March 27, 2015

03 - Março:

01 de Março: Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II) -

quinta-feira, março 1, 2012

02 de Março: São Nicolau de Plana († 1932) -

quinta-feira, março 1, 2012

03 de Março: Santos Eutrópio e companheiros – Cleonikos e Basisliskos, Zenos e Zilos – mártires († início do séc. IV); -

quinta-feira, março 1, 2012

04 de Março: São Gerásimo do Jordão, monge († 475) -

quinta-feira, março 1, 2012

05 de Março: São Conon de Isauria, mártir -

quinta-feira, março 1, 2012

06 de Março: Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848) -

quinta-feira, março 1, 2012

07 de Março: São Paulo, o Simples -

quinta-feira, março 1, 2012

08 de Março: São Teofilactos, arcebispo de Nicomédia, confessor († 845) -

quinta-feira, março 1, 2012

09 de Março: Santos Quarenta Mártires de Sebaste, na Armênia († 322) -

quinta-feira, março 1, 2012

10 de Março: São Codrato de Coríntio e companheiros, mártires († 258) -

quinta-feira, março 1, 2012

11 de Março: São Sofrônio, patriarca de Jerusalém (†38) -

quinta-feira, março 1, 2012

12 de Março: São Teófanes, o confessor de Sigriana, mon. († 817) -

quinta-feira, março 1, 2012

13 de Março: Trasladação das relíquias de São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla (847) -

quinta-feira, março 1, 2012

14 de Março: São Bento de Núrsia, mon. († c. 543) -

quinta-feira, março 1, 2012

15 de Março: Santo Aristóbulos, apóstolo [dos 70] († séc. I) -

quinta-feira, março 1, 2012

16 de Março: São Cristodoulos de Patmos († fim do séc. XI) -

quinta-feira, março 1, 2012

17 de Março: Santo Alexis, homem de Deus († séc. IV ou V) -

quinta-feira, março 1, 2012

18 de Março: São Cirilo, Bispo de Jerusalém († c. 386) -

quinta-feira, março 1, 2012

19 de Março: São Crisanto e sua mulher Santa Daria, mártires († 283) de Atenas -

quinta-feira, março 1, 2012

20 de Março: Santos quarenta e quatro Monges da Lavra de São Sabas, mártires († 796) -

quinta-feira, março 1, 2012

03 - Março

01

01 de Março: Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II)

Santa Eudoxia era natural de Samaria e viveu em Heliópolis, Fenícia ( ao norte das montanhas do Líbano na Palestina) na época do imperador romano Trajano (89-117). Em sua juventude, era muito bonita e  elegante e levava uma vida pecaminosa de prostituição. Ricos pretendentes e admiradores vinham de diferentes países para ver Eudoxia. Com o passar dos anos ficou muito rica e era respeitada pelo poder local. O Senhor, querendo salvar a sua alma da perdição eterna, fez com que um velho monge, chamado Germano, visitasse o lugar em que vivia Eudoxia. Germano tinha o costume de ler em voz…

02

02 de Março: São Nicolau de Plana († 1932)

Nasceu em Naxos, em 1851, e seus pais  se chamavam João Plana e Augustina Melisurgu. Desde menino, dedicava-se ao serviço da Igreja. Aos 12 anos, ajudava os sacerdotes no santo altar, manifestando já sua caridade e amor pela Igreja. Do pão que sua mãe lhe dava repartia com os meninos pobres de sua aldeia e, frequentemente, repartia com eles também as suas roupas. Na década de 1870-1880 foi a Atenas e lá contraiu matrimônio com Helena Protheleguiu, da cidade de Kizara. Em 1880, tiveram seu único filho que recebeu o nome de João. Sua mulher faleceu pouco tempo depois. Em…

03

03 de Março: Santos Eutrópio e companheiros – Cleonikos e Basisliskos, Zenos e Zilos – mártires († início do séc. IV);

Estes Santos eram naturais da Amásia do Ponto. Alguns estudiosos afirmam que eram parentes de São Teodoro de Tironos. Quando Deocleciano começou com as cruel perseguição aos cristãos, o governador Asclipiodotis rapidamente os prendeu perguntando-lhes se eram cristãos. Os três, sem vacilar, admitiram sua fé em Cristo crucificado. Imediatamente o governador ordenou que fossem torturados. As torturas não mudaram, de modo algum, suas consciências. Enquanto eram golpeados ou queimados cruelmente pediam a ajuda de Cristo. Os mártires Eutropio e Cleonikos morreram crucificados e Basisliskos, logo foi preso  e após suportar muitos sofrimentos, entregou sua alma a Deus. Os três mártires…

