March 27, 2015

03 - Março:

01 de Março: Santa Eudoxia, mártir († início do séc. II) -

quinta-feira, março 1, 2012

02 de Março: São Nicolau de Plana († 1932) -

quinta-feira, março 1, 2012

03 de Março: Santos Eutrópio e companheiros – Cleonikos e Basisliskos, Zenos e Zilos – mártires († início do séc. IV); -

quinta-feira, março 1, 2012

04 de Março: São Gerásimo do Jordão, monge († 475) -

quinta-feira, março 1, 2012

05 de Março: São Conon de Isauria, mártir -

quinta-feira, março 1, 2012

06 de Março: Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848) -

quinta-feira, março 1, 2012

07 de Março: São Paulo, o Simples -

quinta-feira, março 1, 2012

08 de Março: São Teofilactos, arcebispo de Nicomédia, confessor († 845) -

quinta-feira, março 1, 2012

09 de Março: Santos Quarenta Mártires de Sebaste, na Armênia († 322) -

quinta-feira, março 1, 2012

10 de Março: São Codrato de Coríntio e companheiros, mártires († 258) -

quinta-feira, março 1, 2012

11 de Março: São Sofrônio, patriarca de Jerusalém (†38) -

quinta-feira, março 1, 2012

12 de Março: São Teófanes, o confessor de Sigriana, mon. († 817) -

quinta-feira, março 1, 2012

13 de Março: Trasladação das relíquias de São Nicéforo, Patriarca de Constantinopla (847) -

quinta-feira, março 1, 2012

14 de Março: São Bento de Núrsia, mon. († c. 543) -

quinta-feira, março 1, 2012

15 de Março: Santo Aristóbulos, apóstolo [dos 70] († séc. I) -

quinta-feira, março 1, 2012

16 de Março: São Cristodoulos de Patmos († fim do séc. XI) -

quinta-feira, março 1, 2012

17 de Março: Santo Alexis, homem de Deus († séc. IV ou V) -

quinta-feira, março 1, 2012

18 de Março: São Cirilo, Bispo de Jerusalém († c. 386) -

quinta-feira, março 1, 2012

19 de Março: São Crisanto e sua mulher Santa Daria, mártires († 283) de Atenas -

quinta-feira, março 1, 2012

20 de Março: Santos quarenta e quatro Monges da Lavra de São Sabas, mártires († 796) -

quinta-feira, março 1, 2012

01 de Outubro: Santo Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I)

01-home

Homem de coração obediente, submisso aos divinos mandamentos. Isto Santo Ananias mostrou quando, aparecendo a ele, Deus lhe ordenou: «Encontra Saulo!» Saulo era o terror dos cristãos de sua época. Ananias, obedecendo ao mandato de Deus, foi ao encontro de Saulo na casa de Judas. «E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando». (At 9,10-11). Chegando…

Read More

02 de Outubro: São Cipriano, hieromártir († 304) e Santa Justina, virgem e mártir († 304)

02-home-s-cipriano

São Cipriano era um homem nobre e muito rico, filósofo em Cartagena da Líbia e viveu nos anos do imperador Décio. Converteu-se à fé cristã já adulto, aos quarenta anos de idade, tendo vivido até então como um pagão. Conta-se que depois de sua conversão, encontrou a paz e a felicidade, o que sempre havia buscado, mas que, por diversas circunstâncias, não havia podido alcançar. E esta felicidade, entre outras coisas, a viu clara ao entregar sua vida aos pobres do Evangelho. Esta é a principal constante na vida de todos os santos. Tal era o prestígio que Cipriano desfrutava…

Read More

03 de Outubro: São Dionísio Areopagita, hieromártir († c.90)

03-s-dionisio-areopagita-home

São Dionísio é mencionado no livro dos Atos dos Apóstolos juntamente com sua esposa Damarás. Converteu-se ao cristianismo através das pregações do Apóstolo São Paulo, quando este visitou Atenas na Grécia. Conhecedor da filosofia grega, Dionísio era um dos conselheiros da suprema corte de justiça, conhecida também por Comitê Aerópago. Diz-se que no dia da crucifixão do Senhor em Jerusalém, Dionísio viu um eclipse solar , fenômeno desconhecido da astronomia daquela época. Tal fato fez com que Dionísio dissesse: «Ou Deus está ofendido, ou o fim do mundo está próximo»! Quando São Paulo passou por este centro cultural de Atenas…

