April 28, 2015

04 - Abril:

1º de Abril: Santa Maria do Egito († c. 521) -

domingo, abril 1, 2012

02 de Abril: São Tito, o Taumaturgo (séc. IX) -

domingo, abril 1, 2012

03 de Abril: São Nicetas, o Confessor, monge († 824) -

domingo, abril 1, 2012

04 de Abril: São Platon, o Estudita († 814) -

domingo, abril 1, 2012

05 de Abril: Santos Cláudio, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião, mártires († c. 250) -

domingo, abril 1, 2012

06 de Abril: Santo Eutíquio, patriarca de Constantinopla († 582) -

domingo, abril 1, 2012

07 de Abril: Santos Kaliópios, Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope († 304) -

domingo, abril 1, 2012

08 de Abril: São Celestino I, papa de Roma († 432) -

domingo, abril 1, 2012

09 de Abril: Santo Eupsíquio de Cesaréia, mártir († 362) -

domingo, abril 1, 2012

10 de Abril: Santos Terêncio, Pompeu e cc., mártires († c. 250) -

domingo, abril 1, 2012

11 de Abril: Santo Hieromártir Antipas, bispo de Pérgamo († c. 90) -

domingo, abril 1, 2012

12 de Abril: São Basílio, o confessor, bispo de Riazan († 1295) -

domingo, abril 1, 2012

13 de Abril: São Martinho, o confessor, papa de Roma, mártir († 655) -

domingo, abril 1, 2012

14 de Abril: Santos Aristarco, Prudente e Trófimo, apóstolos [dos 70] séc. I) -

domingo, abril 1, 2012

15 de Abril: Santo Mártir Soukias e seus companheiros: Lucian, Polyeucto, Quadrato, Antíoco, Iksoron, Memas, Focas, Sérgio, Domécio, Adrian, Zósimo, Victor, Thalkise, Jordão, Anastásio, Teodoro, Jacques e Heodose, na Armênia -

domingo, abril 1, 2012

16 de Abril: Santas Virgens Ágape, Irene, Chiônia, mártires de Dálmata (início do séc. IV) -

domingo, abril 1, 2012

17 de Abril: São Simeão, bispo de Selêucia (Pérsia) e seus 1150 companheiros mártires († 314) -

domingo, abril 1, 2012

18 de Abril: São João, discípulo de São Gregório, o Decapolita († C. 850) -

domingo, abril 1, 2012

19 de Abril: Santo hieromártir Pafnucio (início do séc. IV) -

domingo, abril 1, 2012

20 de Abril: Santo Anastasio, Patriarca de Antioquia († 700) -

domingo, abril 1, 2012

04 - Abril

s-maria-do-egito

1º de Abril: Santa Maria do Egito († c. 521)

Santa Maria do Egito viveu em meados do V século e começo do VI. A sua juventude não era nada promissora. Ela tinha somente 12 anos, quando saiu de sua casa em Alexandria, e ficando livre do controle dos pais, jovem e inexperiente como era se envolveu com a vida devassa. Não havia ninguém quem podia detê-la e tinha muitos sedutores e muitas tentações em volta dela. Assim, ela passou 17 anos nesta vida que leva à perdição, até que Deus misericordioso providenciou a sua penitencia. Aconteceu isto assim: Por força das circunstancias, Maria se juntou a um grupo de…

abril-02

02 de Abril: São Tito, o Taumaturgo (séc. IX)

Pouco se sabe sobre a vida de São Tito, exceto que, desde a sua juventude, ele mostrava-se muito zeloso pela vida monástica. Buscou sempre viver uma vida de ascese, tendo vivido durante século IX no Monastério Studion, próximo de Constantinopla. Por sua vida virtuosa, exercitado no jejum, na pureza de alma e nas boas disposições para com os demais, Tito conquistou o amor dos irmãos e, a seu pedido, foi ordenado sacerdote. Homem de fé fervorosa ele lutou em favor da veneração dos santos ícones durante a perseguição iconoclasta. Por sua vida virtuosa Deus lhe concedeu o dom de curas….