04

04 de Março: São Gerásimo do Jordão, monge († 475)

São Gerásimo nasceu em Lycia, Ásia Menor, onde abraçou a vida de eremita. Logo mudou-se para a Palestina e, por algum tempo, caiu nas heresias eutiquianas, mas Santo Eutímio o devolveu à verdadeira fé. Mais tarde, parece ter estado em várias comunidades da Tebaida, retornando, finalmente para a Palestina onde se tornou um amigo próximo de São João, o silencioso, de São Savas, de São Teoctisto e de Santo Atanásio de Jerusalém. Eram tantos os que o seguiam que o santo fundou um monastério com sessenta células, próximo da Jordânia e um convento para os iniciantes. Seus monges observavam rigorosamente o silêncio, dormiam em…

05

05 de Março: São Conon de Isauria, mártir

São Conon era natural de Nazaré e viveu na época do imperador Décio. Ainda jovem, se retirou para Panfília, onde passou a cultivar um pequeno pomar. Depois do martírio de Papias, Diodoro e Claudiano, ocorrido durante as perseguições aos cristãos, o prefeito Públio foi a região e, chegando às portas da cidade, comunicou aos habitantes que faria uma reunião com todos. Todos responderam positivamente ao chamado. Naodoro, auxiliado por alguns cidadãos, foi em busca de pessoas que podiam estar escondidas. Organizou-se um grupo  ao qual se juntou um tal de Orígenes que foi quem encontrou o sitio onde Conon cultivava…

06

06 de Março: Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848)

Amórion é uma cidade na Frísia que no século VI foi um importante centro militar do Império Bizantino na Ásia Central.  Relata a tradição que no ano de 838, a cidade foi dominada pelo califa Mutasim e que, neste período, 70 mil cidadãos foram capturados e assassinados. Entre eles estavam 42 pessoas, membros de famílias nobres, e que seguiam carreira militar. Foram transferidos para Bagdá onde foram aprisionados em cárceres escuros e úmidos; não tinham água nem pão.  Nestas condições, passaram os dias, desejando que seu fim estivesse mais próximo possível. Num certo dia, tiraram os prisioneiros do cárcere e…

07

07 de Março: São Paulo, o Simples

Não se confunda São Paulo, o Simples (por sua simplicidade de menino) com São Paulo, o eremita, cuja festa se celebra em 15 de janeiro. São Paulo, o Simples, também era anacoreta e foi um dos mais célebres seguidores de Santo Antônio, no Egito. Até os 70 anos era um camponês quando surpreendeu sua esposa em flagrante delito o que ajudou a desprender-se das coisas do mundo. Abandonou sua mulher sem uma palavra de repreensão, iniciando uma viagem de oitenta dias pelo deserto a procura de Santo Antonio para lhe pedir que o aceitasse como discípulo e que lhe ensinasse…

08

08 de Março: São Teofilactos, arcebispo de Nicomédia, confessor († 845)

Ainda menino, Teofilactos mudou-se da Ásia para Constantinopla onde conheceu São Tarásios que o por ele se afeiçoou e lhe deu uma boa formação. Observando que o jovem sentia-se chamado à vida religiosa, enviou a outro de seus discípulos, Miguel, o confessor, que acabara de fundar um Monastério junto ao Bósforo. Alguns anos mais tarde, depois de seus dois discípulos haverem suportado difíceis provas, São Tarásios os elevou à dignidade episcopal: Teofilactos recebeu a sede de Nicomédia e Miguel à sede de Sínada. Quando Leão V empreendeu nova guerra contra as imagens sagradas, São Nicéforo, sucessor de São Tarásios na…

09

09 de Março: Santos Quarenta Mártires de Sebaste, na Armênia († 322)

[singlepic id=79 w=320 h=240 float=left]Lembramos hoje o testemunho dos quarenta Mártires que deram tão grande testemunho de fé e coragem que Santo Éfrem disse a seu respeito: “Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus, nós, que , livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?” O martírio dos Santos 40 Mártires de Sebaste é uma rica lição de fé cristã, perseverança, sacrifício e amor. A história deste martírio tem início no século 4º, quando os cristãos ainda sofriam perseguição. Em 313 os Imperadores Constantino e Licinio, assinaram o Edito de Milão,…

