October 24, 2014

10 - Outubro:

01 de Outubro: Santo Ananias, apóstolo [dos 70] (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

02 de Outubro: São Cipriano, hieromártir († 304) e Santa Justina, virgem e mártir († 304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

03 de Outubro: São Dionísio Areopagita, hieromártir († c.90) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

04 de Outubro: Santo (Abba) Amon, Padre do deserto -

segunda-feira, outubro 1, 2012

05 de Outubro: Santa Karitina, mártir († 304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

06 de Outubro: São Tomé, apóstolo (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

07 de Outubro: Santos Sérgio e Baco, mártires (†t 297/304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

08 de Outubro: Santa Pelágia, a penitente (II metade do séc. V) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

09 de Outubro: São Tiago, filho de Alfeu, apóstolo (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

10 de Outubro: Santos Eulâmpio e sua irmã Eulâmpia, mártires (início do séc. IV) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

11 de Outubro: São Filipe, um dos 7 diáconos, apóstolo [dos 70] (séc. 1) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

12 de Outubro: São Simeão (ou Simão), o Novo Teólogo († 1022) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

12 de Outubro: Santos Probo, Táracos e Andrônico, mártires († 304) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

13 de Outubro: Santos Carpos, bispo; Pápilos, diácono; Agatonica e Agatodoros, mártires († c.250) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

14 de Outubro: Santos Nazário, Gervásio, Protásio e Celso, mártires († c. 66) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

15 de Outubro: São Luciano, presbítero da Igreja de Antioquia, hieromártir († 312) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

16 de Outubro: São Longino Centurião, mártir (séc. I) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

17 de Outubro: Santo Oséias, profeta (séc. VIII a.C) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

18 de Outubro: São Lucas Evangelista -

segunda-feira, outubro 1, 2012

19 de Outubro: Santo Profeta Joel (séc. VI a.C) -

segunda-feira, outubro 1, 2012

1º de Abril: Santa Maria do Egito († c. 521)

Santa Maria do Egito viveu em meados do V século e começo do VI. A sua juventude não era nada promissora. Ela tinha somente 12 anos, quando saiu de sua casa em Alexandria, e ficando livre do controle dos pais, jovem e inexperiente como era se envolveu com a vida devassa. Não havia ninguém quem podia detê-la e tinha muitos sedutores e muitas tentações em volta dela. Assim, ela passou 17 anos nesta vida que leva à perdição, até que Deus misericordioso providenciou a sua penitencia. Aconteceu isto assim: Por força das circunstancias, Maria se juntou a um grupo de…

Read More

02 de Abril: São Tito, o Taumaturgo (séc. IX)

Pouco se sabe sobre a vida de São Tito, exceto que, desde a sua juventude, ele mostrava-se muito zeloso pela vida monástica. Buscou sempre viver uma vida de ascese, tendo vivido durante século IX no Monastério Studion, próximo de Constantinopla. Por sua vida virtuosa, exercitado no jejum, na pureza de alma e nas boas disposições para com os demais, Tito conquistou o amor dos irmãos e, a seu pedido, foi ordenado sacerdote. Homem de fé fervorosa ele lutou em favor da veneração dos santos ícones durante a perseguição iconoclasta. Por sua vida virtuosa Deus lhe concedeu o dom de curas….

Read More

03 de Abril: São Nicetas, o Confessor, monge († 824)

Os pais de São Nicetas residiam em Cesaréia, na Bitínia. Sua mãe morreu algumas semanas após o seu nascimento. Diante da morte de sua esposa, o pai de Nicetas o levou junto consigo e foram morar em um monastério. O menino cresceu na austeridade da vida monástica. Tão boa educação produziu excelentes frutos e o preparou para o ingresso ao Monastério de Medikion, no Monte Olimpos, Ásia Menor. Este monastério tinha sido fundado há pouco tempo pelo Abade Nicéforo que mais tarde foi canonizado. Em 790, Nicetas recebeu as sagradas ordens por São Tarásios. Foi bispo coadjutor de Nicéforo, sucedendo-o…

Read More

04 de Abril: São Platon, o Estudita († 814)

Os pais de Platon morreram em Constantinopla quando ele tinha apenas 13 anos. Um dos seus tios, que era tesoureiro imperial, encarregou-se de sua educação e o formou para ser seu colaborador. Mas, aos 24 anos de idade, Platon abandonou o mundo e abraçou a vida religiosa. Vendeu suas posses, dividiu o dinheiro entre seus irmãos e alguns pobres e ingressou no monastério Simboleão, do Monte Olimpo, em Bitínia. Depois de revelar grande virtude na execução das tarefas mais humildes e na paciência diante das repressões por faltas que não havia cometido, seus superiores lhe deram a função de copiar…