abril-03

03 de Abril: São Nicetas, o Confessor, monge († 824)

Os pais de São Nicetas residiam em Cesaréia, na Bitínia. Sua mãe morreu algumas semanas após o seu nascimento. Diante da morte de sua esposa, o pai de Nicetas o levou junto consigo e foram morar em um monastério. O menino cresceu na austeridade da vida monástica. Tão boa educação produziu excelentes frutos e o preparou para o ingresso ao Monastério de Medikion, no Monte Olimpos, Ásia Menor. Este monastério tinha sido fundado há pouco tempo pelo Abade Nicéforo que mais tarde foi canonizado. Em 790, Nicetas recebeu as sagradas ordens por São Tarásios. Foi bispo coadjutor de Nicéforo, sucedendo-o…

abril-04

04 de Abril: São Platon, o Estudita († 814)

Os pais de Platon morreram em Constantinopla quando ele tinha apenas 13 anos. Um dos seus tios, que era tesoureiro imperial, encarregou-se de sua educação e o formou para ser seu colaborador. Mas, aos 24 anos de idade, Platon abandonou o mundo e abraçou a vida religiosa. Vendeu suas posses, dividiu o dinheiro entre seus irmãos e alguns pobres e ingressou no monastério Simboleão, do Monte Olimpo, em Bitínia. Depois de revelar grande virtude na execução das tarefas mais humildes e na paciência diante das repressões por faltas que não havia cometido, seus superiores lhe deram a função de copiar…

abril-05

05 de Abril: Santos Cláudio, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião, mártires († c. 250)

Claudio e seus companheiros, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião eram naturais de Corinto, Grécia, e viveram na época do imperador Décio (249-251). Por lhes ser exigido que negassem sua fé em Cristo, e porque a reafirmaram ainda com maior veemência, um oficial da guarda do imperador o submeteu a grandes tormentos. Mesmo no sofrimento, permaneceram inabaláveis em sua fé em Jesus Cristo, assim como o Apóstolo Paulo, fundamento de nossa Igreja. Foram todos martirizados, um a um. Sabe-se que, de Claudio, cortaram-lhe as mãos e as pernas; Victor e Nicéforo morreram após terem seus membros rompidos; Papias foi…

abril-06

06 de Abril: Santo Eutíquio, patriarca de Constantinopla († 582)

Eutíquio nasceu na Frigia e era filho de um ilustre casal da cidade de Theia. Estudou em Constantinopla e foi tonsurado monge no monastério de Amasea. No ano de 552, foi enviado como representante de seu bispo à Constantinopla. Sua atuação em Constantinopla atraiu a atenção de Justiniano que o nomeou sucessor do Patriarca Menas. Eutíquio presidiu o Concilio Ecumênico de Constantinopla em 533, junto com os Patriarcas de Alexandria e Constantinopla. Anos mais tarde, por discordar das posições teológicas do imperador sobre o monofisismo, foi  exilado para a ilha de Propondite onde, segundo relata seu biógrafo, operou vários milagres….

abril-07

07 de Abril: Santos Kaliópios, Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope († 304)

Kaliópios pertencia a uma família de senadores de Perge, na Panfília. Foi educado por sua mãe Theocles nas virtudes cristãs. Quando foi promulgado o edital que ordenava a perseguição aos cristãos, por Diocleciano, (304), refugiou-se em Pompeiopolis na Cilícia. Testemunhando os cultos que o prefeito Maximo rendia aos ídolos, o jovem cristão se recusou a participar, declarando: «sou cristão, e através do jejum honro a Cristo!» Imediatamente foi preso e levado aogovernador que lhe ofereceu sua filha em casamento se aceitasse sacrificar aos deuses do império. Kaliópios respondeu: «Conheço bem tudo isso, mas estou totalmente entregue a Cristo, meu Deus, e…

abril-08

08 de Abril: São Celestino I, papa de Roma († 432)