10

10 de Março: São Codrato de Coríntio e companheiros, mártires († 258)

[singlepic id=64 w=320 h=240 float=left]Os pais de São Codratos eram cristãos gregos e viviam na cidade de Corinto. Ambos morreram quando o menino era ainda bem pequeno. Codratos nasceu no deserto, para onde sua mãe havia fugido para escapar da perseguição de Décio. Ali sua mãe morreu e Codratos cresceu sendo alimentado por uma cerva. As roupas que vestia, quando sua mãe ainda era viva, cresceram com ele. Codratos retornou mais tarde para a cidade e estudou medicina, atraindo muitos discípulos que viviam como anacoretas.  Sob os imperadores Décio e Valeriano, e Jason, prefeito da Grécia, recebeu a ordem de…

11

11 de Março: São Sofrônio, patriarca de Jerusalém (†38)

[singlepic id=73 w=320 h=240 float=left]Nascido em Damasco, Sofrônio dedicava-se tão intensamente aos estudos que por pouco não perdeu a visão. Aprofundou-se de tal modo na filosofia grega que recebeu o sobrenome de «o Sofista»  Com seu amigo, o célebre ermitão João Mosco, viajou pela Síria, Ásia Menor e Egito, onde recebeu as vestes monásticas no ano 580. Seu amigos o acompanharam, vivendo em comunidade com ele por vários anos na «Lavra» de São Savas e no monastério de São Teodósio, localizado próximo a Jerusalém. Seu desejo de santidade, mortificação, o levou a visitar os famosos ermitãos do Egito. Depois, com…

12

12 de Março: São Teófanes, o confessor de Sigriana, mon. († 817)

[singlepic id=74 w=320 h=240 float=left]Teófanes cresceu na corte do imperador Constantino V. Seu pai morreu quando ele ainda era muito jovem deixando-lhe por herança uma grande propriedade e à nomeação do imperador como seu tutor. Mais tarde, foi obrigado a se casar, mas por consentimento mútuo, o casal manteve a castidade, separando-se e retirando-se para a solidão. Consta que Teófanes tenha construído dois monastérios, um em Monte Sigriana, próximo de Cyzicus, e outro na Ilha de Kalonymos, que era parte de sua herança. Lá estabeleceu a sua residência, permanecendo por seis anos. Mais tarde,  retornou para o Monte Sigriana, onde…

13

13 de Março: Trasladação das relíquias de São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla (847)

[singlepic id=71 w=320 h=240 float=left]Este santo é comemorado no dia 02 de junho. Depois que o imperador Constantino IV e a imperatriz Irene restabeleceram a veneração das santas imagens, o jovem Nicéforo lhes foi apresentado e, de pronto, por suas grandes qualidades, conquistou-lhes a simpatia. Na corte, distinguiu-se por sua oposição aos iconoclastas, tendo sido secretário no Segundo Concílio de Nicéia e comissário imperial. Mesmo sendo em brilhante orador, filósofo, músico, com todas as qualidades de um estadista, sempre teve uma forte inclinação para a vida religiosa, isolada, e mesmo estando envolvido nos assuntos públicos, construiu um monastério num lugar…

14

14 de Março: São Bento de Núrsia, mon. († c. 543)

[singlepic id=60 w=320 h=240 float=left]São Bento nasceu no ano 480, no ducado de Espoleto, próximo à cidade de Núrsia, Itália. Deus o predestinou a ser o precursor e pai de um grande número de santos. Desde menino, Deus o conduziu à solidão onde viveu por três anos, desconhecido de todos os homens, exceto de um monge chamado Romano que lhe levava um pouco de pão. Mesmo tendo o cuidado para manter-se escondido, a fama de sua santidade espalhou-se e em pouco tempo tornando-o conhecido entre os monges que desejavam fazê-lo seu abade. Bento resistiu por muito tempo em aceitar tal…

15

15 de Março: Santo Aristóbulos, apóstolo [dos 70] († séc. I)