Read More

05 de Abril: Santos Cláudio, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião, mártires († c. 250)

Claudio e seus companheiros, Teodoro, Victor, Victoriano, Papias, Nicéforo e Serapião eram naturais de Corinto, Grécia, e viveram na época do imperador Décio (249-251). Por lhes ser exigido que negassem sua fé em Cristo, e porque a reafirmaram ainda com maior veemência, um oficial da guarda do imperador o submeteu a grandes tormentos. Mesmo no sofrimento, permaneceram inabaláveis em sua fé em Jesus Cristo, assim como o Apóstolo Paulo, fundamento de nossa Igreja. Foram todos martirizados, um a um. Sabe-se que, de Claudio, cortaram-lhe as mãos e as pernas; Victor e Nicéforo morreram após terem seus membros rompidos; Papias foi…

Read More

06 de Abril: Santo Eutíquio, patriarca de Constantinopla († 582)

Eutíquio nasceu na Frigia e era filho de um ilustre casal da cidade de Theia. Estudou em Constantinopla e foi tonsurado monge no monastério de Amasea. No ano de 552, foi enviado como representante de seu bispo à Constantinopla. Sua atuação em Constantinopla atraiu a atenção de Justiniano que o nomeou sucessor do Patriarca Menas. Eutíquio presidiu o Concilio Ecumênico de Constantinopla em 533, junto com os Patriarcas de Alexandria e Constantinopla. Anos mais tarde, por discordar das posições teológicas do imperador sobre o monofisismo, foi  exilado para a ilha de Propondite onde, segundo relata seu biógrafo, operou vários milagres….

Read More

07 de Abril: Santos Kaliópios, Rufinos, diácono e Akylina, mártires de Sinope († 304)

Kaliópios pertencia a uma família de senadores de Perge, na Panfília. Foi educado por sua mãe Theocles nas virtudes cristãs. Quando foi promulgado o edital que ordenava a perseguição aos cristãos, por Diocleciano, (304), refugiou-se em Pompeiopolis na Cilícia. Testemunhando os cultos que o prefeito Maximo rendia aos ídolos, o jovem cristão se recusou a participar, declarando: «sou cristão, e através do jejum honro a Cristo!» Imediatamente foi preso e levado aogovernador que lhe ofereceu sua filha em casamento se aceitasse sacrificar aos deuses do império. Kaliópios respondeu: «Conheço bem tudo isso, mas estou totalmente entregue a Cristo, meu Deus, e…

Read More

08 de Abril: São Celestino I, papa de Roma († 432)

Foi papa da Igreja de Roma entre os anos 422 e 432. Nasceu em Roma e, depois de ter vivido vários anos em Milão, junto de santo Ambrósio, foi eleito papa em 10 de setembro de 422, sucedendo São Bonifácio I (418-422). Enfrentou as doutrinas heréticas pelagianas que se haviam difundido, sobretudo nas Gálias e na Britânia. Confiou a Cirilo de Alexandria a tarefa de renegar Nestório e conseguiu a condenação do nestorianismo, primeiramente no sínodo de Roma (430). De acordo com Nestório, Jesus não era Deus quando nasceu e, portanto, Maria não era Mãe de Deus, mas apenas Mãe…

Read More

09 de Abril: Santo Eupsíquio de Cesaréia, mártir († 362)

Santo Eupsíquio, nascido na Cesaréia, na Capadócia, era ainda recém casado quando Juliano, o  apóstata, a caminho de Antioquia, passou  por aquela cidade. O imperador ficou impressionado ao ver que quase todos os habitantes da cidade eram cristãos. Tomado de cólera quando soube da destruição do templo da deusa Fortuna, condenou à morte ou ao exílio todos os que julgava serem os autores daquele ato. Segundo o historiador Sozemeno, Eupsíquio estava entre esses mártires que morreram no ano de 362. O imperador ordenou então que os habitantes da cidade reconstruíssem o templo. Contudo,  em vez de obedecer, os cristãos ergueram…

Read More

10 de Abril: Santos Terêncio, Pompeu e cc., mártires († c. 250)

Durante a perseguição de Décio, Fortunato, o governador das províncias Africanas, publicou o decreto imperial anunciando ao povo de Cartago: «Prestai sacrifícios aos deuses, ou estejam preparados para o suplício!» E fez uma demonstração de instrumentos de tortura, pretendendo assim intimidá-los. Muitos cristãos, atemorizados, acabaram por renunciar a sua fé, mas quarenta deles mantiveram-se inabaláveis. Fortunato ordenou que comparecessem perante seu tribunal para censurá-los por sua obstinação. Então, um jovem cristão chamado Terêncio  falou em nome dos cristãos: «Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu na cruz para nos salvar. A Ele somente adoramos». O governador respondeu: «Adorai…

Read More