ela. Seu pai, desejando preservar sua virgindade, construiu uma habitação exclusivamente para ela e, pondo ali alguns ídolos, ordenou que ela os venerasse. Vivendo na solidão, Cristina contemplava o céu estrelado e, como Santa Bárbara, concluiu que devia haver um único Criador de todas as coisas. Deus lhe providenciou que conhecesse alguns cristãos…






julho-25

25 de Julho: Dormição de Sant’Anna, Mãe da Santa Mãe de Deus

Sant’Anna, mãe da Santa Mãe de Deus, era descendente da tribo de Leví. Seu pai era um sacerdote de nome Matzán, e sua mãe Maria. Anna tinha duas irmãs, uma com o mesmo nome de sua mãe, Maria, e a outra chamada Sovín. Maria teve uma filha, de nome Salomé; Soví também teve uma filha, Elizabeth, e Ana concebeu a Santíssima Virgem Maria. Santa’Anna foi digna de ter a honra e a felicidade de conceber esta única filha que se tornou a Mãe do Salvador do mundo. Terminado o período de amamentação de Maria, Anna consagrou a Deus a sua…






julho-26

26 de Julho: Santos Hermolau, Hermipo e Hermócrates, Mártires († 312)

Os Santos Hermolau, Hermipo e Hermócrates eram membros do clero da Santa Igreja de Nicomédia nos tempos do imperador Maximiliano Galerno (286-303). Ao ficar sabendo das obras e da propagação da Palavra de Deus que os santos realizavam, o imperador ordenou que fossem encontrados e presos. Santo Hermolau, porém, apresentou-se voluntariamente ao Juiz de Nicomédia, acompanhado de seus amigos e dos sacerdotes Hermipo e Ermocrates. O Juiz, após examinar bem Hermolau, perguntou aos outros dois sacerdotes o que eles queriam vindo a ele. Ao que lhe responderam: «somos soldados de Hermolau, sob a bandeira de Cristo, e o acompanhamos porque…






julho-27

27 de Julho: São Panteleimon, Grande Mártir e Médico

São Panteleimon (Pantaleão) nasceu em Nicomédia da Bitínia (atual Turquia). Seu pai era um nobre pagão. Sua mãe, a justa Evola, educou seu filho na fé cristã, mas morreu quando Pantaleão era ainda um menino. O santo freqüentou um colégio pagão e depois estudou medicina com um médico famoso. Mais tarde foi apresentado ao imperador Maximiliano Galerno (286-303), que o reteve como médico em sua corte. Nessa época, em Nicomédia, estavam escondidos os presbíteros Hermolau, Ermipo e Ermocrates que foram salvos de serem queimados com outros cristãos no templo da cidade. O sacerdote Hermolau. Depois de ficar atento ao jovem…






julho-28

28 de Julho: Santos Prócoro, Nicanor, Timão e Parmenas

«Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo» (Mt 20,26). Esta era a principal qualidade dos Apóstolos, e entre os 70 discípulos do Senhor, em Prócoro, Nicanor, Timão e Parmena, esta condição estava presente. Foram dos primeiros diáconos da Igreja Cristã de Jerusalém e a Santa Igreja os comemora juntos em 28 de Julho, embora tenham morrido em tempo e lugares diferentes. O ofício principal destes apóstolos consistia em organizar e servir à mesa aos membros mais pobres da Igreja, particularmente, aos órfãos e viúvas. Também ajudavam na pregação da Palavra de Deus. «Naqueles dias, como crescesse…






julho-29

29 de Julho: São Kalinico, Mártir (início do séc. IV)

Kalinico nasceu em Kalikía. Com particular eloqüência e muito fervor ensinava o evangelho. Quando chegou para o Egito, fanáticos e idólatras se levantaram contra ele, o prenderam e conduziram-no ao rei Sakérdona. Este, fingindo simpatia, manifestou pesar e, pretendendo  enfraquecer a auto-estima de Kalinico, citou alguns casos em que valentes cristãos, após terem sido submetidos a cruéis torturas, acabaram por renegar sua fé. Kalinico, dando-se conta da hipocrisia do monarca, disse-lhe sorrindo: «Já não é necessário postergar, majestade, mas experimenta a força com a qual Cristo arma aqueles que nEle crêem verdadeiramente. Prepara logo todos os teus instrumentos infernais de…






julho-30

30 de Julho: Santos Silas, Silvano, Crescêncio, Epêneto e Andrônico, apóstolos dos 70 (séc. I)

Todos esses santos faziam parte dos setenta discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo que anunciavam o seu Evangelho. «Muitas vezes tenho passado trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e com sede, freqüentes jejuns, frio e nudez!» (2Cor 11, 27). De fato, quando Silas se encontrava em Filipos, (a principal cidade do distrito da Macedônia), foi espancado e preso junto com São Paulo (At 16,25-39). Silas Foi designado pelos Apóstolos para acompanhar São Paulo e São Barnabé em suas pregações aos gentios. «Cheio da graça de Deus, exerceu fervorosamente o ministério da pregação». Após ter acompanhado o Apóstolo Paulo em muitas…






julho-31

31 de Julho: Santo Eudokimos, o Justo († 840)

Santo Eudokimos, o Justo, era natural da Capadócia (Ásia Menor) e viveu no século IX, durante o reinado do imperador Theophilos (829-842). Era filho de um piedoso casal cristão, Basílio e Evdoquia, e formavam uma ilustre família conhecida do imperador.  A vida de São Eudokimos, o Justo, foi totalmente orientada ao serviço de Deus e do próximo. Prosperava nos ensinamentos cristãos e, muito logo os frutos de sua vida foram surgindo. Desde cedo imitava seus pais na caridade, tudo compartilhando com os mais necessitados, especialmente com os órfãos, viúvas e com os pobres desamparados. Por sua vida virtuosa o imperador…