[singlepic id=59 w=320 h=240 float=left]Irmão do Santo Apóstolo Barnabé, Santo Aristóbulos era um dos setenta discípulos do Senhor. Ele acompanhou São Paulo em suas viagens missionárias, auxiliando em sua missão de proclamar o Santo Evangelho aos gentios. Foi enviado em missão às ilhas britânicas, que eram na época habitadas por povos idólatras, selvagens. Como conseqüência de sua missão, foi frequentemente torturado e arrastado em público. Mas lutou bravamente, fundando igrejas e ordenando diáconos e presbíteros. Tendo assim semeado os valores da vida cristã, os frutos de sua missão vieram alguns séculos depois do seu adormecimento em Cristo Também é comemorado…

16

16 de Março: São Cristodoulos de Patmos († fim do séc. XI)

[singlepic id=66 w=320 h=240 float=left]São Cristodoulos era da região de Nicéia de Bitínia (ou Ponto, localizada na parte setentrional da Ásia Menor, atual Turquia), filho de Teodoro e de Ana. Na pia batismal recebeu o nome de João. Ainda na sua juventude, foi tonsurado monge recebendo o nome de Cristódoulos (em grego «escravo de Cristo»). Inicialmente, viveu sua vida monástica em diferentes lugares, até que recebeu permissão e apoio financeiro do imperador Alexis Comninos (1081-1118) e construiu, na Ilha de Patmos, uma igreja e um monastério dedicado a São João, o Teólogo. Tais construções existem até os dias atuais. Quando…

17

17 de Março: Santo Alexis, homem de Deus († séc. IV ou V)

[singlepic id=58 w=320 h=240 float=left]No século IV viviam em Roma Eufêmio e Aglaya, um rico casal conhecido por sua compaixão e caridade. Alimentavam todos os dias os pobres, órfãos, viúvas e peregrinos. Quando havia poucas pessoas para alimentar, Eufêmio dizia com tristeza que era indigno de caminhar sobre a terra. Todos amavam Eufêmio e sua esposa, um casal que ainda não havia sido agraciado com filhos. Sofriam por isso, e rogavam a Deus que lhes concedesse um filho para que lhes alegrasse em sua velhice. Deus ouviu suas preces dando-lhes um filho a quem batizaram com o nome de Alexis….

18

18 de Março: São Cirilo, Bispo de Jerusalém († c. 386)

[singlepic id=61 w=320 h=240 float=left]Ignora-se o que tenha feito São Cirilo antes de ser bispo de Jerusalém. Sabe-se, no entanto, que Deus o honrou no início de seu episcopado com uma maravilha que causou grande admiração em todo império romano: no dia 7 de maio do ano 351 apareceu no ar uma cruz luminosa que, nem mesmo a luz do sul podia obscurecê-la. Estendia-se do Monte Calvário ao Monte das Oliveiras, distante um do outro cerca de 3 quilômetros, com a mesma largura. Todos os que se encontravam em Jerusalém, cristãos e pagãos, testemunharam este milagroso evento que começou às…

19

19 de Março: São Crisanto e sua mulher Santa Daria, mártires († 283) de Atenas

[singlepic id=76 w=320 h=240 float=left]Santos Crisanto e Daria (e, com eles, Claudia, Hilária, Jason e Mauro) foram martirizados em Roma, no ano de 283. Crisanto era filho de um ilustre senador. Teve uma brilhante educação e aprendeu a amar as letras desde sua juventude. Adquiriu o Evangelho e as Epístolas e as leu com muito interesse. Maravilhava-se com as mensagens profundas do Evangelho, porém não entendia muitas coisas. A Providência Divina fez com que Crisanto conhecesse um sacerdote que lhe explicou detalhadamente a fé cristã. Aprofundando-se nos estudos do Evangelho e se sentindo iluminado com as verdades cristãs, Crisanto deixou…

20

20 de Março: Santos quarenta e quatro Monges da Lavra de São Sabas, mártires († 796)

[singlepic id=62 w=320 h=240 float=left]O monastério de São Savas situava-se em Jerusalém. Na época do imperador Heraclios (620-641), os árabes se dirigiram àquele monastério com a intenção de saqueá-lo, pois acreditavam que lá havia um grande tesouro. Contudo, essa expectativa foi frustrada, pois os próprios monges lhes advertiram que lá não havia tesouro algum e que eles viviam da oração. Os invasores ficaram revoltados e obrigaram os monges a negar a fé em Jesus Cristo, ameaçando-os de morte, caso não o fizessem. Apesar disso, nenhum monge negou sua fé e, assim sendo, tomaram o caminho da eternidade rumo a Cristo:…

21

21 de Março: São Tiago, o confessor († ?)