Foi papa da Igreja de Roma entre os anos 422 e 432. Nasceu em Roma e, depois de ter vivido vários anos em Milão, junto de santo Ambrósio, foi eleito papa em 10 de setembro de 422, sucedendo São Bonifácio I (418-422). Enfrentou as doutrinas heréticas pelagianas que se haviam difundido, sobretudo nas Gálias e na Britânia. Confiou a Cirilo de Alexandria a tarefa de renegar Nestório e conseguiu a condenação do nestorianismo, primeiramente no sínodo de Roma (430). De acordo com Nestório, Jesus não era Deus quando nasceu e, portanto, Maria não era Mãe de Deus, mas apenas Mãe…

abril-09

09 de Abril: Santo Eupsíquio de Cesaréia, mártir († 362)

Santo Eupsíquio, nascido na Cesaréia, na Capadócia, era ainda recém casado quando Juliano, o  apóstata, a caminho de Antioquia, passou  por aquela cidade. O imperador ficou impressionado ao ver que quase todos os habitantes da cidade eram cristãos. Tomado de cólera quando soube da destruição do templo da deusa Fortuna, condenou à morte ou ao exílio todos os que julgava serem os autores daquele ato. Segundo o historiador Sozemeno, Eupsíquio estava entre esses mártires que morreram no ano de 362. O imperador ordenou então que os habitantes da cidade reconstruíssem o templo. Contudo,  em vez de obedecer, os cristãos ergueram…

abril-10

10 de Abril: Santos Terêncio, Pompeu e cc., mártires († c. 250)

Durante a perseguição de Décio, Fortunato, o governador das províncias Africanas, publicou o decreto imperial anunciando ao povo de Cartago: «Prestai sacrifícios aos deuses, ou estejam preparados para o suplício!» E fez uma demonstração de instrumentos de tortura, pretendendo assim intimidá-los. Muitos cristãos, atemorizados, acabaram por renunciar a sua fé, mas quarenta deles mantiveram-se inabaláveis. Fortunato ordenou que comparecessem perante seu tribunal para censurá-los por sua obstinação. Então, um jovem cristão chamado Terêncio  falou em nome dos cristãos: «Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu na cruz para nos salvar. A Ele somente adoramos». O governador respondeu: «Adorai…

abril-11

11 de Abril: Santo Hieromártir Antipas, bispo de Pérgamo († c. 90)

O Santo e glorioso mártir Antipas foi contemporâneo dos apóstolos que o tinham posto à frente da Igreja de Pérgamo. Na época da perseguição de Domiciano (c. 83), mesmo já sendo de idade avançada, o santo bispo foi levado à prisão pelos pagãos por negar-se a oferecer sacrifícios aos ídolos. O Santo foi então arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga e, portanto, mais respeitável do que aquela nova religião pregada por pescadores e gente humilde. Santo Antipas respondeu lembrando a história de…

abril-12

12 de Abril: São Basílio, o confessor, bispo de Riazan († 1295)

São Basílio iniciou seu ministério episcopal em Mourom, uma das mais antigas cidades da Rússia. Levava uma vida irrepreensível, edificando espiritualmente seus fiéis pelo exemplo de uma vida virtuosa. Contudo, foi injustamente acusado de levar uma vida de devassidão e algumas pessoas decidiram puni-lo e, antes mesmo de submetê-lo a um tribunal eclesiástico. Certo dia, foi cruelmente perseguido e ameaçado de morte pela multidão que se deixou seduzir por falsas insinuações do maligno. Durante toda a noite São Basílio passou em vigília em sua capela. Na manhã do dia seguinte dirigiu-se a Catedral da Anunciação onde orou fervorosamente diante do…

abril-13

13 de Abril: São Martinho, o confessor, papa de Roma, mártir († 655)