Read More

04 de Outubro: Santo (Abba) Amon, Padre do deserto

04-home

Diz-se que Santo Amon foi o primeiro dos Padres do Egito, e que fundou um monastério em Nitria, tornando-se um dos mais célebres ermitães do deserto. Depois da morte de seus pais, que eram pessoas de muitas posses, seu tio e outros parentes obrigaram o jovem a se casar. Nessa época Amon estava com vinte e oito anos de idade. Lendo para a sua esposa os louvores de São Paulo, no estado de virgindade, conseguiu convencê-la a viver com ele em absoluta continência durante 18 anos. Amon se mortificava severamente, preparando-se para a austeridade da vida do deserto. Passava dias inteiros…

Read More

05 de Outubro: Santa Karitina, mártir († 304)

29-home

Karitina trabalhava como empregada na casa de um homem muito rico chamado Claudio. Quando o governador Dometio (290) soube que Karitina era cristã, ordenou que fosse presa e, mais tarde, que a trouxessem a sua presença para ser interrogada. Claudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Claudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu: «Lembra-te…

Read More

06 de Outubro: São Tomé, apóstolo (séc. I)

06-home

Era um dos doze apóstolos do Senhor e pertencia a uma família de pescadores. Após ter ressuscitado, Cristo apareceu aos discípulos e Tomé não estava presente.  Tomé desconfiava, por não ter visto o Senhor, de que fosse verdade a aparição. O Evangelho de São João relata: Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado,…

Read More

07 de Outubro: Santos Sérgio e Baco, mártires (†t 297/304)

07home

Diz-se que estes santos eram oficiais do exército romano na fronteira com a Síria. Sérgio era o comandante da escola de recrutas e Baco seu subalterno. Ambos gozavam do prestígio do imperador Maximiano, até o dia em que este se deu conta de que sempre, enquanto ia ao templo de Júpiter oferecer sacrifícios os dois soldados ficavam à porta. Imediatamente os mandou chamar para que tomassem parte da cerimônia. Como se negassem a obedecer, o imperador ordenou que suas insígnias militares fossem retiradas e que fossem vestidos com roupas femininas e levados assim por toda a cidade. Depois os desterrou…

Read More

08 de Outubro: Santa Pelágia, a penitente (II metade do séc. V)

08-home

Pelágia, a penitente, era uma belíssima bailarina de Antioquia, que encantava os homens com sua dança e os ornamentos luxuosos que usava e que ostentava sua riqueza e sua vida promíscua. Numa ocasião, o patriarca de Antioquia convocou o Sínodo dos Bispos ante a Basílica de São Juliano, o mártir, onde costumava a pregar o honorável bispo de Edessa, São Nono. Pelágia passou pelo pórtico naquela ocasião, cavalgando um cavalo branco, rodeada de admiradores, com os braços e ombros descobertos, como se vestiam as cortesãs daquela época, e lançando olhares provocativos. São Nono interrompeu sua pregação, enquanto os outros bispos…

Read More

09 de Outubro: São Tiago, filho de Alfeu, apóstolo (séc. I)

09-home

I – São Tiago, dito «o Menor», um dos doze apóstolos, era filho de Alfeu e primo de Jesus. É identificado nos Evangelhos como «irmão do Senhor», termo esse usado pelos povos semitas para designar um grau de parentesco próximo (Mc 6,3 e Mt 13,55). Teve muita influência na comunidade de Jerusalém. Foi testemunha da Ressurreição de Jesus (I Cor 15,7) e é o provável autor da «Epístola de Tiago»; foi com ele que Paulo, depois de convertido, se foi encontrar em Jerusalém (Gl 1,18). São Tiago teve um papel importante no Concílio de Jerusalém (At 15,13-29). Morreu mártir por…

Read More

10 de Outubro: Santos Eulâmpio e sua irmã Eulâmpia, mártires (início do séc. IV)

10-home

Estes santos viveram na época do imperador Maximiliano. Santo Eulampio era um jovem cristão que fugiu da cidade durante a perseguição e se refugiou numa caverna. Seus companheiros lhe enviaram a Nicomédia em busca de alimentos. Eulampio se deteve numa rua a ler o edito de perseguição contra os cristãos. Quando um soldado o viu e chamou a atenção dos demais para a sua presença, começou a correr. Naturalmente, sua atitude despertou suspeita e Eulampio foi perseguido, capturado e levado à presença do juiz. O magistrado repreendeu aos guardas por haver apreendido o jovem e, ordenando que desatassem suas mãos,…

Read More