[singlepic id=70 w=320 h=240 float=left]Desde muito jovem, Tiago (Jacob) levava uma vida piedosa, trilhando os caminhos da santidade, devotando-se de todo o coração à fé e à doutrina da Igreja. Foi eleito bispo na época da Iconoclastia ou iconoclasmo. Pouco tempo depois, passou a viver recluso, e tal era a austeridade que se impunha que chegou até mesmo a privar-se do pão. Apesar de tantas privações sua fé nunca esmaeceu. Perseverou com firmeza até o ultimo momento de sua vida, recordando-nos assim as palavras do Apóstolo São Paulo em sua segunda Carta à Timóteo: «Sofre, pois, comigo, as aflições, como…

22

22 de Março: São Basílio de Ancira, hieromártir († 363)

[singlepic id=82 w=320 h=240 float=left]Em meados do século IV, quando arianos e semiarianos propagavam suas heresias, Basílio era então sacerdote em Ancira. Era um santo homem que recebeu sua formação na verdadeira doutrina da Igreja pelo bispo Marcelo. Depois que o bispo Marcelo foi desterrado pelo  imperador Constâncio, e que um semiariano chamado Basílio ocupou a sede de Ancira, o sacerdote Basílio não cessou de exortar seu povo a  permanecer fiel à sua fé. Em 360, os arianos radicais dominaram a região e depuseram o bispo semiariano, proibindo Basílio de, sequer, assistir aos ofícios religiosos. Contudo, desobedecendo estas imposições e…

23

23 de Março: São Nikon e seus 199 discípulos, mártires (†273)

[singlepic id=83 w=320 h=240 float=left]São Nikon nasceu em Nápoles, na Itália. Seu pai era pagão e sua mãe cristã, de quem recebeu os ensinamentos e doutrina do Evangelho. Ainda jovem, se fez soldado e, muito rapidamente, se distinguiu entre os companheiros por sua valentia e disciplina. Porém, desejava intimamente levar a vida de um asceta, e para alcançar este objetivo iniciou uma viagem nas proximidades de Constantinopla. Fez uma breve estadia em Xios, onde recebeu o batismo, e dedicou sua vida às práticas ascetas e aos estudos da Sagrada Escritura. O bispo local, observando seus dons espirituais, o ordenou sacerdote…

24

24 de Março: Santo Artemio, bispo de Selêucia (†séc. I)

[singlepic id=84 w=320 h=240 float=left] Santo Artemio nasceu numa família nobre na cidade de Selêucia, da Pisídia. Durante a sua missão, o Santo Apóstolo Paulo parou nesta cidade para pregar a Boa Notícia. Artemio deixou tudo e decidiu juntar-se aos discípulos do Apóstolo. Juntamente com Paulo, navegou para Chipre (At 13:4). Seguiu e enfrentou muitos perigos para anunciar a todos os homens o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando o apóstolo foi preso e acorrentado, Artemio também foi acorrentado com ele, mas  com alegria sofreu a perseguição e a flagelação, complementando em seu corpo os sofrimentos da Paixão de Nosso Senhor…

25

25 de Março: «Anunciação do Anjo à Santíssima e Bem-aventurada Virgem Maria»

«Hoje, a alegria contagia a todos, porque a antiga condenação fica sem efeito. Hoje, chega Aquele que está em todos os lugares, a fim de encher de alegria todas as coisas» [singlepic id=592 w=320 h=240 float=left]«O mais sublime dos anjos foi enviado dos céus para saudar e anunciar a encarnação do Verbo à Virgem Maria. A virtude do Altíssimo tendo coberto Maria com sua sombra, tornou Mãe àquela que era Virgem sem núpcias»: eis o mistério celebrado na Festa da Anunciação. O Concilio de 860 afirma: «O que o Evangelho nos diz por palavras, o ícone nos anuncia pelas cores»….