Nasceu na Itália central, tendo sido eleito papa de Roma num momento em que a heresia monofisita havia entrado na  Igreja. Infelizmente, nesta época, a Igreja de Constantinopla estava sob o patriarca Paulo II, um defensor dessa posição junto com o imperador Constantino II. São Martinho defendeu a fé ortodoxa e, através de cartas e delegados especiais enviados ao patriarca Paulo, tentou fazê-lo voltar à verdadeira fé, à doutrina ortodoxa. O patriarca, influenciado pelo imperador insistiu em defender o monofisismo, exilando em diferentes ilhas os enviados do papa. O patriarca ordenou que São Martinho fosse levado cativo para Constantinopla e,…

abril-14

14 de Abril: Santos Aristarco, Prudente e Trófimo, apóstolos [dos 70] séc. I)

Estes santos fazim parte  do grupo dos 70 apóstolos, colaboradores de São Paulo. O Apóstolo refere-se a Aristarco em sua Epístola aos Colosenses: «Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o» (Cl 4,10); e  em sua Epistola a Filemon: «Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores». (Fm 1,24). Na segunda Epistola a Timóteo faz referência a Prudente,com base na qual pode-se afirmar que ele era um de seus  colaboradores, em Roma: “Procura vir antes do inverno. Éubulo, e Prudente, e Lino, e Cláudia,…

abril-15

15 de Abril: Santo Mártir Soukias e seus companheiros: Lucian, Polyeucto, Quadrato, Antíoco, Iksoron, Memas, Focas, Sérgio, Domécio, Adrian, Zósimo, Victor, Thalkise, Jordão, Anastásio, Teodoro, Jacques e Heodose, na Armênia

São Soukias e seus companheiros eram de famílias reais e serviam ao rei Artas da Armênia. Quando São Voskeank, discípulo do apóstolo São Judas Tadeu, chegou à Armênia para pregar o Evangelho, eles não só acolheram a Boa Nova como também foram batizados por ele. Quando a rainha Sathenik tomou conhecimento do fato, proibiu o acesso do missionário ao palácio. Atemorizado, São Voskeank fugiu e os seus novos discípulos seguiram-no. Mas, logo foram alcançados pelos oficiais que tentaram, em vão, persuadi-los a retornar ao palácio. Soukias e seus companheiros disseram que queriam permanecer unidos, independente do que pudesse acontecer a…

abril-16

16 de Abril: Santas Virgens Ágape, Irene, Chiônia, mártires de Dálmata (início do séc. IV)

Viviam perto da cidade de Aquiléa, norte da Itália, no final do terceiro século. Ainda muito jovens ficaram órfãs e decidiram casar-se. Quando o imperador Diocleciano visitou Aquiléa, iniciou uma feroz perseguição contra os cristãos e muito rapidamente todos os cárceres estavam repletos. As três irmãs também foram presas e sofreram  suplícios. Posteriormente, em uma cerimônia religiosa dedicada a elas, foi dito que nunca tiveram medo dos ataques das feras, nem mesmo quando estas dilaceravam seu corpo. Diz-se também que, durante os suplícios, vários milagres ocorreram, mas os torturadores não se davam conta. Ágape e Chiônia foram queimadas na fogueira,…

abril-17

17 de Abril: São Simeão, bispo de Selêucia (Pérsia) e seus 1150 companheiros mártires († 314)

Na Pérsia havia uma comunidade cristã cujos integrantes regiam suas vidas pelas palavras do Evangelho, com abnegação, dispostos sempre a sacrificarem-se pelo nome e pela glória de Cristo. O coração desta comunidade era o bispo Simeão, exemplo de vida cristã. Os persas sentiam-se incomodados com a presença dos cristãos naquela região e os delataram para o  rei Sapor II dizendo que os cristãos  planejavam uma revolução. O rei então ordenou que o bispo fosse trazido a ele para ser interrogado. Simeão argumentou que os cristãos respeitavam as leis e que ninguém entre eles era rebelde. Porém, o rei não ouviu…

abril-18

18 de Abril: São João, discípulo de São Gregório, o Decapolita († C. 850)

São João foi um dos mais queridos discípulos de São Gregório, o Decapolita. Ainda muito pequeno, compreendeu o valor do amor a Jesus Cristo. Posteriormente, conservando este sentimento em seu coração, aproximou-se de São Gregório, o Decapolita, que lhe consagrou monge para que ele pudesse melhor se exercitar na luta espiritual e  obter assim a salvação de sua alma, para glória de Deus. João cresceu espiritualmente na prática da obediência, a ponto de São Gregório agradecer a Deus por considerá-lo digno de ter um bom discípulo. Quando São Gregório faleceu, o crescimento espiritual de João não se estagnou, ao contrário,…

abril-19

19 de Abril: Santo hieromártir Pafnucio (início do séc. IV)

São Pafnuncio era um eremita  e bispo de uma das regiões do deserto do Egito. Participou ativamente do Concilio de Nicéia, em 325, defendendo o celibato clerical principalmente para os bispos. Defendia que somente a mãe, irmã ou tias  do clérigo poderia  coabitar com ele na mesma residência. Pafnuncio defendia que entre os diáconos e subdiáconos  esta regra canônica poderia não ser observada. Relata-se que durante o Concilio, Pafnuncio levantou sua voz em defesa de se respeitar a continência somente para os bispos, ficando opcional para padres e diáconos. Este relato é confirmado pelo historiador eclesiástico chamado Sozómeno que em…

abril-20

20 de Abril: Santo Anastasio, Patriarca de Antioquia († 700)

Muito freqüentemente se confunde Santo Anastasio de Antioquia com Santo Anastasio de Monte Sinai, este último, um monge que viveu um século mais tarde. Santo Anastasio, Patriarca de Antioquia, era um homem muito sábio e piedoso. Segundo Evágrio, ele preferia sempre o silêncio, e quando alguém discutia assuntos mundanos em sua presença, parecia não ter língua nem ouvidos. Por outro lado, tinha o dom de consolar os aflitos. Durante 23 anos esteve afastado de sua sede por combater às heresias que os imperadores Justiniano e Justino II apoiavam. Mais tarde, o imperador Mauricio lhe restituiu a sede  por intermédio do…

abril-21

21 de Abril: São Januário, bispo de Benevento

São Januário nasceu em Nápoles, no ano 270 d.C. Nada se sabe ao certo sobre os primeiros anos de sua vida. Em 302 foi ordenado sacerdote, e por sua piedade e virtude foi escolhido, pouco depois, para Bispo de Benevento. Sua caridade, infatigável zelo e solicitude pastoral desterraram de sua diocese a indigência, tendo ele socorrido a todos os necessitados e aflitos. Quando em 304, o imperador romano Diocleciano desencadeou em todo o Império cruel perseguição contra o Cristianismo, obrigando os fiéis a oferecer sacrifícios às divindades pagãs, Januário teve muitas ocasiões de manifestar o valor de seu zelo, socorrendo…

abril-22

22 de Abril: São Teodoro de Sikeon, bispo de Anastasiópolis († 613)

Teodoro nasceu em Sikeon da Galícia, na Ásia Menor. Era filho de uma prostituta, porém desde menino manifestou forte inclinação à vida de oração e, com freqüência, se privava da comida da escola para ir à Igreja. Mesmo ainda muito jovem levava uma vida solitária, primeiramente no sótão de sua casa, depois em uma capela abandonada. Desejoso de cada vez mais afastar-se do mundo, retirou-se durante algum tempo para uma montanha deserta. Quando foi a Jerusalém em peregrinação, tomou o habito monacal e recebeu a ordenação sacerdotal do bispo da região. Levava um vida muito austera; só se alimentava com…

icone-s-jorge

23 de Abril: O Ilustre entre os mártires, o Glorioso e Vitorioso São Jorge

No dia 23 de abril, a Igreja, no Oriente e no Ocidente celebram o grande mártir, São Jorge. Porém, enquanto a última reforma litúrgica para a Igreja latina viu retroceder a importância desse santo, para os fiéis ortodoxos ele será sempre o «megalomártir, vitorioso e taumaturgo» em honra do qual a festa não se celebra somente em 23 de abril, mas ainda no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lydda (atualmente em Israel), onde foi deposto o seu corpo glorioso. Há uma tradição que aponta o ano 303…

s-savas

24 de Abril: São Savas, o General de Roma, mártir († 372)