26

26 de Março: Sinaxe do Arcanjo São Gabriel

[singlepic id=85 w=320 h=240 float=left]No dia seguinte à Festa litúrgica da Anunciação, a Igreja nos recorda o Arcanjo Gabriel, o mensageiro que trouxe à Maria o anúncio que dela nasceria o Salvador do mundo. O arcanjo Gabriel é um dos sete principais anjos que, de acordo com o Livro de Tobias «está de pé diante de Deus» (Tob 12, 15). O nome hebraico Gabriel significa «Fortaleza de Deus». O arcanjo Gabriel é citado várias vezes nas Escrituras como um mensageiro celestial enviado por Deus para anunciar aos homens seus planos de salvação para a humanidade. Assim, o arcanjo Gabriel apareceu várias vezes ao…

27

27 de Março: Santa Matrona de Tessalônica, mártir († séc. III-IV)

[singlepic id=86 w=320 h=240 float=left]Santa Matrona era de família grega, nascida em Tessalônica, importante cidade de Macedônia. Seus Ficou órfã de quando ainda era pequena, tendo sido adotada por um tio muito poderoso e rico. Sabendo das perseguições aos cristãos pelos infiéis, o tio de Matrona tomou suas posses e foi com ela  a Roma. Em Roma, mesmo repleta de pagãos, havia muitos cristãos escondidos em diferentes e isolados lugares em conseqüência das perseguições dos infiéis. Nestes lugares podiam louvar o Santíssimo Nome de Nosso Senhor em segurança. Guiada pelo Espírito Santo, Matrona ciente do que acontecia aos cristãos, sem…

28

28 de Março: S. Eródion, apóstolo dos 70 († séc. I)

[singlepic id=87 w=320 h=240 float=left]Disse o Senhor: «Se alguém quiser ser meu discípulo,  negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me» (Mc 8,34). Estas palavras de Jesus soaram muito claras para Eródion que foi um dos 70 discípulos do Senhor. Após a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, Eródion dedicou-se com muito esmero a pregar o Evangelho, colaborando com os apóstolos, principalmente com Pedro. Imediatamente após o martírio do Apóstolo André, Eródion foi eleito Bispo da cidade de Patras, região do Peloponeso na Grécia, cujo ministério foi exercido com muita determinação, propagando a Boa Nova àquele povo. A perseguição…

29

29 de Março: São Marcos, bispo de Aretusa e São Cirilo, Diácono de Heliópolis e cc. († 362)

[singlepic id=88 w=320 h=240 float=left]A Igreja do Oriente comemora neste dia São Marco, Bispo de Aretusa, no Monte Líbano. Durante o reinado do imperador Constantino, Marco de Aretusa demoliu um templo pagão e construiu sem eu lugar uma igreja, convertendo muitos à fé cristã. Isto fez com que a população pagã ficasse ressentida, e queriam vingar-se de Marco. No entanto, como o imperador era cristão, não puderam fazê-lo tão depressa quanto pretendiam. A oportunidade chegou quando Juliano, o apóstata, ocupou o trono e proclamou que todos os que haviam destruído templos pagãos deveriam reconstruí-los ou pagar uma pesada multa. Marco,…

30

30 de Março: São João Clímaco, eremita († c. 649), autor da «Escala de Virtudes»

[singlepic id=89 w=320 h=240 float=left]São João Clímaco nasceu em 580. Clímaco foi um monge do Monte Sinai, e deve o seu cognome a um livro seu, Escada (Klímax – Clímaco). A Escada é um resumo da vida espiritual, concebida para os solitários e contemplativos. Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela se desenvolve pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da ‘monologia’, isto é, a invocação curta, de uma só palavra, incansavelmente repetida, que paralisa a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração.  João Clímaco faleceu por volta…

31

31 de Março: Santo Acácio, Bispo de Antioquia († 250)

[singlepic id=96 w=320 h=240 float=left]Santo Acácio, cognominado Agatangelo, isto é, bom Anjo, viveu como bispo de Antioquia quando  Décio era imperador romano. Em Antioquia existiam muitos Marcionitas, que abandonaram a religião, quando os católicos guiados pelo bispo, ficaram firmes na fé. O próprio bispo, por motivos de  religião, foi citado perante o tribunal de  Marciano.  Este lhe disse:  ” Tens  a  felicidade de  viver sob a proteção das leis romanas. Convém, pois, que honres e  veneres nossos  príncipes, nossos  defensores”. Acácio respondeu-lhe: “Quem  poderá ter nisso mais interesse que os cristãos, e  por quem o imperador é mais amado, senão…