No século III, os godos cruzaram o Danúbio e se estabeleceram nas províncias romanas de Dacia e Moesia, de onde partiam para expedições na Ásia Menor, especialmente à Galícia e Capadócia, trazendo muitos escravos cristãos, tanto sacerdotes como leigos. Os prisioneiros, pouco a pouco, tentavam converter seus senhores e construíram várias igrejas. Em 370, um dos chefes godos, para vingar-se iniciou uma forte perseguição aos cristãos que, dentre eles, se destacavam São Savas e São Nicetas. Savas tinha se convertido ao cristianismo ainda muito jovem e  servia a Igreja como cantor e leitor. No inicio das perseguições, os magistrados deram…

icone-s-elizabeth

24 de Abril: Santa Elizabeth, a taumaturga († ?)

Santa Elizabeth foi dada por Deus a seus pais, cristãos devotos de uma nobre família de Heracléia, na Trácia, após uma intervenção miraculosa de Santa Glicéria, Virgem e Mártir (13 de maio). Desde sua infância, ela conservou em seu coração os ensinamentos dos santos, procurando viver segundo os ensinamentos de evangelho, revelando um espírito de liderança. Quando, na idade de doze anos, ficou órfã, distribuiu sua herança aos mais necessitados, libertou seus escravos e entrou para o convento de São Jorge, conhecido como «Pequena Colina», em Constantinopla, que era dirigido por sua tia paterna. Abraçou zelosamente todas as obras de…

icone-s-marcos-evangelista

25 de Abril: São Marcos, Apóstolo e Evangelista (séc. I)

Admite-se que o autor do Segundo Evangelho e o Marcos – primo de Barnabé, de que se fala nos Atos e nas Epístolas – sejam uma só e a mesma pessoa. Marcos e Maria viviam em Jerusalém na casa de sua mãe, Maria que ficava próxima ao Jardim do Getsêmani e servia de local de reunião aos primeiros cristãos. Discípulo de São Paulo, esteve ao seu lado quando este ficou preso em Roma. Foi também discípulo de São Pedro: «a que (Igreja) está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho» (1 Pd 5,13s.). Santo…

maio26

26 de Abril: Santo Etienne, primeiro bispo de Perm (†1396)

Na Hagiografia de São Sérgio de Radonezh conta-se que num certo dia um bispo ia em direção a Moscou e, já distante cerca  10 quilômetros do monastério deste santo, teria voltado do caminho e dito a São Sergio: «A paz seja contigo, irmão!» São Sérgio, que se encontrava naquele momento no refeitório, levantou-se e e foi ao local onde estava o bispo e respondeu: «bom dia pastor do rebanho de Cristo! A paz de Deus seja sempre contigo!» Mais tarde, explicou aos monges que tratar-se do Bispo Etienne que  se dirigia a Moscou e que deixara suas saudações ao monastério,…

icone-ss-basilio-e-glafyra

26 de Abril: Santos Basílio, bispo de Amaséia († 322) e Glafyra a Virtuosa

[singlepic id=127 w=320 h=240 float=left]São Basílio era bispo de Amaséia, na região do Ponto, no tempo do imperador Licínio (308-324). Era casado  com Constância , irmã de São Constantino, o Grande. Constância tinha uma escrava chamada Glafyra. Quando soube que Licínio nutria por ela desejos pecaminosos, Constântia enviou secretamente Glafyra para o Oriente. Chegando a Amaséia, ela refugiou-se na casa de Basílio. Quando soube disso, Licínio ficou muito furioso e ordenou que ambos fossem trazidos perante ele. Entretanto, quando os oficiais chegaram ao local, Glafyra já havia adormecido no Senhor – contudo, sua memória é celebrada no mesmo dia de…

abril-27

27 de Abril: São Simeão, apóstolo [dos 70], parente do Senhor, bispo de Jerusalém, mártir († 107)

Segundo a Tradição da Igreja, Simeão (ou Simão) era um dos quatro filhos do primeiro casamento de São José e irmão de São Tiago, primeiro bispo de Jerusalém que também era chamado, conforme o costume judaico da época, de «irmão do Senhor». Após o martírio de São Tiago (62), e da tomada de Jerusalém pelos exércitos romanos (70), Simeão foi eleito o segundo bispo da Mãe de todas as igrejas, sucessor de são Tiago no Trono de Jerusalém. Simeão exerceu seu apostolado de forma perfeita, com abnegação e trabalho incansável. Combateu, com zelo divino, os cultos e ídolos pagãos de…

abril-28

28 de Abril: São Cirilo, bispo de Turov (†1183) e nove santos monges mártires de Cizico († 322)

São Cirilo foi uma das três figuras mais importantes do cristianismo russo,  com Clemente Smoliatich e Hilarion, Bispo de Kiev, anterior à época das invasões dos mongóis. Ele viveu em meados do século XII. Primeiro foi monge, depois eremitão. Abandonou sua cela ao ser  nomeado o bispo de Turov, cidade próxima à Kiev. O historiador Fedotov disse que seus escritos deixam a impressão de ele ter sido um homem muito despreendido da vida, não obstante às exigências morais, completamente entregue à contemplação e aos estudos  dos mistérios  e da doutrina. Destacou-se por sua devoção teológica na Rússia antiga. Cirilo é…

abril-29b

29 de Abril: Santos Jasom e Sosípatro, apóstolos [dos 70] (†séc. I)

Jasom e Sosípatro eram discípulos do Apóstolo Paulo que os menciona em sua Epístola aos romanos dizendo: «Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes». (Rom 16,21). Jasom era de Tarso, na Cilicia, e foi nomeado bispo de sua cidade. Sosípatro era de Patros, na Arcadia, e foi nomeado bispo de Icônio. Depois de alguns anos a frente de suas dioceses,  ambos tomaram a decisão de mudar-se para o Oriente, indo para a Ilha de Corfú, pregando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo pela primeira vez ao povo daquele lugar. Por suas pregações salvaram muitas almas,…

abril-29

29 de Abril: São Basílio, Bispo de Ostrog († séc. XVI)

Basílio nasceu em Popova, uma aldeia da Hercegovina, de pais simples e tementes a Deus. Desde sua juventude nutria profundo amor para com a Igreja de Deus e, atingindo a maturidade, entrou para o Monastério da Dormição (Assunção) da Santíssima Mãe de Deus em Trebinje, e lá recebeu a tonsura monástica. Como monge, sua fama rapidamente se espalhou por causa de sua vida ascética e rara genialidade. São Basílio impunha-se pesadas mortificações, intensificando gradativamente estes exercícios. Mais tarde, contra a sua vontade, foi eleito e consagrado bispo de Zahumlje  e Skenderia. Mesmo como hierarca seguiu vivendo no monastério Tvrdosh e…

abril-30

30 de Abril: São Tiago, o Justo – Apóstolo e irmão de São João, o Teólogo († 42)

Tiago, o irmão do Senhor, o Apóstolo Divino, foi o primeiro bispo de Jerusalém. Sua origem era a Judéia, e era filho de José, o Desposado. Homem piedoso e de fé inquebrantável, além de outras virtudes, Tiago, o Justo, recebeu assim, merecidamente, o codinome de «irmão do Senhor». Como já foi dito, era um dos filhos de José com sua primeira mulher, Salomé. Sendo já de avançada idade e viúvo, José desposou a Maria, virgem antes e depois do nascimento de seu filho. Tiago recebeu primeiro o nome de Joblián, que em hebraico significa «justo», pois ainda criança mostrou ter…